Simplex + 2017: Conheça as principais medidas
Entram hoje em vigor 172 novas medidas que se encontram definidas no programa Simplex + 2017. Destaque para o facto das finanças começarem agora a aceitar cartões de crédito no pagamento de impostos e também a implementação de uma tecnologia que, aplicada aos smartphones, permitirá o reconhecimento de uma chamada de emergência para o número 112, ativando os serviços de geolocalização.
O Simplex + 2017 propõe também que as provas de aferição passem a ser feitos online. Mas há mais.
O SIMPLEX foi lançado em 2006 como uma estratégia de modernização administrativa transversal ao Governo e serviços da administração pública central e local. Entre 2006 e 2011 foram implementadas diversas medidas de simplificação com impactos positivos na vida dos cidadãos e das empresas, como o cartão de cidadão, a empresa na hora, a informação empresarial simplificada ou o licenciamento zero.
O novo SIMPLEX+2017 contém medidas de simplificação legislativa e administrativa que contribuem para a melhoria da qualidade dos serviços, com particular enfoque no atendimento aos cidadãos e empresários, tendo em especial atenção os problemas identificados no processo de participação.
Principais medidas do Simplex + 2017
Mapa do Comércio Será criada uma base de dados, com referências geográficas, sobre todos os estabelecimentos comerciais e de serviços existentes no país. Com ligação ao Balcão do Empreendedor, permitirá ao Estado avaliar e monitorizar o setor do comércio e serviços, e aos empresários detetar oportunidades de negócios ou perceber quais as zonas onde já não vale a pena investir.
Pagamento do IMI mais simples A ideia é, a partir de 2018, facilitar o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em prestações, comunicando logo na primeira notificação as referências para pagamento de todas as seguintes.
112 com coordenadas no telemóvel Vai ser implementada em Portugal uma tecnologia que, aplicada aos smartphones, permitirá o reconhecimento de uma chamada de emergência para o número 112, ativando os serviços de geolocalização e enviando automaticamente, via SMS, as coordenadas de localização para o Centro Operacional 112. Sem que a pessoa tenha necessidade de explicar onde se encontra. E 4.000 vezes mais preciso que o actual "método Cell ID" em funcionamento em Portugal.
Balcão único para estudantes A ideia é a facilitar, através de uma aplicação móvel, o acesso aos serviços da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) por parte dos estudantes, possibilitando que, num único local, possam consultar dados e notificações, por exemplo sobre o acesso a cursos ou bolsas.
Plataforma para Refugiados Será criado um espaço com informação sobre os currículos e formação em geral de refugiados que cheguem a Portugal. A ideia é ter um espaço que empresários interessados em oferecer oportunidades de trabalho possam consultar.
Matrícula na hora Um sistema online de atribuição automática de matrículas de automóveis. O novo sistema está prometido para o terceiro trimestre de 2018.
Boletim de saúde na Internet Outra medida para o segundo trimestre de 2018: a criação de um boletim de saúde online, o Eboletim, que ficará disponível no portal do Serviço Nacional de Saúde. Associado a ele, serão emitidos digitalmente os cheques-dentista a enviar por SMS ou por email aos encarregados de educação.
Agendamentos online na Justiça Serviços como o Casa Pronta, heranças e divórcios com partilha de bens, casamentos, divórcios, processos especiais de registo civil, nacionalidade, rectificações e justificações, tudo isso poderá ser agendado através da Internet, num serviço que será criado para o efeito e que está prometido para o primeiro trimestre de 2018.
O Simplex + 2017 propõe também que as provas de aferição passem a ser feitas online já no ano lectivo de 2018/2019. Além de toda a simplificação, o objectivo é também reduzir custos.
O Simplex + 2017 recebeu mais de 250 propostas de cidadãos.
Via Jornal de Negócios | Simplex + 2017
Este artigo tem mais de um ano
Na rádio ouvi falar num Cartão para substituir o Titulo de Propriedade Auto.. Interessante era concentrarem no chip desse mesmo cartão dados sobre Inspecção, IUC e Seguro. Será que abrange isto?
Gosto das ideias envolventes aos projetos simplex, mas será que os dados estarão suficientemente seguros online? Acho que deveria haver um ministério focado nas tecnologias focado na segurança tecnológica nacional…
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1385132
Novas regras de protecção de dadis. Para entrar em vigor em 2018
Já entraram em vigor desde 2016 com 2 anos de tolerância.
Não sei se confiava (em mais um) ministério para gerir a segurança… Bem se ve como funciona os actuais, que sejamos honestos, já deviam ser bem mais que seguros.
