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Análise: Xiaomi Smart Home, torne a sua casa inteligente [vídeo]

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Hugo Cura


  1. Pedro says:

    Eu sou noob nisto, mas onde posso comprar tomadas por exemplo da xiaomi para ter em casa, para gestão dos consumos electricos e “programar” horas de ligar e desligar? algo bom e se possivel barato. Para já só me interessa isso.

    Obrigado

  2. Carlos says:

    Que tipo de baterias utilizam os equipamentos?

  3. Gonzas says:

    No site da gearbest p.ex.

    Eu tenho o quadrado ja ha algum tempo e é como o pplware diz, facil de usar, mas o contra é a tradução nao estar completa 100% em inglês, mas é na boa para ligar ou desligar.

    O outro inconveniente que deveriam referir mas é inevitavel é os servidores da Xiaomi ficam com a pass da vossa rede para poder fazer de ponte.

    Cmpts

  4. Pedro says:

    Muito obrigado Hugo, já agora em vez de tomada também existe em extensão?

  5. Pedro says:

    A tomada estive a ver não é preciso para uma tomada la de casa um adaptador? ou isso já tras?

  6. Márcio says:

    Olá, alguém me sabe dizer se tendo o gateway dá para associar os equipamentos xuaomi no Home assistant ?

    • Paulo says:

      Funciona sim senhor. Basta a gateway ficar reconhecida para aparecer todos os restantes sensores automaticamente no Home assistant.

      • Ze says:

        Olá e como conseguiste fazer com que a GW fosse reconhecida? segui as instruções mas dá sempre erro de configuração …alguma dica?

        • Marcelo says:

          Conseguiste obter a chave da xiaomi e activar o modo de desenvolvimento? Depois disso é colocar ip e indicação da xiaomi no configuration.yaml e é automático. O que diz no log? Diz invalid key ou nem sequer encontra? Se nem sequer encontra confirma que estão na mesma subrede(pc com HA e xiaomi). Mas colocando o ip da xiaomi ele deveria sempre chegar la. Coloca aqui a info da config.
          O Homeassistant é fantástico, mas como o Paulo tinha dito é muito trabalhoso.. ja tenho umas 20 horas investidas naquilo mas agora consegui integrar tudo que tem IP em casa 🙂

  7. aimar says:

    motor para cortinas?

    têm o link?

  8. Portela says:

    Relativamente ao Time Zone, já alguém consegui fazer alguma alteração?
    Para por um alarme, tem que ser com a hora chinesa

    • Hugo Cura says:

      Parece ainda não ser possível, mas tudo indica ser bug, senão vejamos:
      – as horas nos sensores e nos logs estão corretas
      – ao definir o período efetivo para uma configuração (effective time period), definimos uma hora (que parece-me ter de ser 1h a menos que a pretendida) e depois quando confirmamos aparece o horário em +8h
      – quanto ao alarme, sim, é necessário definir sempre em +7h

      Tudo isto não é muito coerente e é realmente a maior falha que se verifica nesta app. Hoje surgiu nova atualização, feita a partir da própria app (Profile > Settings > Check for update).

  9. Nuno Palma says:

    Eu tenho há cerca de um ano. Resumindo, não o voltaria a comprar por causa de um grande número de menus em chinês. Não percebo porque é que não apostam na tradução integral…

  10. Fernando Pereira says:

    Não consigo perceber como avaliam 10/10 na utilização e funcionalidades quando as vozes são em chinês, alguns dos menus da app são em chinês, e as tomadas são chinesas…
    Espero que não me levem a mal mas parece-me tendencioso!

    • Hugo Cura says:

      A avaliação é sempre subjectiva e “vale o que vale”. O que é facto é que, como se pode ver no vídeo, é tudo tão fácil de utilizar que a voz em chinês não criou qualquer entropia no processo.
      As funcionalidades, independentemente do idioma, estão lá.
      Houve ainda algo que não foi possível observar no vídeo: nunca há o problema de criar uma condição de ação que contrarie a outra. Ao criar a primeira condição, no momento da criação da segunda há várias opções que surgem bloqueadas, simplesmente porque não são possíveis de criar ao existir a primeira.

      Quanto à aplicação, de facto merece alguma atenção na tradução e correção de bugs, tal como descrevi um pouco acima.

      • Nuno Rato says:

        Recebi o meu kit há pouco tempo e há umas quantas coisas que não consigo fazer. Será que me podes ajudar?
        Queria criar uma condição de acção que accione o alarme quando o sensor da porta seja aberto e o alarme esteja activo, mas com um delay de 5/10 segundos para conseguir desligar com o botão e não acordar os vizinhos todos!
        Outro problema que tenho tem a ver com as notificações. Quando a acção descrita acima acontecer, queria receber um aviso no telemovel, mas neste momento, só consigo ver se entrar na app e for ver o registo.
        Obrigado.

  11. Carlos says:

    O kit vem da china? Se sim, não estará sujeito a taxas alfandegárias? Há cerca dois anos encomendei uma câmera wireless da china por cerca de 40€ e tive que pagar taxas alfandegarias de quase outro tanto 🙁

    • Hugo Cura says:

      Vem da China e não está sujeito a taxas alfandegárias. A Gearbest utiliza um método de envio onde o desalfandegamento é feito noutro local, à responsabilidade do remetente, e depois é encaminhado para o destinatário.
      Assim, para não incorrer em riscos de pagar taxas extra, devem ser escolhidos os seguintes métodos de envio:
      – Armazém China: Priority Line > Spain Express
      – Armazém HK ou HK-2: Standard Shipping > Local Direct Express

  12. Carlos Alves says:

    Boas,

    como funciona caso a casa seja grande, tudo funciona através do gateway mas será que tem alcance suficiente ou o wifi do router entra em algum ponto neste assunto?

  13. Ze says:

    Excelente análise e nem de propósito chegou ontem o meu kit de 5 peças mas estou com problemas em por isto a funcionar começa com a APP mi home que não e de todo igual a apresentada na analise tem muito menos menus. Consigo sincronizar a GW mas depois quando carrego nela não consigo saltar para a janela de detalhes e não acontece nada não consigo controlar a GW a partir do telemóvel só da sinal que ligou mas não consigo fazer mais nada. Se desse para dar uma ajuda agradecia

    • Hugo Cura says:

      Logo na primeira vez que se abre a app, a localização escolhida (Locale) deve ser “Mainland”.
      Em cada localização é guardada uma configuração diferente, e existem também opções e organização diferente. Por acaso não experimentei noutra que não a Mainland.
      Para mudar basta ir a Profile > Settings > Locale > Mainland.

  14. Diogo Almeida says:

    É possível usar o interruptor para controlar as lâmpadas sem o gateway?

  15. Luis Baptista says:

    Boa noite hugo, também tenho um kit e existe uma configuração que não consigo fazer. Não sei se sabes. Cenário saio de casa e clico 1 vez no botão para armar o alarme. Mas quando entro “sensor de portas e janelas é o trigger” o alarme começa logo a tocar e eu queria entrar carregar 2 vezes no botão para desarmar. Mas mal abro a porta o alarme dispara. É possível colocar o botão a desarmar passados 10 segundos depois de entrar?

    • Marcelo says:

      Infelizmente que eu saiba não.. Se alguém souber, seria interessante ter feedback. O que tenho feito é aceder ao telefone para desligar o alarme. Não tme igualmente a definição de zonas de alarme. É pena porque são duas funcionalidades tão simples e que fazem muita falta.

    • Hugo Cura says:

      O intervalo que permite configurar é realmente o atraso para armar o alarme (5 a 60 segundos), não para desarmar.
      Mas vejamos, 10 segundos pode dar uma vantagem injusta a um assaltante 😀

      Realmente isso poderia ser útil, e a questão do alarme por zonas que o Marcelo referiu também.
      Vamos esperar que implementem isso.

  16. Nuno says:

    Boas,

    pergunta tendo em conta o cenário que usaste: usando o sensor de temperatura posso, por exemplo, dizer para o gajo ligar a ventoinha (ou a tomada onde ela está ligada, vá) quando a temperatura da sala atingir X graus? Quem diz a ventoinha, diz um aquecedor, por exemplo.

    Obrigado

  17. Amaro Romão says:

    Uma pergunta:

    Todos estes aparelhos trabalham sobre a plataforma XIAOMI (Zigbee) certo? Se esta plataforma for terminada os aparelhos deixam de funcionar?

    Amaro Romão.

    • Hugo Cura says:

      Não são todos. Os dispositivos Yeelight são Wi-Fi.

      Tanto quanto sei os dispositivos Zigbee funcionam exclusivamente com este Gateway, que é a segunda versão, e são retrocompatíveis. Certamente funcionarão numa versão futura, mas sempre dentro desta marca (Xiaomi/Mijia/Aqara/Yeelight).

  18. jgago says:

    Recebi um pack com gateway, sensores e interruptores, esta semana, mas digo-vos que me tem dado dores de cabeça para conseguir colocar o gateway a trabalhar. O problema principal foi fazer a ligação ao meu router da MEO THOMSON TG787, sem password associada ao Wifi. Ao fim de 2 dias a tentar consegui se saber como. O gateway ficou desligado e quando o liguei deixou de reconhecer os sensores, cai na asneira de fazer reset ao equipamento e agora já estou no martírio de tentar colocar novamente tudo a funcionar.
    Os pontos positivos quanto a mim são:
    – Tamanho discreto dos sensores.
    – A qualidade dos plásticos parece-me boa.
    – Já é possível usar no nodered , domoticz e OpemHab
    – Tenho a ideia que os sensores usam também o protocolo ZeegBee que é usado por outros fabricantes.

