Tem um Huawei? Aprenda a fazer backup dos seu dados – Parte II
A importância das cópias de segurança é conhecida por todos. São essenciais nos momentos em que temos problemas ou quando, simplesmente, pretendemos mudar de dispositivo. Tudo fica mais simples e mais seguro se as tivermos à mão.
Depois de termos mostrado como podem fazer as vossas cópias de segurança nos smartphones Huawei, é agora hora de mostrarmos como podem restaurar essas cópias de segurança, usando na mesma o Huawei Backup.
Ao contrário do que possam pensar, o restauro de dados não precisa ser feito apenas quando têm problemas. Podem optar por fazê-lo quando trocam de smartphone ou quando querem reinstalar o dispositivo.
Na Huawei este processo está facilitado, como já explicámos. Com o Huawei Backup podem fazer cópias de segurança e repor o vosso smartphone em minutos.
Como repor uma cópia de segurança num smartphone Huawei
Assumindo que fizeram e mantêm uma cópia de segurança atualizada do vosso smartphone Huawei, o processo de restauro é muito similar ao de criar as cópias. Precisa de lançar a app Huawei Backup e escolher a opção Restaurar.
De seguida devem indicar onde está a cópia de segurança que querem usar. Podem escolher o Computador, o Armazenamento interno, o Cartão SD ou o Armazenamento USB externo.
No passo seguinte indicam qual a cópia de segurança a ser usada. Escolham a mais recente para que tenha os dados mais atualizados e toda a informação mais atual.
Caso a tenham protegido com uma palavra-passe, devem indicá-la. Usem a sugestão definida para se lembrarem, caso tenham problemas.
De seguida devem indicar quais os dados que querem restaurar. Estes estão dependentes do que definiram no momento da criação da cópia de segurança. Podem escolher todos ou indicar individualmente quais os que querem restaurar.
Avancem com o processo, escolhendo a opção Restaurar. De imediato este é iniciado e podem acompanhar o processo na interface do Huawei Backup.
Deixem o processo de restauro decorrer e vejam o seu desempenho através do ecrã de bloqueio ou na interface do Huawei Backup.
No final é mostrado o volume de dados recuperados, não apenas no total, mas de forma detalhada, por item.
No final, e depois de tudo reposto, podem de imediato usar as aplicações e consultar todos os vossos dados. Tenham atenção que nas mais recentes versões do Android vão ter de voltar a definir as permissões das aplicações que querem usar. Esta é uma medida de segurança do sistema operativo.
Está assim explicado o processo simples e rápido que devem usar para fazer as cópias de segurança e o restauro dos vossos dados e das vossas apps. Não precisam de o usar apenas em momentos de problemas, mas também sempre que trocarem de smartphone, dentro da Huawei, para evitarem ter de reinstalar todas as apps manualmente.
Esta aplicação mostra bem do cuidado que a marca tem com os seus utilizadores, ao fornecerem as apps necessárias para estarem protegidos contra problemas.
Leia também
Este artigo tem mais de um ano