Facebook: O que é mesmo o novo serviço?
A notícia que todos esperavam foi apresentada ontem à tarde por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Está finalmente lançado o serviço que nos últimos dias criou expectativa e ansiedade dos utilizadores da Internet e, principalmente, nos milhões de utilizadores do Facebook. A maior rede social do mundo, ao contrário do que se estava à espera, não lançou um serviço de email (puro e duro), lançou sim uma ferramenta muito mais avançada à qual chamaram Facebook Messages.
De acordo com as palavras de Mark Zuckerberg, este novo serviço é mais um serviço de mensagens instantâneas ou um "diálogo" que um verdadeiro serviço de email. É uma revolução onde todas as mensagens trocadas entre os utilizadores do Facebook serão tratadas como conversas, independentemente da sua origem.
O que o Facebook veio propor aos seus utilizadores é uma visão diferente do habitual para a troca de mensagens, independentemente da sua origem. É o agrupar de todas as mensagens trocadas entre si e os seus amigos, como de apenas uma conversa se tratasse.
Os utilizadores vão ter a liberdade de comunicar entre si da forma que entenderem, quer seja através de SMS, de email ou de mensagens instantâneas. Na interface do Facebook as mensagens estarão agrupadas por utilizadores de destino, independentemente da sua origem.
Será também disponibilizada a todos os utilizadores a possibilidade de criarem uma conta de email, que será tratada como outro ponto de entrada de mensagens. Nessa conta de email não vão existir filtros para as mensagens mas sim pessoas autorizadas a enviar emails. Os endereços que vão ser atribuídos aos utilizadores são do domínio @facebook.com e não vão ter qualquer limite de espaço. Esses endereços vão ser associados aos usernames dos utilizadores e a sua criação é facultativa.
De início as definições que esta conta de email vai ter, apenas permitirá aos vossos amigos ou amigos dos vossos amigos enviarem mensagens, mas será possível adicionarem ou removerem utilizadores autorizados, bastará que configurem e afinem os vossos parâmetros da conta.
Foi feito por parte do Facebook um grande investimento neste novo serviço e está pensada a integração com as muitas diferentes tecnologias de messaging.
Para já o serviço está apenas disponível por convite, que podem pedir aqui, e cada utilizador terá um número de convites que poderá distribuir pelos seus contactos. Esta é a forma normal de arranque deste tipo de serviços. Lentamente vai ser alargado a um número maior de utilizadores, permitindo que sejam corrigidos problemas que forem sendo detectados, até atingir a sua plenitude de produção e abrangendo o máximo de utilizadores.
Algumas comparações foram imediatamente feitas com o moribundo serviço Wave, da Google, mas esta nova plataforma de serviços consegue ser muito mais abrangente.
Vamos poder comunicar com todos os nossos contactos do Facebook independentemente da sua forma preferida de comunicação. Os pontos de entrada de comunicação connosco vão também ser alargados e centralizados. Vamos poder receber SMS's, responder por email e acompanhar todas as nossas conversações sem distinguir a forma com que nos foram transmitidas as mensagens.
Este é um grande passo para o Facebook e espera-se muito deste novo serviço. As companhias rivais vão estar a adaptar-se nos próximos tempos a esta nova realidade e são esperados possíveis movimentações e novidades. Aguardemos!
Homepage: Facebook Messages
Este artigo tem mais de um ano
Quando vi o anúncio pensei precisamente no wave. Se for menos complicado vai ter sucesso. Mas os emails tradicionais vão continuar a existir. Gerir anexos e muitas coisa mais não pode ser só no mundo social! Por outro lado vai ser a maneira de separar a vida social online da vida profissional onkline!
Cito só das FAQ: http://www.facebook.com/help/?topic=new_messages
– “Actualmente, não é possível reencaminhar mensagens da Caixa de entrada ou juntar alguém a um tópico de mensagem uma vez iniciado o mesmo.”
– Neste momento, não é possível parares de receber mensagens assim que fizeres parte de um tópico. Podes pedir aos teus amigos que enviem uma resposta individual, em vez de “Enviar a todos”.