    Do que usei tenho a dizer que os pontos negativos na minha perspectiva são:
    – As mensagens que se ouve no gateway são em chines.
    – A funcionalidade de ouvir rádio , só permite escolher rádio chinesas.
    – Os manuais estão todos em chines.
    – O programa n-ao está totalmente traduzido, e aparecem algumas coisas em chines.
    – O programa redirecciona para links em chines.
    – Não sei como alterar as unidades de leitura dos sensores de temperatura, humidade e pressão.
    – O sensor de presença funciona em casa num corredor de 8 metros, mas o switch tendo 4 parede a uma distancia de 10 metros já não funciona.
    – O gateway vem com ficha não europeia, penso que seja australiana, é por isso necessário comprar um adaptador, que custou €1,6 no chines.

    • TagusPark says:

      Todo o Xiaomi SmartHouse esta destinado ao mercado chines apenas, portanto a ficha e o resto é chinesa. Tem que esperar ate mudarem de ideias e fabrican o kit para mercado internacional, inclusivelmente europeu.

    • jgago says:

      Esta noite o meu GW colocou todos os sensores e os comandos em offline. Alguns estão na mesma divisão, outros no máximo a 10 mts com 3 paredes no meio. Após um power off/on do GW alguns ficaram online mas outros não. Estou a concluir que o sistema não tem fiabilidade.
      Alguém teve estes problemas iniciais? Sabem de algum forum em lingua portuguesa ou inglesa que se fale destes equipamentos?

    • Rui Ferreira says:

      “A funcionalidade de ouvir rádio , só permite escolher rádio chinesas.”

      Nada que uma pesquisa do google não resolva.
      Basta mudar o DNS do telemóvel para um indicado no site XiMIRaGa, e temos rádios tugas! 🙂

  19. Hélder says:

    Boas. Gostaria de saber como foi gravado o ecrã do smartphone! Qual a app?
    Abraço.

    • jgago says:

      Existe telemóveis que já fazem o screen capture logo de raiz com uma sequência de teclas ou no menu principal, não é necessário usar um programa adicional.

      • Hélder says:

        Gostaria de saber, se possível, no caso neste vídeo que o Cura fez!

        • Hugo Cura says:

          Neste vídeo fiz com a ferramenta nativa da MIUI, porque utilizei o Xiaomi Mi 6.
          Num outro vídeo, onde usei Ulefone Gemini Pro, que não tem essa funcionalidade, utilizei uma app gratuita:
          Az Screen Recorder

          É só preciso ter atenção com um pormenor: devido ao bit rate (aparentemente) não ser constante, alguns programas de edição podem interpretar isso mal e o vídeo não ficar sincronizado com o tempo.

  20. Abel Fradique says:

    Boas, sabe se estes interruptores funcionam cá em PT?

    http://www.gearbest.com/access-control/pp_626699.html?wid=21

    • jgago says:

      Em principio sim, mas atenção que será necessário o gateway para poder programar ou controlar remotamente. Sem esse gateway fica um interruptor normal. Pelo que li ele pode controlar outros ZigBee devices que em principio podem ser de outra marca, mas será sempre necessário algum gateway para o poder interligar com outros equipamentos.

    • Marcelo says:

      Bom dia Abel. Sim, eu tenho este interruptor e funciona sem problemas. Conforme foi mencionado precisas sempre de uma gateway. Só tive alguma dificuldade na substituição porque o dispositivo é ligeiramente mais largo e não cabia a 100% na caixa do interruptor antigo. Mas com alguma insistência lá consegui.

      A grande vantagem é que não tive que alterar lâmpadas e é muito prático quando temos tectos com muitos focos.

      Comprei depois um interruptor similar mas wireless e em conjunto com este agora consigo controlar as lâmpadas em dois pontos distintos, o que é muito prático.

      Se não fosse o tamanho da caixa, trocava tudo lá em casa. Sugeria comprares apenas um para ver como corre, pois pode ser problema apenas da minha cada. (embora deduzo que isso deva seguir tamanhos standard, mas na prática houve ali meio cêntimetro que fiz diferença).

      • Abel Fradique says:

        Boas Marcelo…

        Como ando a fazer obras em casa, estava tentado a gastar uns 350€ e por todos os interruptores assim… Tenho focos também no tecto e queria jogar com uns sensores de movimento e de porta… Além disto, meter em todas as tomadas o ZigBee para controlar a electricidade e umas triplas da Xiaomi inteligentes também… Que acham? Já é algo sólido para estar a investir?

    • Nuno Nunes says:

      Estes interruptores dão para colocar nos estores??
      Obrigado

  21. Abel Fradique says:

    Hugo, acha q compensa gastar uns 300€ e fazer uma casa inteligente?? Interruptores Aqara/GW/Sensores/etc etc?

    Ou espero por isto estar mais sólido?

    • Hugo Cura says:

      Não tenho dúvidas que há condições para utilizar isto como um sistema sólido.
      Dependendo da casa, pode ser necessário utilizar mais de uma central, por razões de alcance.

      Se não houver grandes restrições de tempo, antes de fazer um investimento desses seguiria a sugestão do Marcelo, até para conhecer melhor todo o sistema e o seu funcionamento. Comprava o kit e interruptores com e sem ligação física, e testava todas as situações que iria querer utilizar, incluindo os sensores nos pontos mais distantes, simplesmente para garantir a viabildiade do investimento.

      • Abel Fradique says:

        Em principio 1GW chega, a casa não é muito grande (T2+1). Caso precise de por 2, eles comunicam entre si e ficam como um só? Ou seriam 2 independentes e cada um controlaria diferentes dispositivos?

        • Hugo Cura says:

          Isso é uma excelente pergunta 🙂
          Pela organização que já conhecemos, em princípio deverão ser dispositivos independentes a aparecer na lista, mas como estariam ambos na mesma conta, as acções com sensores/actuadores poderão ser partilhadas… julgo que não faria sentido de outra forma, mas aqui não tenho comprovar que efetivamente é assim.

        • Marcelo says:

          Eu estive em vias de comprar uma segunda, mas enquanto não sentir problemas vou manter 🙂
          Li o tema em detalhe e sem conhecimento de causa pelo que percebi, os sensores vão aparecer como um só. Aliás, quando acedo à aplicação tenho alguns sensores que surgem no quadro principal e outros que aparecem como sub-device da central. Portanto a segunda central não deve afetar em nada o normal funcionalmento pois os sensores vão interagir entre eles. Uma das vantagens da central é que podemos por exemplo configurar uma das centrais para disparar o alarme quando houver um trigger num sensor que está no exterior e ter a segunda central a disparar apenas quando há movimento dentro de casa. Basicamente a simular duas zonas num alarne que é uma funcionalidade que faz falta. Por outro lado tem o “auto-arm” do alarme que ativa automaticamente dentro de um horário estabelecido. Com outra central podemos definir um novo alarme com um horário diferente.

      • Marcelo says:

        Na minha opinião, compensa sem sombra de dúvida. Estou totalmente de acordo quando aqui dão um 9.2! Comprei o KIT há 1 ano e entretanto devo ter aprox. 20 todos na mesma central e numa casa de 3 pisos e com sensores no exterior, e não notei problemas no alcance. Só tive o cuidado de deixar a central no piso intermédio. Tema da tradução realmente deixa a desejar e dá a sensação de não ser sistema tão sólido, mas de facto em 1 ano nunca tive problemas e nem sequer tive de substituir pilhas dos sensores. Novos sensores de movimento com deteção de luminosidade são um excelente incremento a este módulo. Antes de comprar, sugeria primeiro definir o que é uma casa inteligente para si e definir que funcionalidades gostaria de ter e numa primeira fase avançar com um conjunto mais reduzido e apenas depois fazer um investimento maior.

  22. Marcelo says:

    Queria aproveitar este excelente post para perceber se alguém já deu algum uso mais geek ao smart home, com integração num ambiente não proprietário como o OpenHab?
    http://docs.openhab.org/addons/bindings/mihome/readme.html

    Embora não haja suporte para todos os dispositivos, o conceito de conseguir ligar a outra central (open source) com mais autonomia para programar acções ou interligar com outrs fontes externas, tornaria esta ferramenta ainda mais interessante.

    Ainda não analisei os requisitos, mas no decorrer deste mês vou experimentar a ver como corre! Se alguém tiver feedback sobre o tema, será muito bem vindo!

    • Paulo says:

      Home assistant. Funciona as mil maravilhas e permite integração com outras marcas. E agora já está oficialmente compatível na nova versão da aplicação.
      https://home-assistant.io/blog/2017/07/29/release-50/

      Eu uso por exemplo em interacção/complemento com tomadas e equipamentos da Broadlink. (tem tomadas europeias e gere os estores de casa pelo equipamento RM-pro.

      • Marcelo says:

        Excelente e penso que é isto que procurava!

        Consegue então ter relação entre os sensores da xiaomi e os da broadcom com este software? Tem visão integrada? Por exemplo, se estiver uma determinada temperatura no sensor da xiaomi, abrir os estores, com recurso a um dispositivo de controlo de estores da broadcom?

        Eu por acaso tenho o controlo IR da broadcom e é excelente. Então recomenda a compra da RM-PRO e sabe indicar-me qual é o equipamento que controla os estores? (ficam dentro das tomadas, ou são substitutos das tomadas?)

