Dica: Não deixe que o seu Windows 10 fique sem espaço em disco
Apesar dos computadores mais recentes trazerem uma simpática quantidade de memória de armazenamento, quem tem máquinas mais antigas às vezes tem de "travar uma luta" para conseguir libertar algum espaço em disco.
Uma máquina com falta de espaço em disco, especialmente na partição principal, torna-se muito lenta e às vezes é mesmo difícil o seu acesso. Hoje deixamos uma pequena dica para Windows que não o deixará ficar sem espaço em disco.
O Windows 10 é provavelmente o sistema operativo mais completo da atualidade. A Microsoft dotou-o de fantásticas funcionalidades que garantem ao utilizador uma enorme manobra de personalização. A funcionalidade que apresentamos hoje não é nova no Windows mas, a verdade é que se encontra meia escondida.
Chama-se Quota e permite que se definam quotas de utilização numa partição em disco. Ou seja, ativando a gestão de quotas, pode limitar a utilização de espaço em disco e até gerar notificações. De referir que esta funcionalidade apenas está disponível em partições NTFS.
Como ativar a gestão de quotas no Windows 10?
Primeiro devem abrir o Explorador do Windows (Tecla Win + E) e em seguida, com o botão do lado direito do rato, selecionar a opção Propriedades
Em seguida selecionem o separador Quota e carreguem em "Mostrar Definições de quota" e depois é só a ativar a opção "Ativar gestão de quotas"
Por fim é só indicar o limite de quota para a utilização daquele volume. Aqui deve analisar bem as suas necessidades para não definir uma quota aquém do necessário.
Se têm normalmente problemas com a gestão de espaço em disco, ativem esta opção como forma de segurança. Como referimos, depois de um disco estar quase "cheio", torna-se difícil aceder ao sistema operativo por este se tornar mais lento.
Já conheciam esta opção? Por curiosidade, o vosso é disco é de quantos MB/GB/TB?
Este artigo tem mais de um ano
1 tr
Que português é este do título?
Hein?
Este artigo é ridículo, uma vez que não tem nada que ver com o título!
A gestão de quotas de utilizadores não interfere em nada no espaço em disco ocupado pelo sistema, Windows 10 ou outro. A gestão de quotas apenas limita a utilização de certa quantidade de armazenamento por cada um dos utilizadores, não permitindo que um deles açambarque o espaço todo disponível.
Tenho um de 500Gb e outro de 250Gb.
Tenho 2discos de 2 TB cada no meu pc.
A minha intenção era fazer RAID, aquele que soma o espaço das unidades, mas a cena da memória Optane já faz isso com o meu disco principal! Deu raia(nao pude fazer RAID pk a memória Optane já o faz com o disco principal) e fiquei com 2 disco de 2 TB no pc LOL!
SSD 250 GB, não tem nada a ver com HD, com SSD não existem as palavras “lento”, “desfragmentação” nem “reboot” porque está preso.
Ricardo,
convém registar que se o SSD tiver mais de 75% (aproximadamente), do espaço ocupado, fica bastante lento
What?
Qual é o fundamento dessa afirmação absurda? Se há disco onde isso não acontece é no SSD que funciona à mesma velocidade independentemente da ocupação porque não tem partes mecânicas. Um disco mecânico é que pode eventualmete ficar mais lento se estiver fragmentado e muito cheio porque obriga as cabeças a mudar muitas vezes de posição à procura de zonas livres para escrever e à procura dos dados na leitura.
SSD 256 GB + HDD 1 TB + NAS 3.5 TB
SSD 500 GB + 2 2TB num Obsidian-pc
SSD 256GB + 1TB + 2TB
Ssd 1 tera 1 hdd 3 teras. Quem da mais quem da mais 😀
De dizer que mesmo hoje infelizmente se fabrica portáteis com 32gb de armazenamento até 300€ acho nos dias de hoje portáteis com essa capacidade.
Ainda agora recentemente vi-me obrigado a comprar um portátil de urgência pra minha mulher até os 300 euros e é quase tudo de 32gb. E no que toca a espaço fica logo cheio, principalmente se tiver updates ativos.
Só tive pena de não ter podido gastar um pouco mais ao menos comprava algo de jeito.
250GB SSD como principal e 2x500GB HDD (onde um deles era o meu disco externo antigo)
SSD 256Gb + HD 2TB
Não consigo perceber para que querem tanto espaço para uso pessoal…
De referir que em qualquer SO é estúpido deixar o disco com mais de 85% da capacidade cheio.
4 tb hdd
128GB SSD HyperX + x2 500GB HDD (Raid 0) + 1TB HDD + 3TB disco externo!
HDD 3.5′ 1TB + HDD 2.5′ 500GB
2X 64GB SSD (dual boot) + 2X 1TB HDD (internos).
Uma NAS 2TB e ainda 2X 1TB externos para backups da NAS.
Quando tens mais de 10 anos de fotografias e videos digitais dos miudos nunca é demais backups e backups dos mesmos.
Disco único de 512Gb SSD Sata III.
Pen externa USB 3.1 de 512Gb.
Backups:
Discos externos de 2 e 1 Tb SSD;
NAS com 6 discos Green HDD de 2 Tb cada um em raid 6 (portanto quase 8Tb disponíveis).
Um alerta, há muitas máquinas low cost à venda com o windows 10 x64 em discos SSD de 32Gb (na prática pouco mais de 29 gb) e 2Gb de memória, como Asus, HP, entre outras, que são uma dor de cabeça para gerir o espaço com actualizações do windows de vários Gb, mesmo que tenham um disco secundário HDD de 500Gb…….
Eu tenho no meu PC principal
1 Samsung 950 Pro NVME de 256GB
1x disco 2.5 500GB
3x1TB 3.5 RAID 5
NAS QNAP 251+ com 2x4TB RAID 1 WD Enterprise SE
Alguém me pode dizer se em relação a esta noticia, vale a pena fazer o que eles dizem?
Não percebo muito de informática, mas tudo o que puder fazer para ajudar o pc faço, só não sei se isto adianta ou não alguma coisa. Obr
Se precisares…faz 😀
SSD 500GB + HDD 1TB (Portátil Toshiba)
isto só faz sentido quando há vários utilizadores no pc, caso contrário querem o espaço livre para quê? é como terem medo de usar a ram toda!
RAM é diferente de espaço em disco.
Quanto é que esta opção coloca de overhead no processamento dos dados a cada escrita em que ele tem que validar se está dentro da quota?
Esse impacto é bem pior do que ter o disco quase cheio.. (desde que não se deixe encher a 100% claro).
Sss 1tb+ hdd 3 tb + nas com 15 tb
SSD 1tb+ HDD 3 tb + nas com 15 tb