É incrível, mas o Windows XP voltou a ganhar quota de mercado
As quotas de mercado dos diferentes sistemas operativos mostram a sua adoção e a forma como os utilizadores os abraçaram. É inegável que o Windows domina esta área, com os restantes sistemas a terem uma pequena parte no mercado.
O que muitos não esperavam é que este mês o Windows XP subisse a sua quota de mercado, numa altura que as restantes versões perderam mercado ou abrandaram significativamente o seu crescimento.
Foi em abril de 2014 que a Microsoft terminou o seu suporte ao Window XP. Esta posição acabou por não ter um verdadeiro impacto, uma vez que a maioria dos utilizadores continuou a usá-lo, mesmo que este não tenha já qualquer atualização ou correções de segurança.
Este mês, os números de utilização dos sistemas operativos mostraram que o Windows XP cresceu mais de um ponto percentual, tendo agora 6,94% da quota de mercado total.
As restantes versões mantiveram o seu caminho, com o Windows 7 a continuar a perder, lentamente, quota de mercado e com o Windows 10 a ganhar o seu espaço. Cada uma destas versões tem agora 49,04% e 26,80%, respetivamente.
Segundo a maioria das opiniões, este crescimento do Windows XP pode estar relacionado com o lançamento de várias atualizações para este sistema. A necessidade de atualização levou a que estas máquinas voltassem novamente a ser ligadas à Internet.
No geral, o último mês não foi nada interessante para o Windows. Este sistema operativo da Microsoft acabou por perder terreno, apesar de manter ainda um domínio total com 91,51%. O Linux acabou por conseguir ganhar novamente quota de mercado e tem agora 2,36%. Aqui pelo meio encontramos o macOS, que reclama para si 6,12% do mercado.
Fica assim provado que, por muito que a Microsoft queira, dificilmente o Windows XP irá desaparecer e que irá manter-se durante muitos anos. O fim do suporte parece que não assustou os utilizadores e a Microsoft até se viu recentemente obrigada a lançar algumas de segurança, tal é ainda a sua taxa de utilização.
Via Netmarketshare
Este artigo tem mais de um ano
A única coisa que se vê e bem, é que continua com uma taxa de utilização bem superior ao OSX (MacOS), o “melhor” SO de sempre…..
Um Ferrari também pode ser o melhor carro mas isso não quer dizer que tenha a maior quota de mercado.
Pode muito bem ter uma quota inferior a 1% e continuar a ser o melhor carro.
Um produto ser o melhor, não quer dizer que seja o mais rentável para o fabricante mas não deixa de ser o melhor por isso.
Mas a Toyota que normalmente é o maior fabricante automóvel mundial ou a VW, não são propriamente construtores de papa-reformas 🙂
Percebo a analogia, mas pouco nos diz. Ninguém pode dizer que o SO A, B, ou C é o melhor ou o mais seguro, até porque mesmo com as fugas de informação da wikileaks, não sabemos o que os americanos sabem sobre cada SO (sabemos o que pelo menos eles conhecem), não sabemos o que os Russos espiam (eles não contam a ninguém e as fugas normalmente acabam mal para quem as denuncia) ou a China, etc……
Uma dica, vê onde é que estão os maiores supercomputadores e vê quais são as instituições que lhes dão uso e depois imagina o que ocupará o tempo daqueles monstros tecnológicos 🙂
Também adoro… Agora agarra num desses supercomputadores e joga um titulo 3A… Tipo battlefield, far cry ou algo do género. Os S.O.’s são ferramentas não vais pregar com uma chave de fendas ou aparafusar com o martelo…
Lá está, o melhor SO não é para quem quer é para quem pode.
