Computadores Quânticos – Um desafio para o século XXI
Os Computadores Clássicos (aqueles que temos em casa e que estão à venda) permitiram e permitem ao Ser Humano alcançar grandes feitos. Sem eles, não teríamos acesso à Internet e a todas as coisas que esta ferramenta incrível nos oferece. Por exemplo, seria impossível realizar transações bancárias ou falar com um amigo que está num ponto geográfico distante do nosso.
Quanto a estas tarefas, os Computadores que temos à nossa disposição funcionam bastante bem. Mas existem outras tarefas que, simplesmente são incapazes de realizar.
Na maior parte dos casos, isto acontece porque não possuem poder computacional suficiente. Por exemplo, no que toca a problemas de otimização, os computadores não são capazes de os resolver de forma rápida.
Imaginemos uma sala de cinema em que numa fila, 10 pessoas se sentam lado a lado. De quantas maneiras diferentes é que as pessoas se podem sentar? A resposta é simples: 10!. Mas muitas vezes esquecemo-nos que 10! é, na realidade, igual a 3.628.800. Ou seja, existem 3.628.800 maneiras diferentes de sentar as pessoas. E se acrescentássemos mais uma pessoa? E mais dez? E mais cem? Estamos a falar de uma função de crescimento fatorial (f(x) = x!). Nenhum computador atual, nem mesmo um supercomputador seria capaz de efetuar esta computação. (100! = 9.332621544×10157 casos possíveis).
Mas felizmente, o Ser Humano é formável e, sem dúvida, nas próximas décadas a solução para este problema estará concluída – o Computador Quântico. Talvez nem toda a gente tenha ouvido falar dele, mas já se tornou uma realidade.
A natureza segue as leis da Mecânica Quântica, um ramo da física que explora de que forma o mundo funciona em termos fundamentais, ou seja, a nível subatómico (mais pequeno do que o átomo). A este nível, as partículas comportam-se de um modo estranho, encontram-se em mais do que um estado ao mesmo tempo e interagem com outras partículas que estão muito longe. Os Computadores Quânticos, tiram partido do Mundo Quântico para processar informação de forma inovadora e promissora.
Mas como é que os Computadores Quânticos funcionam?
Os Computadores clássicos codificam e trabalham a informação em termos de bits. Cada bit pode tomar os valores 0 ou 1. Estes 0s e 1s atuam como se fossem “Interruptores” ligado/desligado que, em última instância, concretizam as suas funções a nível computacional. Por outro lado, Computadores Quânticos são baseados em Qubits.
Qualquer sistema com mais do que dois níveis (Estados) pode ser usado como Qubit. Por exemplo, num eletrão é possível avaliar o seu Spin: cima ou baixo. Por sua vez, num Fotão é possível avaliar a polarização da luz: horizontal ou vertical.
Os Qubits operam de acordo com dois princípios fundamentais da Física Quântica: Superposição e Entrelaçamento Quântico. O fenómeno da Superposição, significa que cada Qubit pode representar um 0 e um 1 ao mesmo tempo. Para ilustrar este fenómeno, existe um paradoxo muito famoso criado pelo físico Austriaco, Erwin Schrödinger:
Um gato, um frasco e uma fonte radioativa são colocados numa caixa fechada. Se um monitor interno detetar radioatividade, o frasco abre-se libertando o veneno que mata o gato. De acordo com a Interpretação de Copenhaga de Macânica Quântica isso implica que passado instantes o gato está vivo “e” morto (simultaneamente). Apenas quando uma pessoa observa é que pode concluir se o gato está vivo ou morto.
Assim sendo, os Qubits estão ligados através de um evento subatómico que “pode” ou não acontecer.
Por outro lado, o fenómeno do Entrelaçamento Quântico mostra que os Qubits em superposição “podem” estar interrelacionados entre si. Ou seja, o estado de um (quer seja 1 ou 0) “pode” depender do estado de outro.