        Muito Obrigado

        • Paulo says:

          Sim. Com esta aplicação pode-se criar varios tipos de cenario entre varias marcas. Mas existe um senão. Não é tão facil como no software da Xiaomi. É preciso bater um bocado com a cabeça para conseguir configurar/programar todas as opções para funcionarem como nós queremos. Já perdi umas boas horas e ainda me faltam uns acertos como essa questão da temperatura que ainda não testei. Neste momento, só tenho para interagir com o pôr do sol e horários pre-programados. A minha compra Xiaomi é ainda muito recente. No software, ja consigo mexer em todos os equipamentos, mas em modo manual por enquanto.
          Quanto aos interruptores para os estores, tenho os da Livolo Rf (substituem os originais). O maior defeito é não termos controle total como nas tomadas da Broadlink. Não temos confirmação da conclusão da acção. Daí ter colocado os sensores da Xiaomi para saber se os estores fecharam mesmo. Espero ter esclarecido.

          • Marcelo says:

            Fiquei esclarecido, sem dúvida! Estive a testar o software e de facto não é fácil, mas é muito bom! Já consigo ver todos os sensores, mas apenas em modo de leitura, porque quando tento dar uma ordem (e.g. apagar luz) diz que a minha chave da API está errada. Eu tenho a certeza que está certa. Estive a validar e penso que o problema é o multicast do router MEO (tenho um thompson v3). Por acaso não tem o mesmo router? E não teve problemas similares com configuração da chave no configuration.yaml? Obrigado!!

          • Paulo says:

            Sim. Tenho o mesmo router do Meo (TG784n v3 ) e não tive problemas na configuração.
            Para ter a API, penso que deve ter conseguido ir ao menu escondido na app Mi Home e ativar a opção de partilha com outras aplicações.

            Para quem não sabe: na gateway »» About »» Local area network comunication protocol (para aparecer carregar varias vezes na version:2.32 »»»ativar o pisco e confirm. A password aparece na pagina apresentada.

          • Leandro Saltori says:

            Amigo, vc utiliza os LIVOLO RF com Xiaomi.Se sim, o xiaomi copia comandos rf433?
            Tenho LIVOLO funcionando com broadlink. Mas queria migrar para xiaomi. É possível?!

  23. Luis Oliveira says:

    Hugo,,2 questõe:
    -Existe possibilidade de retardar o inicio do alarme?
    -Quando o alarme é iniciado existe alguma notificação ao utilizador? Por exemplo, não estou em casa e o alarme inicia. Recebo alguma notificação pela app/email?

    • Marcelo says:

      Sim, às duas questões. Dá inclusivamente para definir tempos de activação diferentes consoante o botão que estamos a carregar. Util quando, por exemplo na garagem precisamos de mais algum tempo para sair.. ao contrario da porta de entrada principal onde a saida é mais rápida.. Quando o alarme dispara a sirene toca (nao tem grande volume) e recebemos de imediato uma notificação no telemovel via app. Não faz envio de mails/sms. A minha notificação vem em Mandarim e não consigo ver o sensor em questão e para confirmar tenho de usar a APP

      • Nuno Rato says:

        Como é que se activa essa notificação? É que no meu telemóvel não recebo qualquer notificação, a não ser que aceda à app e verifique o log!
        E como se retarda o “disparar” do alarme quando se abre a porta?

        • filipe says:

          Eu tenho o mesmo problema, tudo funciona na perfeição excepto o envio de notificações quando o alarme é accionado. Fiz vários testes, dei as autorizações nas definições do telefone à App mas ainda assim as notificações não funcionam.

  24. Paulo says:

    Em complemento ao teste, também andava a namorar este kit há mais de um ano e decidi-me em compra-lo há uns 2 meses. (ficou-me em 21 € em compra conjunto no tal site chinês) Até agora, só pontos positivos. Muito acima das minhas expectativas. Updates muito regulares. Cada vez mais funcional. Eu comprei inicialmente para colocar os sensores de temperatura em toda a casa. Achava a gateway um bem desnecessário, mas entretanto fui testando e até sou fã da mesma. Já comprei sensores para os estores das janelas e portas, sensor de movimento e botão para interacção.
    Tudo é muito fácil de instalar/ integrar. A gateway também traz funcionalidades de automação muito avançadas. Destaco o alarme configurável (despertador personalizavel com radio ou mp3), o radio que já é possível ter em português (desculpem a publicidade: Radio comercial) ou outras línguas internacionais (ver https://npirtube.com/radio-internacional-xiaomi-gateway-radio-internet/) e a possibilidade de configurar uma musica de toque personalizavel (descarrega-se o mp3 directamente do smartfone). Também descobri que existe uma funcionalidade para fazer tocar um toque na gateway quando toca o telemóvel (funciona em Android com um telemóvel sem ser Xiaomi).

    • Nuno Dionisio says:

      Boas.

      Não sei se percebi bem, mas conseguem adicionar-se ringtones ao gateway através de ficheiros mp3? A única opção que tenho na app para iOS é via gravação com o microfone do telefone.

      Obrigado desde já.

      • Marcelo says:

        Tem que ser feito de um telemovel Android… em IOS nao existe essa opcao.. infelizmente as aplicacoes Android e IOS sao bastante diferentes. Tenho coisas em que na IOS estao traduzidas e em Android nao e vice-versa. Mas a nivel de compatibilidade e funcionalidades a versao android é melhor!

        • Nuno Dionísio says:

          Ok, vou experimentar então. Obrigado pela dica.

        • Nuno Dionísio says:

          Arranjei um Android, o apk da app (na Play Store n me aparecia) e td parece funcionar bem, mas n consigo adicionar os ringtones. Dps de escolher adicionar, escolher 1 música/toque (e ouvi-lo), o botão Yes no canto superior direito fica Verde, mas n consigo que assuma, ou seja acabo por não conseguir adicionar. Alguém pode pf testar, app 4.2.4, KitKat 4.4.4. Obrigado desde já.

    • João Paulo Ferreira says:

      Olá Paulo!
      Eu também tenho este home kit, mas não consigo por a radio portuguesa, adicionei o ip que mencionam no artigo do link pelo método do ficheiro host, no entanto nunca aparece nenhuma rádio no tab “local”, como é que fez?
      Outra coisa que também não consigo é ter notificações no telemóvel, tenho algumas automações programadas e que deveriam enviar notificações para o telefone, por ex ao abrir a porta de entrada de casa, mas no entanto não recebo nada…
      Por fim e para não chatear mais, como fez a integração com o Google assistant? Já activei a tal opção escondida, mas falta o resto… Se puder ajudar, agradecia!

      Abraço.

      • Paulo says:

        Olá João Paulo. Para a radio em português, só existe uma radio por enquanto como tinha escrito, mas a tecnica usada permite acrescentar os rádios internacionais (não chineses) disponiveis. O método que usei e que funcionou é ir as definições de rede do wifi de casa configuradas no telemóvel onde tenho a app Mihome instalada »»» Gerir definições de rede »»» Mostrar opções avançadas »» Definições ip fixo »»» nos DNS 1 e DNS 2 colocas o ip 82.146.38.202 »» Guardar e já está (aconselho a fazer um prinscreen ou apontar as configurações existentes antes de mudar.) Depois vais a a app Mihome na gateway Radio »» Add »» e já aparecem outros radios no Local entre eles a radio Comercial. Depois de colocar os radios que quiseres como favoritos, podes voltar a repor as configurações como estavam.
        Das notificações , não consigo ajudar. O meu é um telemóvel Android 6.0
        Da integração, ainda não tentei nada com a Google. O programa que falei foi o Home Assistant. https://home-assistant.io/

        • João Paulo Ferreira says:

          Obrigado Paulo, já funciona, e penso que também já adicionaram a radio Vodafone, essa ainda não testei.
          Agora vou testar o Home Assistant…

          Grande abraço!

          • filipe says:

            Caro João Paulo Ferreira, conseguiu colocar as notificações a funcionar? Se sim, como! Tenho o mesmo problema, nao consigo que a APP me envie notificações para o telemóvel quando o sensor da porta ou o alarme são accionados.

        • Hugo says:

          Boas,

          Quando alteror os DNS para os indicados (82.146.38.202) perco acesso à internet.. Ficando apenas ligado à rede. Alguem consegue ajudar?

  25. Marcelo says:

    Boa Tarde Paulo, Obrigado pelo feedback. Eu fiz de facto isso mas no iphone quando acede ao about tenho apenas 3 opcoes. Depois faco um duplo “clique” numa zona um branco nesse quadro e aparecem as opcoes de developer mode. E entao aparece uma opcao em mandarim que me permite ativar o que diz e nostra uma chave. Até ja fiz o refresh da chave e nada. Pode ser a firewall de meu PC que está a bloquear. Mas os passos sao estes certo? Tambem testou em windows? A seguir vou instalar no meu raspberry para ver se resolve.. e se nao der testo em Linux. Mas foi optimo saber que nao é problema do router. Em relacao aos sensores de estore estava tentado nos fibaro mas sao caros e precisava de controlador zwave certo?

    • Paulo says:

      Sim. Esta chave é necessaria para o Home assistant reconhecer a gateway e todos os sensores ligados nela. Quanto ao programa hass, sim, testei em windows no inicio, mas passei para o raspberry e tenho configurado tudo nele. É a gateway principal de todo o sistema em paralelo com as aplicações da Xiaomi e Broadlink.
      O programa da Xiaomi que uso corre em Android 6.0.
      Dos estores a solução que fala em fibaro e zwave tenho lido que funciona bem, mas não tenho experiência da mesma. A grande vantagem pelo que li é o tal retorno de informação do estado do estore. Para o preço/ necessidade/utilidade preferi a minha solução embora menos funcional mas que me satisfaz.

      • Marcelo says:

        Ficou excelente! Era mesmo problema da firewall que bloqueava multicast. Tive que instalar alguns pacotes python à mão por falta de dependências. A além do tema da firewall tive dificuldade com as Yeelight porque era preciso ativar o modo de programador em cada lâmpada. Ficou excelente. Concordo que de facto é difícil de mexer, mas com umas boas horas nisto, o resultado final fica interessante. Parte dos meus estores têm 4 interruptores no mesmo e não é fácil substituir.

