PplWare Mobile

É incrível, mas o Windows XP voltou a ganhar quota de mercado


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Blob says:

    A única coisa que se vê e bem, é que continua com uma taxa de utilização bem superior ao OSX (MacOS), o “melhor” SO de sempre…..

    • Eu says:

      Um Ferrari também pode ser o melhor carro mas isso não quer dizer que tenha a maior quota de mercado.
      Pode muito bem ter uma quota inferior a 1% e continuar a ser o melhor carro.
      Um produto ser o melhor, não quer dizer que seja o mais rentável para o fabricante mas não deixa de ser o melhor por isso.

      • Rui says:

        Mas a Toyota que normalmente é o maior fabricante automóvel mundial ou a VW, não são propriamente construtores de papa-reformas 🙂

        Percebo a analogia, mas pouco nos diz. Ninguém pode dizer que o SO A, B, ou C é o melhor ou o mais seguro, até porque mesmo com as fugas de informação da wikileaks, não sabemos o que os americanos sabem sobre cada SO (sabemos o que pelo menos eles conhecem), não sabemos o que os Russos espiam (eles não contam a ninguém e as fugas normalmente acabam mal para quem as denuncia) ou a China, etc……

        • Rui says:

          Uma dica, vê onde é que estão os maiores supercomputadores e vê quais são as instituições que lhes dão uso e depois imagina o que ocupará o tempo daqueles monstros tecnológicos 🙂

          • NT says:

            Também adoro… Agora agarra num desses supercomputadores e joga um titulo 3A… Tipo battlefield, far cry ou algo do género. Os S.O.’s são ferramentas não vais pregar com uma chave de fendas ou aparafusar com o martelo…

    • Salada de Polvo says:

      Lá está, o melhor SO não é para quem quer é para quem pode.

  2. Miguel Sousa says:

    É normal. Existem mais de 1000 milhões de máquinas que continuam a usar o XP, a diferença é que estão a operar numa “darknet” e não podiam ser vistas por estas análises. Como só usam redes protegidas e suportes paralelos à www, não existem para estas coisas. Com as actualizações da microsoft, os operadores actualizaram-nas… e lá subiu. Como isso vai ser feito lentamente, vai-se manter e depois desce. Assim como o OSx que irá disparar 4% como é costume daqui a 3 meses, com o lançamento das novas máquinas, depois volta para valores mais baixos, mesmo que 100% do tempo qualquer máquina que o usa tenha de estar ligada à internet, ao contrário de linux e windows.

  3. Alvega says:

    Conheço um….
    Foi voltar ao passado assim que a Microsoft voltou a lançar pacotes de correcção para o mesmo.

  4. Francisco Santos says:

    é é é, eu fui um dos culpados 🙂 …. andei a trabalhar com o scanner e em junho

  5. Rui says:

    Os submarinos nucleares britãnicos utilizam o Windows XP! Os 2 novíssimos porta-aviões britãnicos também utilizam o Windows XP e ainda nem estão operacionais (o primeiro dos 2 só está activo este ano) E haverá muitos mais exemplos semelhantes.
    No caso de material militar, que demora muitos anos a desenvolver, os técnicos têem de escrever milhões de códigos personalizados para cada sistema e quando começaram o projecto o que existia era o XP…… ficava muito caro mudar tudo e pior ainda, atrasava tudo alguns anos.

  6. RM says:

    Alguém sabe como activar o XP (cópia legal) já que online não é possível fazê-lo ?

  7. Daniel says:

    Ganhar quota não significa haver mais máquinas com o SO…

    • Por isso tens no artigo a frase que explica isso tudo:
      “Segundo a maioria das opiniões, este crescimento do Windows XP pode estar relacionado com o lançamento de várias atualizações para este sistema. A necessidade de atualização levou a que estas máquinas voltassem novamente a ser ligadas à Internet.”

  8. Logic says:

    Não admira, o Windows 10 é o pior SO de sempre, intrusivo a nível ridículo

  9. Ricardo says:

    “…com o Windows 7 a continuar a perder, lentamente, quota de mercado e com o Windows 10 a ganhar o seu espaço.”

    O Windows 7 cresceu 1.85% no período apresentado, enquanto que o Windows 10 cresceu 1.5%. Ou seja, o Windows 7 tem uma taxa de crescimento 20% superior ao do Windows 10, pelo menos para o período analisado.

