PplWare Mobile

HP escolheu Windows 10 Mobile por ser mais seguro que Android

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. g0tH1cX says:

    É uma preocupação válida…no entanto, quero ver quando na Empresa (já ignorando os users domésticos…) quiserem implementar serviços e tecnologias, que depois apenas são suportadas em iOS e Android…
    É tudo muito giro…enquanto não se sai do Mundo Microsoft…:-)

    • Victor F. says:

      Vamos lá ver é se não acontece o oposto: quando quiserem implementar serviços e tecnologias, que depois apenas serão suportadas no UWP10.
      Afinal trata-se do sector empresarial e não da caça de Pokémons.

      • Guiomar says:

        Mas o sector móvel empresarial já está implementado em iOS e Android, com serviços e aplicações próprias. Será complicado para a Microsoft que o seu sistema móvel obtenha muito investimento em serviços exclusivos.

        • Cortano says:

          Sabes que muitos dos sistemas onde a BlackBerry acentava já eram assegurados Microsoft? Muitos dos serviços usados pelo iOS são implementáveis em Windows 10.
          Android e empresarial não rima nem deve estar na mesma frase. Qualquer empresa que dependa de segurança de um nível alto não usa Android – no máximo como BYOD mas o acesso é limitado.

          • Guiomar says:

            Acho que estás a confundir suporte para o serviço Microsoft Exchange com a oferta total de serviços e aplicações em cada plataforma.

        • APereira says:

          “Facilmente” conseguem desenvolver solucoes apropriadas com integracao total com o sistema operativo que usam nos PC… Windows.

          • Guiomar says:

            APereira, já dizem isso há anos e qual é o resultado!? Não é preciso ter Windows Mobile para haver integração com outras aplicações em PCs.
            Percebe que as plataformas iOS e Android já levam um grande avanço em termos de integração empresarial, especialmente o iOS. Ou seja, já há muito dinheiro investido nessas plataformas que é preciso ser rentabilizado por empresas e fornecedores de serviços e aplicações, o que retira incentivo a desenvolver alguma coisa exclusiva para outra plataforma diferente daquelas duas.

          • APereira says:

            Giomar,
            Experimenta entao a integracao de servidores Exchange com iOS ou Android…

            Experimenta agora a integracao com Active directory,

            Experimenta agora a integracao com Sharepoint,

            Experimenta agora a integracao com Microsoft Dynamics,

            Pois…

          • toni da adega says:

            O facto de existir uma versao enterprise do windows 10 mobile já é uma grande vantagem porque tem uma melhor integracao com as políticas de segurança das empresas.

          • Guiomar says:

            APereira, o iOS tem suporte para Exchange, e há aplicações com suporte para Active directory e sharepoint, assim como há suporte para alternativas. Há também quem forneça ferramentas backend que permitem integração com esses serviços nos servidores.

          • Guiomar says:

            toni da adega, mas o que é que estás para aí a dizer!?
            A Microsoft ter uma versão especial para ganhar mais dinheiro, não te diz nada sobre o que existe de origem noutras plataformas.

          • Toni da Adega says:

            Guiomar, ignorar ou não aceitar o que uma plataforma tem, não diz nada o que as outras plataformas de origem têm.
            Eu afirmei que existe uma versão enterprise do windows mobile, que possui políticas de segurança e integração diferentes. Em desktop passa-se o mesmo.
            Não afirmei que era os outros eram piores. Agora dr preferes fazer de conta que não existe estás à vontade.

          • Guiomar says:

            Toni da Adega, o que tu fizeste foi uma comparação dizendo que existir uma versão enterprise é uma grande vantagem, por melhor integração. Existir essa versão não te diz nada quanto a vantagens que tem face ao resto, apenas te diz que a Microsoft prefere ganhar mais dinheiro não tendo apenas uma versão com tudo!

    • luis says:

      que tecnologias é que as empresas usam que apenas são suportadas por iOS / Android? Será o sistema de facturação delas? O sistema de gestão de colaboradores? As ferramentas de BI? O software de uma empresa não é a APP que eles têm e que mostram ao mundo, 99% nunca o chegas a ver e grande parte está assente em tecnologias Microsoft, Oracle e IBM

    • Mota says:

      +1
      g0tH1cX

      Concordo. Eu gosto imenso do Windows 10 Mobile, é rápido e tem updates constantes.
      Mas… as qualidades deste S.O. fica-se por aqui infelizmente.

