Aprenda a instalar um servidor de e-mail no Ubuntu – Parte 2
Na primeira parte deste guia ensinámos como podem instalar e configurar um servidor de e-mail utilizado o Postfix e o Dovecot. Depois de cumprido este passo, sem um cliente de e-mail pouco nos vale ter apenas o servidor. Vamos então ver como deve ser configurado o Thunderbird para lidar com o envio e receção de e-mails.
O Thunderbird, desenvolvido pela Mozilla Foundation, além de permitir enviar, receber e gerir todo o correio eletrónico, possui um filtro anti-spam embutido que previne eventuais ataques por via de e-mail.
Processo de configuração do Thunderbird
1) O primeiro utilizador a adicionar ao cliente será aquele com a qual efetuou login no Ubuntu.
2) De seguida deve introduzir os seguintes dados, associados à conta
- O seu nome: nome do utilizador da conta de login Ubuntu
- Endereço de e-mail: utilizador@domínio-escolhido.pt (.com, .org, .br, etc.)
- Palavra-passe: a qual utiliza para fazer login no sistema
3) Assim que clicar em Confirmar no passo anterior, aparecer-lhe-á a opção Configuração Manual. Selecione-a.
4) Insira o endereço IP do servidor/Ubuntu. Caso não o saiba, execute no terminal o comando ifconfig. Deve ser um IP da rede parametrizada no passo 4 da primeira parte deste guia.
5) Para testar a comunicação entre duas contas de e-mail, crie um novo e segundo utilizador, neste caso de nome teste, preenchendo os dados que o comando abaixo nos solicita.
sudo adduser teste |
6) Adicione-o ao Thunderbird e repita o passo 4 deste guia.
7) Envie um e-mail de uma conta para a outra.
8) Responda agora a esse e-mail.
E desta forma conclui-se que o servidor responde de forma rápida e eficaz, sem quaisquer erros ao envio e receção de e-mails. Esta é apenas uma das muitas hipóteses para instalar e configurar um cliente-servidor de e-mail.
Este artigo tem mais de um ano
O Dominio que termina o email pode ser qualquer um? Não é necessário ter um dominio registado? Se assim for qualquer um pode por um dominio que quiser até mesmos os ocupados certo?
Tenho alguma experiência a nível de criação de email no servidor, mas surgem estas dúvidas. Que ainda nem sequer pus a explorar.
Se queres receber emails (da internet em geral) é claro que tem de estar registado e com os MX a apontar para o teu servidor (no DNS desse domínio). Para enviar ainda podes fazer de conta que é doutro domínio (mas brincas com o fogo…), agora para receberes mails o cliente que o envia precisa de saber qual o servidor que vai contactar — isso só o dono do domínio (concretamente quem gere o DNS do mesmo) é que pode definir.
Será certamente por essa razão que as redes de spammers continuam a poder explorar as consecutivas falhas do actual sistema de email nada impedindo que o façam de forma livre e arbitrária.
E já agora, aproveitar o balanço e fazer um howto para configurar o router para encaminhar os pedidos para esse servidor, boa?
Tens de apontar o MX do domínio para o endereço do servidor.
No meu caso na hora de criar a conta de email diz senha ou usuário errados
Pedro Simões podes me dar uma pequena ajuda com servidor mail?
estou a seguir tutorial mas tenho um problema na receção do email