Vai ser lindo, vai!!
Pois, foi o que pensei quando li a abrangência deste serviço… vai ser lixo à brava.
Só um masoquista utilizará um serviço destes! Se já agora as “notificações” do Facebook enchem a caixa de correio associada à conta (desde que tal seja permitido), como será depois da malta que tem a mania do “reply to all” começar a bombar…
Por essas e por outras tenho o chat do FB sempre offline! X-)
Amigo…
como se poe o chat do fb off?
preciso disso imediatamente… agradeço imenso.
Nas opções do chat tem lá a dizer offline.
Amigo
Pedro santos
Palavra que não consigo encontrar isso no meu facebook..
em que menu está e como se lá chega?
Abre a janela do chat.
Tens lá a dizer Opções, clicas ai e logo em baixo aparece a dizer “Desliga-te”
Não percebo onde está a inovação, o gmail faz isso, e o iphone tb faz isso com as sms’s.
Ou então isto é tudo mentira 🙂
the cake is a lie… 😀
Pessoalmente acho que existem várias razões para não passar cartucho a este serviço.
– Não existe novidade nenhuma neste serviço.
– Incremento considerável no já inútil spam da plataforma.
– Desconfio seriamente do uso de informação pessoal dos utilizadores por parte do Facebook para ainda estar a acrescentar informação profissional à rede.
Os adeptos com certeza não concordarão comigo mas para mim o Facebook serve para o que serve, um depósito de “como me sinto agora”, links divertidos e marcar eventos com os amigos.
Foi postado aqui um artigo de título “Google, please don’t be evil” e cá para mim está na altura de um “Google save us from evil”
Por mim, vou continuar com Google, ainda mais agora que tenho um Android. O Gmail, faz isso e muito mais.
Eu não aderi ao Facebook e não espero fazê-lo.
Eu uso o Facebook mas para um fim puramente lúdico e a informação fornecida tento minimizá-la ao máximo.
Tenho um Htc Desire com o froyo e a integração das diversas aplicações Google é simplesmente espetacular…
É isso!
No fundo, toda esta propaganda do Facebook é bom para os usuários do Google, pois assim, vamos ter novidades em breve.
no meu sony ericsson w715
mando sms como se fosse um chat,, aparece tudo agrupado como se fosse msn.
Isto é pior que a Sida…
Se a Sida tira muitas vidas,, o facebook também, em troca apenas dá vidas virtuais. Que hoje em dia parece que é ao que as pessaos dão valor.
Cumprimentos
É precisamente por essa razão que as redes sociais não me atraem nem um pouco!
é verdade já o meu velhinho sony ericsson faz isso!!! velhinho mas ainda sempre actual! Ainda dou umas voltinhas com ele…mas preparem-se que vai ter sucesso…eheheh…mas há mais pois brevemente vem aí o facebook smartphone!
Credo… *bater na madeira*
Parece ser este o futuro das nossas comunicações que, apesar de poderem ser feitas através de vários serviços, serão visualizadas e organizadas como uma única entidade perfeitamente estruturada. Não digo que seja esta solução do facebook a final e mais perfeita, mas atendendo ao que o gmail faz agrupando as conversações, ao que o iPhone faz com os mails e SMS, aos vários programas que agregam serviços de mensagens, tudo indica que genericamente a tendência será esta.
a minha tendência é des-subescrever todos os mails de convite de redes sociais que enjoa ter sempre a receber, ou é do facebook, bloqueio, amanha é do tagged, depois é do hi5, sonic, bla bla bla.
Um investimento numa politica decente, não corrupta e numa diminuição de desemprego é que era agradável. Mas parece que anda tudo mais interessado em ter mais “amigos” (se é que se pode chamar de amigos) adicionados, do que o vizinho.
Como um que andou na minha turma:
– “Sou amigo daquela miúda”…
> Então vai lá cumprimenta-la!
– “Ah.. mas é no facebook”
omg x)
Cheira-me a data mining por parte de quem faz negócios com o FB eheh :).
O Matrix está já a acontecer…. However, não tão fatalista como no filme.
