Google Assistant – Uma IA ainda mais inteligente
A Google I/O já começou e espera-se que a Google apresentar algumas novidades no seu ecossistema.
Depois de apresentado o Google Lens, surgem agora várias novidades no Google Assistant.
O Google Assistant e, lançado em Outubro do ano passado, é a aposta da gigante americana dentro das inteligências artificiais.
Nesta edição da Google I/O, a empresa americana apresentou algumas novidades que pretendem aproximar a sua assistente virtual ainda mais à realidade. Para isso, a Google pretende tornar o Assistant mais conversasional, sempre disponível e sempre pronto a ajudar.
Cerca de 70% das interações com o Google Assistant são feitas através de comandos de voz, muitas vezes assumindo uma conversação. Assim, a Google desenvolveu o seu assistente nesta área, tomando como exemplo o reconhecimento das diversas vozes dos elementos da família.
Como nem todos gostam de dar alguns tipos de comandos em voz alta, a Google adicionou agora a possibilidade de interagir com o Google Assistant através da escrita. Além disso, vai ser possível integrar o Google Lens no assistente, de forma a criar uma conversação acerca daquilo que o utilizador está a observar. A somar a esta equação, vai ser possível também traduzir algo que estamos a observar noutra língua diretamente a partir do Google Assistant, algo que já existia dentro da aplicação do Google tradutor.
Para estar sempre presente, a Google tem tentado colocar o seu assistente no maior número de dispositivos como smartphones, televisões, relógios, entre outros. Mas não são só os utilizadores do Android que irão ter acesso a estas novidades. Como já tinhamos anunciado, o Google Assistant irá também passar a estar disponível no iOS. Para que qualquer fabricante tenha também acesso ao Assistant e incorporá-lo nos seus protudos, a gigante americana lançou o Google Assistence SDK. Estes produtos de terceiros que incorporam o Google Assistant irão receber uma etiqueta identificada com "Google Assistant Built-in".
O Google Assistant irá estar disponível em francês, alemão, japonês e português do brasil. Até ao final do ano irá ainda estar disponível em italiano, espanhol e coreano.
Por fim, a Google apresentou ainda o Action on Google que irá permitir a integração de aplicações de terceiros no assistente. Além disso, o Google Assistence irá poder mediar transações, permitindo fazer compras diretamente a partir do assistente, assim como irá suportar dispositivos de smart home.
Este artigo tem mais de um ano
A Google está a preparar a próxima década, isto vai ser o próximo boom tecnológico. A Google não é tão boa quanto a Apple, por exemplo, na integração de plataformas, mas caso consiga criar uma integração que de facto vá de encontro ao que os utilizadores precisam, já ganhou a próxima década.
Hoje temos 100 apps no tlm, daqui a uma década vamos ter 10 apps, serviços, apps, conteúdos, vão ser centralizados num local comum.
Vamos esperar que consigam materializar o potencial disto, mas está muito bom mesmo, a AI da google está para ficar.
é Google Assistant e não Assistance. (assistência != assistente)
Já tinha corrigido ontem, mas por alguma razão foi reposta a versão antiga.
Já voltei a corrigir. Muito obrigado pelo reparo
Critica construtiva: a escrita deste site precisa de melhorar. Há linguagem pouco adequada e o tom por vezes não é o mais “informativo” ou pelo menos não transparece essa intenção com clareza.
Leio WIRED, TheVerge, Daring Fireball, The Loop. E noto o seguinte: a qualidade da escrita melhora em triplo o principal veiculo de informação neste tipo de plataformas. Querem ajuda? proponho-me a contribuir para o site. Não pude deixar de comentar, porque o pplware tem potencial, e sobretudo margem de progresso na qualidade da escrita e estrutura dos artigos! let’s take it up a notch!
De forma a completar a escrita construtiva, qual problema na escrita do artigo?