Windows 7 foi o mais afetado pelo ransomware WannaCry
Quando o WannaCry começou o seu ataque, muitos previram que este se iria focar em máquinas mais antigas e que, por isso, estariam mais desatualizadas quer em termos de software quer em termos do próprio sistema operativo.
Esperava-se que fosse focar-se em sistemas como o Windows XP, que a Microsoft já abandonou há bastante tempo. Mas a verdade é que, segundo os mais recentes números, a grande vítima do WannaCry foi o Windows 7.
As primeiras análises ao WannaCry apontavam para que fosse explorar as falhas que o Windows tinha e que ainda não tinham sido cobertas com a instalação das mais recentes atualizações.
Todos apontavam para que o Windows XP e o Windows Vista fossem os mais visados, uma vez que a Microsoft já os tinha abandonado nas atualizações, quer do sistema quer as de segurança.
O que foi visto contraria o que seria esperado e mostra que o Windows 7 foi de longo o sistema mais visado por este ataque, sendo o que mais registos tem de casos de problemas.
Estes números reforçam a ideia de que a grande causa dos problemas que o WannaCry trouxe tiveram origem em sistemas que não estavam atualizados com as mais recentes correções da Microsoft.
Ao contrário do Windows 7, o Windows XP não estava preparado para lidar com o WannaCry, uma vez que a Microsoft não tinha qualquer patch criado para o resolver. Curiosamente isso não se vê no gráfico, com o Windows XP a não ter sequer expressão para constar nele.
Há ainda muita informação que falta saber sobre o WannaCry, quer sobre a forma como chegou quer sobre os verdadeiros resultados deste ataque, que infetou milhares de máquinas pelo mundo.
Este artigo tem mais de um ano
Se é o mais utilizado é óbvio..
Isto! Mais nada! O Windows 7 continua a ser um excelente sistema operativo!
Hummm… danos demasiado focalizados para ser uma carolice…
Acho que já chega não?
Coincidentemente, ontem estive a instalar o Windows 7 SP1 num laptop antigo. Após muitas horas com windows update a fazer actualizações e, quando pensava eu que já estava actualizado, eis que aparece uma última actualização: precisamente a “destinada” ao wannacry.
Estaria dependente de outras actualizações? Se sim, não deveria estar…
Se não tinhas as actualizações, é normal que assim seja. Desde Setembro que as actualizações são cumulativas. Por isso, precisa de actualizar por ordem, sendo que algumas obrigam a reiniciar a máquina, antes de continuar.
Já agora, as actualizações são 3. Por isso, se só lhe apareceu uma (suponho que foi a do boletim ms017) é porque já tinha as outras duas instaladas.
Agradeço a expllicação
Falta aí uma informação: é que a Kaspersky já não tem programas que funcionem no Windows XP vai para 3 anos. Daí não terem dados sobre ele.
No 7 uma das razões é a base chinesa e americana onde existem milhões de computadores que não tem as actualizações automáticas activadas, apesar de navegarem na internet diariamente.
O que diz da Kaspersky ate’ podia ser a justificacao mas NAO E’.
Para começar, quem tem produtos da Kaspersky do tempo em que suportava o XP, esses produtos continuam a trabalhar e a reportar para a Kaspersky.
Para continuar, dados doutra firma completamente diferente da Kaspersky confirmam que efetivamente o XP NAO FOI AFETADO pelo WannaCry.
O WannaCry normalmente ao tentar instalar-se numa maquina XP a unica coisa que consegue fazer e’ CRASHAR o XP, absolutamente mais nada.
So’ e’ possivel efetivamente infetar o XP com o WannaCry MANUALMENTE pelo proprio utilizador.
Isto possivelmente acontece porque o WannaCry usa o SMB para infetar remotamente os PC (nao, nao e’ atraves de emails). Acontece que o XP so’ suporta SMBv1, versoes do Windows a seguir ao XP usam SMBv2 e/ou SMBv3.
Ai tem, tem.
Foi mais afetado que o windows 10? Não pode ser! Então não era o 10 que era inseguro e o 7 que era muito bom? E aposto que muitos dos que foram afetados foi por arranjarem 1001 desculpas para terem as atualizações automáticas desativadas! Ai estes fanboys… Só lhes saem tiros pela culatra.
O Windows 10 teve pouquissimos computadores afectados comparativamente. É bom saber que politica da MS tem surtido efeito.
Uma semana e dois dias depois ainda não tenho o histórico dos emails nem sequer acesso à página de gestão da cloudptempresas. Não se admite grandes empresas assentarem os servidores apenas em Windows. Tem de haver redundância em tudo, não é só nas fontes de alimentação…
Não afectou MAC PCs?
Vale lembrar que o Windows 7 foi o MAIS PIRATEADO !
Vale lembrar que para se pegar um Ransomware você PRECISA baixar e executar o arquivo !
Vale lembrar que Windows 7 pirata tem virus e alguns ransomware !
Vale lembrar que neguin não gosta de manter seu Windows atualizado
Vale lembrar que neguin gosta de baixar torrent com virus e sair executando no PC
Tenho o Windows 1703 já instalado em meu PC e mi há máquina não foi infectada. Tem é que manter a atualização em dia na ordem correta.
E agora vem o EternalRocks
A maioria dos ataques vem próximo a sua local do trabalho ou onde faz interação na internet, já tinha visto caso de ser vizinho