Apple força a actualização do MacOS Sierra?
Lembra-se quando se começou a perceber que a Microsoft forçava a actualização do Windows 7 e 8 para novo 10? Muito se escreveu e debateu sobre o tema e a Microsoft sempre se tentou justificar…até que percebeu que é preferível dar a possibilidade dos utilizadores decidirem e não propriamente obrigá-los.
Mas a Apple parece não ter aprendido com este caso e a descarga do MacOS Sierra está a acontecer de forma automática.
A noticia foi avançada pelo canal theregister que revela que a Apple está a seguir os passos da rival Microsoft e a descarregar automaticamente o MacOS Sierra (a última versão do sistema operativo para Desktop da Apple).
No entanto, é importante referir que esta actualização só é descarregada para quem tem a função de actualizações automáticas activa. Importa também referir que, por esse meio, a Apple apenas procedia à disponibilização de patches de segurança e actualizações ao nível do sistema operativo em uso.
A descarga automática consiste em 4.8 GB de dados que são descarregados para os equipamentos com suporte para a actualização como por exemplo:
- MacBook de finais de 2009 e posteriores
- iMac de finais de 2009 e posteriores
- MacBook Air de 2010 e posteriores
- MacBook Pro de 2010 e posteriores
- Mac Mini de 2010 e posteriores
- Mac Pro de 2010 e posteriores
Sabe-se ainda que a instalação do sistema não é automática, requerendo o consentimento do utilizador da máquina para avançar.
Como desabilitar esta opção?
Apesar de não obrigar à actualização, muitos utilizadores podem não querer ter activa esta opção. Para a desabilitar precisam apenas de executar 2 simples passos.
Comecem por aceder às Preferências do Sistema e procurem a opção App Store.
De seguida procurem a opção Descarregar actualizações novas em segundo plano e retirem a opção, que deverá estar seleccionada.
De imediato o MacOS deixa de fazer o download das novas versões e actualizações, ficando ao cuidado do utilizador fazer a actualização.
Apesar da Apple não ser tão rígida a este nível como a Microsoft o fez (em que algumas vezes até usou alguns “truques” para forçar a actualização), a verdade é que é a primeira vez que a empresa de Cupertino põe em prática uma função a este nível.
Este artigo tem mais de um ano
Mas qual é o problema aqui!?
O OS X apenas DESCARREGA o novo Sierra, não instala quando as pessoas não querem.
E só descarrega quando tem essa opção ativada… Mas o que interessa é ganhar clicks!! 😉
Achei mal a Microsoft o ter feito (surpreendido estou por não ter sido processada) e mal acho a Apple o fazer.
Dito isto, tenho o Yosemite e não recebi nenhuma notificação de actualização (tenho os updates automáticos activos)
A Apple não força a fazer o update… Só o faz quem quer.
Nem tu, nem eu. Tive explicitamente de o solicitar e também tenho update automáticos.
É o desespero?
?????
É isso mesmo.
Isto que acontece é o mesmo que acontece com o iPhone, e pode ser desactivado. Cabe a cada um decidir se quer que o computador faça o download por nós ou nao. mas nao sei se leste ou nao, o computador nao instala o sistema sem autorização.
O mesmo acontecia com o windows, mas pronto se aconteceu a um ou dois, todo mundo fica a chorar….
pois isso ja nao sei porque nao tenho windows e nao falo pelos outros. mas independentemente de o computador fazer o download do sistema ou nao, ele nao ira instalar sem o utilizador executar o ficheiro
O problema com o Windows ía muito além de descarregar um ficheiro de instalação.
Não acontecia. Esta opção é muito mais clara (Install macOS updates) e vem desligada por defeito. Só activa quem quer… e não chateia com pop ups constantes e todo o tipo de técnicas para a activar
Tanto quanto eu sei essa opção apenas se aplica à actualização da versão já instalada, não há instalação de nova versão.