    Estou errado?

    • Estamos a comparar ao mês anterior e ai o Win7 perdeu. Se fores olhar ao início do ano o WinXP perdeu.

      Aqui a questão é que numa análise mês a mês o XP cresceu e o 7 perdeu, tal como devia.

      • Alex says:

        Compreendo, mas a palavra “continua” parece forçada. No período indicado do gráfico o 7 está estável. Sabemos que no entanto que o 7 já teve uma cota maior.

  10. F. F says:

    O MacOS é que continua quase sempre em linha reta. batem recordes de venda a cada novo modelo que sai, dizem que dura muito e portanto poucos avariam ou ficam ”descontinuados” mas a cota tende a não mostrar esses magnificos números. Conclusão: não ha novos clientes na Apple, há sim sempre os mesmos.

  11. Fernando Manuel Cab says:

    A minha opinião pessoal sempre foi a mesma em relação a esta questão: o Windows xp foi o melhor de sempre, estável, fiável e eficiente. Comprei um pc em 2003, portanto, considerado já velho e obsoleto e com tempo de vida acima da média, que continuo a utilizar com o velho xp e com o qual faço práticamente tudo o que se faz com uma máquina recente e equipada com Windows 10 e se mais não consigo fazer, é porque os sistemas naturalmente evoluem e porque a Microsoft desistiu do xp e não porque o xp é incapaz. Continuo a dizer que a política da Microsoft devia actualizar o xp, em vez de descartar um Windows e passar a outro. Tirando jogos, aspeto e mariquices, que para mim não são essenciais para fins de trabalho, o xp é super e nenhum se lhe compara. A seguir vieram abortos e fiascos, tais como o Vista (com avalanches de reclamações), o W7, que nunca chegou a granjear nem metade do apreço e da popularidade do xp e agora o W10, que melhorou um pouco, mas ainda não chegou lá. O Linux, que me perdoem os seus amantes, tentei experimentar a sua viabilidade como sistema substituto definitivo, mas infelizmente continua cheio de bugs grandes e pequenos e alguns que ninguém parece saber como resolver, embora haja imensos defensores e ‘cientistas’ de Linux e para ser franco, fiquei farto. Ora não aceita uma pen ou dá um bug quando se retira a pen, ora não atualiza como deve ser, ora ninguém sabe como instalar uma impressora antiga no Linux, ora isto, ora aquilo, até que fartei de vez e regressei totalmente e em definitivo ao velho fiel e eficiente xp! Esta é que é a verdade para milhentos utilizadores, até de empresas e profissionais, por alguma razão! Tenho um portátil com W10 que cada vez me irrita mais e é mais lento a executar certas funções simplórias que o meu pc HP Pavilion de 2003 equipado com Windows XP! Só lamento que a Microsoft tenha desistido daquilo que conseguiu alcançar e que agradou milhões e se tenha assim abandonado a atualização de programas nativos e outros ecessórios para xp, que o teriam mantido totalmente saudável. Por exemplo, por causa dessa desistência idiota, não há atualização do IExplorer para o xp e outros programas também se tornaram obsoletos em comparação com os de outros sistemas operativos, mas apenas por desistência da Microsoft no xp. Para mim, má política! A atestar isto, vários milhões de utilizadores que de cert modo goraram as expectativas da Microsoft e apenas pela força bruta da sua imposição virão a capitular.

    • Rui says:

      Eu percebo o que dizes, mas repara na óptica comercial da Microsoft. Para quê gastar mais dinheiro a desenvolver um SO ultrapassado sem tirar proveito disso? Ao contrário, cada novo SO trás mais receitas, as empresas fabricantes de computadores agradecem porque em princípio o material fica cada vez mais obsoleto,…… é uma bola de neve.
      Para que é que a Apple lança todos os anos um novo telemóvel se podia simplesmente melhorar o do ano passado? Um telemóvel com 1 ano está ultrapassado? Ou há assim tantas novidades tecnológicas que justifiquem um novo produto?
      A resposta está nas receitas/lucros que as empresas precisam de atingir!