Epa preciso de um programa para isto e aquilo, ups preciso do Windows
shhhh, olha que ainda te queimam vivo
É normal. Existem mais de 1000 milhões de máquinas que continuam a usar o XP, a diferença é que estão a operar numa “darknet” e não podiam ser vistas por estas análises. Como só usam redes protegidas e suportes paralelos à www, não existem para estas coisas. Com as actualizações da microsoft, os operadores actualizaram-nas… e lá subiu. Como isso vai ser feito lentamente, vai-se manter e depois desce. Assim como o OSx que irá disparar 4% como é costume daqui a 3 meses, com o lançamento das novas máquinas, depois volta para valores mais baixos, mesmo que 100% do tempo qualquer máquina que o usa tenha de estar ligada à internet, ao contrário de linux e windows.
Conheço um….
Foi voltar ao passado assim que a Microsoft voltou a lançar pacotes de correcção para o mesmo.
é é é, eu fui um dos culpados 🙂 …. andei a trabalhar com o scanner e em junho
Os submarinos nucleares britãnicos utilizam o Windows XP! Os 2 novíssimos porta-aviões britãnicos também utilizam o Windows XP e ainda nem estão operacionais (o primeiro dos 2 só está activo este ano) E haverá muitos mais exemplos semelhantes.
No caso de material militar, que demora muitos anos a desenvolver, os técnicos têem de escrever milhões de códigos personalizados para cada sistema e quando começaram o projecto o que existia era o XP…… ficava muito caro mudar tudo e pior ainda, atrasava tudo alguns anos.
Se tivesse sido escrito em JAVA não existia esse problema…
java, a pior linguagem do mundo. Sim senhora.
Claro, mas existiriam muitos outros!
Péssima escolha de sistema operacional para uma máquina de guerra, deveriam ter escolhido Linux ou BSD…rsrsrss
Alguém sabe como activar o XP (cópia legal) já que online não é possível fazê-lo ?
Supostamente já não ativas, o SO e o suporte foram descontinuados
Engraçado que tenho conseguido activar o XP online em máquinas virtuais e até mesmo numa máquina antiga, achei curioso é que após a activação, já não instala o genuine advantage. (Ops, fui eu que fiz subir a estátística do XP 😛 )
Ah sim, não instala o genuine advantage, mas instala uns 120 updates no sp3.
Recentemente activei 2 cópias para umas máquinas de facturação e funcionou na boa a activação via telefone (automatizado)
@RM podes activar por telefone que funciona
Ganhar quota não significa haver mais máquinas com o SO…
Por isso tens no artigo a frase que explica isso tudo:
“Segundo a maioria das opiniões, este crescimento do Windows XP pode estar relacionado com o lançamento de várias atualizações para este sistema. A necessidade de atualização levou a que estas máquinas voltassem novamente a ser ligadas à Internet.”
Continua a não significar nada. É uma percentagem, não vi em lado nenhum o numero total de equipamentos.
Não admira, o Windows 10 é o pior SO de sempre, intrusivo a nível ridículo
Continua a ser superior a todos os outros….
Já agora, todos os “outros” também são intrusivos, quer queiras, quer não… Apenas não é publicitado abertamente.
O Windows 10 melhor que o quê? A pior caca alguma vez vista de SO, só serve para jogar
Valha-nos isso 😉
É superior a nível de compatibilidade e até de tecnologia.
Já a nível de privacidade a Microsoft deixa muito a desejar. Algo que penso não ser muito benéfico para imagem da empresa nos dias que correm, mas eles lá sabem…
“…com o Windows 7 a continuar a perder, lentamente, quota de mercado e com o Windows 10 a ganhar o seu espaço.”
O Windows 7 cresceu 1.85% no período apresentado, enquanto que o Windows 10 cresceu 1.5%. Ou seja, o Windows 7 tem uma taxa de crescimento 20% superior ao do Windows 10, pelo menos para o período analisado.
Estou errado?
Estamos a comparar ao mês anterior e ai o Win7 perdeu. Se fores olhar ao início do ano o WinXP perdeu.
Aqui a questão é que numa análise mês a mês o XP cresceu e o 7 perdeu, tal como devia.
