Já não é só o Pixel 2 da Google que pode ter o modo Retrato
Os smartphones são, cada vez mais, as nossas câmaras fotográficas do dia-a-dia e é com eles que captamos as melhores imagens. É normal que, dada a sua importância, estejam cada vez melhores e com mais funcionalidades.
O modo Retrato é já uma exigência, dando um efeito único do diferente a todas as fotografias. No universo Android ainda eram poucos os que ofereciam este modo, mas agora já o podemos ter em muitos mais telefones, graças a um grupo de programadores.
Todos reconhecem o modo Retrato que agora podemos ter nas fotografias que tiramos. O foco no centro da imagem, normalmente com o utilizador, e o fundo esbatido é algo que apenas podíamos ter nas máquinas DSLR e em alguns smartphones como os mais recentes iPhones, o Pixel 2 da Google e outros.
Foi precisamente a câmara do Pixel 2 que foi agora alterada para funcionar em muitos mais smartphones, deixando de ser um exclusivo deste equipamento, trazendo algumas novidades, entre elas o tão desejado modo Retrato.
O Pixel e os últimos Nexus
Foi o membro sénior do XDA, Charles_l, que abriu caminho neste processo e conseguiu que a câmara do Pixel 2 passasse a funcionar sem problemas no Pixel e Pixel XL e também nos últimos smartphones da família Nexus, o 6P e o 5X.
Graças ao trabalho adicional de outros elementos do XDA passou a ser também possível ter nestes smartphones mais algumas das funcionalidades da câmara do Pixel 2. Falamos do ARCore e dos ARStickers que podem também instalar nos mesmos equipamentos.
Os restantes smartphones Android
Mas, e porque a comunidade em torno do Android é muito ativa e participativa, a app do Pixel 2 foi explorada ainda mais e pouco tempo depois de chegar ao Pixel e aos Nexus foi aberta a um número ainda mais vasto de equipamentos, que podem agora contar com o modo Retrato.
Ainda não existe uma lista completa e fechada, mas os relatos referem que o Camera NX pode ser usado nos Xiaomi Mi 5/5s com o LineageOS 15, o OnePlus 3 e 3T com OxygenOS 5, Moto G5s Plus e até no Samsung Galaxy Note 8, com a versão Beta do Android Oreo.
Depois de instalado, o Camera NX deverá ser usado como uma app alternativa, não se sobrepondo à app de fotografia do smartphone, devendo depois ser ativado o modo retrato, bem como vários outros modos que podemos encontrar na app da câmara oficial da Google.
Com esta app, não oficial e ainda sujeita a melhorias nos próximos tempos, podem finalmente ter o tão desejado e esperado modo Retrato em smartphones com menos capacidades e com câmaras que se julgavam não conseguir captar imagens destas. Testem o Camera NX e experimentem tudo o que o vosso smartphone ainda pode oferecer.
Os iPhones mais antigos também podem ter o modo Retrato
Este artigo tem mais de um ano
Na foto de exemplo ve-se que os dedos e outras coisas ficam também desfocadas. Software nao é o mesmo que hardware…
Pode não ser no Pixel antigo nem nos Nexus, já no Pixel 2 já fazem um ótimo trabalho. Eu usei no Nexus 6P e eu achei ótimo.
Nem o photoshop atualmente consegue fazer a 100% a separação entre o sujeito/objecto e o fundo quanto mais estes softwares… Persistem em iludir as pessoas com estas coisas, é por estas e por outras que a fotografia está a perder qualidade e as pessoas cada vez dão menos valor ao trabalho de fotográfos profissionais em que o trabalho é desvalorizado. “Ah e tal o meu telemóvel faz o mesmo que a tua máquina XPTO”.. quando na realidade todos sabemos que não é verdade.. mas no final de contas ninguém quer saber.
para de chorar mano, é o mesmo que o pintor reclamar da fotografia (ninguém captura a essência da foto melhor q nós). Sai desse trabalho se isso n da dinheiro.
Mas o meu Nexus 5X já faz isso há muito tempo! É o modo desfocagem da lente!
Só agora é que descobriram o efeito bokeh?
Tens razão, mas lá está o tal efeito Apple. Até agora as fotos não tinham uma lente que desse o ênfase que a lente telescópica dá a esse efeito e a outros, o tal desfoque que vai ao encontro com o artístico que as DSLR conseguem fazer (vai ao encontro mas com a devida distância, atenção). Depois da Apple trazer ao dia-a-dia esse efeito…. tornou-se moda, até ajudou a criar uma nova categoria no que toca aos testes de análise de câmaras smartphone.
Mas dizes e bem… é algo que tem “barbas”.
LOL!!!
MAs qual lente!!! Efeito “bokeh” já existe desde que as lentes começaram a ter focagem e controlo de abertuda
Não digas disparates, nos smartphones é o software que faz o trabalho, a teleobjetiva permite uma diferenciação maior de planos e distâncias que beneficia o trabalho de software. Mas é tudo ainda software, nada se compara ao que faz uma DSLR. Qual é a novidade do que disseste? Isso tinha já referido que o efeito não é novo… bem pelo contrario. Mas porque achas que agora se fala mais? Ora pensa.
Falas tu porque acordaste agora 🙂
Não podes dizer isso, não sabes, ainda dormes profundamente.
Se estiveres a falar do iPhone (provavelmente estarás, pelo comentário anterior) eu discordo completamente, a grande influencia neste conceito foi mesmo a Huawei quando o introduziu com as dual-lens da LEICA no P9.
E no campo da fotografia a Huawei tem tido na minha opinião um papel fundamental, bem mais do que a Apple.
Mesmo não tendo sido a primeira, se não me falha a memória isso já tinha sido introduzido nos Nexus em 2015, mas foi a Huawei a que apresentou o conceito ao publico em geral de uma forma bastante viável, foi ai que começou esta tendência.
Não tenho a mínima duvida que o cenário seria este mesmo que a Apple não tivesse introduzido no iPhone 7 Plus. Aliás foi depois do lançamento do P9 que se começou a falar mais no bokeh effect e lembro-me até de na altura já se tentar reproduzir o efeito no Galaxy S7 e no iPhone 6, ou seja, antes até de a Apple apresentar o conceito.
Vitor, eu não estou muito a par das câmaras fotográficas de telemóveis, nem das profissionais para ser sincero. Mas isto para mim não vejo nenhuma evolução, este tipo de efeitos hoje em dia deve-se fazer tão simples como carregar uma foto numa programa qq, carregar num botão e está feito o efeito. Lembro-me de fazer algo do género para um trabalho do secundário, isto praí há 15 anos com o Windows 98…
Mas sim, isto não passa de uma “moda”….
Sem dúvida que é uma moda, alias a fotografia tem sido alimentada pelas modas, depois ganhou força com as partilhas e agora (desde há uns anos) são estes trunfos para os fabricantes terem algum oferta diferenciada.
Se bem me lembro o Huawei P9 (que já saiu há 2 anos) foi dos primeiros topos de gama, com dupla camera, a trazer o efeito bokeh. Onde está o efeito Apple?
A Samsung tem o modo selectivo desde, há pelo menos, 2014. Apesar de também não ter duas câmeras, o meu s7 e note 4 tiram duas fotos, num intervalo de tempo muito curto, com focagens diferentes de forma a obter esse mesmo efeito.
Curisoso como, para variar, pouco valor se dá aos extras que a Samsung sempre teve, relativamente a outros dispositivos Android, e apenas quando se torna mainstream é que se verifica ser algo útil!
Sérgio, eu já nem me dou ao trabalho aqui no Pplware tal o focus … Como no teu caso no meu Note 3, 4, e mais recentes a câmara deixa fazer isso via software. Não só isso como gravar 4K ou HDR em fotos até o Note 3 consegue, mas quando a Apple e outras marcas trouxeram 4K, HDR, etc parecia que tinham inventado a roda…
Nem tudo o que vem na XDA é correcto, neste caso podem corrigir no Oneplus 3/3T funciona em versões diferentes (inferiores) ao OxygenOS 5.0.x, ou seja, em Nougat.
boa tarde a todos , existe algum metodo de envio na banggood para Portugal para evitar a alfandega ?
Obrigado
Roque
Conhecem o Zenfone3 Zoom? Experimentem. Tem tudo!!!
Simplesmente por experiência própria, usando o op3t e os nexus 6p com Hdr+ da Google como o portrait mod da Google pixel encosta qualquer outro software a um canto não tem comparação, sim existe similar mas não a este nível é também não é perfeito mas não é à toa que o pixel 2 tem a melhor camera do mercado smartphone. Agradeço ao Arnova8G2 no op3 a todo o xda e o mod do Nx mais uma vez estes telemóveis provam que a um telemóvel com uma comunidade de devs por detrás tem muito sumo para retirar.. Melhor estabilização, hdr+ 60 fps, portrait, raw, slow motion a única que coisa que falta melhorar é a câmara frontal do meu op3t mas é uma questão de tempo.
Continuo a não perceber porque é que a Google exclui Portugal para a venda dos seus equipamentos
Asus Zenfone 4 Max já trás o modo retrato na app nativa…e funciona!