Aeroporto de Lisboa: Roubo de iPads, computadores portáteis…
Foi esta segunda-feira que o Ministério Público (MP) acusou 25 arguidos pela prática de crimes de furto qualificado, receptação e abuso de confiança.
Estes arguidos são funcionários de uma empresa de assistência em escala ao transporte aéreo, no aeroporto de Lisboa, que furtavam objectos de valor considerável e de fácil apropriação como iPhones, iPads, computadores portáteis, etc.
O MP requereu o julgamento em tribunal colectivo de 25 arguidos pela prática de crimes de furto qualificado, receptação e abuso de confiança.
Em causa está o facto destes funcionários de uma empresa de assistência em escala ao transporte aéreo, no aeroporto de Lisboa, terem por inerência das suas funções, acesso às bagagens dos passageiros, quando procediam ao seu carregamento ou descarregamento para e das aeronaves que as transportavam, no respectivo Terminal de Bagagens.
Segundo informações do MP, "No exercício dessas funções, desde data não concretamente apurada até ao ano de 2016, os arguidos apoderaram-se ou receberam, sabendo da sua proveniência ilícita, de centenas de objectos de valor considerável, de fácil apropriação, ocultação e venda, que os passageiros transportavam nas suas bagagens, designadamente artigos informáticos, computadores portáteis, iPods, iPads, telemóveis, artigos em ouro ou artigos de bijuteria, vestuário, relógios e perfumes."
Os arguidos encontram-se sujeitos às obrigações decorrentes do Termo de identidade e residência. O inquérito foi dirigido pelo MP na 2ª secção do DIAP de Lisboa, com a coadjuvação da PSP.
Este artigo tem mais de um ano
Roubar iPads e iPhones que n servem de nada pois sem appleID não fazem nada! são os aparelhos mais seguros do mercado .
Brilhante comentário à noticia apresentada. As usual.
Disse alguma mentira? Enquanto que androids ou Windows basta formatar o disco com iPads e iPhones sem o código nem formatar consegues logo sim é seguro.
Um amigo meu comprou um telemovel usado e nao reparou que estava bloqueado a conta iCloud, nao conseguiu entrar em contacto com o antigo dono, foi a uma loja chinesa onde trabalhava outro amigo dele, ele disse-lhe para usar o servico abaixo que era o que eles usavam com uma taxa de sucesso de 100% em qualquer iPhone. Portanto, ve, aprende, e aceita a tua ignorancia sobre tudo o que dizes:
https://www.netchimp.co.uk/webdesign/iphone-ipad-ipod-touch-tips/remove-unlock-bypass-icloud-activation-lock-iphone-ipad/#RemoveiCloudLock
Gonçalo, li o seu post e gostava de lhe solicitar a sua ajuda, acha o iPhoneIMEI.net confiável? Tenho um iPad 3 com o iCloud bloqueado mas não tenho conseguido ultrapassar este problema.
E o que é que isso tem a ver com a noticia? A vossa necessidade de meter à força a maça em todas as noticias é impressionante! Será algum trauma?
E não tenhas tanta certeza do que dizes…
maça = maçã
O meu comentário era para o Hugo, não para o Gonçalo, claro.
Tendo em conta que a notícia é sobre artigos da marca, faz sentido. Isso é mania da perseguição de tua parte e de outros tantos.
Mania de quê? A noticia é sobre artigos da marca? De que marca? Não sou propriamente fã da Apple, mas muito menos sou Anti-Apple, mas se me disseres onde posso comprar os seguintes artigos da Apple, faço uma vénia e dou-te toda a razão:
“artigos em ouro ou artigos de bijuteria, vestuário, relógios e perfumes”.
Ok, relógios, até tem, mas e o resto? A noticia é sobre roubos nas bagagens no aeroporto de Lisboa, não é sobre a Apple. E diria o mesmo se em vez de Apple falassem em SONY, Samsung, Nokia, ou outra marca qualquer.
Afinal, não sei quem tem a mania da perseguição…
A notícia menciona artigos Apple e, em relação a esses, o comentador original disse que esses, em específico, são perda de tempo em roubar devido ao mecanismo de segurança.
Portanto, onde está a questão? Ele diz uma verdade, relacionada com a notícia em questão. Era o mesmo que dizer que X mala de viagens tem mecanismo anti roubo.
Não vejo a dúvida LR.
Espero mesmo bem que sejas um troll. Senão tenho pena das pessoas que têm de lidar contigo no dia a dia.
Não é bem assim , à solução para tudo até para o AppleID.
