Faz hoje 10 anos que Steve Jobs apresentou o iPhone…
... Mas poderia ser diferente!
Há precisamente 10 anos, o momento em que a Apple apresentou o iPhone mudou de forma completa o mundo da tecnologia e, em particular, o dos telemóveis. Foram vários anos de investigação e desenvolvimento para chegar a um equipamento que alterou por completo a forma como nos relacionamos com a tecnologia.
Muitos não sabem, mas a Apple, antes de escolher o iOS e a forma de interacção deste, teve vários protótipos em testes. Um deles, o AcornOS, usava a mesma interface do iPod.
Foi em 2007, há 10 anos, que a Apple mostrou ao mundo aquela que foi uma das suas maiores criações.
O iPhone, que todos tão bem conhecem hoje, marcou uma mudança a vários níveis, desde a interface até à função de um telefone. Seis meses depois da sua apresentação, começou finalmente a ser vendido, contando, actualmente, com mais de mil milhões de exemplares vendidos por todo o mundo e hoje é o produto mais bem sucedido da empresa.
O iPhone representa, hoje, cerca de 60% dos lucros da Apple e, de ano para ano, tem-se assistido a um crescimento constante das unidades vendidas, ainda que 2016 não tenha sido um ano particularmente feliz.
O gráfico seguinte, elaborado pela Statistics, revela exactamente o número de unidades de iPhone vendidas ao longo dos últimos 10 anos.
A evolução do iPhone foi feita de forma muito consistente o que, ao longo destes 10 anos, foi essencial para conquistar novos utilizadores. É
assim possível assinalar algumas das novidades introduzidas a cada novo ano:
- 2008: Acesso à App Store e suporte à rede 3G
- 2009: Gravação de vídeo e hotspot
- 2010: Ecrã Retina
- 2011: Siri e iCloud
- 2012: LTE e Lightning
- 2013: Touch ID
- 2014: Novos tamanho de ecrã, com o modelo de 5,5 polegadas
- 2015: 3D Touch, Live Photos, gravação 4K
- 2016: Resistência à água, câmara dupla no iPhone 7 Plus
Poderia ter sido diferente...
Muitos testes e protótipos foram criados, com um deles a surgir agora.
O iPhone foi testado com uma interface idêntica à do iPod, mantendo todas as janelas do leitor de música e onde seria usada uma "click weel" para aceder às opções.
O ecrã deste protótipo estava dividido em duas áreas, com a parte de baixo a ter a click wheel, criada com software, e a parte superior a ter uma interface baseada em menus, sendo uma cópia da interface dos iPod.
O AcornOS contemplava logo algumas aplicações nativas do sistema, e que já vinham do iPod, como o Music e o Games, mas adicionava-lhe novas, como o Dial e SMS, que iriam permitir aos utilizadores usar as funções de telefone.
Estas imagens e o vídeo mostram este protótipo inicial do iPhone e foram lançadas por Sonny Dickson.
Para dar autenticidade ao que apresentou Dickson faz referência a uma patente da Apple, de 2006, onde a empresa descreve um dispositivo com “multi-touch” e uma "click wheel" opcional.
Protótipos do iPhone Original
A Apple sempre referiu que tinha feito várias experiências com o iPod antes de chegar ao desenho final do iPhone e da sua interface.
Estas novas imagens e o vídeo que a acompanham são a prova de que o iPod esteve na génese do mais icónico smartphone que existiu.
Este artigo tem mais de um ano
E o mundo nunca mais foi o mesmo!
Isso é verdade, subi bastante na vida, tenho com tudo o que preciso e um nível de vida bastante acima da média. Nem quero imaginar como seria a minha vida se tivesse um iPhone.
Se assim fosse, não estarias a perder tempo com uma perda de assunto… Felicidades acima da media!
Não precisas de ter ou conhecer para que o mundo ou a tua vida tenham sido mudados por algo como o iPhone.
Seria irritante, e frustrante, digo-o por experiencia propria.
iPhones? La longe.
W10M em primeiro plano, seguido de Android e sem lugar para mais, pois todo o resto nao tempo qualquer comparacao possivel, ficam muito abaixo destes.
O teu mundo? Tens uma loja de telemóveis?
são a prova de que o iPod esteve na génese do iPhone? Onde?
A história contada é que este sistema foi criado por uma equipa da Apple que não esteve ligada ao desenvolvimento do sistema do iPhone, mais especificamente este era um sistema baseado no sistema do iPod que perdeu a corrida interna para desenvolvimento face ao sistema do iPhone baseado no OS X do Mac.
+1
Era sabido que eles tinham duas cartas na manga e que a que venceu é aquela que ficou para a história.
Esta é a prova/curiosidade da outra carta.
Na altura fez realmente a diferença. Lembro-me perfeitamente dos primeiros que vi e onde descobri funcionalidades realmente úteis e diferentes de muito do que já havia visto.
De há uns anos para cá parece que esta evolução estagnou, e o “wow factor” tem vindo a ser cada vez mais reduzido. Não se apresenta nada de realmente novo e que faça merecer a pena investir num equipamento novo, enquanto o antigo funciona perfeitamente bem.