        Os livolo que fala são estes?: Têm bom aspecto, mas acabam por ficar ao mesmo preço do fibaro. Ou encontrou outra versão mais em conta?
        http://www.livolo-france.com/en/home/77-commande-volet-roulant-store.html

        Permita-se abusar do excelente conhecimento que tem e perguntar: Eu tenho um sensor magnético de abertura de porta. E queria disparar um alarme se a porta estiver aberta mais de 15 minutos (ou até mesmo um e-mail). Com a HA estou certo que conseguimos. Já explorou se há algo que permite programar acções nesse sentido? tipo: Se porta_exterior aberta +5m, fazer acção X. Obrigado!

        • Paulo says:

          Quase. Este modelo que apresentou não tem o remote controle (R). O correcto é VL-C702WR.
          Eu comprei no Aliexpress, por metade do preço (uns 26€ cada) Tive algum receio por causa da alfandega. Não sei se foi sorte, mas passaram com validação da alfandega. (etiqueta verde) Em todos os casos, fiz as contas e mesmo se pagasse alfandega, ficava mais barato do que comprar nestes sites europeus. (ainda falta acrescentar os portes de envio aos 41 € no site europeu) Quem vende no ali aparentemente é mesmo o fabricante Livolo https://pt.aliexpress.com/item/FREE-Shipping-Livolo-EU-Standard-Touch-house-home-led-remote-curtains-Switch-VL-C702WR-11-with/724732350.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.V6XldZ e no meu caso mandaram isso muito rápido (menos de 2 semanas:já foi o ano passado) Só não sei se darão garantia como ao comprar na Europa.
          Mas confirme bem antes de comprar se são compatíveis com os seus estores. Eu só tenho 2 botões (para levantar ou descer) Também veja as limitações do RF que apresentei uns posts acima.

          Quanto a programação do HA, penso que seja possível fazer o que você disse. Muito do que consegui foi a experimentar e com muita paciência. Pela sua experiência, até me parece que tem mais conhecimento que eu. Explore os forums do Home assistant. Tem lá muita informação de vários projectos e eles ajudam até a tirar duvidas. Boa sorte nas suas programações.

          • Marcelo says:

            Boa noite! Com algum esforço confirmo que é possível! Fiquei um pouco mais entusiasmado com o tema e além desses avisos ainda consegui configurar as notificações push para o telefone. Configurei um alarme que é personalizado também no interface. E no dashboard também consegui colocar imagens da camera CCTV com render a cada 2 segundos e clicando permite ver em tempo real. Já tenho os triggers do sensore de movimento com as luzes em determinadas horas também! E deu para colocar o alarme com base neste software e podemos indicar os sensores que queremos utilizar e permite alarme de duas zonas, coisa que o xiaomi não permitia. Além disso também tem trigger de 120 segundos (que pode ser alterado para permitir a entrada para desactir alarme). Este software é excelente. Obrigado pela partilha! Só tenho agora 2 temas que me incomodam.. #1 A sirene da xiaomi é baixa. Queria ver se encontrava uma compatível com o HomeAssistance. E não vou conseguir trocar os interruptores dos estores porque são duplos e queria experimentar o fibaro. mas para isso vou ter que te um adaptador Z-WAVE. Estes Livolo têm bom aspecto e vou encomendar um para ver como corre na substituição dos interruptores normais. O meu da xiaomi era ligeiramente mais largo que a caixa da luz e tive que fazer uns ajustes para entrar (que queria evitar). Mais uma vez, Obrigado pela partilha!

        • Nuno Dionisio says:

          Olá Marcelo.

          Seria possível detalhar um pouco mais sobre o que fez para resolver o problema do Gateway não ser reconhecido no HomeAssistant na sua rede da meo?

          Tenho 1 colega com 1 problema semelhante e ajudaria se pudesse partilhar mais informação.

          Obrigado desde já,.

          • mrodrigues says:

            Olá Nuno,

            Eu inicialmente pensava que era o router da MEO, mas depois percebi que era o meu PC Windows que estava a bloquear multicaste. Depois tentei com um raspberry e não tive qualquer dificuldade. Só me lembro que instalação não foi trivial. Mas de facto era a firewall do PC (Mcafee, penso eu) e não da MEO. Contudo li em fóruns que podem haver routers que fazem esse bloqueio, pelo que o recomendado é ter o multicast.

  26. Nuno Nunes says:

    Boas,
    Há algo do género da xiomi ou outra marca compatível com este kit home para tornar os estores?
    Obrigado

  27. Ricardo says:

    Boas
    Estou extremamente tentado a comprar este kit mas tenho um senao relativamente a garantias se eventualmente agum equipamento estiver ou passado meio ano tiver alguma anomalia que poderei eu fazer ou a quem reclamar?

  28. alexandre says:

    olá pode usar esse kit com comando de voz igual a lâmpada da Xiaomi pelo smartphone??

  29. jtsantos says:

    Boa tarde,

    Venho por este meio questionar se é possivel algum tipo de configuração ou integração que permita este sistema enviar sms/chamada para o telemóvel de forma a que caso o alarme seja disparado em vez de se consultar a app receber de imediato uma sms ou uma chamada.

    • Hugo Cura says:

      SMS ou chamada não é possível, apenas notificação. Portanto, será necessário estar permanentemente com uma ligação à Internet para receber a notificação.
      Para quem considere que a notificação não é suficientemente “forte” para notificar de uma intrusão, é possível utilizar serviços como o IFTTT, capaz de desencadear uma outra ação ao surgir uma notificação da app Mi Home.

      • jtsantos says:

        Não vêm mesmo nenhum tipo de integração que possa ser feita para ter essa mais valia?

        Obrigado

      • Filipe says:

        Olá,
        Alguém me consegue ajudar?
        Tenho alarme programado e sensores de portas a funcionar, tudo a funcionar correctamente mas nao recebo as notificações Push ! ou seja, o alarme dispara quando deve disparar, aceden as luzes e tudo o que programei, mas nao recebo as notificações no telemóvel!

        • Marcelo says:

          Notificações desta app estão ativas no telefone?
          Tens logon efetuado na aplicação móvel? Isto é, quando abres consegues ativar e desativar alarme e ver histórico dos sensores? IP do xiaomi tem acesso à internet? Tipicamente estes casos estão relacionados com as permissoes das notificações no telemóvel.

          • Filipe says:

            Sim, notificações activas no telefone (vi especificamente se a aplicação tinha essas permissões.
            consigo activar e desactivar o alarme pelo telemóvel. Consegui criar as ligações dos sensores com a APP e tudo está a funcionar, excepto, as notificações. O alarme dispara quando deve disparar, da forma que deve disparar, mas nenhuma notificação no telemóvel.

          • Filipe says:

            Sim, notificações activas no telefone (vi especificamente se a aplicação tinha essas permissões.
            consigo activar e desactivar o alarme pelo telemóvel. Consegui criar as ligações dos sensores com a APP e tudo está a funcionar, excepto, as notificações. O alarme dispara quando deve disparar, da forma que deve disparar, mas nenhuma notificação no telemóvel.

        • Marcelo says:

          Então devia estar efetivamente a funcionar. Diria que pode ser qualquer tema do Android com o Smart home. Se dá para ativar alarme (fora da ligação de rede wifi local) as notificações também deveriam funcionar. Lamento mas como não passei pelo mesmo não consigo ajudar

    • Marcelo says:

      É exactamente como o Hugo descreveu. O software da Xiaomi não permite.

      No entanto eu tenho a componente de notificações por SMS a funcionar com esta central porque fiz a integração da Xiaomi no Homeassistant (https://community.home-assistant.io)

      Permite usar todos os sensores da Xiaomi e configurar acções, como enviar SMS’s para números pré-definidos. Uso um serviço de SMS compatível com o Home Assistant em que cada mensagem deve rondar os 8 cêntimos.

      A integração neste software é muito morosa e exige haver uma máquina ligada (eu uso um raspberry W ZERO para poupar em recursos/energia), mas no final do dia ficamos com um sistema 100 customizável, compatível com uma panóplia de sistemas/serviços (e.g. Sistema de CCTV, Google, IFTT, Metereologia, Sistemas SOM, Televisões, Alarmes, Automação,Aspiradores,…)

      Mesmo não sendo fácil, aconselho vivamente!

  30. jtsantos says:

    Obrigado Marcelo!

    Se puder dar mais detalhes dessa configuração seria uma partilha interessante.

    Cumprimentos

    • Marcelo says:

      Viva, Aqui vai a info mais detalhada para o envio da SMS:

      É preciso configurar conta, por exemplo neste serviço de envio de SMS que suporta o homeassistant:
      https://help.clicksend.com/Integrations/home-assistant

      Depois no HomeAssistant a configuração é bem complexa e aconselho a seguirem tutoriais disponiveis no site, pois têm de integrar a central da Xiaomi. E antes disso é preciso instalar todo o software. Existem muitos tutoriais, mas de facto esta parte exige conhecimentos de IT.

      Depois de ter o homeassistant a correr, basta criar o agente de notificação da seguinte forma:

      notify:
      – platform: clicksend
      name: ClickSend
      username: CLICKSEND_USERNAME (será dado pelo site do click2send)
      api_key: CLICKSEND_API_KEY (será dada pelo site click2send)
      recipient: PHONE_NO (telefone de destino)

      Podem configurar aqui múltiplos telefones para despoletar avisos de acordo com diversas variantes..