Usando estes dois princípios e a aleatoriedade que deles provem, os Qubits podem trabalhar em Estados mais sofisticados do que os bits. Isto permite que os computadores Quânticos funcionem de uma forma peculiar, que lhes permite resolver problemas difíceis que os computadores atuais são incapazes de resolver. Dado que, um Qubit pode estar em dois estados diferentes ao mesmo tempo, quando se aumenta o número de Qubits ficamos com 2x estados diferentes, capazes de resolver problemas rapidamente.
É possível mudar o Mundo com um Computador Quântico?
Sim. De facto, os Computadores Quânticos têm o poder para revolucionar várias áreas: Medicina e materiais, (revelando a complexidade por detrás das estruturas moleculares), otimização de logística, serviços financeiros (encontrar novas formas para modelar dados financeiros de modo a fazer melhores investimentos), Inteligência Artificial (tornar machine learning mais poderoso quando conjuntos se tornam muito grandes), Segurança na Cloud (tornar a “Nuvem” mais segura usando leis da Mecânica Quântica para manter a informação em segurança, independentemente do local onde esta se encontra ou onde é processada), entre outras.
O Grande Desafio
O Mundo Quântico parece-nos tão estranho porque nós, Seres Humanos, não nos comportamos de acordo com as Leis da Mecânica Quântica. Os Comportamentos Quânticos apenas se manifestam em escalas muitíssimo pequenas.
Sendo que o Ser Humano é um objeto de Grande Escala, todos os estranhos comportamentos que caracterizam a Mecânica Quântica desaparecem. Assim, é necessário criar um sistema perfeito, isolado e protegido de qualquer interação com o Espaço exterior. Esse é o desafio.
Grandes projetos de investigação a nível mundial têm sido realizados com sucesso. Mas para que tudo funcione os todos os componentes que fazem parte do computador quântico devem ser tratados com o máximo cuidado e dentro de laboratórios equipados com tudo o que poderá ser necessário.
Para além disso, algoritmos para computadores quânticos ainda estão a ser desenvolvidos para que cientistas possam utilizar estes computadores como ferramentas que auxiliem o seu trabalho. Como pode ser verificado, a produção em massa dos computadores quânticos está longe de ser uma realidade.
Conclusão
Os Computadores Quânticos não estão a ser criados para substituir os Computadores Clássicos e tal não acontecerá nas próximas décadas. Para além de serem extremamente difíceis de fabricar são ainda mais difíceis de manter. Mas aquilo que podemos vir a alcançar com a sua ajuda é demasiado empolgante para alguma vez a investigação nesta área abrandar. Sem dúvida, os Computadores Quânticos irão mudar o Mundo.
Este artigo tem mais de um ano
Qual é o SO que corre nestes “bichos” futuristas?
Vários sistemas operativos já têm sido desenvolvidos em grandes universidades. Esse é também um grande desafio porque o processamento de Algoritmos nos Computadores Quânticos é diferente. Para já são usados Supercomputadores para simular processador és quânticos. Atualmente os programas são desenvolvidos em computadores “normais” e só depois correm nos Computadores Quânticos.
O desenvolvimento de SOs ainda está no início.
Não terá sistema operativo só irá estorvar, e por vezes não responder como já vi.
Endereço electrónico tipo: http://www.silveos.com
username seguido de password, e voilá !
Deveria ser Windows. Qualquer IA a correr sobre Windows podia crashar se algum dia tivesse de decidir revoltar-se contra os seres Humanos xD
Windows 2095
LOL… Nessa altura só se for Window$ 95 Arqueologic Edition
Fartei-me de rir com essa mas penso que nesse contexto talvez para brincadeira, “Dinosaur Edition” ????
Post excelente ! Bom trabalho
Artigo muito bom e muito interessante!
Obrigado PPLWARE.
Portas lógicas quânticas são o grande problema…
Não irão ser grande problema de futuro, cientistas já conseguem controlar com feixo de luz a orientação dos atomos.