    • Pedro Silva says:

      Nunca vi tantos BSOD’S como no horrível windows 10,REPITO o Windows 10 é uma aberração para trabalhar

    • Jones Bico says:

      Fernando Cab. Concordo inteiramente consigo, não só em relação ao XP como também ao Linux. Comprei há já algum tempo um novo computador 64bit, com o Win10 para estar melhor equipado, mas fiquei pior porque algumas das aplicações que funcionavam correctamente no XP, deixaram de funcionar no Win10. A solução foi recorrer ao velhinho XP. SE este funcionasse hoje como antes funcionava, eu deixava imediatamente o Win10. Foi uma rasteira comercial aquilo que a Microsoft nos pregou!

  12. Brasil says:

    Tinha de ser português mesmo em…. Nem desenhado (em firma de gráficos entende)
    Galera olha o gráfico a longo prazo.
    Se prestar atenção vai perceber que o Windows XP está caindo lentamente.
    E que devido ao wanacray no mês de maio estas máquina ficaram sem acessar a internet. Mas depois do susto as pessoas voltaram a usar o Windows XP novamente

    • Sergio says:

      A discussão não é o gráfico a longo prazo , é apenas a subida do SO XP num determinado intervalo de tempo.
      Aliás, o artigo dá uma explicação bem plausível para isto ter acontecido ( novas actualizações).

      E o Wanna Cry quase quem nem afectou o xP, por isso as pessoas nem deixaram ou voltaram a usar de forma massiva, aliás se calhar nem 70% da população sabe o que foi isso, e quem ouviu falar como tu, nem sabe escrever o nome do ransomware 😉

    • Luka says:

      Falso ! Utilizo o XP diariamente e por muitas horas e com navegação webrowser nem wanacry nem semelhantes tocaram em meu pé, nunca ! É preciso é saber usar as proteções corretas, as atualizações diarias e tudo corre bem !

  13. jAugusto says:

    Não percebo então o W10 é tipo gratuito e tal e quase obrigatório de acordo com o ex-pertos e só ainda tem 1/3 da coisa?

  14. Asdrubal says:

    Eu acredito que desceu, pois, tudo depende da amostra.
    Se descer muito de repente, é provável que recupere um pouco nas estatísticas, mas para um valor inferior.

  15. Altair says:

    Sou um dos 2.36% que usa Linux e estou feliz da vida, não desmerecendo os outros SO’s cada um tem a sua importância, mais pra mim Linux atende em 95% do que preciso, sendo gratuito, mais seguro que os demais e bastante estável.

  16. J says:

    WINDOWS XP WILL ALWAYS BE THE BEST OS IN THE WORLD!!!

  17. qad says:

    Hhá coisas que no 10 não entendo.

    Não consigo instalar qualquer jogo original em cd antigo no 10 por causa do safedisk… ridículo ter que usar um sistema virtual.

    • Pedro Silva says:

      Imagina teres hardware do tempo do XP, simplesmente nada funciona no aborto do Windows 10, só os jogos novos, mesmo algum hardware não te vai funcionar no virtual machine caso o aborto do 10 não o reconhecer, depois é BSOD’S, por tudo e por nada, vá lá que ainda tenho um portátil antigo com o Windows 7 a 32 bits onde tudo funciona bem, pena ser um pouco lento

  18. Vítor I says:

    Não troco o meu Linux Mint por nada, mas como comprei o Office 2010 tenho de justificar o dinheiro gasto. Esta semana instalei o XP na Virtualbox com o Word a abrir um novo documento a cada arranque. Faço “boot” em 10 segundos e o sistema é tão rápido que se fica boquiaberto.

    PS: obviamente que o sistema não está ligado à Internet

  19. Miguel Porto says:

    “A necessidade de atualização levou a que estas máquinas voltassem novamente a ser ligadas à Internet”
    Não será mais o contrário????

  20. José Reis Loureiro says:

    Faz sentido para muita gente manter o XP. Afinal a informática não é só para a juventude! Acho deplorável que a Microsoft deixe de mão clientes que, desde de longa data, se habituaram aos seus produtos e de repente se vejam privados da sua utilização! É bom que tudo continue a evoluir, mas penso que essa evolução não deveria passar pelo aniquilamento de aplicações que foram pagas, e cujos proprietários têm o direito de continuarem a usar. Penso que suportes que mantêm aplicações antigas a funcionar, como, por exemplo, o MSDOS, deveriam ser mantidos nos novos Sistemas Operativos. Isto é a mesma coisa como me venderem um carro e, ao fim de uns anos, me cortarem a estrada para eu ter de comprar outro já com asas. Vendam lá os carros com asas, mas mantenham-lhes as rodas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.