      Depois é preciso criar a acção.. quando algo acontece, faz o envio da mensagem, tipo:
      action:
      service: notify.clicksend
      data:
      message: “mensagem especifica consoante o sensor, etc…”
      title: “Titulo da Mensagem aqui”

      O grande desafio não é esta parte, mas sim começar por ter o HomeAssistant instalado na máquina depois a funcionar com o Xiaomi. Depois disso é tudo gerido por um ficheiro de configuração e nesse caso já consigo dar algum apoio se necessário! Agora o tema da instalação é que é de facto dificil apoiar porque tem muitas variantes por onde pode correr mal. Mas nada que uma boa pesquisa no Google não resolva.

  31. jtsantos says:

    Muito obrigado Marcelo pela ajuda.

  32. Hugo says:

    Boas.

    Estou interessado em comprar este kit (o 6 em 1 dr preferencia) mas como faço para passar na alfandega sem problemas? Nao vejo a opçao priority line disponivel. Alguem pode ajudar?

  33. Marcelo says:

    Viva,

    Acabei de validar.. priority line, spain express está disponivel. No meu caso é logo a primeira opção. Estás mesmo no site gearbest.com?

    • Hugo says:

      Boas,

      Não é na opção shipping cost que deve escolher a priority line? Desculpa mas sou muito leigo nisto! É que ai apenas me aparece:
      Unregistered Air Mail
      Registered Air Mail
      Expedited Shipping

      • Marcelo says:

        De facto é estranho. Selecionei outro item (xiaomi) para experimentar e nao vejo a opcao de Espanha. Alguém saberá o porquê? (Não encomendei nada nos últimos meses mas deduzo que isto seja alteração recente pois vejo la muitas opções adicionais)

    • Hugo says:

      Boas,

      Ja percebi que é so no momento do pagamento que escolhemos o metodo de envio.
      Contudo apenas tenho disponivel:
      Netherlands Registered
      Sweden Registered
      EU Registered
      Belgium Registered

    • Hugo Cura says:

      Tanto quanto sei, devido a uns problemas recentes (desde há cerca de 1 mês) com o desalfandegamento em UK, o método de envio Priority Line foi desativado para alguns tipos de produtos, onde estes kits de smart home estão incluídos.
      Também é sabido que estão a ser testados novos métodos. Vamos aguardar por novidades.

      • Hugo says:

        Ola Hugo, entao desse modo aconselhas a estar quieto ate existir um metodo de envio fiavel, certo?
        É que alem disso queria mandar vir uma mi band 2 para oferecer num aniversario no final deste mes.
        Mas o pplware esta a testar e isso? Contam ter novidades quando?

        • Hugo Cura says:

          Para os produtos que deixaram de ter disponível o Priority Line e custam mais de 22€, sim.
          Para o caso de uma Mi Band 2, que custa menos de 22€, dificilmente passa na alfândega, pelo que poderá chegar até ao final do mês. Há ainda que ter em atenção que neste momento está a ocorrer uma interrupção nacional na China, devido a festejos, e só voltam ao trabalho a 100% dia 9.

          Nós não estamos a testar, estamos sim a tentar recolher informação fidedigna, sem datas.

      • jgago says:

        Eu estou à espera do meu kit desde o dia 20 de Agosto. Está na Inglaterra desde o dia 29 de Agosto e não sei se chegará. Já fiz uma reclamação agora estou a espera que me enviem novamente.

        • Hugo Cura says:

          Estamos à espera de receber duas encomendas e ambas sofreram uma demora de 29 dias em UK (já seguiu para Espanha). Chegou a UK dia 28. Diria que a tua, se ainda não saiu, deverá estar prestes a sair.

  34. Hugo says:

    Ola Hugo,

    Na Banggood não encontro o 6 em 1. Consegues encontrar?

  35. Diogo says:

    Boa noite, alguém sabe como configurar mais rádios tendo eu instalado a App no iPhone?

  36. Joao Bento says:

    Boa noite,

    Não consigo efetuar um conta no MI.Home, já tentei de varias maneiras e sempre sem sucesso. Nunca recebo o email de confirmação para a conta ser autorizada.

  37. Carlos Ferreira says:

    Boas pessoal. Tenho o Kit Xiaomi Home instalado mas o meu maior problema são as configurações de intervalos de tempo que os sensores ficam ativos e/ou desativos. Por exemplo, o sensor de porta está ativo das 23h00 até às 08h00, mas por mais que tente, não consigo acertar nas horas devido à TimeZone.
    Alguém me pode esclarecer que TimeZone tem que estar definida e no efective time que horas devemos colocar, se pelo horário Português, se pelo horário Chinês?
    Já agora, todo o sistema está conetado ao Xiaomi Wifi R3D que por sua vez está ligado ao Router da NOS…
    Obrigado.

    • jgago says:

      No meu caso tenho nos settings o Locale=”Mainland China” e por isso quando faço a configuração adiciono sempre 7h. Por isso eu recebi uma notificação às 13h19 minutos com uma mensagem em chinês como se fosse 20h19. No teu caso penso que deves considerar das 06h00 até às 15h00. Podes fazer as experiências usando na zona da “automation” o “Gateway ligh timer” e por ai acendes a luz por alguns minutos e percebes se a diferença são as 7h ou não.

    • Marcelo says:

      Olá Carlos!
      Também passei por isso. O fuso horário é da China (julgo que de Xangai: https://24timezones.com/pt_horamundial/shanghai_hora_local.php).
      Posso validar na configuração que tenho, mas julgo que são 7 horas. (a dúvida é se são +7 ou +8 horas, mas é uma destas).

      Sugeria experimentares coisas simples como disparar o alarme se houver movimento num sensor em determinada hora. Vais colocando um valor alargado tipo das 0h00 às 23h00 e depois vais reduzindo até encontrar exactamente a hora onde estás.

      • Carlos Ferreira says:

        Obrigado. Vou testar!
        O facto do Xiaomi Router estar aqui pelo meio terá alguma influência?
        É que o Router também está com TimeZone +8 e de vez em quando aparece na App Mi-Wifi uma notificação para fazer Reset ao TimeZone…

        • Marcelo says:

          Penso que não tem influência. Com servidor mainland China deve ser efetivamente as 7 horas. Mas nada como alargares o período às 24 horas (totalidade do dia) e ir reduzindo até porque o trigger deixa de funcionar. Nesse momento consegues perceber exactamente qual será o fuso horario a determinar. Curioso que eu nas tomadas Xiaomi não preciso deste desfasamento, mas nos restantes dispositivos tenho que colocar o tal desfasamento das 7 horas para funcionar.

  38. Hugo says:

    Ola Hugo C,

    Encomendei através da Banggood no dia de ontem escolhendo a opção que indicas-te no outro dia ‘Priority Direct Mail ‘, a encomenda já esta hoje como Shipped, contudo ficou com um Tracking Number que termina em ‘NL’ isto não poderá trazer problemas depois a nivel de Alfandega? NL não significa que vai para a Holanda? (Desculpem a ignorancia…).

    • jgago says:

      Em principio não pois se eles mandam para Holanda é porque tem lá algum acordo de importação para não pagar impostos, e depois quando chega a Portugal é deve ser considerada uma encomenda dentro da comunidade europeia. Corrijam me se estou errado.

      • Nuno Dionisio says:

        Eu não teria tanta certeza assim. Antigamente era verdade. Agora se vier via Holanda, Bélgica, República Checa ou Suiça, vai muito provavelmente passar pela alfândega.

      • Carlos Ferreira says:

        Bem, das várias vezes que fiz compras e que viessem via NL, apenas 1 ficou na Alfândega. Penso que não haja uma regra, é apenas por seleção…

    • Hugo Cura says:

      Sinceramente, escolhendo esse método, julgo que não deveria vir por PostNL. No entanto, tudo indica que o método continua funcional, pode é ser um tipo de transporte diferente da PostNL.
      Depois atualiza-nos quanto a isso.

      • Hugo says:

        Ola Hugo,

        Encomenda feita dia 14 de Out, escolhendo como indicado Priority Direct Mail. Veio como indicado por Post NL, mas sem qualquer problema a nivel de Alfandega. Isto porque existiu tentativa de entrega por parte dos CTT, mas não me encontrava pelo que amnhã vou levantar. Depois confirmo se veio tudo ok. Mas quanto ao método de envio, foi sem problemas.
        Destaque ainda para o serviço, pois questionei sobre o facto do Post NL, e logo indicaram que o metodo escolhido era para evitar Alfandega, mas se tal acontecesse que devolviam o dinheiro que fosse gasto com as Taxas!

  39. Nuno Pereira says:

    Bom dia, antes de mais peço desculpa se a pergunta for repetida, mas já está muita informação e pode-me ter escapado..

    Será que existem sensores de luminosidade?
    A minha ideia era, se o sensor de movimento\abertura fosse activado e estivesse escuro acendia a lâmpada!!!
    Em alternativa teria que jogar com as horas e andar a actualizar mensalmente, ou em alternativa como tenho com um interruptor wemo que activa com o horário soldar.

    Obrigado e os meus parabéns

  40. Pedro says:

    Não existe algo do género desse kit mas europeu com as nossas tomadas? Até pode ser comprado em Portugal e um pouco mais caro.

    Alguém sabe de algo do género sem ser de operadoras.

    THANKS

    • Marcelo says:

      Existem muitas opções. Uma delas é a TP-Link HS110 que podes comprar na Worten. Integração com Xiaomi é complexa porque tem de ser via software externo (e.g. Homeassistant). Mas também tem controlo via telemóvel. Não são caras.. uma tem medição de potência. Modelo ligeiramente mais barato não mede potência.

  41. Pedro says:

    Muito obrigado Marcelo alem da tomada na worten existem outros componentes como do kit da xiaomi?