    • GPinto says:

      O W10M ainda esta no seu inicio de vida e ja está bem forte e desenvolvido, quando os desenvolvedores abrirem a cabeça para a UWP, e para o unico e poderoso Continuum, e quando for implementada a possibilidade de correr apps x86 no W10M, aí não vai haver nada que justifique optar por outras plataformas, mas claro que isso não se aplica a todos, pelo menos no inicio, há sempre os que gostam de resistir e sem saber porquê. Para mim já não faz sentido voltar para o “trabalhoso” Android, que precisa de manutenção de vez em quando para se poder tirar partido do equipamento (mas mesmo assim gosto dele e ainda tenho equipamentos com Android, mas passaram a secundários), e muito menos para o super inflaccionado iPhone com o seu fraco e limitado iOS, que mais parece um OS para a terceira idade, para quem não precise de um telefone a sério para trabalhar, e quem queira ostentar aquilo que pensam ser um sinal de riqueza, o iPhone é o ideal.
      Descobri o W10M há menos de 1 ano, no inicio não fiquei muito satisfeito, achei pobre, até começar a explorar, a receber updates, a ler mais sobre as tecnologias usadas quer no SO quer no equipamento (Lumia 950), e fiquei apaixonado. Quando tive o meu primeiro Android a sensação foi parecida, mas mais suave, quando resolvi dar uma chance ao iOS foi o desagrado total, dei ainda assim uma chance ficando nessa plataforma 2 meses, durante esse periodo o desagrado e a insatisfação só aumentavam, assim como a vontade de me chamar burro a mim mesmo cada vez que via o reflexo do meu rosto fosse onde fosse, “Vendei” o iPhone assim que pude, e foi dificil, quem o comprou estava desconfiado do baixo preço por um equipamento novo com um valor mais do dobro do preço que estava a pedir, apenas fui sincero e disse que tendo em conta a qualidade do produto e as suas limitações, apenas pedia aquilo que julgava que seria o justo sem me sentir um ladrao.

  2. judas iscariotes says:

    deram um grande tiro no pé

    • Cortano says:

      No meio empresarial Android é sinal de insegurança.

      • tony2 says:

        não é verdade, dão iPhones aos colaboradores principalmente por razão de “telemóvel de aparente prestigio” e não pela segurança e aplicações empresarias

        • Guiomar says:

          Acho que não sabes bem o que é que o iPhone permitem em termos de soluções empresariais.

        • tony2 says:

          tem as aplicações, mas o OS está a ficar datado
          precisavam de uma mudança de fundo, mas a Apple não tem coragem pelo timing de ainda estar em alta
          no mobile a fraqueza da Microsoft é a sua força, pode fazer o que quiser como uma criança o adolescente, ja o Android e iOS não podem mudar de forma radical, ou podem mas tinha um custo tao elevado que nesta fase nao arriscam. Por isso a Microsoft pode aprender a lição com os outros e estar a criar um de raiz

        • Guiomar says:

          tony2, o OS está a ficar datado? Isso é português da China?
          A vires com “tem as aplicações” fica claro que não fazes ideia de que o iOS já está há bastante tempo pensado para ser gerido num ambiente empresarial, com gestão remota de máquinas e definições de sistema, assim como gestão de permissões de ficheiros e dados separando conteúdos profissionais de aplicações e redes não autorizadas.

      • Celso says:

        Olhe que não.

        Pelo menos em Portugal uma grande das empresas usa Windows mobile e Android.

        • Celso says:

          @Pepe Falo pelo que vejo.

          Eu trabalho numa firma de venda de equipamentos electrónicos e a nossa clientela é composta quase na totalidade por outras empresas.

          Além disso também lidamos diariamente com vários fornecedores, muitos deles multinacionais e em quase 100% dos casos os seus colaboradores utilizam Windows Phone/Mobile (8.1 ou 10) ou Android.

        • José Rodrigues says:

          Para trabalhar na Microsoft não é preciso ter CV, é só preciso saber atender telefones. Lógico que eles não dão devices a outsourcing. O que não faltam são empresas a usar WM, mesmo as maiores empresas do Mundo estão a caminhar para lá, basta ver o DoD, além disso, tudo o que são grandes forças policiais começam a adoptar também WM, tudo pela segurança e fiabilidade.

