MotoGP 17: Modo Carreira em 2 Rodas
É já no próximo Verão que será lançada a próxima edição de MotoGP, o simulador de motociclismo da Namco Bandai.
Este ano a principal novidade será a existência de um modo carreira reestruturado, sob a designação de Managerial Career Mode, no qual o jogador será um Team Manager de uma das equipas do campeonato.
Seguindo as pisadas de outros jogos do género (e não só), também MotoGP vai passar a ter um Modo Carreira robusto, imersivo e abrangente, no qual o jogador vai poder passar a experimentar todas as emoções de construir uma carreira profissional no mundo do Motociclismo, tendo para tal de ter especial atenção a um vasto conjunto de factores (Patrocínios, Motos, Pilotos, Departamento da Equipa, Departamento de P&D).
A Namco Bandai convida, através do Managerial Mode, todos os jogadores a serem os perfeitos Team Manager duma equipa de MotoGP e levar a sua equipa ao sucesso, assumindo pelo caminho todo o conjunto de decisões que determinarão esse mesmo sucesso (ou insucesso) no Campeonato Mundial.
A ideia é simples: o trabalho árduo e meticuloso desempenhado por profissionais que se comprometeram a criar uma equipa não é sempre visível, escondendo-se atrás da pit wall. Desta forma, as escolhas de um Team Manager são fulcrais para o sucesso de um campeão, começando com a gestão de recursos para criar uma equipa vencedora e motivar os pilotos mais novos!
Cada vitória nas corridas aumentará a reputação do Team Manager e atribuindo créditos e pontos de experiência, melhorando dessa forma, não só o nosso desempenho, como também o desempenho dos pilotos.
O Team Manager será responsável por todos os aspectos de uma equipa como um deus ex machina, incluindo:
- Patrocínios: à medida que a reputação da nossa equipa cresce com vitória atrás de vitória, seremos capazes de aumentar a visibilidade da mesma e receber ofertas dos patrocinadores oficiais do Campeonato, permitindo, assim, obter mais créditos no jogo.
- Motas: ser competitivo significa ser capaz de conduzir motas de alto desempenho e ser Team Manager significa que a possibilidade de se investir nos melhores modelos. Naturalmente, quanto mais popular for a equipa, maior será a selecção de modelos à escolha.
- Pilotos: uma das principais tarefas para a época inicial é escolher os melhores pilotos para a nossa equipa; o jogador, à parte de utilizar o seu piloto personalizado, terá que contratar outros 5 pilotos, que serão controlados por inteligência artificial, para competirem em todas as categorias. O jogador também terá de gerir toda a equipa e preparar os pilotos para cada desafio. Gerir as actividades e os custos da equipa e dos pilotos acelerará a tua viagem até à vitória.
- Departamento da Equipa: como Team Manager, o jogador terá de supervisionar os vários departamentos que compõem a equipa, investindo recursos para melhorar o crescimento dos pilotos e aumentar o lucro depois de cada corrida. A equipa é composta por mais de 10 departamentos (Nutrição, Preparação Atlética, Gestão de Desportos, etc.) e, se bem gerida, poderá ganhar o Campeonato Mundial em três classes diferentes!
- Departmento de P&D: embora a gestão de uma equipa envolva principalmente gerir pessoas e actividades frequentemente, um bom Team Manager investirá no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento para se certificar que não só as melhores motas, como também os melhores componentes, garantirão um desempenho acima da média em todas as corridas!
Este novo modo Managerial Career, promete!
Ainda segundo Paolo Ogliari, Director de Som de MotoGP, uma preocupação da equipa de desenvolvimento foi também a de recriar um ambiente sonoro ainda mais realista de acordo com o que se passa na realidade de uma corrida. Segundo Paolo houve ainda uma preocupação visível em captar o som próprio de cada moto, e em cada momento das suas acelerações. Muitas vezes podem ser sonoridades subtis mas... estarão lá.
