HAMA: Made in China – mas acima de tudo, alemã!
Quando é que uma marca de acessórios Made in China é algo mais do que apenas uma marca de acessórios... Made in China? Uma resposta possível poderá ser: "quando é a Hama".
O Pplware esteve na cidade alemã de Monheim a convite da Hama para visitar a sede e o centro logístico da empresa. Saiba o que vimos por lá.
Para quem conhece a empresa, a Hama surge certamente como "mais uma marca de acessórios" (neste caso, sobretudo acessórios para fotografia, áudio, vídeo, TV e telecomunicações).
Por isso, o convite que a Hama endereçou ao Pplware não podia ser mais claro nas suas intenções:
Gostávamos que viessem à Alemanha ver a nossa sede e o centro logístico, porque só assim é possível verem que a Hama é de facto uma empresa diferente das outras.
O melhor que podemos dizer desta nossa viagem é que chegámos cépticos e saímos convencidos. De facto, a Hama esforça-se efetivamente por acrescentar valor aos seus produtos, sobretudo com uma forte componente de controlo de qualidade, de forma a se assegurar que os produtos que coloca no mercado (especialmente na Europa) estão conformes, ou até superam, as normas de qualidade e segurança exigidas.
Mas vamos por partes...
Quem é afinal a Hama?
Conhecida sobretudo na Alemanha, onde foi fundada em 1923 (há uma timeline), a empresa está presente em Portugal desde há 10 anos, onde entrou inicialmente com as suas linhas de acessórios de fotografia.
Hoje, a empresa opera em várias frentes: com produtos de marca Hama; com marcas próprias em segmentos específicos (bolsas "a-ha" ou mochilas "Coocazoo", por exemplo), com distribuições exclusivas (acessórios de TV da Thomson, colunas Bluetooth da Fresh&Rebel...) e distribuições não-exclusivas. As distribuições não-exclusivas dependem de cada um dos mercados. Por exemplo, em Portugal, a Hama é um dos distribuidores da Sandisk (cartões de memória, pens USB e SSDs).
Globalmente, a Hama fatura cerca de 500 milhões de euros por ano, estando a crescer em Portugal a um ritmo acelerado, pelo que nos disse o CEO da empresa em Portugal, Filipe Barbosa (mais de 3,5 milhões em 2016 e com previsão de 5 milhões para 2017). Neste Centro Logístico a Hama emprega mais de 1500 funcionários.
Isto tudo para chegarmos ao que interessa: como pode uma "simples" empresa de acessórios faturar tanto e estar a crescer tanto num mundo em que "tudo é igual" — cabos, capas para telemóveis, baterias...? Ora, foi isso mesmo que a Hama quis explicar à Pplware e que, sinceramente, seria muito difícil perceber de outra forma que não através da visita que fizemos.
Vídeo mostrado no centro de logística
A nossa visita à HAMA
Durante um dia inteiro o Pplware percorreu cerca de 5km para conhecer todas as instalações internas que fazem para da sede e do centro logístico da empresa. Rapidamente percebemos que, ao contrário da ideia que tínhamos, a HAMA é uma mega empresa que aposta na tecnologia para vender tecnologia.
A nossa visita iniciou-se por uma pequena zona de apresentação de produtos para crianças e não só, onde podemos ver a nova gama de mochilas que possuem vários pormenores interessantes e tecnologia incorporada.
Passamos depois para os departamentos de controlo de qualidade do produto, onde de facto a empresa faz um bom investimento e também trabalho excepcional, pois todos os produtos são submetidos a uma avaliação rígida, aos mais diferentes níveis. Apesar dos produtos, na sua totalidade, não serem produzidos na Alemanha, a empresa consegue assim garantir a qualidade e especificações técnicas de todos os componentes.
Quando adquirimos um acessório raramente pensamos se de facto as características anunciadas são as que realmente fazem parte desse produto. A nossa tendência inicial é comparar o preço e, por norma, adquirimos o mais barato considerando que de facto a marca cumpre com o que diz na caixa. No entanto a verdade nem sempre é essa e o controlo do qualidade dos componentes é algo que nem sempre é feito por empresas que atuam neste segmento.
Para efetuar o controlo de qualidade, a Hama recolhe várias amostras de componentes que vêm da china e analisa-os meticulosamente.
Nestes departamentos de qualidade são analisadas desde pilhas, interfaces de comunicações, voltagens, realizados testes de stress para avaliar o comportamento e durabilidade dos componentes, etc.
Por exemplo, um dos testes a que assistimos foi ao teste de stress a mochilas. Cada mochila pesa entre 10 a 12 kgs e passam por 20 mil ciclos de "abanar".
A visita à Hama serviu também para relembrar quase todos os smartphones que já passaram pelo mercado. A empresa guarda um bom número de smartphones que usou no passado para realizar os mais diversos testes com os seus acessórios.
Num próximo artigo vamos mostrar os restante setores da empresa. Podemos desde já adiantar que ficamos surpreendidos e maravilhados com toda a plataforma de embalagem, armazenamento e distribuição de produto que apenas termina já dentro dos camiões que depois fazem a distribuição pela Europa.
