Android: Novo malware encontrado a cada 10 segundos
A plataforma móvel da Google é a mais usada à escala mundial e, talvez por esse motivo, a mais explorada ao nível da segurança informática. De acordo com um relatório recente da G Data, revela que é descoberto um novo malware para Android a cada 10 segundos.
O Android domina claramente o segmento dos dispositivos móveis com uma quota de mercado a rondar os 72%. Segundo um estudo da G DATA, só no primeiro trimestre de 2017 foram descobertos 750.000 samples de malware o que corresponde a 8400 por dia (ou 350 novos malwares por hora).
As previsões para este ano rondam os 3.5 milhões, um valor que será o mais elevado desde 2012.
Apesar do número ser bastante elevado não é propriamente razão para grandes alarmes. Como sugestões de segurança, o estudo refere que os utilizadores devem, sempre que possível, ter o sistema atualizado e descarregar apenas aplicações da loja oficial.
Este artigo tem mais de um ano
Nunca apanhei nenhum tipo de virose, não percebo…
Como é que sabes?
Não percebes? Ter um cerebro de um tamanho de uma ervilha, é complicado não és só tu (mas felizmente) o teu pode crescer eventualmente.
Se descarregas apps da Play Store, e não de fontes desconhecidas ou páginas manhosas raramente vais apanhar vírus.
Só apanha virus quem instala tudo o que vê na Play Store sem ler os comentários, os feedbacks ou quem instala por outras fontes ou outras play stores manhosas disponíveis na Internet.
Mas como é habitual milhares de pessoas caíem e continuarão a cair nestes esquemas assim como outros sistemas operativos, a culpa nem sempre é do Android mas sim do utilizador.
Que se há de fazer? Nunca tive nenhum vírus.
Começar com tanta arrogância para dar uma resposta tão básica, afinal a ervilha não cresceu.
Como pode uma ervilha crescer intelectualmente, se a mesma não recebe nada em troca? A sobrevivência, é necessária assim tal igual a vida humana, para sobreviver, para evitar apanhar vírus é necessário ter um cerebro, e para isso é preciso que o mesmo cresça de forma natural e orgânica.
A ervilha cresce com o tempo (ou pelo menos assim o acontece) mas na maioria dos casos acaba por crescer e diminuir e isto é resultante das pessoas que utilizam play store não oficiais, e depois pergunta-se como apanharam um vírus.
Tal igual como um agricultor que não rega as plantas e depois pergunta como é que estas morreram.
Mesmo…só li o primeiro parágrafo…vai na volta e disse algo interessante 😛
“sempre que possível, ter o sistema atualizado” gostei do sempre que possivel, pois é e sempre será impossivel ter o sistema actualizado visto que as marcas sejam elas quais forem deixam os equipamentos desactualizados preferindo vender outros novos que num futuro tambem esses ficam desactualizados.
O suporte de actualizações deveria ser para 3 anos no máximo, mas claro que ninguem as cumpre.. Se não me engano um telemóvel tem 2 anos no máximo de actualizações garantidas, mas é raro as marcas que cumpriram tal “garantia de actualizações” poucas ou nenhumas fazem ou obedecem as leis locais.
De qualquer das formas, a culpa não é do Android mas sim das marcas que deveria existir mais fiscalização, regulamentação acerca disto.
apesar dos fabricantes “abandonarem” o desenvolvimento de software, em alguns casos, uma versão de software mais recente poderá estar aqui: https://forum.xda-developers.com/ (na maioria dos casos invalidando a garantia, mas quase todos os equipamentos desatualizados têm mais de 2 anos…)
E mais, em 70% dos casos o utilizador é a maior virose existente
O telemóvel da minha mãe, que por acaso é o da promoção da DECO, está sempre a apanhar vírus. Instala aplicações sozinho quando ligado à Internet de jogos falsos e de uma actualizaçãod e sistema falsa. O Panda Antivirus Free para Android, tem detetado e limpo tudo!
E nao instalo nada que seja fora do play store