Compreendo, mas a palavra “continua” parece forçada. No período indicado do gráfico o 7 está estável. Sabemos que no entanto que o 7 já teve uma cota maior.
O MacOS é que continua quase sempre em linha reta. batem recordes de venda a cada novo modelo que sai, dizem que dura muito e portanto poucos avariam ou ficam ”descontinuados” mas a cota tende a não mostrar esses magnificos números. Conclusão: não ha novos clientes na Apple, há sim sempre os mesmos.
A minha opinião pessoal sempre foi a mesma em relação a esta questão: o Windows xp foi o melhor de sempre, estável, fiável e eficiente. Comprei um pc em 2003, portanto, considerado já velho e obsoleto e com tempo de vida acima da média, que continuo a utilizar com o velho xp e com o qual faço práticamente tudo o que se faz com uma máquina recente e equipada com Windows 10 e se mais não consigo fazer, é porque os sistemas naturalmente evoluem e porque a Microsoft desistiu do xp e não porque o xp é incapaz. Continuo a dizer que a política da Microsoft devia actualizar o xp, em vez de descartar um Windows e passar a outro. Tirando jogos, aspeto e mariquices, que para mim não são essenciais para fins de trabalho, o xp é super e nenhum se lhe compara. A seguir vieram abortos e fiascos, tais como o Vista (com avalanches de reclamações), o W7, que nunca chegou a granjear nem metade do apreço e da popularidade do xp e agora o W10, que melhorou um pouco, mas ainda não chegou lá. O Linux, que me perdoem os seus amantes, tentei experimentar a sua viabilidade como sistema substituto definitivo, mas infelizmente continua cheio de bugs grandes e pequenos e alguns que ninguém parece saber como resolver, embora haja imensos defensores e ‘cientistas’ de Linux e para ser franco, fiquei farto. Ora não aceita uma pen ou dá um bug quando se retira a pen, ora não atualiza como deve ser, ora ninguém sabe como instalar uma impressora antiga no Linux, ora isto, ora aquilo, até que fartei de vez e regressei totalmente e em definitivo ao velho fiel e eficiente xp! Esta é que é a verdade para milhentos utilizadores, até de empresas e profissionais, por alguma razão! Tenho um portátil com W10 que cada vez me irrita mais e é mais lento a executar certas funções simplórias que o meu pc HP Pavilion de 2003 equipado com Windows XP! Só lamento que a Microsoft tenha desistido daquilo que conseguiu alcançar e que agradou milhões e se tenha assim abandonado a atualização de programas nativos e outros ecessórios para xp, que o teriam mantido totalmente saudável. Por exemplo, por causa dessa desistência idiota, não há atualização do IExplorer para o xp e outros programas também se tornaram obsoletos em comparação com os de outros sistemas operativos, mas apenas por desistência da Microsoft no xp. Para mim, má política! A atestar isto, vários milhões de utilizadores que de cert modo goraram as expectativas da Microsoft e apenas pela força bruta da sua imposição virão a capitular.
Eu percebo o que dizes, mas repara na óptica comercial da Microsoft. Para quê gastar mais dinheiro a desenvolver um SO ultrapassado sem tirar proveito disso? Ao contrário, cada novo SO trás mais receitas, as empresas fabricantes de computadores agradecem porque em princípio o material fica cada vez mais obsoleto,…… é uma bola de neve.
Para que é que a Apple lança todos os anos um novo telemóvel se podia simplesmente melhorar o do ano passado? Um telemóvel com 1 ano está ultrapassado? Ou há assim tantas novidades tecnológicas que justifiquem um novo produto?
A resposta está nas receitas/lucros que as empresas precisam de atingir!
Nunca vi tantos BSOD’S como no horrível windows 10,REPITO o Windows 10 é uma aberração para trabalhar
Fernando Cab. Concordo inteiramente consigo, não só em relação ao XP como também ao Linux. Comprei há já algum tempo um novo computador 64bit, com o Win10 para estar melhor equipado, mas fiquei pior porque algumas das aplicações que funcionavam correctamente no XP, deixaram de funcionar no Win10. A solução foi recorrer ao velhinho XP. SE este funcionasse hoje como antes funcionava, eu deixava imediatamente o Win10. Foi uma rasteira comercial aquilo que a Microsoft nos pregou!