Este artigo tem mais de um ano
Esses artigos também não são propriamente baratos e hoje em dia tudo é made in china!
Sim, tudo made in china…mas há empresas que fazem este controlo de qualidade que faz toda a diferença
Todas têm de fazer controlo de qualidade, seja a cargo deles ou a cargo de outros mediante auditorias periódicas. Aqui a grande questão é tratar-se de uma empresa alemã, quanto a mim o melhor método de trabalho.
Eu já tive vários produtos (desde há quase 15 anos para cá) desta marca e são altamente inflacionados os preços para a qualidade. Os plásticos, cabos e performance são medíocres mas como são “alemães ” e é quase impossível não ser invadido pelos produtos deles (não deve haver um supermercado ou loja de electrónica sem esta marca).
Curiosamente na Alemanha (onde detestam produtos fracos) é raro encontrar esta marca e quando há, não são mais que um par de acessórios de fotografia. Por alguma razão há de ser …
Vesse mesmo que falas sem saber, costumo ir todas as semanas a Alemanha e o que não falta por lá é hama a venda nas várias superfícies.
Eu vivo na Alemanha (todos os dias), “vê -se” que tu é que não sabes. Encontras HAMA na Mediamarkt e Saturno (e em pequenas quantidades) e em pouco mais. Normalmente em sítios que vendem a público com menos posses.
Pelo menos na saarland e na zona de trier quase todos sitios tem e alem disso és o unico a insinuar que hama é quase inexistente na Alemanha lol
Em Munique, estive numa Media Markt (tipo com o dobro do tamanho da de Alfragide) onde o que não faltava era metros e metros de linear de produtos Hama!
Quanto ao resto, se há coisa que a Hama tem é de facto, uma muito boa relação preço/qualidade. Há material mais barato? Há. Há material melhor? Claro. Mas material a este preço com esta qualidade, se houver diz-me qual a marca que é para passar a comprar.
Excelente artigo, serve para educar muito pessoal que só vê no made in china 100% de lixo,e ainda induz os outros em erro.
Já vivi na alemanha e eles habitualmente são exigentes na qualidade….mas isto é a minha opinião…
Sim, confirmei isso mesmo. Muita exigência o que se traduz em qualidade.
@José Lopes: nunca vivi lá, mas, a ser assim o pessoal do VW, Mercedes, bosch, etc, etc ou são de outro país ou devem ter faltado a essa aulas… Neste momento, há muita gente, mesmo muita, que pura e simplesmente não compra made in alemanha; há uma coisa chamada “questão de princípio” e podem enganar a malta algum tempo, mas, não durante todo o tempo… Ao fim de N anos a tratarem os outros como “totós subservientes” e de não pagarem as facturas, em algum momento vão ter de “amochar”…
Concordo.
O facto de eu viver neste momento na Alemanha,não faz de mim um expert a avaliar os alemães! Desde que rebentou o escandalo “Dieselgate”,a minha primeira decisão foi: Nunca,mas nunca hei-de comprar um parafuso que seja ,a este grupo de mafiosos (VW)!!
O ser made in Germany,já não é ,por si só,o garante que adiquirimos um produto de qualidade…Hoje,mais que nunca,interessa que o lucro,chegue depressa e,se para tal tivermos que enganar os nosso clientes,que se lixe!! Afinal de contas,a VW,vende que se farta !!! Nós é que somos os tótós!! 🙂
Bom fds a todos
Em que é que o problema das emissões prejudica o consumidor ou torna o produto menos apelativo?
Que falácia tão grande, na minha garagem só entram alemães, sejam grupo vw ou não, tanto faz.
Pois, se calhar tens esta opinião porque não tiveste um problema como um amigo meu teve com um audi a4 que, num determinado ano, era quase mês sim, mês não na oficina da marca porque a luz do motor acendia e não conseguiam resolver o problema. Mandaram o relatório de erros para a alemanha e de lá nada. Fecharam-se em copas! Teve um mês sem carro e eles andarem à pala. Foi preciso ir à inspecção com o carro e falhar na inspecção para se saber onde estava o problema; agora a parte gira, ONDE falhou? Na emissão de gases!!! Mas, nesta altura ainda não se fazia ideia do “dieselgate”. Esperemos que não se passe algo identico contigo, pois, é algo que não se deseja a ninguém, pois, existe um momento em que o problemas são tantos que começas a duvidar de ti próprio… Dito isto, Alemão não e todos os outros que pularam a cerca também!!! O problema é que as opções de compra ficam reduzidas. Este pessoal em questão lá por ter feito a ww1, a ww2 e se passou a mão pelo pêlo, não vamos dar-lhes a oportunidade de fazerem uma ww3, cuja ignição tenha origem no modelo económico Alemão, certo? Concordas? Há um momento para virar a cara para o lado e há um momento para o basta!
