NASA lançou satélite para melhorar previsões meteorológicas
Depois de vários atrasos, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) lançou finalmente o primeiro de quatro satélites meteorológicos geoestacionários de nova geração, que irão melhorar a informação relativa a previsões meteorológicas.
O lançamento, que aconteceu em Cabo Canaveral, na Flórida, e ocorreu ontem às 22:42 (hora de Lisboa).
O lançamento do primeiro satélite meteorológico geostacionário de nova geração, estava marcado para o ano passado mas, depois de vários atrasos, a data passou para 19 de Novembro deste ano.
O GOES-R é o primeiro de quatro satélites a ser operado pela National Oceanic and Atmospheric Administration dos Estados Unidos, dando sequência ao sistema GOES. Os próximos satélites da série (GOES-R, S, T, & U) vão estender a disponibilidade do sistema GOES de satélites até 2036.
De acordo com as informações, o satélite GOES-R vai fornecer informações mais precisas, uma vez que consegue fornecer imagens do tempo e das tempestades perigosas num curto espaço de tempo (entre 30 segundos e 5 minutos).
Segundo o JN, a NASA e a agência norte-americana para os oceanos e a atmosfera (NOAA), que cooperam neste programa, prevêem investir no total cerca de 11 mil milhões de dólares (10,3 mil milhões de euros) neste programa de novos satélites.
O lançamento deste primeiro satélite aconteceu ontem às 22:42, e as condições meteorológicas foram favoráveis no momento da descolagem.
Este artigo tem mais de um ano
Já foi lançado
https://www.youtube.com/watch?v=2gb1z1hpsKo&t=0s
Aleluia, esperemos que resulte. É incrível como as previsões meteorológicas ainda falham tanto nos dias de hoje.
As previões meteorológicas são muito difíceis porque há muitas variáveis. Acima de três dias é pura expeculação. Os computadores podm gerar previões, mas são baseadas num modelo e quase sempre estão erradas.
Se não falhassem não eram previsões. Eram certezas. Seria incrível se não falhassem.
A sério? Não me digas. Só te faltou ler o “tanto”.
Toda vez que leio 11 mil milhões eu fico confuso (BR)
Verdade!! heheehehe
A confusão deve-se a que erradamente começara a falar e mil milhões em vez de biliões, aqui; no Brasil bilhões. Não tenho a certeza mas creio que no Brasil ninguém fala em “mil milhões” . 11 mil milhões aqui é igual a 11 biliões; aí 11 bilhões. O dicionário Caldas Aulete (um dos melhores que conheço), é claro: http://www.aulete.com.br/bilhão.
Em portugal o correcto é mil milhões (que corresponde ao bilião)
Erradamente? Porque razão é errado se oficialmente Portugal utiliza a escala longa e não a curta? Se o pplware fosse um blog brasileiro aí sim estaria errado, mas como não o é, a aplicação de mil milhões está correcta.
Na Europa (não só em Portugal, mas em “todos” os países) um bilião americano = mil milhões.
Na Europa um bilião é um milhão de milhões.
Coloquei aspas pq não posso garantir que sejam todos mesmo.
Já deixaram cair isso no UK e o resto da Europa já começa a seguir o formato de “bilião” para mil milhões.
Pode escrever aí um milhão de milhões?