Criam/criamos coisas para nos tornarmos escravos delas. Incredible huh??
Ass: alguém que estudou IA / AI
Não querendo defender nenhuma rede social apenas dando a minha opinião:
Relembro que 16Mb eram mais do que suficientes para armazenar toda a informação.
Relembro que a internet foi uma revolução que ia destruir o mundo.
Relembro que o Google é mau, tem os nossos dados, vai dominar o mundo.
Resumindo, o problema não está na tecnologia, ou em ela estar disponível. O problema está, e estará sempre nas pessoas e no uso que fazem dela.
Apesar de trabalhar directamente ligado a “serviços internet” não sou um adepto fervoroso de redes sociais, apesar de não as poder ignorar. Confesso que demorei a aderir ao facebook, por falta de tempo, desconfiança, inércia… etc. No entanto, encontrei o contacto de pessoas que não via há imensos anos, de longe, e que já não sabia como chegar até elas. Reencontrei muitos amigos, sim, verdadeiros amigos que com as infelicidades da vida, tinhamos perdido o contacto.
Há imensas vantagens a nível profissional ou até mesmo particular, mas com o seu peso e medida. Se não é seguro deixar um filho sozinho num computador com acesso á internet, da mesma forma que não é seguro deixá-lo sozinho na rua a brincar. Já foi? Certo, mas os tempos são outros. Não é saudável conhecer só pessoas pelo facebook, mas também não é saudável conhecer pessoas só na nossa rua, da nossa cultura, sem termos noção do que se passa no resto do mundo.
Não é por haver oferta, que temos todos que praticar o exagero.
Pronto, primeiro comentário no PPLWARE. Apesar de o seguir há bastante tempo.
Concordo plenamente…
A ver vamos o que este serviço traz na prática…de que forma vai ser usado e se realmente terá sucesso…
Quanto ao flood de msgs, só as recebe quem quer…eu não recebo nenhuma…
Inteiramente de acordo.
De facto o futuro será esse, todos os serviços vizualizados e organizados numa única entidade digamos assim disseste bem. Veja-se o caso do windowns live que já agrupa diversas caixas de correio, serviços e redes sociais perfeitamente estruturadas e alí à mão de um click! Espectacular. Força facebook aqui estamos para abraçar mais essa ferramente. De facto a concorrência e a participação dos utilizadores tem domesticado a tendência para o centralismo e para os sistemas fechados. Eu aqui já solicitei o meu endereço facebook.com. Boa sorte!
Pois eu estou é farto do facebook, e todo e qualquer site ter facebook, e gosto, e bla bla bla, qq dia apago a conta não quero saber.
Eu vou aderir nem que seja para experimentar.
Na minha opinião o gmail perde muito por não ter diferentes domínios como .pt etc..
É quase impossível criar um e-mail lá.
Se os problemas de privacidade do facebook já são o que são, então com estes novos serviços vai ser lindo.
Ainda fico admirado como há tanta gente a meter as suas vidas nas mãos de “um puto” que se está nas tintas para a privacidade dos utilizadores.
Enfim…
mais uma google wave… só que é kapaz de “pegar” melhor porque o pessoal ja está viciado no FB.
“Facebook Messages integrates Microsoft’s Office Web Apps, allowing both companies to attack rival Google on the productivity and communications fronts.”
Diz-se por aí.
Quanto maior for a guerra entre eles melhor para nós consumidores…hheeheh…preços mais baratos e melhores produtos e serviços. Adoro ver estas coligações temporárias que se fazem e desfazem e nós sempre a ganhar. Vejam os preços e serviços há 10 anos atrás e vejam agora! Vejam a revolução que levou o Windows Live…guerra entre eles é optimo!
Os preços são baixos ou altos, não caros ou baratos… 😉
..heheheh….é verdade! Valeu:)
Ainda hoje referi a um amigo… não troco os serviços da Google por nada do Facebook… pura e simplesmente não me agrada tanto a filosofia destes caramelos… Oxalá seja só impressão minha… mas “enough is enough”
Pois, a segurança do Facebook face à que me oferece o Google leva-me a pensar o mesmo.