Nao foi bem apenas um ou dois em que actualizou para Win10…
Por cá fazemos a gestao de um parque informático de mais de 1000 maquinas das quais 70% sao Windows e tivemos umas dezenas de casos em que a actualizacao ocurreu sem a intervencao do user.
Desespero do quê? Qual é a parte de “apenas aparece a quem tem a opção de atualizações automáticas ativas” que não entendeste?
Tive de o fazer, pois sem está atualização maior parte dos vídeos e etc na internet, já não funcionavam em perfeitas condições.
Olha parece que as pessoas que andaram ai a condenar a Microsoft e a dizer no meu mac quem manda sou eu, parece que perderam o piu..
Numa leitura mais atenta do artigo verifica-se que só é feito o download, cabendo ao utilizador decidir a sua instalação ou não, ou seja, quem manda no seu mac continua a ser o proprietário, e ao contrário da Microsoft, não agenda o upgrade do SO sem o consentimento do utilizador.
Como nao?! A atualização no Windows do acontecia se tivesses as atualizações automáticas ativo e mesmo assim pedia se queres instalar ou nao. Se nao sabes então nao fales e vai te informar primeiro.
Interessante, se calhar tenho um PC com linux e desconhecia. Alem do mais é só pesquisar e ver esses casos relatados.
Se no teu caso foi isso que aconteceu tudo bem, mas nao fales pelos milhoes de users que andam por ai em que a actualizacao aconteceu sem a sua intervencao.
Tirando alguns casos pontuais (1000 em 1 milhão, é 1%), o que windows fazia era exatamente isso, fazia o download dos ficheiros e utilizador decidia quando instalava
Onde foste buscar esses números, são oficiais ou estás a atirar para o ar?
Era igual no W10
Não era igual no Windows 10. No Windows 10 houve “mil e uma” maneiras de levar a iniciar a instalação da nova versão sem que a pessoa se apercebesse, e o que mais chateou as pessoas foi a extrema dificuldade em conseguir controlar a não instalação.
Nem vale a pena dizer seja o que for, porque os iIdiotas vão arranjar sempre maneiras de dizer que não é nada assim (neste ou noutro assunto que desfavoreça os produtos Apple)… eles é que têm razão, lá no seu mundinho imaginário, onde tudo é perfeito e 100% seguro (sem o ser na realidade, como é óbvio). Temos de ser amigos e não os contrariar, porque se não fazem como o outro em França 😉
No meu mac quem manda sou eu!
Não recebi nenhuma notificação de actualização (tenho os updates automáticos activos) e tive de explicitamente solicitar o upgrade e não fui o único.
De qualquer forma, se leres a noticia (em vez de fazeres piu), o que é afirmado é que quem tenha a opção de updates automáticos, fica com o sw descarregado e recebe uma notificação para fazer a atualização. Depois escolhe se faz ou não.
Não venho aqui como advogado do diabo mas acho diferente pelo menos em termos de dimensão ou impacto. Ou seja, enquanto o win 10 dava e dá para a maioria dos PC, pelos 90 % dos PC. Na apple tens restrições muitos especificas de hardware ou ano do tipo do dispositivo, que só da Apple.
Outra coisa, no windows se nao fosses verificar a parte onde podes selecionar opcionais, o windows 10 vinha ja selecionado e aí fazia download sem saberes e instalavas o windows.
Enquanto naquela imagem, a opção selecionada nao instala nada, so descarrega. Se a opção “Instalar atualizações de OS X”, aí é que era grave. Porque no windows 10, apos descarregar não tinhas hipotese a nao ser instalar porque praticamente te obrigava a reiniciar o PC.
Eu tenho tanto PC (win 10) como Mac. Eu não posso dizer que senti isso porque, segundo os requisitos, o macbook pro de meados 2009, não pode correr a nova versão.