    • Marcelo says:

      Existem muitos kit’s, com muitas tecnologias. Isso só por si dava lugar a um post único. Tens fóruns dedicados à domótica onde podes ter mais ajuda.

      Kits sem fios, com fios, que usam cablagem elétrica, …

      Como procuras algo para ver em loja e adquirir na hora, podes tentar os kits da Leroy Merlin, porque eles lá algumas coisas com demonstração.

      A ikea também tem agora algo, mas não explorei e vi apenas que acende e apaga luzes, mas deve ser mais complexo.

      Tirando isso, para ver em loja e comprar não faço ideia de mais alternativas.

  42. Ricardo says:

    Bom dia , alguém comprou os interruptores xiaomi aqara ZigBee? Alguém sabe como ligar ? Eles vêm com 0 line , estou com dificuldades em instalar . Agradeço se alguém conseguir ajudar

  43. Diogo says:

    Boa tarde,

    Uma dúvida é possível ter 2 regras do género.
    Eu tenho uma regra no meu telemóvel que diz se estou a mais de 100m de casa então corre a Scene de Leave Home onde entre desligar as luzes ativo também o alarme.
    A mesma coisa para quando estou a menos de 100m de casa então faz o back to home.
    É impressionante como funciona espectacularmente bem! Mesmo top este kit só me tem surpreendido.

    Bem a minha dúvida é:
    Queria colocar esta app no tlm da minha mulher pk as vezes esqueço-me de desligar (ainda só tenho no meu tlm) o alarme uns minutos antes da hora que sei que ela chega a casa e então lá aquilo dispara o alarme.
    Alguma ideia de como fazer isto? A questão nem é muito o chegar porque ela chega regra geral primeiro que eu a regra podia ser a mesma. O pior é o quando saímos ela sai primeiro eu ainda fico em casa. Ela ao estar a mais de 100 m aquilo arma o alarme e eu dentro de casa vou ficar a acionar o que faz ele disparar. LOL

    Ideias aceitam-se.

    Obrigado,
    Nuno Mendes

    • Marcelo says:

      Tive exactamente o mesmo problema e não consegui ultrapassar, tornando esta excelente feature obsoleta para ativar o alarme. (a de desativar efetivamente não corre risco em desativar 2 vezes). Tinha a agravante adicional de consumir mais bateria porque fica com modo de GPS always on.
      O que fiz foi configurar iste modo via HomeAssistant que se liga por bluetooth aos telefones e apenas ativa este modo quando ninguém está em casa. A sugestão do HomeAssistant é capaz de ser muito complexa para o efeito. Uma alternativa que eu usei no inicio foi ter um push-button nas 2 portas de saída e o último a sair tem que se lembrar de carregar no botão. Uma terceira dica que não é bem igual, mas ajuda: Programar auto/arm e disarm entre as 02h-05h, que são as horas mais críticas. Possivelmente várias destas combinadas..

    • Filipe Santos says:

      Boas, alguém me pode explicar onde se encontra essa função? GPS

  44. Hugo says:

    Programei o botão wireless para uma função, mas agora queria mudar para outra e não consigo…
    Alguem me sabe indicar como fazemos para mudar as funções?

    • Hugo says:

      Ninguem me consegue ajudar com isto?

    • Hugo Cura says:

      Não estou a perceber exatamente qual é o problema. Escolhendo o interruptor, depois em “Scene” surgem logo as configurações já feitas. Basta premir para ver os detalhes. Depois há opções para alterar ou mesmo apagar essa configuração.
      Não é assim que aparece?

      • Hugo says:

        Ola,

        Eu escolho o interruptor e vai log para o “log” e não vejo nenhum depois “mais” opções disponiveis. Deve estar a falhar-me algo.

        • Hugo Cura says:

          No secção “Automation”, separador Profile, estão também listadas todas as configurações com os dispositivos ligados à Gateway.

          • Hugo says:

            Podes não acreditar, ou eu ser um tanso nisto. Mas tambem por ai vou sempre apenas parar ao “log” do interruptor.

          • Hugo Cura says:

            Não compreendo onde estará aí o problema. Onde tem Log, à esquerda tem Scene (screenshot aqui).

            Em Profile > Automation, aparecem listadas todas as “scenes”, que são todas as configurações. Um clique em cima de uma configuração do interruptor leva às opções dessa configuração.

            Se continuar a não dar, desinstala e volta a instalar a app.
            Existe também uma nova versão, disponível apenas a partir da própria app, em Profile > Settings > Check for updates.

  45. jtsantos says:

    Boa noite ao dia de hoje onde posso comprar o kit 6 em 1 versão 2 do gateway sem alfândega?

    Obrigado

    • Hugo Cura says:

      Na Gearbest com o método Priority Line > Spain Express não há problemas de alfândega. Atualmente, para que esse método seja disponibilizado, o valor da compra tem de chegar a 85€. A partir daí já poderá ser escolhido.

  46. jtsantos says:

    Sim o que quero é mesmo o que o Nuno Dionisio disse. Podem indicar-me um link onde seja com toda a certeza a Versão 2.

  47. Tiago Santos says:

    Bom dia, gostaria de saber se consigo acessar externamente. Exemplo – Eu estou na rua(fora de casa) e desejo ver a câmera ou ligar o ar-condicionado, eu consigo fazer isso ou só consigo controlar estando no mesmo wi-fi?

    • Hugo Cura says:

      É possível fazer remotamente, a partir da app Mi Home.

      • Tiago says:

        como eu faço isso? Não consegui.. o objetivo é estar em qualquer lugar e ter acesso ao gatway que esta em minha casa.. como eu faço isso no app? Eu viajo muito e gostaria de acompanhar a câmera ou até mesmo ligar o ar-condicionado mesmo estando longe de casa..

        • Hugo Cura says:

          Por que razão não conseguiste? Não tem nada que saber, basta ter Internet em casa e o Gateway corretamente configurado. O serviço gere todo o resto e a app liga-se ao serviço.

          • Tiago says:

            Sim, más Hugo a pergunta é a seguinte. Na rede interna eu consigo trabalhar normalmente, o gatway configurado e tudo funcionando. a pergunta é.. o smartphone/tablet com o app Mi Home deve estar na mesma rede que o gateway, se eu estiver por exemplo em outra cidade ou em outro país, eu consigo acessar o gateway? preciso de um serviço DDNS? NoIP?

          • Hugo Cura says:

            Sim, consegues aceder sem problema. Basta o login na app Mi Home, seja qual for a rede de dados.

          • Tiago says:

            Consegui aqui sem problema.. Uma outra dúvida, é se tem como eu trocar o Wifi do dispositivo uma vez ja configurado. Quando eu entro no aplicativo Mi Home eu vejo em qual wi-fi esta conectado, porém não tem opção para alterar. é possível fazer isso?

  48. Paulo Alves says:

    Boas,
    Gostaria de saber se este sistema também guarda o registo da temperatura e humidade.
    Em caso afirmativo, com que frequência são feitos os registos e se os disponibiliza num ficheiro para tratamento de dados.
    Obrigado pela atenção.
    Paulo Alves.

    • jgago says:

      Tenho a ideia que o sistema não guarda nada localmente no gateway. Mesmo os Logs das acçoes era interessante poder descarregar essa informação para posterior análise. Talvez a única forma de conseguir esses logs é usando algum SW de homeautomation do tipo NodeRed ou HA, e com queries conseguir de x em x tempo questionar o device e guardar esses registos em ficheiro. Fiz agora uma experiência em que desliguei o router e não consigo ver logs recentes, mas só alguns que tinha descarregado. As temperaturas só consigo ver a temperatura actual e não se vê nada nos gráficos.

      DESCOBRI agora uma coisa interessante se abrirem o link https://app-ui.aqara.cn/temperature/en/index aparece-vos o gráfico das temperaturas/Humidade, mas sem dados, possivelmente é uma questão de colocar os parâmetros correctos no link é já dá para ver o gráfico preenchido. Se alguém conseguir sniffar a net na app android talvez consiga descobrir quais os parâmetros que se devem enviar.

      P.S. Alguem conhece algum site de preferência em Português sobre este GW?

  49. filipe says:

    Para quem tem problemas de alcance do sinal de wifi e entre gateway e sensores, é possível conectar dois gateways em simultaneo (fica um numa divisao a controlar alguns sensores e outro noutra divisão a controlar outros)?
    É possivel ter o gateway a comunicar com os sensores sem estar com acesso à internet (exemplo, sem estar com acesso à net, quando o sensor movimento activa o gateway dispara o alarme) ?

  50. Tiago says:

    Bom dia.
    Li e decidi comprar o Kit de 6 Equipamentos da Xiaomi Mi Home.
    Queria-lhe perguntar se há no mercado, uns “reles” que interagem com o Gateway? O efeito é para iluminação, queria controlar ligar/desligar mas não me possível alterar a própria iluminação, tenho focos Led no teto falso!

    Ponderei instalar umas tomadas elétricas que faz esse efeito, mas havendo uns reles era bem mais simples.

    Agradecia imenso uma ajuda.

    Cumprimentos

    • Nuno Pereira says:

      Bom dia, um interruptor não resolvia o problema?
      https://www.gearbest.com/access-control/pp_626698.html
      Bastava substituir pelo interruptor original, só não sei é se tiveres tipo comutador se funciona (vários interruptor para as mesmas luzes).

      • Tiago says:

        Obrigado Nuno Pereira por a resposta, mas não ajuda porque tenho um interruptor de 3 teclas, e pelo que li ainda não vi no mercado algum que tenha 3, mas sim no máximo 2! E sei que é preciso uma boa bricolage para aplicar o mesmo, e eu para não ajudar tenho papel de parede nessa parede do interruptor.