HÁ solução para tudo, até para erros ortográficos! 🙂
Essa coisa seja a ser hilária, no Brasil os ladrões costumam devolver iPhones/iPads já que não podem fazer nada com eles depois. Ou mesmo nem roubam…
Até parece, aqui no Brasil até o celular mais barato é roubado quanto mais um iphone ou ipad !
Eu perdi um surface (foi-me roubado no aeroporto) e quanto aos iphone etc conheço quem compre iphones bloqueados pela cloud depois pague 30 euros para desbloquear e volta a vender pelo triplo do preço que comprou muitas vezes….
A ignorância é lixada!
Desde sempre existiu solução para o Apple ID, na América, China, a 3 anos que uma empresa Espanhola também o faz, e também começa aparecer agora em Portugal quem o faça.
O Ipad é mais simples, só obriga a troca da Nand ou usar a mesma mas tem que ser reprogramada e envolve tirar a mesma e reprogramar e voltar a soldar.
O iphone já não é tão simples porque não basta só a nand, mas existe na mesma quem o faça.
A mais de 2 anos que mandei fazer isso em Espanha a um iphone 5s e no principio deste ano a um iphone 6 ainda hoje está tudo ok, o preço é que podem não gostar!
E como é que vocês adquirem este material roubado?
Existem sempre idiotas que os compram.
Ou ladrões, já que tão é ladrão quem vai à vinha como quem fica à porta. O que acho impressionante é terem a coragem de o declararem publicamente.
Se fosse apenas em Lisboa… É, infelizmente, uma prática razoavelmente comum em muitos aeroportos. E se a proibição de tablets e portáteis na bagagem de mão for por diante, este tipo de ocorrências vai disparar, já que o conteúdo das malas passa a ser muito mais interessante para estas pessoas. E sem falar nos danos recorrentes do carinho e atenção que estes funcionários aplicam nas malas.
Exacto! Que por vezes vai ao ponto de rebentarem com os cadeados, após terem rebentado com a própria mala…
Quando se tornar um problema com relevância estatística a solução aparece.
A solução é levar os produtos de valor na mala de cabine, não custa nada.
Certo, mas se a proibição de levar tablets e portáteis na cabine avançar, como querem os EUA, como se faz?
Que bando de gatunos !! Vejam lá—»”Estes arguidos são funcionários de uma empresa de assistência em escala ao transporte aéreo,no aeroporto de Lisboa.” // “…designadamente artigos informáticos,computadores portáteis,iPods,iPads,telemóveis,artigos em ouro ou artigos de bijuteria,vestuário,relógios e perfumes.” Quer dizer,o povo trabalha para ter estas coisas e os gatunos(pois a tentação é muita),metem logo as mãos em tudo o que podem !! Sabem o que fazem na Arábia Saudita por muito(mas muito menos) ?? Cortam as mãos a gatunos como estes !! Isto é uma corja de ladrões !! Os directores desta empresa que teve estes gatunos a fazer este tipo de actos até devem estar com vergonha,tamanho é o tipo de roubos que praticaram.E depois lá se vão contratos importantíssimos para a sobrevivência económica deste tipo de empresas.ESPERO BEM QUE ESTES 25 GATUNOS TENHAM PENA DE PRISÃO EFECTIVA,SEM DÚVIDA ALGUMA,POIS É O MÍNIMO QUE MERECEM !!
Só agora ? É caso para dizer que tem andado a fazer as autoridades ?
Tenho um conhecido que lá trabalha há anos, e me ensinou ele próprio a abrir um fecho zip, sem tirar o cadeado e sem danificar o fecho, isto foi há anos, e soube na altura que era pratica corrente e organizada, se eu sabia…como deixaram chegar até hoje ?
Que diabo…de repente descobrem CORRUPTOS \ LADROES, na força aerea, na tap, no governo no funcionalismo publico !!!!
Apetece dizer , OBRIGADO, por começarem a fazer algo por este Pais, mas que tem andado a fazer estes anos todos ?
Estavam a espera que chegassem aos 25 arguídos… iam nos 24 e esperaram meses para chegar ao 25° para poupar no processo judicial… davam desconto
É relativamente simples explicar o porquê, quer ver?: Denunciou o seu conhecido? Não? Então aí está o porquê de ter demorado tanto tempo, porque uma coisa é saber-se que uma coisa acontece outra é provar que alguém a fez.
Entendido o problema de roubo de objecto relativos a cultura mainstream dos dias de hoje. Hoje temos maquinas a substituir computadores para lazer. Entendo que para trabalho a historia sera outra e sobretudo com conteudo e informacao. Agora o que me irritaria mesmo era roubarem-me roupa… e nao uso nada de especial (paineis publicitarios anbulantes vulgo roupas de marca etc deixaram de ser bem vindas) . os gadegets com mais ou menos sacrifico sao substituidos… roupa nem pensar…