Robô da Boston Dynamics é um verdadeiro atleta
Boston Dynamics, empresa do grupo Google, dedica-se à engenharia robótica avançada. Os seus robôs têm comportamentos notáveis no que toca à mobilidade, agilidade, destreza e velocidade.
A essência do desenvolvimento destes robôs é para fins militares e a Google, no ano que passou, evidenciou a sua vontade em se desfazer da empresa. Mas é inegável a evolução das suas tecnologias. O novo robô tem já um desempenho digno de um atleta.
Recentemente, este novo robô que se move sobre rodas, foi amplamente "aplaudido" pela sua destreza, quando foi apresentado numa keynote da empresa. O vídeo mostrou alguns detalhes dos vários programas em que a empresa estava a trabalhar.
Eram já conhecidas algumas habilidades destes robôs, como por exemplo o facto de se desviarem de obstáculos, equilibrarem-se de forma eficiente, analisarem o terreno para escolherem os locais por onde caminhar e adaptarem-se às circunstâncias. Estes robôs podem operar em ambientes difíceis, como em montanhas, na neve e em terrenos irregulares.
Handle... o robô atleta
O robô consegue saltar a uma altura de cerca 2 metros, o que ultrapassa a da maioria dos seres humanos. Em rodas, ele pode mover-se a uma velocidade máxima de cerca 5 km/h podendo gerir a verticalidade do seu corpo mediante a deslocação individual das suas rodas. Com a bateria totalmente carregada tem uma autonomia para cerca de 25 quilómetros.
Se estes robôs estiverem ligados à energia elétrica, as suas capacidades são ainda mais relevantes, atingindo velocidades e alturas ainda mais interessantes. Mas os equipamentos são para fins militares e por isso estão a ser levados a limites.
O Handle é actualmente um projecto dentro do segmento "humanoide", que imita o ser humano em muitos cenários reais, tem uma postura que se adapta ao terreno e recupera se perder o equilíbrio. Os seus sistemas elétricos e hidráulicos permitem igualmente carregar pesos significativos, funcionalidade que será uma mais valia no campo de guerra.
Atlas o robô da Google que parece um ser humano
Boston Dynamics adicionou a combinação pernas e rodas e criou o Handle "o melhor dos dois mundos."
As rodas são eficientes numa superfície lisa, enquanto as pernas podem ir praticamente por todo o lado.
Referiu a empresa na apresentação deste novo robô, explicando e mostrando vários cenários onde este poderá ter intervenção. O progresso é notório e o nível de autonomia faz prever para um futuro próximo um robô "de mercado" com um potencial incrível.
Este artigo tem mais de um ano
The end is near…
Ai Jesus, que medo… Vou cavar um buraco e enterrar-me, não vá o Diabo tecê-las…
Chiça que cena mais bizarra
Skynet e Terminator quase realidade…
Faltou ver a SUBIR as escadas!!
Simplesmente espectacular! Até arrepia…
Muito bom!
Espero que cada dia essa evolução de tecnologia aliada com as grandes necessidades da humanidade aumente, teria um propósito notável, independente do uso militar, grandes avanços tecnológicos partiram para fins militares e acabaram se popularizando a cerca do tempo, isso sim de fato vai ser um grande avanço para árias comerciais, industriais e até na saúde, e quem sabe para fins domésticos.
“A essência do desenvolvimento destes robôs é para fins militares e a Google, no ano que passou, evidenciou a sua vontade em se desfazer da empresa. ”
Até parece que a vontade da Google em se “desfazer” desta empresa é puramente devido ao seu objectivo militar, o que está completamente errado.
A Google adquiriu esta empresa com o intuito de lucrar a curto prazo. Ao comprá-la tentaram imeadiatamente passar o know-how para os escritórios em L.A. de modo a inserir esse conhecimento no desenvolvimento de drones para as massas consumistas., que estão na moda.
Ora a malta da Boston Dynamics não achou muita piada, e dizem (pelo menos é o que se consta num artigo que li) que bloqueou grande parte dos algortimos, automação, mecânica, etc ao acesso do pessoal da Google.
Os tipos da Boston Dynamics dizem que a finalidade dos seus produtos não é militar.
Inicialmente era a Protecção Civil – Search and Rescue, Indústrias pesadas, NASA, Oceanografia, pesetc. Acho que toda a gente sabe que o Pentágono deve ser um bom cliente…