Suse já chegou ao Windows 10, mas ainda não é para todos
A integração do Linux com o Windows 10 foi uma das novidades que a Microsoft apresentou na atualização de aniversário do seu novo sistema operativo. Muitos julgavam que iam ter apenas uma simples versão da bash do Ubuntu, mas a verdade é que esta é uma versão muito maior e mais completa.
A Microsoft mostrou, na última BUILD, que queria também alargar as versões de Linux disponíveis e trazê-las para a sua loja de aplicações. Esse passo foi agora iniciado, com a chegada de duas versões do Suse... Mas ainda não é para todos os utilizadores do Windows 10.
Foi um passo arriscado o que a Microsoft deu ao trazer o Ubuntu para dentro do Windows 10. Mostrou que está a preparar um sistema operativo completo e que se integra com qualquer outro sistema e, principalmente, usa as melhores ferramentas que tem disponíveis.
Sabe-se que, para facilitar a utilização destes subsistemas Linux, estes vão ser passados para a loja de aplicações do Windows, facilitando a sua instalação e até a sua atualização. Esperava-se que este passo fosse dado com a chegada da versão Fall Creators Update, mas a Suse antecipou-se e está já na loja do Windows.
São duas as versões do Suse que já chegaram à loja de aplicações do Windows e que, por isso, podem ser instaladas. Para já estão disponíveis as versões SUSE Linux Enterprise Server 12 e openSUSE Leap 42, com cada uma a ocupar cerca de 200MB.
Infelizmente estas versões ainda estão em testes, o que significa que apenas quem está a correr a mais recente versão Insiders do Windows 10 as pode instalar.
Espera-se que dentro de pouco tempo surjam na loja de aplicações do Windows 10 as restantes versões anunciadas. Depois do Suse falta disponibilizar na loja de aplicações do Windows apenas o Ubuntu e o Fedora, tal como a Microsoft anunciou.
A integração do Linux no Windows 10 deverá ficar assim terminada, dando acesso a todas as ferramentas e funcionalidades que se esperavam. Fica aberto o caminho para um sistema único que tem presentes as ferramentas necessárias para uma integração total, tal como se esperava.
Leia também
Este artigo tem mais de um ano
Boas noticias, assim teremos o melhor dos dois mundos juntos.
+1 só falta o windows passar a ser código aberto…
+1
não é o que quase aconteceu nesta ultima leak?? LOL 😀
Muito bom!
POIS CLARO GONÇALO ASSIM TEREMOS O MELHOR SIM SENHOR
Eu sempre usei o SuSE/openSUSE desde 1998 , hoje já menos por circunstancia , e recordo-me bem à uns anos aqui no PPL quando se falou de um acordo entre a MS e Novell , as cobras e os largartos que foram ditos na altura, ( eu na altura defendi esse acordo ) agora como as coisas evoluiram as mentalidades felizmente mudaram, eu espero que agora digam que são Boas Noticias.
mas como vão correr estes sistemas gnu/linux? atraves de um emulador ou correm nativamente?
suse stuff:
https://www.youtube.com/watch?v=WOgLRK4EkKk
onde ficam guardados os ficheiros deste Bash?
por ex: envio de ficheiros SSH, e o youtube-dl.
não encontro a pasta onde eles são recebidos.
Dá erro na instalação.
Só tenho a dizer uma coisa: Cuidado. A MS sempre usou e abusou de uma estratégia que eles próprios chamam “Embrace, Extend, Extinguish”. Posso estar a ser um bocado paranóico, mas esta mudança abrupta de direcção no que respeita ao Linux parece-me um bocadito suspeita.
Para quem quiser mais info: https://en.wikipedia.org/wiki/Embrace,_extend,_and_extinguish
É mesmo paranoia tua , não vale a pena estares a queimar neurónios por causa disso, se pesquisares um pouco mais sobre acordo da Novell e MS, feita alguns anos atrás vais-te surpreender.
Hummm, olha que a história tem provado que o “Tquilha” tem razões para estar preocupado e como diria o “Andy Grove” da Intel: “Só os paranóicos sobreviverão!”. Portanto, cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém…