Chegou o FreeNAS 11! A sua NAS doméstica que custa zero
O FreeNAS 10 foi lançado em março desde e foram várias as novidades que foram introduzidas nessa versão. Agora, passados três meses, a equipa de desenvolvimento desta solução anunciou o FreeNAS 11 que é baseado no FreeBSD 11-STABLE.
Vamos conhecer as novidades!
O FreeNAS é uma excelente opção para quem pretende ter um autêntico servidor de partilha de ficheiros. Com uma interface web totalmente renovada, o FreeNAS permite a produção de relatórios/gráficos de utilização e disponibiliza ainda um conjunto de serviços (ex: SSH, SAMBA, FTP, etc).
Principais novidades do FreeNAS 11
Para conhecer todas as novidades do FreeNAS 11, a equipa de desenvolvimento deste projeto disponibilizou um video onde mostra as novidades ao nível da Virtualização entre outras funcionalidades. Destaque ainda para a nova interface de administração que é baseada na popular framework Angular. Por enquanto esta interface ainda se encontra apenas na versão beta.
Esta versão vem ainda com um sistema de monitorização e alerta para serviços críticos, sendo que o sistema pode comunicar com aplicações/serviços externos como por exemplo Slack, PagerDuty, AWS, Hipchat, InfluxDB, Mattermost, OpsGenie e VictorOps.
Also new in FreeNAS 11 is an Alert Service page which configures the system to send critical alerts from FreeNAS to other applications and services such as Slack, PagerDuty, AWS, Hipchat, InfluxDB, Mattermost, OpsGenie, and VictorOps. FreeNAS 11.0 has an improved Services menu that adds the ability to manage which services and applications are started at boot.
Veja todas as novidades em vídeo
Tem por aí um PC e discos para construir uma NAS? Então mãos à obra! Os serviços de armazenamento na cloud vieram revolucionar a forma como guardamos a nossa informação digital. Actualmente são vários os serviços que oferecem gratuitamente uns bons GB, mas há sempre quem opte, pelas mais diversas razões, em ter o seu próprio serviço. Experimentem o FreeNAS 11.
Download: FreeNAS-11.1-RELEASE.iso (598MB, SHA256).
Este artigo tem mais de um ano
Que tipo de características requer o PC para correr minimamente razoável o FreeNAS?
http://www.freenas.org/hardware-requirements/
A “NAS doméstica que custa zero…Tem por aí um PC e discos para construir uma NAS? Então mãos à obra” necessita dum CPU
Multicore 64-bit e de 8GB RAM! Não me parece que ande por aí muita gente com um PC com essas especificações encostado, e se tem o custo desse PC + energia gasta é muitíssimo superior ao dum NAS standard, já para não falar no espaço ocupado.
Pois, este é o problema atual do freeNas… Já pede demasiado do hardware, deixou de ser uma solução para o velho Pentium virar NAS
RaspberryPi + OwnCloud + Apache (Pode aceder através de Cloud, ou de partilha de ficheiros (Windows, Linux e Android com ESFileExplorer) 🙂
Tenho e não me queixo, 5*
Fica caro em electricidade ter um PC sempre ligado.
não, nem por isso, há muito que tenho um pc de topo e com uma quantidade de discos de alta capacidade e 3 monitores 24\7 e não altera nada na conta da luz mensalmente…
faz mais mossa na conta da luz aquecedores ou ar condicionados que um pc sempre ligado, que o consumo é irrisório…
“há muito que tenho um pc de topo e com uma quantidade de discos de alta capacidade e 3 monitores 24\7 e não altera nada na conta da luz mensalmente”
Claro que não, já o tens há muito tempo daí não notares as diferenças. Óbvio que em stand by gasta pouco, em uso estás a falar de 800-1000W (conjunto total e depende muito da gráfica e CPU). Um PC por norma fica horas ligado, um aquecedor ou ar condicionado só se ligam pontualmente e tem um termostato que os desliga ao chegar à temperatura. Não sei que empresa contrataste mas deve ser muito barata …
Não há assim tantos a gastar 800w.
A grande maioria das PSU rondam os 500w e isto já é para alimentar uma gráfica de 300w – não precisas disto numa NAS
De qualquer maneira, uma NAS já preparada gasta pelo menos metade da energia de um PC e tem melhor optimizaçao e gestão dos tempos mortos.
Não precisa da gráfica.
PSU 500W mas raramente chega se tens 3 ou 4 discos, e faltam aí nas tuas contas 3 Monitores 😉
Mas sim, só ando os monitores, o total não deve andar longe dos 800 w = 1 aquecedor … Claramente que isto faz muita diferença no contador por mês… às dezenas de euros.
Scutter,
não altera a conta da luz porque não os desligas!!!
Experimenta desligar para um ter termo de comparação.
Um PC de topo, terá uma placa gráfica que rondará um consumo de 200W/h (estou até a ser modesto), somando o consumo dos monitores, que rondarão os 50W/h/un e desprezando os restantes componentes, já é consumo considerável!
“e não altera nada na conta da luz mensalmente…”
Deve ser os teus pais que pagam a conta da luz lá de casa 😀
Claro que altera tudo depende de quantos watts de consumo esteja a máquina a ter mas se for de topo tem que se notar ao fim do mês!
Sem queres de todo te desacreditar já tiras te efectivamente uma leitura do contador da luz mensal com o PC sempre ligado e uma outra com o mesmo intervalo de tempo e hábitos mas sem o PC ligado qual a diferença que obtives te? Acho difícil que seja assim tão irrisória a diferença, mas posso ser eu a ter algum problema na instalação eléctrica ou sei lá.
Não necessáriamente. Com combos MB+CPU de baixo consumo e HDD de 2.5″ o consumo é baixo!
Vais fazer um NAS com discos de 2.5 e combo? Ora faz lá as contas do combo mais barato que arranjas compatível, 8 GB RAM e 3 ou 4 TB em discos 2.5. Depois faz as contas dum NAS típico básico de 2 HDD (uns 70-80€) com 2x 2 TB ou 1x 4 TB em discos 3.5 Pol.
Para isso ligas hdd 2.5″ ao router (o meu TP-LINK tem 2 USB) e tens um NAS bem decente, fica ligado e fica (se não precisas de RAID)
Não bate 25w max de um NAS comum. Depois tens o facto que o software Freenas não ser conhecido por ser muito estável.
Já não vou comentar o facto de se usar hdd 2.5″ para armazenagem..
A versão 11 foi lançada à pressa para disfarçar a borrada que foi a versão 10…. tiverem mais de 3 anos à volta da 10 e no final tiverem que a “pôr” de lado porque tinha mais bugs que features.
A pressa foi tanta que a nova interface baseada no angular ainda é preview (só na versão 11.1 é que vai estar completa e estável).
Se usam FTP(S) para aceder ao NAS através de um endereço DNS usem ou mantenham-se na versão 9.10. Pelo menos até corrigirem o bug.
Não deixa de ser uma forma de construir uma NAS fiavel.
NM70-M
http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_GALLERY.aspx?DetailID=1483&CategoryID=1&DetailName=Feature&MenuID=24&LanID=0
16GB RAM DDR3
LSI SAS 9201-16i + Cabos
SSD-DM016-PHI 16GB SATA DOM
3u 19 Inch 16 HDD Bays Hot Swap Server
E com isso tens uma NAS interessante
Tanto para ter uma nas?
Mais vale comprar uma synology ou qnap.
Specs desses para uma nas são absurdos…
Uso o Unraid já algum tempo e recomendo.
Alguns meses atrás, quando procurava por uma solução NAS, optei por um HP Microserver N40L. Estou satisfeito com os consumos e desempenho.
Openmediavoult, gosto mais 😉
+1
Ara além de ser mais estavel
Realmente… E comparado com este…!!!
CPU: Any i486 or amd64 compatible processor.
RAM: 1 GiB capacity
HDD:
System Drive: 2 GiB capacity
Data Drive: capacity according to your needs
Fonte: https://wiki.openmediavault.org/index.php?title=Prerequisites
Nem mais e ainda funciona num RPi.
Boa tarde!
Estou a ponderar instalar e testar este freenas, mas logo na primeira fase pede-me para escolher entre FREENas Installer e FREENas Installer (Serial Enabled). Conseguem-me explicar a diferença?
Tem diversos passo a passo da instalação. Em nenhuma delas tem essas opções.
quem anda à procura de um NAS para PCs com poucos recursos ou RaspeberyPi talvez seja melhor usar o http://www.openmediavault.org …
O FreeNAS nunca me pareceu ser uma solução económica ou caseira, mais uma opção profissional opensource.
nas4free continua a ser melhor na minha opinião 🙂
nas4free usando sistema de arquivo UFS é opção se vc tiver de 1GB a 6GB. Caso tenha 8gb acima vale começar a usar freenas com zfs