*quarks
Isto é quântica, não é linear. É possível estar nos dois estados ao mesmo tempo, daí o desafio. Controlar feixes já fazem à muito, controlar os estados é que não.
Portas serão físicas. Portos serão lógicas.
O desafio dos computadores quânticos é chegar ao publico, nada mais.
Ao público? Não é de todo esse o segmento.
“Os Computadores Quânticos não estão a ser criados para substituir os Computadores Clássicos” – acho que está bastante claro….
Ó “joao”,leia a conclusão deste excelente artigo da Maria Inês Coelho.—»”Os Computadores Quânticos não estão a ser criados para substituir os Computadores Clássicos e tal não acontecerá nas próximas décadas.Para além de serem extremamente difíceis de fabricar são ainda mais difíceis de manter.” NEM NAS PRÓXIMAS DÉCADAS !! 😀 😀
já oiço falar disto desde os anos 90…um dia irá chegar…como o D.Sebastião…
Excelente artigo.
A China já lançou o primeiro satélite quântico.
https://www.publico.pt/2016/08/16/ciencia/noticia/china-lancou-um-satelite-quantico-uma-estreia-mundial-1741477
Jona, já chegou. Já usas todos os dias no Facebook, no Google e serviços derivados.
But can it run crysis?
A sério, adorei o artigo.
Muito bem explicado.
ahahahah +1
fantástico artigo! parabéns Tomás Santiago!!!
Muito Obrigado!
Este excelente artigo escrito por si (Tomás Santiago), transforma o complicado para leigos em a,b,c… escrito de forma simples e compreensível para nós que andamos nestes meios.
Continue a contribuir com os seus conhecimentos publicando artigos deste tipo. Eu, pessoalmente agradeço. Muito obrigado.
Mais tarde ou mais cedo vamos lá, como aconteceu no passado: “… in the early 1950s, only the largest firms and institutions could afford a computer. Leasing for about $200,000 per month in inflation-adjusted 2010 dollars, a large-scale computer occupied roughly a hundred square meters, used thousands of vacuum tubes, consumed over a hundred kilowatts, and needed a full-time operating and maintenance staff…”
Isto não vai andar para a frente enquanto não resolvermos o princípio da incerteza, até lá não serve para nada.
Engraçado como descobrimos o mundo quântico à mais de 100 anos e nunca ninguém o entendeu verdadeiramente.
O linear nunca vai “entender” o não linear.
Isto o que? Os computadores quânticos já estão a ser usados e tu já usas o fruto deles no dia a dia na internet.
Usamos o fruto do desenvolvimento da nanotecnologia e o que sabemos de mecânica quântica para fazer circuitos melhores. Agora computadores quânticos a ser usados por causa de serem melhores actualmente? Onde viste isso? Que eu saiba até hoje não passam de curiosidades cientificas.
Francisco, os recentes avanços e serviços de A.I. do google e facebook são frutos de computadores quânticos. Já passou de curiosidade há muito e o pplware devia informar melhor sobre o assunto.
Temos muitos artigos óptimos sobre esse assunto.
Será uma evolução daquele inventado há 5 anos pela IBM? Que usa chips líquidos ao invés de chips de silicone e tem um poder de processamento 100 vezes maior que um supercomputador? Ou este quântico vai ainda mais longe? Porque o primeiro e o que li sendo verdade, já é usado pelos governos americano, russo e chinês…
Os conhecidos em uso neste momento são na China e na america.
Excelente artigo e digo excelente porque o autor consegue tornar fácil aquilo que parecia difícil
Sim, para leigos está muito bem explicado 😀
Pelo que sei a D-WAVE tem à venda computadores quânticos:
https://www.dwavesys.com/d-wave-two-system
Não estão bem à venda.
Por enquanto, o que não se sabe É MUITO MAIS do que aquilo que se sabe na questão quântica!