    • Miguel says:

      Exacto… Um tiro no pé do Android.

    • GPinto says:

      Podes crer, o Android tem crescido evoluido, mas com tanta fragmentação tem andado a dar tiros nos pés. O futuro está claramente inclinado para o W10M, no meio empresarial onde me movimento isso é bem visivel, as empresas do nosso grupo mudaram já quase todas para W10M nos dispositivos moveis e W10 nos Desktops e Laptops e a produtividade nos ultimos meses aumentou drasticamente, temos um dead-line para lançamento do nosso novo produto para Julho de 2017, em Agosto estavamos atrasados com quase tudo por fazer, neste momento já estamos a acabar de desenvolver os ultimos modulos, muita coisa já está na fase final de testes, e prevemos acabar em Fevereiro ou Março o mais tardar.
      Alem disso, todos andam mais felizes com a abolição de todos os limites e frustrações causados pela anterior plataforma: iOS.
      Desculpem, só não vê quem não sabe do que fala e não quer aprender. A MS esteve uns anos a dormir à sombra, mas voltou ao ativo e está a ir na direção certa, e se tudo continuar assim vão dominar e a concorrencia terá imensa dificuldade em acompanhar a sua sombra.

  3. Alberto says:

    é mais seguro ou os atacantes não tem interesse em atacar este SO e nem perdem tempo com isso ?

    • Rui says:

      É mesmo mais seguro pelo facto que a MS força os updates, não é como no android que telemóveis com 1 anos já não são atualizados e correções de segurança não acontecem, alem disso no Win 10 é a própria MS que faz os updates e não as OEM como acontece com o Android, seja a marca que for o teu telemóvel tens sempre o software mais atual e “seguro”, alem disso o sistema da MS é mais “fechado” e limita mais o acesso a certas coisas que o android o que também ajuda a ser mais seguro…

    • Não Interessa says:

      Talvez, pelo menos foi isso que aconteceu com a apple…

    • José Rodrigues says:

      É tecnologicamente o sistema operativo não servidor mais seguro do momento. Isso engloba, Mobile, IoT, Desktop, Gaming.

  4. NITROGLYCÉRINE says:

    Acho que o HP Elite X3 ainda está demasiado caro para o mercado. Esse é o problema do equipamento.
    Ou, noutra ótica, o problema somos nós: ganhamos pouco…!

  5. LuisMAsantos says:

    O que acho engraçado é que muitos optam por o android ou IOS devido ás apps ,mas na pratica apenas usam as que há em comum nos 3 SO´s .E mais uma vez digo ,nem todos são app dependentes .
    Só é pena é que atualmente a oferta de hardware seja tão baixa ,e limita a escolha das pessoas .
    Acredito que o android tenha melhorado bastante desde o kit kat ,mas o WM10 como sistema está muito acima do android e IOS .
    SR Alberto ,o SO da MS não se resume só ao WM10 ,se juntar o PC e XBOX ,são muitos milhões de utilizadores

    • Nuno says:

      Eu também lamento a fraca oferta em samrtphones com este SO. Pode ser que a curto prazo a situação se inverta. Ando a adiar a compra de um smartphone à espera que isso aconteça.

      • Diogo says:

        Não sera para o bolso dele porquê? Sabes quanto dinheiro tem? Se nao sabes devias estar calado

        • Pedro Barros says:

          O mais engraçado de tudo isto, é ver a brutal velocidade com que a tecnologia evolui, tal como a igual brutal velocidade com a sociedade se estupidifica! Tanta “evolução” para continuar-mps a ver, em pleno seculo XXI, este tipo de mentalidade (e comentários)…

        • LuisMAsantos says:

          Para o PEPE:
          Só lhe digo isto ,nem que o iphone fosse a 150 euros ,eu o comprava
          Só compra WM10 quem está farto do android ou IOS ,porque é uma lufada de ar fresco na mediocridade do SO android e IOS

      • Nuno says:

        Já estou casado há muito tempo. A questão é que o telemóvel que eu tenho ainda dá bem conta do recado para o que lhe é solicitado. No entanto, dada a sua idade já avançada, prevejo que não dure muito tempo, daí estar a adiar a compra de um novo enquanto este ainda funciona.