“112 com coordenadas no telemóvel Vai ser implementada em Portugal uma tecnologia que, aplicada aos smartphones, permitirá o reconhecimento de uma chamada de emergência para o número 112, ativando os serviços de geolocalização e enviando automaticamente, via SMS, as coordenadas de localização para o Centro Operacional 112. Sem que a pessoa tenha necessidade de explicar onde se encontra. E 4.000 vezes mais preciso que o actual “método Cell ID” em funcionamento em Portugal.”
Qual será o sistema escolhido ? Essa era a parte interessante. Será o eCall ?
Abc
VoLTE
O que é que VoLTE tem a vem com isto ??
Abc
AML (Advanced Mobile Location)
https://www.youtube.com/watch?v=Lwq3T242zsk&ab_channel=eena112
Vai ser é o complex no fim como de costume neste pais
O que interessa é criticar… bravo!
Provas de aferição eletrónicas… se houvesse um computador para cada aluno, ainda fazia sentido!
Esta gente não conhece o país onde vive e inventa largo para ficar bem na fotografia…
Tudo muito giro e muito engraçado, mas, a medida em que uma empresa com dinheiro a receber do estado se, entretanto, tiver de pagar algo ao estado é feito um encontro de contas é que nunca mais sai…
Voto em ti, candidata-te.
Pois algumas dessas mesmas empresas, credoras ao estado, INFELIZMENTE, tiveram de entrar em insolvência, essa é que é a verdade. Políticos , de pacotilha e interesseiros.
Apoio o projeto
O famoso simplex. Sera que é d Sta que o Sócrates volta
Querem acabar com a “gasosa \ corrupção” ?
Mas isto é Portugal, muitos nao sabem viver de outro modo.
Ao simplificar e colocar on line tantas medidas \ assuntos \ tarefas, vai restringir o “favorzinho” que alguém vai ter de pagar, e isso nao é bom…
Gostei particularmente das 2 primeiras medidas anunciadas no topico, receber com cartao de credito (interessa é cobrar, nao a quem e de que modo), e a LOCALIZAÇÃO das chamadas 112, esta entao é de gritos, basta ver o que se passou com o recente incendio em Pedrogão, quem fez o alerta, NUNCA foi ouvido pela Policia Judiciaria, esta tirou conclusões, (a seu tempo iremos ver, erradas), sem querer saber de quem VIU, O QUÈ e como. Isto é para encher o olho, na pratica vale zero, pois o defeito, é de coordenação de meios e de comando. Outro exemplo que me interessa localizar alguém que chame 112, se a ambulancia ou paramédicos estiver em testes da DECO, ou inoperacional, seja por avaria, ou por falta de tripulantes…,tretas. E se eu tiver o geolocalizaçao desligada ? lá avo ter de ser feita a triangulação…nao ?
Bom mas é preciso de facto evoluir, e fazer algo, isso é um facto, lá chegaremos há perfeição, com o tempo…em portugal isso é um diaaaaaaa…..
Se simplificação as coisas reclamam, se não reclamam, calma aos poucos melhorando.
e onde é que os cidadãos podem submeter propostas?
Alguém sabe?
isto é mesmo uma grande palhaçada … todos sabem que a net não é segura e de justa ou democrática terá pouco ou mesmo muito pouco para não dizer que não tem nada de …. Isto já foi confirmado por alguém ligado as próprias finanças do Estado ; um idoso nunca irá confirmar ou validar facturas e mesmo alguém que não tenha net também não o irá fazer em tempo útil …( conheço alguém que por erro da EDP ficou sem electricidade mas mandaram-no reclamar por e-mail … ) por outro lado Quanto lucra o Estado pelos dados que todos nós geramos ?! ( valem mais que ouro …) ZERO . a do IMI ainda passa mas será que alguém me vai pagar a net ?! o Telemóvel ?! ora logo ai se verá a quem dará jeito estas coisinhas … faz. me lembrar o mercado do CO2 … ou os outros crimes contra vida e o clima como as fraudes das emissões dos carros ou ainda a do Glifosato ou mesmo das manipulações genéticas ( o material nunca respeitou os 30 anos de testes a que eram obrigados e ao fim de 10 estavam no mercado … ) de tabaco para viciar mais entre outras … qual é poupança ?! existe menos emprego, logo menos entra na S.Social e no Estado e potenciam sim as burlas simplificadas … como aquelas que se vêm , as que são feitas por telefone … teria muito mais para expor mas isto é de tal modo repugnante que fico por aqui até porque como o outro já dizia “nunca discutas com um idiota … ” Uma boa noite a todos .
simplex e simplex para facillitar os cidadaos fazerem os pagamentos mas n se diz nada sobre receber os pagamentos
Vai haver bases de dados de CVs para refugiados mas para portugueses 0.
Bravo!