Os alemães tem muita coisa boa e muita coisa má, agora o que adoram é ganhar muito dinheiro fazendo crer que é artigo de topo não o sendo. Artigo 100% feito na Alemanha é ainda muito bom por norma, o resto é lixo mais caro.
Loool voces sao mesmo adiados, tipo que so a vw fez o que fez? A maioria os carros fez isso, e mesmo o dilema todo, tiveste algum problema com o carro por caus disso?! Lol o que vejo é mais e mais pessoas a comprarem vw, pois é tipo esta hama, preço/qualidade nao ha melhor, podes falar o que falares mas melhor n ha. E n n tenho vw, tenho ford
Diz me la essa gente, lool e ca conheço muitas pessoas que estão nas tintas para o que aconteceu com vw, achas mesmo que as pessoas querem saber do que sai do carro para fora, as pessoas so querem que os carros consumam menos, sejam mais confortáveis e tenham preços mais baixos. Mas pronto depois ha aquelas pessoas tipo tu que ahh e tal n vou comprar maid porque aconteceu aquilo ou aquilo ou porque ouvi alguém dizer alguma coisa. Diz-me foram os carros afetados por causa do escândalo que eles fizeram? O carro parou no meio da estrada etc etc?! Loool por isso que Portugal esta onde esta…
Bom dia …
Dei o exemplo do grupo VW,porque estávamos a discutir sobre o “Made in Germany”! Bem sei ( ou pelo menos,foi-nos dado a saber pelos os jornais) que outra empresas também o fizeram (como a Mitsubishi que parece que já o faz há mais de 25 anos) e, outras sob suspeita.Perante isto,cabe a nós,consumidores,decidir se determinada empresa,com determinados procedimentos,cabem no ideal perfil para que,possamos ficar satisfeitos ao adquirir os seus produtos!Acho que (não só para mim), o que a VW fez,foi muito grave a todos os níveis e,como tento ser um consumidor consciente,jamais comprarei qualquer produto deles (e não me refiro só aos carros,também ás salsichas e ao ketchup deles)!!
Cabe a cada um,decidir por sua cabeça…Longe de mim querer criticar quem prefere VW e afins.
Cumprimentos
Bem dito.
Então pela tua idea nao se deve comprar carro nenhum, pois a maioria o fez, sim nao ha desculpas para o que se fez, mas pergunto mais uma vez, ficaste com o carro parado no meio da estrada?! E se os americanos nunca descobrisse o que a vw fez então hoje andavas a dizer que os vw sao os melhores carros do mundo?! Lol ta bem ta. Eu por mim so nao compro vw porque ja tive um ma experiencia com um golf 4, mad nao foi por causa das emissões lol se um dia encontrar uma boa oferta com vw nao voi ficar ai a chorar com ahhhh e tal ja tive ma experiencia com vw ou então as noticias disseram que as emissões deles nao sao correctas…
Cheguei a ter uns headset para jogar da marca Hama, bons na altura a nível de preço/qualidade e duraram anos. Da marca só tenho a dizer bem pela experiência que tive com ela.
Tenho alguns produtos deles. Não tenho nenhuma razão de queixa. Funcionam lindamente e sem qualquer problema.
Eu pelo menos nos meus cabos usb do pc não tenho muita razao de queixa ja os tenho a vários anos assim como alguns cabos de som. Agora que nao são assim baratos por dizer não ate já tive azar com 1 carregador de telemovel dessa marca. Mas tambem quem vai a um media markt muito ve dessa marca por la
engraçado é fazermos varias encomendas pelo ebay, de valor reduzido (entre 10 a 20 €) e uma delas ficar retida, e depois vem a carta dos CTT com um numero que nao condiz com nenhuma das encomendas e depois temos que adivinhar, aquele pessoal da alfandega deve pensar que um sujeito é magico. dass
Ja tive 2 problemas com a alfândega, e sinceramente nao ha pior que eles, so querem é tirar dinheiro das pessoas
A hama é marca que eu conheço muito bem e não é de agora, acho que desde que me conheço . Mas nos últimos anos nem era muito de comprar desde que deixaram de fabricar na Europa. Uns 3 meses atrás resolvi arriscar e comprei um limpador de discos de vinil e sinceramente ou foi azar meu ou o produto não passou no tal controlo que falam no artigo, não comprem este artigo não tem qualidade. Eu não compro mais desta marca é que além de caro não vale um boi. Quanto a outros artigos consegue-se melhor por menos dinheiro.
Ssd sandisk, alguém tecomenda, queria comprar um daqueles que funcionam através da xompressao e desxonpressao, “LE” so que ja não existe a venda os que queria, na tripemsempre
Vivo na Alemanha, e posso dizer que HAMA nem chega a ter a qualidade de muitos dos produtos chineses…. Sem falar do preço hiper inflacionado
O que é que viver na Alemanha tem a ver com hama e produtos chineses? Na Alemanha nem ha produtos chineses como é que podes comparar?! Sim mandar vir pela net mas isto pode.se fazer em qualquer pais