        E para o user que disse que se eu tiver dinheiro compro um iPhone eu digo: Eu tenho dinheiro para comprar um, só que NÃO quero, NÃO gosto e NÃO me ia servir para mais do que um outro qualquer mais barato!!! Lá porque tenho dinheiro, não significa que o desperdice…

      • LuisMAsantos says:

        Oh Sr Pepe ,para mim e 80% dos tugas ,o WM10 tem apps que chegam e sobram .
        Lá que o SR só se sinta realizado com um iphone na mão para ter instaladas 500 apps e usar só 4 ou 5 ,só para aparentar que pode comprar um (nem que seja em 36 prestações ),eu contento-me bem com o meu lumia 950 xl comprado por 350 euros (a pronto) ,mesmo que passe por um dos anormais que usa WM10.Passe bem

      • Hsilva says:

        Não esperes muito.. Para uso diário, mails, redes sociais apps da moda 150 paus já compras um Android bom. Esquece Windows Mobile para já, enquanto não correr win32 não vale a pena e posso dizer-te que usei 4anos wp. Outlook com office 365 funciona lindamente, ferramentas de suporte tipo msp beanywhere entre outras não existe… Para o uso diário, infelizmente ou felizmente, tens que usar Android.

  6. Lisbon lover says:

    Off-topic: que aplicação é aquela ao lado do Facebook e por cima do LinkedIn?

  7. Celso says:

    Os slides da HP relativamente à segurança do Android deixam um pouco a desejar.

    O que é que a fragmentação do Android tem a ver com um telemóvel que eles próprios vão lançar para o mercado?

    Eles têm é que garantir que o SEU modelo está sempre actualizado com os últimos patches de segurança mensais e versões do SO.

    • Cortano says:

      Tem muito a ver. POrque por causa da fragmentação do sistema todos os dipositivos são afectados, sejam ou não atualizados. A propria plataforma é insegura.

      • Celso says:

        OK, mas:

        * com os updates de segurança actualizados, um malware ou exploit que afecte um dispositivo mais antigo/desactualizado possuirá uma probabilidade muito menor de criar problemas em sistemas recnetes:
        * estes updates nem precisam de vir da Google. O OEM pode lançar os seus próprios updates com a frequência que quiser (podem ser semanais, por exemplo);
        * a Google tem sempre activa a opção “verify apps”, que é uma espécie e anti-virus online para Android. Isto minimiza ainda mais o risco;
        * 99% das aplicações com malware provêm de outro sítio que não a Playstore. Desde que os funcionários sejam forçados a instalar da Playstore, o risco ainda é menor.

        Claro que há sempre risco, mas isto acontece em todos os SO, e a situação em Android não de todo tão dramática como aqueles gráficos dão a entender.

        • José Rodrigues says:

          E achas que um fabricante de hardware que claramente vendeu o WebOS que era promissor e tinha uma grande fanbase para não se chatear com desenvolvimento se quer meter nessas histórias, eles querem é um SO onde alguém assuma toda a parte de software. Com este modelo conseguiram, “do nada”, criar o smartphone mais seguro do mercado, deixando para trás mesmo o “blackphone”.

        • Alucard says:

          A vantagem é que os updates passam a ser responsabilidade da Microsoft, a HP fica com menos trabalho. Eles só querem vender o hardware e não ter responsabilidades com o SO. E ganham os clientes, porque o sistema é actualizado regularmente, isso a Microsoft cumpre, não só quando o rei faz anos como com a maioria das marcas que fabricam Android.

      • alix says:

        e o que tem acontecido com o ios nos últimos tempos?

  8. Kabuki says:

    Eu, já utilizei todos os SO. Android, mais prático e versátil, o Windows dos SO mobile. Apple, tudo muito bom, funcional, sente-se, o cuidado na experiência de utilização em função do hardware, deixei porque era muito fechado, limitado ao ecossistema e mesmo assim com constrangimentos. Windows, é bom também, mas mais aborrecido, funciona tudo a 100 por cento, mas, faltavam muitas aplicações nucleares. Aqui, não há nada a fazer, é que nem o básico existe. É pena. Quanto a questões de segurança, todos são seguros, na medida da utilização e do tipo de máquina.

    • Pedro Barros says:

      O que tu chamas “aborrecido” eu e muitos utilizadores chamam “profissional”. Se eu quizer ver SO’s “apalhaçados” vou ao circo… Quanto a “aplicações nucleares” é um conceito altamente sobrejectivo, o que é “essencial” para uns pode não ter “interesse nenhum” para outros!

