Painéis solares podem ser alvo de ataques
Atualmente as energias renováveis, em concreto a energia solar, são uma aposta na produção de energia elétrica a nível mundial. Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 153/2014, de 20 de março e as Portarias n.º 14/2015 e n.º 15/2015, ambas de 23 de janeiro, já é possível consumir a energia elétrica produzida na sua própria habitação/empresa.
Mas sabia que os painéis solares podem ser alvo de ataques e até causar um apagão massivo?
A descoberta foi feita por Willem Westerhof, um investigador da área da segurança da empresa ITsec. Westerhof descobriu várias vulnerabilidades em painéis solares que são amplamente usados à escala europeia. De acordo com o investigador, explorando as vulnerabilidades, é possível pôr em prática um apagão massivo que poderá colocar o sistema dos painéis em baixo, durante algumas horas.
Mas quais as vulnerabilidade?
Segundo Willem Westerhof, as vulnerabilidades afetam principalmente os inversores solares, um elemento chave dos painéis solares. O papel principal do inversor solar no sistema fotovoltaico é inverter a energia elétrica gerada pelos painéis, de corrente continua (CC) para corrente alternada (CA). Como função secundária, este elemento é responsável por garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelos painéis solares.
Explorando as vulnerabilidades é possível desativar esses inversores, através da Internet, à escala massiva e, assim, parar a produção de energia elétrica.
O investigador revelou ainda que, no total, foram descobertas 17 vulnerabilidades, sendo que 14 já têm associado um CVE-ID.
- CVE-2017-9851
- CVE-2017-9852
- CVE-2017-9853
- CVE-2017-9854
- CVE-2017-9855
- CVE-2017-9856
- CVE-2017-9857
- CVE-2017-9858
- CVE-2017-9859
- CVE-2017-9860
- CVE-2017-9861
- CVE-2017-9862
- CVE-2017-9863
- CVE-2017-9864
Westerhof referiu ainda que as vulnerabilidades foram encontradas há uns meses e que, de imediato, contactou a empresa responsável, a alemã SMA que por sua vez analisou essas mesmas vulnerabilidades e já deu a conhecer que, de facto, existem tais problemas, mas que apenas afetam uma minoria de equipamentos.
Este artigo tem mais de um ano
“inversores solares, um elemento chave dos painéis solares que é responsável pela conversão da energia solar em energia elétrica”
O papel principal do inversor solar no sistema fotovoltaico é inverter a energia elétrica gerada pelos painéis, de corrente continua (CC) para corrente alternada (CA). O Seu papel secundário e garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelos painéis solares.
Bem dito!
Só agora é que descobriram isso? Já a bastante tempo por brincadeira que tenho acesso aos “SMA Sunny WebBox” através da interface web de vários pontos do planeta. Fiz a divulgação em 23/12/2011
Qualquer dia não vou poder usar a sanita porque alguém a hackeou. Mas porque raio tudo tem de estar ligado à Internet?
Será assim tão vantajoso? A mim não me parece.
A humanidade vai ser totalmente escrava das máquinas e quando falharem o cidadão comum não vai saber fazer tarefas que atualmente são básicas.
É como vi num seriado esses dia !!
Pq tudo tem que estar conectado a internet, pq pra alguém (ou para muitos) essas informações são úteis (importantes) !!!
Isso é óptimo!
Assim os estúpidos hackers poderão ficar sem energia também.
Sem espanto.
Não adoram o IOT? Tem destas desvantagens….
“O investigador revelou ainda que, no total, foram descobertas 17 vulnerabilidades, sendo que 14 já têm associado um CVE-ID.”
E o que é um CVE-ID…?
Common Vulnerabilities and Exposures (CVE) e o respetivo ID
Qualquer dia vejo o mundo como na série “Revolution” …
Há algo sobre os ataques tanto à Internet, como a estes sobre energia, que me metem medo. Que é que ganham essas pessoas em fazer tanto mal. São pessoas a trabalhar para o bem da humanidade, são outras e se calhar em maior numero, a desfazerem esses bens. Porquê Santo Deus, sim PORQUÊ?? A que raça pertencemos nós? Tão bom que poderia ser este Planeta, tão bem que poderíamos todos nós vivermos esta visita que fazemos a este Mundo. Coisas tão boas que poderíamos deixar para as gerações vindouras. Mas não, cada vez mete mais medo, deixarmos descendentes.
Calma… Ninguém trabalha por amor ao próximo ou por amor à camisola, todos trabalham, obrigados ou não, por causa do dinheiro.
Quem faz bem recebe, e quem faz mal também, se você se disponibilizar a pagar a quem faz mal para não o fazer eles não fazem.
É tudo uma questão de dinheiro, sempre foi, sempre será. Porque existem guerras? porque é que uns podem ter e outros não?
It’s always about Money.
Sim estou entendendo. Você tem toda a razão.Então quem pode, deverá pagar a quem faz mal, para o deixar de fazer, talvez os prejuízos sejam menores. E assim vai o Mundo. Dinheiro=mola real da vida, esquecem é que um dia se vão. mas o dinheiro, esse, fica cá. E no final, apenas lutaram em fazer mal, e talvez se tenham esquecido de viverem o passeio.
Só liga à rede quem quer….
Anyway lembram-se de uma coisa chamada stuxnet, e sistema scada? Praí há 4 ou 5 anos atrás? era isto mas em vez de ser para o tony da esquina, era para as centrais nucleares que produzem energia em quantidades monstruosas…
E se essas falharem não são só uns países a ficar sem luz….. Portanto não se queixem se ficarem sem luz porque alguém vos desligou um painel solar.
Simples, só abrir mão do moniorameento e desativar a interface da Internet.
Aí não vai ter brecha de ID. Afinal nunca ouvi falar que o inversor depende de internet para liberar o funcionamento do circuito eletrônico DC/AC.
Mas apenas para os sistemas ligados com redes de distribuição,ou são todos em geral ?
Só sistemas que possuem recursos de acesso pela internet geralmente para o proprietário acompanhar por smartphone ou micro a performance da geração remotamente. Meu sistema não possui esse recurso e funciona normal sem tais riscos
Só sistemas que possuem recursos de acesso pela internet geralmente para o proprietário acompanhar por smartphone ou micro a performance da geração remotamente. Meu sistema não possui esse recurso e funciona normal sem tais riscos
Uau, estou surpreendido… LOL…, mais, material made in “IV Reich” que tem uns vicios… Agora vai ser o quê: “solargate”???