Falta ainda descobrir e entender o essencial, e isso não é tarefa fácil, e não parece provável que aconteça nas próximas décadas.
É (será) uma revolução de tal envergadura que não conseguimos sequer imagina-lá!
Será como assim?! Já existem. E já estão a ser usados. Não vai ser. Já é.
Parabéns pelo artigo ao autor e a quem o publicou.
“serviços financeiros (encontrar novas formas para modelar dados financeiros de modo a fazer melhores investimentos)”, isto mete medo, muito medo…
Vai ser dificil isto tornar-se comercial, pelo menos para já porque a manutenção de um bicho destes é qualquer coisa de abusivo. O conhecido D-Wave, quase que cabe numa caixa ATX se analisarmos os espaço ocupado pelos componentes funcionais, mas acaba por ocupar uma superficie de cerca de 12 metros quadrados por causa do sistema de refrigeração.
A camera frigorífica onde o D-Wave está instalado é o local mais frio que existe à superficie da Terra segundo os operadores.
Quanto a SOs, não tenho a certeza e posso estar a dizer asneira, mas daquilo que vi do D-Wave, pareceu-me que estava a correr em DOS.
Quanto ao Principio da Incerteza citado em cima, falou-se na sua eventual “resolução”. Não me parece que isso vá acontecer até porque o mesmo é já um dado adquirido. Apenas é possível saber-se ou a posição imediata ou a velocidade de uma partícula, nunca ambos em simultaneo, ainda para mais quando a dualidade particula/onda já foi confirmada a nível quantico pela experiência Delayed Quantum Eraser que não é mais do que uma Double Slit com uma espécie de caminhos dicotómicos para exclusão de partes.
O exemplo do Schroedinger’s Cat na altura não passava de uma hipotese mas hoje já foi observado. É o chamado entrelaçamento quantico (Quantum Entanglement) entre particulas.
Isto levanta uma questão pertinente. O amigo Einstein jurava a pés juntos que no Universo nada se pode mover a uma velocidade superior à velocidade da luz. No entanto, a nível quantico isto não é verdade, já que as particulas “entrelaçadas” trocam informação entre si de forma instantanea (sem delay).
Pergunto-me se teria sido só aí que ele estivesse errado. 100 anos depois a Relatividade ainda continua a ser uma teoria que nunca se tornou numa Lei cientifica. Será que estariamos mais evoluidos tecnológicamente se nos tivessemos libertado da teoria da Relatividade?
https://www.pcworld.com/article/3161034/computers/d-waves-quantum-computer-runs-a-staggering-2000-qubits.html
Excelente artigo. Parabéns Santiago
100! = 9.332621544×10157 casos possíveis está errado. O correcto é: 100! = 9.332621544×10^157 casos possíveis
O paradoxo comentado fez-me lembrar da verdade de LaPalice, que sem o saber, teve esta mesma observação (quantica??)
“Eu estou a ver que este navio atracado, está pintado com a cor azul deste bordo. Do outro bordo eu não sei.”
Apenas quando uma pessoa observa é que pode concluir se é azul ou se de outra cor.
O exemplo do gato está muito mal explicadinho.
Valha-vos Deus.
Ora então explique lá melhor, se não lhe der muita maçada!..
O real q que quando fizerem este ultra computador quantico , ele nāo vai ter estado fisico como conhecemos e sim vai ter um.tipo de malha em redor do.planeta para ser usado para multi fins, para tirar um ideia meia futurista e so conectar a rede quantica e calculos q hj sāo feitos em 10.000 anos será feito em 3 minutos
Este tema, pode tomar paginas e anos de artigo. Muito interessante e muito complexo.
Espero que usem esta tecnologia em beneficio da Humanidade.
“Os Computadores Clássicos permitiram e permitem ao Ser Humano alcançar grandes feitos. Sem eles, não teríamos acesso à Internet…”
HAHAHA