  9. censo says:

    Qual é afinal a quota de mercado do Android?? Depois dizem que é o menos seguro…enfim!

    • pois says:

      hahah uma coisa n tem nada a ver com a outra

      • censo says:

        Não ? Então explica lá qual é probabilidade de um atacante ter sucesso num atacaque que queira fazer no universo android e no universo windows ? Vais-me dizer que no android é maior, certo ? Então porquê ? Não é por a base ser maior ? Logo…

        • Sujeito says:

          Irrelevante. O SÓ ou é mais seguro ou é mais inseguro. A quota de mercado é apenas uma variável extra.

          • censo says:

            Irrelevante ? O nível de segurança de um sistema é inversamente proporcional ao numero dos seus utilizadores utilizadores. Não penses que o problema é deste ou daquele sistema. Todos são vulneráveis, todos são inseguros.

    • Pedro Vieira says:

      Não é questão de ser mais inseguro “por natureza”. O Android sofre do mesmo mal q o Windows no PC. É o SO dominante em sua plataforma e, por isso, faz-se mais malwares para ele. Isso o torna menos seguro por ter “mais inimigos”.
      Lembro de qdo acusavam o Windows (PC) de ser uma “porcaria”, “cheio de vírus”, qdo na verdade era um bom SO, mas com mais inimigos.
      Acho o Android um bom SO mobile, mas concordaria q ele é menos seguro q W10M, especialmente pq as atualizações estão na mão das OEM (modelo de negócio com vantagens comercias, mas com desvantagens na segurança).

      • José Rodrigues says:

        O primeiro Windows com mecanismos mínimos de segurança foi o Vista, que depois foram retirados no 7 e 8 em prol de serem leves e usáveis, o segundo foi o Win 10 com uma evolução muito grande face ao Vista.

        • Pedro Vieira says:

          Creio que não seja bem assim. SmartScreen e WDefender pré-instalado são anteriores ao 10. O 8 já forçava atualizações (irritando muitos).
          Não digo que isso era suficiente, mas não acho justo dizer que o 7 e 8/8.1 não possuíam mecanismos mínimos de segurança, entende?
          O que eu quis ressaltar é que o preço de ser dominante é ter mais pessoas explorando as fraquezas do SO.

      • Sujeito says:

        É uma questão de ser inseguro por natureza sim.

    • censo says:

      O que tu pensas que eu penso jamais saberás apenas e só porque não tens capacidade para tal.

    • anonimo says:

      ainda está para vir o virus q vai afetar o windows mobile. podem argumentar q tem a ver com o mercado mas a verdade é q desde o 7 q nunca se ouviu falar de nenhum. se fosse assim, plo menos um devia de ter havido.

  10. alix says:

    que escolhe. mais um dispositivo que vai morrer. ainda para mais o pessoal só quer saber do surface phone. depois não diga que vai perder muitas vendas ou que mais tarde vai dizer que esta arrependida.

  11. alix says:

    que escolhe. mais um dispositivo que vai morrer. ainda para mais o pessoal só quer saber do surface phone. depois não diga que vai perder muitas vendas ou que mais tarde vai dizer que esta arrependida.

  12. alix says:

    a hp é mais uma que foi no paleio que com o windows mobile 10 é que vai ser. XD

  13. tugalix says:

    engraçado como se vira o bico ao prego quando se passa de pc’s pra tlm’s!

    • José Rodrigues says:

      Define melhor.

    • Cortano says:

      hum… tu és daqueles que defende o MacOS mas aposto que não tem mas queria muito ter. A Apple está a dar cabo do MacOS. Está cada vez mais instável, tem bugs ridiculos que há 2 versões atrás não tinha e as novas funcionalidades são ridiculas e inuteis para o meio profissional.
      O Windows 10 está a evoluir positivamente, o MacOs está a piorar com o tempo.

  14. Paulo Lobão says:

    Gostava de ver um Note n com w10. Talvez aconteça se houver um boom de utilizadores. Seria o meu próximo smartphone qd o Note3 finalmente morresse!

  15. altamente says:

    E mais uma vez está mais que comprovado. Os posts sobre o W10M continuam a ser os mais comentados.
    Ah e tal, não tem apps. Ah e tal, está morto. Ah e tal, é para velhos.
    Os números de comentários não mentem.