O que é que houve em termos de wow factor em… 2006? 2005? 2004? 2003? etc?
Mesmo na altura, o iPhone foi muito criticado por não ter 3G (grande falha, sem dúvida), e pela insistência que o Nokia N95 era melhor para muita gente por ter tudo e mais alguma coisa…
Esqueceram-se do mais importante que o iPhone tinha: a experiência de utilização touch fiável, e o browser.
LOL… Nokia…
Foi o que eu disse. O “wow factor” tem vindo a ser cada vez mais reduzido. As marcas colam-se todas umas às outras. Ora copiam, ora acompanham apenas o mercado.
Novidades têm sido praticamente zero.
Sim, ele ainda não voa e não se desdobra num iPad Pro.
Por isso, não é “wow”… o que é que é preciso para ser “wow”? Curar o cancro?
Ter tudo o que justificaria o preco exagerado, pois a concorrencia (incluindo chineses) oferecem muito mais, mais qualidade e precos decentes para a qualidade que apresentam, assim como pelas caracteristicas e versatilidade.
A Apple hoje parece a Nokia na altura que dizia que touch não fazia sentido… hoje a Apple diz o mesmo no que toca a laptops.
LOL…. Apple…
E faz sentido nos laptops? reflecte bem o que é laptop antes de responder.
Pensava assim até comecar a usar um com touch.
APereira, laptop implica um formato de computador. Se te queres referir a tablets ou 2-em-1, já são outra coisa.
Compra um com TouchScreen, usa-o por uns dias e depois diz alguma coisa. Nao vais querer outra coisa.
GPinto, podes ter a certeza que não me interessa andar a esticar o braço para tocar no ecrã enquanto estou a trabalhar. Prefiro ter um bom trackpad com interacção por gestos, que permite ser mais produtivo e de forma confortável.
Mi mix… Wow!
Galaxy edge, com ecrã curvo… Wow!
IPhone sem jack 3.5… What?!
Ninguém quer saber!
O que é que isso melhora minha vida?
É só para cair ao chão e partir mais depressa
“wow factor” !!!
Apple a ficar para trás frente aos chineses, pobre coitada, e os iFans presos a ela a verem passar navios.
Quem se precisa de preocupar com os chineses é a samsung e outras.
Qualidade, e fazer bem em vez de fazer primeiro é o que interessa…
Sabes lá o que é o 3D Touch, ou o modo portrait do iPhone 7+…
A click wheel foi a pior invencão de sempre em termos da Apple.
E já Agora, “há 10 anos”, nâo “há 10 anos atrás”.
És capaz de dizer porque é que foi a pior invenção?
Só para complementar a tua correcção:
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/idioma/ha-anos-atras/2346
(caso haja dúvidas)
Sim, só por acaso das partes mais elogiadas e lembradas com saudades do iPod…
e o pessoal continua a pagar caro por um smartphone com mesmo design
Na altura foi realmente uma pedrada no charco, mas entretanto a concorrência já há muito que o alcançou e em algumas áreas superou.
E ainda bem, quanto mais escolha melhor.
Alcançou, alcançou… para que não sabe o que é bom… pode dizer que são parecidos, a olhar para eles…
No meu post eu não denegri em nada o iPhone, de facto neste momento eu TENHO um iPhone e estou bastante satisfeito com ele, mas não reconhecer as excelentes alternativas Android que existem actualmente é simplesmente ter uma venda nos olhos.
Então para que é que compraste? Para andar a mostrar, não é?
@RuiZ
Não, não é para mostrar, ninguém me paga para fazer publicidade. Não sou daqueles que tem uma capa com um circulo recortado atrás para se ver o símbolo da maçã.
Comprei porque na altura me pareceu ser o melhor telemóvel de 5,5″ disponível, com um hardware bastante interessante (câmara excelente com zoom, processador de topo, altifalantes stereo, IP67…).
Para tal também contribuiu muito o facto de várias possíveis alternativas não estarem disponíveis cá (LG G20, Pixel XL, Note 7, Mate 9 ainda não tinha sido lançado, etc ) , caso contrário a minha escolha poderia ter sido diferente.
E, volto a realçar, estou extremamente satisfeito com o iPhone, mas isso não invalida que reconheça as outras excelentes alternativas no mercado.
E quando trocar novamente de telemóvel vou escolher novamente aquele que me parecer melhor na altura, independentemente de ser iOS ou Android.
Esta mania de “vestir a camisola” relativamente a uma marca ou SO não nos beneficia em nada.
E são efectivamente parecidos. Muito parecidos mesmo.
E sim, a concorrência alcançou e superou em muita coisa. Melhor ou pior não sei, mas diferente, e para públicos e gostos diferentes.
Inevitavelmente volta-se à guerrinha parva de que este é melhor que aquele, e de que este é que é bom e todos os outros são lixo. Já basta!
Até na borrada de tirar o Jack 3.5 já havia androids… O iPhone não traz nada de inovador há anos.
10 anos a criar um estatuto
Porque será quando a uma noticia nova sobre a apple ve se tanta gente a dizer mal! Se não gostam porque vem comentar?