MotoGP 17 atingirá também, pela primeira vez na série, os 60 fps. Segundo Michele Caleti Lead Programmer, a equipa preocupou-se com a forma como atingir os 60 fps sem prejudicar, por outro lado, a performance do jogo. Foram feitas várias optimizações ao nivel do motor de jogo, maximização de parallel computing e uso exaustivo das capacidades dos processadores.
Os restantes modos, tais como o Modo Campeonato, Modo Corrida Única estarão presentes.
MotoGP 17 será lançado a 15 de Junho de 2017 para Xbox One, Playstation 4 e PC.
Este artigo tem mais de um ano
Começa logo mal o artigo, porque tanto a Capcom e agora a Milestone já tinham modo carreira e já era possível ter uma “equipa” e fazer upgrades, por isso nada de novo e muito menos algo de inovador.
Aliás o modo carreira nestas sequelas sempre foram falsos modos carreira porque na seguinte temporada os pilotos não mudam de Motos, nem sobem nem descem de categorias, a ordem dos circuitos é a mesma que rapidamente se torna num jogo repetitivo em que apenas se conseguia fazer upgrade à mota.
Se estas lacunas forem inteligentemente colmatadas tal como os sons das 3 categorias finalmente ao fim desta pomada de sequelas serem os reais em vez daquele som metálico arcada, ter danos físicos, uma jogabilidade mais apurada e o piloto criado pelo jogador também poder ser upgrade às aptidões/lesões etc… bem como aprender com os vários jogos já lançados será um forte caso de sucesso…
Até porque MotoGp é uma disciplina que anos após ano tem superdado de longe a defunta fórmula 1 e tirando também milhares de adeptos e com todos os ingredientes para programar o melhor jogo de MotoGp… Mas a verdade é que com tantas sequelas já feitas este jogo corre sério risco de ser mais do mesmo…
Boas. Talvez o mais acertado fosse referir que MotoGP 17 vai ter um Modo Carreira reestruturado, a fazer juz ao significado disso mesmo. Com o este “novo” Managerial Career Mode, creio que é precisamente isso que a Milestone pretendem fazer … criar um modo carreira mais robusto, imersivo e abrangente que consiga traduzir no jogo o que é criar uma reputação no mundo do motociclismo.
Em relação à sonoridade do jogo, e tal como coloquei no artigo, houve uma preocupação para ir mais além e reproduzir realmente as mais subtis diferenças de mota para mota. Esperemos que não seja apenas da “boca para fora”.
Jogaste a versão do ano passado? O que achaste?
Boas. Sim joguei todos os Motogp da Milestone (consolas) incluindo os Superbikes.
Pela minha experiência ao fim destes anos, as diferenças entre eles sem ser os “ajustes” gráficos (que nunca impressionaram nem muito menos o som das motos) a jogabilidade foi sempre o ponto mais interessante sobretudo o primeiro jogo de superbikes e o de MotoGp, mas o de 2016 a Milestone conta com uns modos de jogo inúteis nem jogabilidade alguma, mesmo assim fica se sempre tal como os anteriores a sensação de uma cópia polida do anterior a um preço de um jogo completamente programado de raiz e infelizmente tal como acontece com as sequelas de formula 1 e mesmo os 2 jogos de bola simplesmente não está a existir alguma concorrência e por isso é impossível estes mesmos jogos tal como a sequela Motogp inovar por completo e ser um jogo de vanguarda e apetecível na proxima sequela de 2018 pois na minha opinião anterior além de criticar sugiro algumas das alterações até simples de efetuar.
Quanto ao modo de “carreira” de certeza absoluta que vai ser mais um retoque e nada mais sem arriscar um prosuto arrojado e continuando assim ser mais o “modo desafio” e não carreira e assim temos o que estes estudios iltimamente nos têm brindado um produto já feito e algo mais qie vistoapenas com melhoramentos superficiais sem arriscar alguma coisa…