  16. guri says:

    Windows 10 Mobile é um show

  17. Joao 2348 says:

    Os comentários sobre a segurança no Android não fazem muito sentido actualmente, embora o tenham feito no passado.
    Quem só quiser fabricar mas não se preocupar com o sistema operativo e aplicações pode inscrever-se no programa Android One, e a Google trata das actualizações durante pelo menos 2 anos desde a data de lançamento do modelo. Este programa deve ter sido criado especificamente para responder a este problema da falta de actualização dos modelos, que por vezes uma vez vendidos nunca mais tinham qualquer actualização, nem sequer de segurança.

    Mas para um fabricante para o mercado empresarial, poderá fazer mais sentido a Microsoft, em especial se eles oferecerem actualizações por um período mais longo de tempo (talvez 5 ou 10 anos?)

  18. sakura says:

    eeeh o clitente Nº1 da MS é a apple.
    tanto em dados como office, se acreditas que os dados vam para a apple surpresa!!!!!
    em linux ==. privacidade…. a MS investe nas plantaformas que dão “massa”. Android é + google e amazon, mas o windows esta mais intregrado e é muito mais seguro.

    o windows nao sei mas a MS como SaaS,IaaS, etc. vai dar guerra. …no fim o SO não importa UWP.

  19. Dennis says:

    Acordem, tudo isso nada mais é do que uma estratégia (oculta) para servir de ponto forte na venda desse produto para empresas privadas/governo. (agora que o android é igual linux, é, tem XXXXXX tipos, 999999 virus em anúncios etc, no caso do android, não no linux, vulnerabilidades incontáveis, etc – deveria ser fechado, essa historinha para criança dormir que código aberto é bom porque todo mundo ”””’melhora”””’ não cola mais…)

  20. joao magalhaes says:

    “1 em cada 5 smartphones com este sistema foi alvo de um qualquer tipo de ataque nos anos de 2012 e 2013 e isso revela bem da sua insegurança.” Ainda bem que estou em 2016!!!! Era bom ver dados de 2016 pois 2012 e 2013 isso já foi há uma eternidade no mundo da tecnologia.

  21. Antonio Souza says:

    Android em si é seguro.
    Sempre quando tem um ataque, tem-se uma boa ajuda do usuário.
    Em uma empresa, o usuário não teria poder de instalar qualquer coisa.
    A HP nunca se deu bem com Android. Lançou tablet com Android a preço alto e com CPU x86 em um tempo que os apps não eram muito otimizados para tal.
    Queria ver caso o Windows Phone chegasse perto das vendas do Android se seria tão seguro. E caso rode Win32 Programas pior ainda seria.
    Não provoquem os hackers.
    Podem até ter mais dificuldade para entrar no tal Windows Phone seguro, mas se entrar é um estrago enorme por causa de onde está sendo implementado. Empresas…
    É preciso conscientizar os usuários. Esses, sim, são a porta de entrada de todos os males.

    • Rui says:

      com o 10 não vi ainda nada, mas com o wp 8.1 um conhecido hacker chegou a dizer que era uma dor de cabeça tentar entrar no telemóvel, android era fácil, ios também, mas windows tudo era tapado, a MS trabalha muito no sistema de se não é preciso é desligado e isso é o que trama os ataques, coisas básicas de fazer como trocar teclado no android, usar uma app de chamadas diferente ou sms em windows é impossível pois a MS acha que isso é inseguro, dar acesso a cenas potencialmente criticas a terceiros só a pouco tempo é que foi possível por uma Mi band a vibrar quando se receber chamada pois só agora é que a MS deu autorização a isso na API do telefone.

      a melhor maneira de não ter casa assaltada é ter tudo fechado, se janela não é precisa aberta é fechada, se ficar aberta gatuno pode entrar, esse é muita vez o problema do android, embora admito que esteja a ser diminuído ainda está longe de estar ao nível que a MS impõe em especial se o telemóvel estiver em modo empresarial…

    • luis says:

      Nem sempre. Havia uma falha em q bastava enviar uma MMS e o user, se tivesse a dormir ou longe do tlm nunca saberia pk a mesma se apagava no fim.

  22. Tiago I. says:

    só é pena ser gigante… 5″ e era já

  23. Joao Terra says:

    Cá para mim a Microsoft subornou a HP para que a mesma coloca-se o windows phone nos seus telemóveis. Nada hoje em dia me surpreende e vindo da Microsoft, tudo é possivel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.