Tinha de ser português mesmo em…. Nem desenhado (em firma de gráficos entende)
Galera olha o gráfico a longo prazo.
Se prestar atenção vai perceber que o Windows XP está caindo lentamente.
E que devido ao wanacray no mês de maio estas máquina ficaram sem acessar a internet. Mas depois do susto as pessoas voltaram a usar o Windows XP novamente
A discussão não é o gráfico a longo prazo , é apenas a subida do SO XP num determinado intervalo de tempo.
Aliás, o artigo dá uma explicação bem plausível para isto ter acontecido ( novas actualizações).
E o Wanna Cry quase quem nem afectou o xP, por isso as pessoas nem deixaram ou voltaram a usar de forma massiva, aliás se calhar nem 70% da população sabe o que foi isso, e quem ouviu falar como tu, nem sabe escrever o nome do ransomware 😉
Retifico, não é Falso é Verdadeiro ! 🙂
Falso ! Utilizo o XP diariamente e por muitas horas e com navegação webrowser nem wanacry nem semelhantes tocaram em meu pé, nunca ! É preciso é saber usar as proteções corretas, as atualizações diarias e tudo corre bem !
Não percebo então o W10 é tipo gratuito e tal e quase obrigatório de acordo com o ex-pertos e só ainda tem 1/3 da coisa?
Eu acredito que desceu, pois, tudo depende da amostra.
Se descer muito de repente, é provável que recupere um pouco nas estatísticas, mas para um valor inferior.
Sou um dos 2.36% que usa Linux e estou feliz da vida, não desmerecendo os outros SO’s cada um tem a sua importância, mais pra mim Linux atende em 95% do que preciso, sendo gratuito, mais seguro que os demais e bastante estável.
WINDOWS XP WILL ALWAYS BE THE BEST OS IN THE WORLD!!!
Hhá coisas que no 10 não entendo.
Não consigo instalar qualquer jogo original em cd antigo no 10 por causa do safedisk… ridículo ter que usar um sistema virtual.
Imagina teres hardware do tempo do XP, simplesmente nada funciona no aborto do Windows 10, só os jogos novos, mesmo algum hardware não te vai funcionar no virtual machine caso o aborto do 10 não o reconhecer, depois é BSOD’S, por tudo e por nada, vá lá que ainda tenho um portátil antigo com o Windows 7 a 32 bits onde tudo funciona bem, pena ser um pouco lento
Não troco o meu Linux Mint por nada, mas como comprei o Office 2010 tenho de justificar o dinheiro gasto. Esta semana instalei o XP na Virtualbox com o Word a abrir um novo documento a cada arranque. Faço “boot” em 10 segundos e o sistema é tão rápido que se fica boquiaberto.
PS: obviamente que o sistema não está ligado à Internet
“A necessidade de atualização levou a que estas máquinas voltassem novamente a ser ligadas à Internet”
Não será mais o contrário????
Faz sentido para muita gente manter o XP. Afinal a informática não é só para a juventude! Acho deplorável que a Microsoft deixe de mão clientes que, desde de longa data, se habituaram aos seus produtos e de repente se vejam privados da sua utilização! É bom que tudo continue a evoluir, mas penso que essa evolução não deveria passar pelo aniquilamento de aplicações que foram pagas, e cujos proprietários têm o direito de continuarem a usar. Penso que suportes que mantêm aplicações antigas a funcionar, como, por exemplo, o MSDOS, deveriam ser mantidos nos novos Sistemas Operativos. Isto é a mesma coisa como me venderem um carro e, ao fim de uns anos, me cortarem a estrada para eu ter de comprar outro já com asas. Vendam lá os carros com asas, mas mantenham-lhes as rodas…