        • mrodrigues says:

          Boa Tarde,

          De facto não conheço interruptores com 3 botões. O que tenho tem apenas 2.
          Sugestão1: Passar essas 3 fases a 2 e fica apenas com 2 botões, resolvendo o problema.

          Sugestão2: Não sei o tamanho do interruptor, mas com o minimo de bricolage pode colocar um interruptor simples e um interruptor duplo.

          Sugestão3: Colocar as tomadas eléctricas da xiaomi ligadas aos transformadores do teto falso. Deduzo que se colocar à saida do interruptor seria 3 tomadas. Depois pode colocar os interruptores wireless que quiser para dar ordem de ligar/desligar. Estes interruptores que menciono podem ser colados na parede e ficam com muito bom aspecto.

      • jgago says:

        Tb estou interessado numa solução dessas, mas eu não quero alterar o interruptor original. A solução que estou a pensar fazer é usar este interruptor da xiaomi e colocar no tecto falso na linha de alimentação de todos os focos de led, mas para isso possivelmente terei que “canibalizar” este interruptor para conseguir passar pelo buraco dos focos. Fiz uma procura muito rápida na net sobre relés zigbee e parece-me que são mais caros que esse interruptor, e não sei se o xiaomi seja 100% compatível com o standard zigbee. Também é preciso ter em conta a distancia que se vai colocar o interruptor/relé do gateway, pois se ficar no limite do raio de cobertura do GW pode ser uma chatice. Eu tenho 1 GW com vários sensores de temperatura/humidade e já por várias vezes tive que fazer o reset a sensores para que o GW os volte a reconhecer, isso no tecto falso não é muito prático.
        Sei que a Legrand já usa o protocolo zigbee, mas não sei os preços.

        Antes de se aventurar com a compra de um interruptor desses aconselho-lho a testar primeiro os sensores que tem para ver se não perde a ligação ao fim de poucos dias.

        Boas Festas

        • mrodrigues says:

          Confirmo que a Xiaomi tem tomadas e interruptores Zigbee, mas é uma implementação própria e não segue o standard. Com os interruptores nunca tive qualquer problema nem foi necessário reset. Só não percebo como é que ao manter os interruptores originais, vai conseguir ficar com a funcionalidade de ligar a desligar as luzes através destes interruptores originais?

          • jgago says:

            ” Só não percebo como é que ao manter os interruptores originais, vai conseguir ficar com a funcionalidade de ligar a desligar as luzes através destes interruptores originais?”
            Nem eu. LOL Foi uma resposta sem pensar. Desligar é sempre possível, o ligar é que já depende do estado do xiaomi que fica em serie na saída dos interruptores originais. A solução é deixar o interruptor original sempre ON.

  51. Tiago says:

    Boa noite! Irei Ver o q mais me compensa, neste momento já tenho um sistema de controlo de luzes, onde o interruptor é touch e é controlado através de um comando 433Mhz, idêntico aos comandos dos portões, não me queria desfazer dele, pois ainda foi caro. Ou aguardo que venha algo acessível compatível com Xiaomi, ou terei mesmo de optar por os Interruptores no teto ou mesmo as tomadas. Já agora, alguém que tenha já o Kit Mi Home m,e possa explicar como fazer upload de audio para ser reproduzido no Gateway, sff!? Obrigado

  52. João says:

    Bom dia;

    Tenho a alexa e o kit da xiaomi Smart Home no entanto n consigo fazer com que a alexa o “veja” ou seja ative e desative por voz. Alguem tem uma luzinha?

    Thanks

  53. João says:

    Bom dia;

    Tenho a alexa e o kit da xiaomi Smart Home no entanto n consigo fazer com que a alexa o “veja” ou seja ative e desative por voz. Alguem tem uma luzinha?

    Thanks

  54. Tiago Ribeiro says:

    Boa tarde,
    É possível controlar o kit fora de casa? ou apenas dentro da rede doméstica?

  55. António Ramos says:

    Boa tarde,

    Tenho uma questão a colocar. Tendo um sensor de porta por exemplo nuns arrumos que ficam na garagem do prédio é possivel o gateway detecta-lo estando no apartamento num 1andar? Obrigado

    • mrodrigues says:

      Boa Tarde,

      No meu caso, o sensor suporta bem a distância de 1 andar. Tenho um comando wireless que suporta diferença de dois andares, mas o sensor fica mesmo por cima da central.

      Se a sua distância não for muito grande, com alguma sorte pode funcionar.

  56. Filipe Nunes Rodrigues says:

    Bom dia, quais as diferenças entre as gerações dos Xiaomi Gateway? Pelo que sei existem 3 mas não explica quais são as diferenças para alem dos preços.
    Qual é o numero limite de dispositivos conectados ao Gateway?

  57. Pedro says:

    Boa tarde,
    A minha APP MiHome no Android quando configurada para Mainland China é quase impossível de programação pois os menus e submenus de opções aparecem em chinês e não inglês como no vosso vídeo.
    Haverá forma de conseguir, como no vosso vídeo, os menus e sub menus em Inglês?

  58. Leandro Saltori says:

    Tem alguma maneira dos interruptores LIVOLO RF 433mhz, funcionarem no xiaomi?
    Já tenho a automação feita com
    LIVOLO + Broadlink.. mas queria migrar pra Xiaomi sem mexer nos interruptores.

  59. Hugo Cura says:

    Para quem estiver interessado, está disponível o código de desconto GBFEB094, a um preço final de 66€, com portes gratuitos em Priority Line (sem alfândega).

  60. Luis Mendes says:

    Alguém me sabe informar se é possível adicionar por exemplo uma tomada broadlink ou só funciona com as xiaomi?

  61. Nuno Caldeira says:

    Viva Hugo,
    Uma questão que não consegui validar nos vários comentários.
    A tomada inteligente só funciona com o wireless switch ou pode funcionar através do MI Home APP? Isto é, controlar a tomada inteligente remotamente através da APP?

    • Hugo Cura says:

      Sim, através da app.
      A tomada inteligente é atuada remotamente pelo gateway. Pode ser a partir do plugin da tomada inteligente (dentro da app Mi Home) ou atuada por alguma condição configurada, com origem numa temperatura, humidade, botão, ou outros.

  62. Nuno says:

    Tenho muito receio de investir neste kit e depois ter problemas com os conversores das fichas modelo Chinês vs modelo Português… Perigos de curtos e afins… parece-me um bocado arriscado… Sabem se a Xiaomi esta a pensar entrar no mercado Europeu dentro em breve?
    Existe mais alguma solução do mesmo tipo (mesmo que ligeiramente mais cara)?
    Tudo o que encontrei rondava os 300 a 1000€…

  63. Hedi says:

    Bom dia ,

    Tenho uma dúvida em relação a este sistema,
    É necessário a gateway estar ligada á internet para todos os acessórios funcionarem ?
    Ou basta permitir apenas quando é necessário configurar algum dispositivo?

  64. Rodrigo says:

    Alguém que tenha instalado a app MI Home em IOS e tenha verificado que quase todas as scenes (automação) estão em inglês? Até os sensores de porta/janela e de humidade da aqara encontram-se em chinês, independentemente da linguagem da app estar em inglês e o local (China), o que se torna bastante difícil ao tentar automatizar o sensor de porta, ao abrir, acender uma luz (por exemplo)..

    • Marcelo says:

      Viva, de facto é indiferente a linguagem da App. Tens de alterar a linguagem do telefone para inglês e depois já consegues ver em condições pois vai aparecer em ingles na xiaomi. Eu tenho o meu IOS todo em inglês principalmente por esta aplicação! É triste porque é facil se corrigir mas eles nao se esforçam. Ja dei essa nota na loja do IOS, mas não deve adiantar de muito. pS: nota que teres ingles como segunda linguagem do IOS não resolve.

  65. miguel pinto says:

    Boas com mais ou menos dificuldade lá consegui configurar o meu Kit home tendo em conta que eu uso ios é bem diferente o apresentado no excelente tutorial agora só estou com uma dificuldade como posso ativar ou desativar o gateway? Cumprimentos

  66. Jose F says:

    Os interruptores duplos podem controlar estores?

  67. Tiago says:

    Alguém conhece alguma solução “low cost” que de alguma forma guarde o histórico num ficheiro, num cartão, etc? Não precisava de ter interface gráfica nem conectividade. Era só mesmo low cost, low power e guardar dados para mais tarde recolher. Obrigado 😉

  68. Hugo Trindade says:

    Boa tarde, estou um pouco confuso com a hipotése de controlo de estores. Será que se subsituir os interruptores de controlo de estores que estão montados na casa por estes: https://www.gearbest.com/access-control/pp_626699.html?lkid=11278035 , se consegue baixar e subir os estores todos da casa remotamente?
    Ou mesmo isso também depende do motor dos estores?
    Obrigado

    • Paulo106 says:

      Tambem estive a analisar o produto. Achava interessante porque permite ser integrado no ecosistema da Xiaomi (comando por Zigbee), mas pelas caracteristicas do produto, não me parece compativel. Dizem que é só para luz. Nas perguntas respondidas do site da Gearbest tambem dizem que não dá.
      Não sei se é mesmo essa a razão, mas aposto que seja o facto de não haver proteção e se poder carregar nos 2 interruptores de comando subir/descer ao mesmo tempo, o que não convem para comandar o mesmo motor.
      Por exemplo na marca Livolo, os comandos de estores são especificos para este objectivo. (pena que só tem disponivel comando por RF)
      Depois há o problema da caixa. Estes interruptores da Xiaomi não encaixam sem ter que alterar a caixa a medida europeia.

