China quer banir VPNs e vai torná-las ilegais no país
Na China, o acesso à Internet é controlado de forma férrea pelo estado. Todos os cidadãos apenas estão autorizados a aceder a um conjunto de sites bem definidos e controlados pelo estado, limitando assim a informação a que podem aceder.
A única forma que existe para contornar este bloqueio é através da utilização de VPNs, a que apenas poucos podem aceder. Mas o controlo vai agora ser ainda mais apertado com o governo a declarar que as VPNs passam a estar proibidas.
Navegar na Internet na China é complicado devido às limitações que são impostas. A liberdade para aceder à informação não existe e é devido à grande Firewall da China que os bloqueios aos sites estrangeiros são feito no país.
O controlo do governo vai em breve ser ainda maior com a imposição de novas políticas para a disponibilização de VPNs, impossibilitando assim que estas possam ser usadas no futuro. Não existem regras definidas para seja autorizada a sua utilização, algo que parece ser ambíguo e propositado.
Todos os operadores deste tipo de serviços passam agora a estar obrigados a requerer autorização governamental para poderem prestar o serviço de VPN, sem que exista qualquer garantia de que a autorização será dada.
Apesar de não ser claro, especula-se que a ideia do governo chinês não é impedir o acesso à Internet a empresas estrangeiras que operam no país. O foco será nas empresas que fornecem serviços de VPN a particulares e que vão assim deixar de o poder fazer.
Este não será também um processo imediato, tendo o governo chinês anunciado que a mudança será feita durante um ano, conseguindo assim eliminar de forma total o acesso à Internet fora das suas regras.
Esta é apenas mais uma medida das muitas que a China tem tomado para controlar o acesso dos seus cidadãos a todos os sites estrangeiros. Google, YouTube, Twitter, Facebook e muitos outros estão já inacessíveis de forma normal, ficando agora ainda mais complicado aceder-lhe, graças a esta nova regra.
Este artigo tem mais de um ano
Isso é o que eu chamo de uma super ditadura, o governo controlando tudo.
E nós suportamos a ditadura! Leva me a querer que até os lojistas chineses cá sofrem com isso, nunca vejo nenhum chinês a sorrir, porque será?
Porque são mal tratados pelos portugueses que so falam mal dos chineses.
Super Ditadura = Comunismo.
Aliás, o mote do comunismo é o controlo total da vida dos seus cidadãos, e isto até foi tentado no Rússia com um supercomputador (em 1970) a fazer cálculos sobre a vida de cidadãos…
Sim, é mesmo o mote do comunismo. Foi no comunismo que veio aquela ferramenta de formatação de mentes e controlo da vida das pessoas a que chamamos de redes sociais.
O Salazar, Franco, Pinochet e afins todos comunistas também 😉
enquanto houver imaginação, há uma maneira 😀
Há culturas e culturas …e também há limites para tudo, eu acho que esses “iluminados” deviam pensar seriamente em viver noutro planeta.
No entanto não é o país que está presente na quase totalidade de conflitos armados que tivemos após a guerra fria.
É difícil de acreditar que esse tipo de crime ainda aconteça nos dias atuais contra a população…
Eles estão a proteger a população geral de muita lixeira intelectual produzida pelos países estrangeiros.
O problema é que também bloqueiam o acesso a informação histórica (e não só) que seria de interesse geral genuíno, mas como não é favorável ao governo, então não pode ser acedido.
O problema dos filtros é mesmo o abuso, pois uma coisa é proteger de conteúdos que degradam os valores correctos da sociedade, outra coisa é censurar conteúdos só porque a informação apesar de correcta não é favorável ao governo ou à posição do governo.
Regra geral: se é errado tem de ser removido… mas com cada país a ter as suas regras que chegam a ser contraditórias de país para país e até dentro do próprio país… os filtros acabam por ser a única coisa realmente possível.
Para o futuro com a unificação dos valores em apenas o que é correcto este problema desaparecerá, mas ainda está um pouco longe tal tempo, pelo que estas situações ainda irão permanecer por muitos anos.
Meu amigo, você sabe o que significa liberdade?
Quem tem o direito de filtrar o próprio conteúdo é a população, não o governo. Isso pra mim é um crime contra a liberdade de escolha, cada ser humano tem o direito de escolher seus próprios valores, no que acredita e não ser censurado!!!! LIBERDADE MEU AMIGO, PROTEÇÃO??? Hahaha
No entanto a Europa anda a tentar banir e penalizar canais de notícias como a RT, Sputnik News,… Realmente difícil de acreditar.
China sempre foi uma civilização com grandes problemas eticos, culturais e sempre bem atrasada em relação a questoes basicas. Mesmo que o comunismo caia ( nuke? ) o povo que fica é bem retardado.
“… grandes problemas eticos, culturais e sempre bem atrasada…o povo que fica eh bem retardado”;
Bem em questoes eticas. que se dira do ocidente e do que andamos a fazer por ca e principalmente, durante seculos noutros continentes…e os crimes contra a humanidade cometidos!
Quanto a questao cultural e civilizaçao atrasada, assim como o tal povo retardado…nao seria ma ideia, ler um bocadinho mais…http://www.sohistoria.com.br/ef2/china/
…http://super.abril.com.br/galeria/conheca-25-grandes-invencoes-chinesas/…;
Se os “retardados ” sao a segunda economia do mundo”…nos somos o que? Independentemente, de preferir viver por cá do que lá.
Quanto ao sistema politico, que acaba por se refletir na matriz social, estamos todos de acordo, é para deitar fora, mais cedo ou mais tarde! Se bem que nessa altura, os problemas da desagregaçao de um imperio daquela dimensao, nao sao despicientes!
Isto dos sistemas politicos dá conversa, com mangas compridas.
Por exemplo, em Portugal, se excluir-mos o sistema politico e a guerra colonial ( o que é impossivel ), e se formos realistas, teremos que dizer, que um dos melhores periodos de crescimento economico ( nao social e de bem estar, estes so aconteceram depois do 25 de Abril)), foi o Marcelista! Interrompido com a crise do petroleo de 1973 e que ao mesmo tempo foi gerando divida, com os investimentos realizados.
A questao, é que ao contrario do que nos tentam (re)vender hoje em dia, nem tudo sao numeros de uma folha de excel.
Vale a pena reler esta entrevista de um “enfant-terrible”, sem quaisquer tipo de preconceitos ideologicos, ate pq, no minimo, é neutra quanto a isso…http://anabelamotaribeiro.pt/jose-manuel-felix-ribeiro-148582
Este comentário teu não devia ter sido postado aqui no Pplware, sabes muito bem que estás a tentar contra comentar pessoas que não tem visão ampla e sem preconceitos. Muitos consideram Portugal o paraíso na Terra, uma super potência mundial a nível de liberdade e direitos humanos e que na verdade todas novidades tecnológicos só existem porque existe nós portugueses na vanguarda da procura.