      • Hugo Trindade says:

        Obrigado Paulo, sabe se há algum que funcione com o controlador da Xiaomi? As caixas no meu caso por acaso têm 7 cms de profundidade.

        • Paulo106 says:

          Não. Da marca Xiaomi ou compativel com o ecosistema deles, não conheço nenhum. Mas a Xiaomi está sempre a inovar. Pode sair em qualquer altura se já não saiu. Da caixa, acho que é mais a largura porque as europeias são redondas e estes interruptores tem um fundo quadrado que ultrapassa as medidas standard europeias. MAs isso foi o que li em varios forums. Quem tiver instalado pode explicar melhor.

    • Marcelo says:

      Boa questão. Eu tenho este interruptor para comandar a luz e funciona muito bem. Mas nunca o liguei aos estores pois acho que não permite. Até porque estes botões sao de pressão. Será que tinha de carregar ate o estore abrir todo? Assim perdia o interesse. Mas não testei acima de tudo porque tive receio de danificar motor do estore

  69. Sébastien says:

    Boas, comprei o aquara HomeKit e alguns sensores, fiz a instalação facilmente, tanto na aplicação mi Home como no HomeKit, o meu problema é que tendo a Apple TV ou mesmo um iPad servindo de hub, deveria poder controlar fora de casa tudo e não é o caso, através da aplicação mi Home consigo usar fora de casa, no HomeKit so em casa por Wi-Fi, fora de casa diz sempre desconectado, será algum impedimento por parte do router? Tenho o Smart router da Vodafone, se puderem ajudar, agradecia.

    • Marcelo says:

      Qual á versão do teu Homekit e IOS? Eu não tenho Homekit, mas li algures que em alguns casos havia instabilidade no acesso remoto. Acredito que há de haver alguém aqui com Homekit que poderá dar uma ajuda!

  70. Marco André says:

    Boa Noite,

    A minha questão é a seguinte: Tendo eu os A/C com ligação direta, consigo controlar o A/C com o aparelho de tomada da anqara?

    • Hugo says:

      Sim consegue, mas há um problema, como o ac não está ligado por tomada ao aparelho da aqara o aparelho nao sabe se o ac está nesse momento ligado ou desligado. Por isso se controlar o ac também pelo comando tradicional ele pode estar desligado mas na aplicação da xiaomi aparecer como ligado por exemplo.

      • Marco André says:

        Essa era a minha duvida.
        Mas se eu quiser ligar o A/C, imaginemos que estou fora de casa, consigo ligar o A/C?

      • Marcelo says:

        É exactamente como o Hugo diz. Se o AC for controlado exclusivamente pela aplicação acaba por estar sempre “sincronizado”, mas sabemos que nunca acontece e depois é confuso.

        Um workaround interessante é colocarem um sensor magnético de abertura de portas/janela da xiaomi no ar-condicionado.

        Assim quando ele liga costuma abrir aquela deflector vertical, Portanto se colocarem lá o sensor, são exactamente quando é que está ligado 🙂

        A ideia é excelente e resulta muito bem, mas infelizmente não posso ficar com os créditos dela, pois vi num fórum!

        Outra dica: Há aparelhos de ar condicionado que emitem sinais IR diferentes de ligar e desligar. Nesse caso, basta apenas ignorar-mos o estado atual e forçar o “ligar” o AC, mesmo que na APP já diga que está ligado.

    • Hugo Cura says:

      Para aparelhos como AC, o adequado é utilizar um controlo remoto universal infravermelhos, com Wi-Fi.
      A Xiaomi tem um que se liga ao Mi Home:
      https://www.banggood.com/custlink/3K3GziGkmh

      Além de dar para definir ações automatizadas, permite também controlar todos os parâmetros remotamente (alterar modo, temperatura, fan speed, etc).

  71. Marco André says:

    Aproveito para colocar uma dúvida que me tem acompanhado neste processo de “compro ou não compro” o anqara home kit, que é o seguinte:

    – Consigo activar modo total de segurança da minha casa, como por exemplo dá para fazer num kit alarme das securitas?

    se sim, quais as maneiras de ligar e desligar o alarme quando entro ou saio de casa? Só através da app, ou existe algum “comando” para activar e desativar quando estou pronto para entrar ou sair de casa?

    obrigado.

  72. Marco André says:

    Boa tarde,

    Em caso de falta de energia, como se comporto o xiaomi kit home? Suponho que não tem rede GSM?

    • Hugo says:

      Pois em caso de falta de energia, nada feito.

      • Marco André says:

        Resumindo: em termos de “brincadeiras” de acender luzes, ligar aparelhos é óptimo mas como segurança de um apartamento ou moradia é bastante vulnerável.

        • Hugo says:

          Tudo é possível, poderia ligar o cérebro numa tomada protegida por UPS e assim nunca desligar. Os sensores porta janela não precisam de alimentação pois têm pilha o sensor de movimento tambem presumo que sim( nao tenho nenhum) por isso bastaria estar o cérebro ligado a uma UPS. Se não estiver mais nada o consumo é tão diminuto que deve aguentar uma semana ou mais sem energia.

          • Marco André says:

            Bom ponto de vista!
            Nao me tinha lembrado desse pormenor. obrigado pela dica.
            Já agora em caso de falhas no wifi, o xiaomi home kit como se comporta?

          • Marcelo says:

            Exactamente. Basta ligar a gateway e o router a uma UPS e aguenta-se muito bem.

            É preciso perceber se a falha de power vai afetar a operadora móvel (acontece isso na maioria dos casos).

            O recomendado é ter uma daquelas PEN’s wifi 3/4/5G, que ativam em caso de falha de energia, ou então um router que suporte 4G em como failover da rede cablada e assim mesmo que falhe a luz continuamos a ter acesso.

            Para mim esta solução é igual ou melhor que qualquer alarme, porque é altamente customizável. Única coisa que desconheço, porque não é minha área, é a fiabilidade dos sensores do ponto de vista de segurança para saber se é fácil a algum ladrão com mais conhecimento fazer um bypass aos mesmos. Até agora tem resultado muito bem, com alguns (poucos) disparos de falsos positivos e os restantes esquecimento meu de desligar alarme, pois ele ativa automaticamente baseado na hora.

            Pelo preço em causa, eu recomendo a compra e experiência com alguns sensores e depois dá para ir melhorando. Comecei com pack básico e já estar com 25 dispositivos.

          • Rui Ferreira says:

            Eu tenho um sensor de movimento e é por pilha, bastante duradoura, por sinal. Se não houver luz, atenção ao ups no modem!

  73. Filipe Sota says:

    Boa tarde,

    adquiri o Kit Mi home, estou com uma dúvida. Como faço para desactivar os alarmes de movimento dos diversos sensores, quando estou em casa e não quero que detecções?
    Obg

    • Hugo Cura says:

      Se queres utilizar o Kit como um sistema de segurança e não propriamente como um sistema inteligente, deves configurar as deteções apenas no Alert:
      – abres o Mi Control Hub > separador Auto > Alert
      – em Alert trigger device, escolhes qual dos sensores/interruptores queres que desencadeie o alarme
      – basta desligar o alarme (em Mi Control Hub > separador Hub > Alert disabled/enables) para que os sensores deixem de fazer deteções (embora na verdade estejam sempre a registar eventos)

  74. Filipe Sota says:

    Já o fiz. Mas continua sempre a detectar movimentos. Pensei que fazendo Disable no Trigger, deixaria de o fazer. Fazendo enable ao sair de casa ficasse com as funcionalidades de segurança activas e respectivo alarme e fazendo disable ao chegar a casa estes deixassem de existir. Se calhar esta funcionalidade não está prevista?

    • Hugo Cura says:

      Mas o que acontece quando deteta um movimento? Se acontece algo, é porque está configurado para acontecer! Se for pretendido só o alarme, então no Alert que referi acima, só é desencadeado o alarme por detetar movimento, alteração de sensor de porta ou clique num interruptor (dependendo das preferências.

  75. Filipe Sota says:

    De acordo Hugo. O que pretendia era que fosse utilizado como sistema de segurança, com tudo activo quando nos ausentamos, e “off” quando estamos em casa. Mas pelo que percebo isso nunca deixa de acontecer. Apenas consigo que não seja emitido alarme as notificações de movimento acontecem sempre. Será isto?
    Agradeço desde já as suas explicações.

  76. Nuno Santos says:

    Boa tarde, não consigo configurar o sensor de porta para funcionar por exemplo só de noite. Alguém me consegue ajudar?

    • Marcelo says:

      Boa Tarde Nuno. Se for como o meu o fuso horario é mainland china, por isso no periodo horario da automação deve colocar o fuso horário da china. No canto inferior direito de uma automação (pelo menos em ios) aparece o período horário na qual ela ativa.

  77. Ângelo Marrucho says:

    Olá Hugo. Excelente trabalho. Coloco-lhe só uma dúvida, é possível definir um período em que os sensores estão em funcionamento, ou dependendo da claridade no espaço?

    • Hugo Cura says:

      Sim, é possível os 2. Para qualquer regra automática, é possível definir o período. Depois, o gateway tem um sensor de luminosidade, que pode servir de condição para o funcionamento de qualquer dispositivo.

    • Marcelo says:

      Confirmo o que o Hugo a acrescento o seguinte: Por vezes usar o sensor do gateway não é prático, porque podemos querer saber a luz de outra divisão da casa. Nestes casos existem sensores de movimento da xiaomi que têm sensor de luminosidade embutido. Se for o caso, então quando fazem a automação no trigger desse sensor em particular é possível escolher uma opção que diz “Motion detected and indoor brightness is weak”.
      Não é grande coisa porque não permite definir o grau de luminosidade, mas é melhor que nada!

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