Caro amigo “jedi”,
De facto é verdade que em termos de dimensão a percentagem de máquinas com windows é superior. Agora também é verdade que o windows é só para PC´s e o MacOS Sierra é só para dispositivos da apple, são evidencias por si só desnecessárias…
O que acontece no windows é que se o utilizador quiser tinha e tem forma de não actualizar. Para isso basta googlar um pouco (não ficar à espera que lhe venham dizer como é que se faz) e verificar que existem formas de o fazer.
Como eu sei que virão, alguns com argumentos da treta do tipo “ah, ah” basta inserir no goolge.com a seguinte frase “cancelar actualização do windows 10” e vai ver que aparecem 1001 sites a explicar (é importante ler) o que fazer.
A maioria queixa-se mas não faz nada, fica à espera que alguém lhe dê a solução. Depois diz que só existem problemas.
Um abraço.
Não concordo consigo: “Agora também é verdade que o windows é só para PC´s e o MacOS Sierra é só para dispositivos da apple…”
Creio que ainda é possível instalar o windows num computador Apple. Ou deixou de ser possível ????
Cump
se leres todo o comentario percebes que ele nao disse nada de jeito
+1 totalmente de acordo! Mas as pessoas sao assim hoje em dia, so falam falam, criticam mas não fazem nada. Tipo o roaming. Quando se anunciou que iria acabar o roaming mesmo assim havia pessoas a chorar que já vai tarde, depois apareceu os 90 dias choraram também, no final cancelou-se tudo.
Cancelou-se o que??? Junho de 2017 vai terminar o roaming. O que ainda está em discussão são as políticas de utilização responsável
agradece ao pplware pelo título com que publicou essa notícia e que dizia isso mesmo, que se tinha “cancelado” tudo para depois no texto dar o dito por não dito e esclarecer que afinal não era assim
Pois a notícia em si era confusa,o que percebi foi que a ue não aprovou este fim de roaming mas vai procurar soluções, portanto da na mesma
O fim do roaming vai mesmo acontecer. O problema são os títulos sensacionalistas que depois obrigam a um maior detalhe na leitura. Mas entendo isso, os sites vivem de cliques e de discussões, muitas delas sem sentido 😉
Sempre tive as actualizações automáticas desactivadas, e actualizo quando quero. Neste caso nem percebo o drama… só se for por ter lá os 4Gb no disco. No caso da Microsoft sim, foi abusivo.
A opção “Instalar atualizações de OS X” só se aplica à atualização da versão do sistema não à instalação duma nova versão
“a Apple está a seguir os passos da rival Microsoft e a descarregar automaticamente o MacOS Sierra”
“Sabe-se ainda que a instalação do sistema não é automática, requerendo o consentimento do utilizador da máquina para avançar (fazer a instalação)”
Então se exige o consentimento do utilizador para fazer a instalação – como é que a “Apple força a actualização do MacOS Sierra?”
Não sei se isto está a acontecer de facto, até porque julgo ter lido num site de notiicias Apple que é com a actual beta do Sierra (macOS 10.12.1), que volta a haver descargas automáticas nas actualizações… Posso ter percebido mal.
Mas, independentemente disso, o que o sistema faz, e continua a fazer com as actualizações decimais, é descarregar o instalador… Depois disso, avisa o utilizador que há uma actualização disponível e pergunta se quer instalar e, claro, aparecem sempre os diálogos de concordância com as políticas da Apple! Isso acontece da mesma forma no iOS!
Parece-me que não era isto que acontecia com o Windows, que as pessoas quando se apercebiam já tinham um sistema diferente sem qualquer autorização.
Isto é uma funcionalidade nova da Apple, o iUpdate
Abracços
Bem, pelo menos o iUpdate funciona na perfeição. Já o WinUpdate meteu o meu PC num ciclo de instalar update -> update falhou -> reboot -> instalar update -> update falhou -> reboot etc..
pois pois 🙂
Com cada uma. Onde já se viu selecionar Atualizações Automáticas e o computador fazer exatamente isso?
Não digas isso, que eles ainda não perceberam que só descarrega porque têm essa opção ativa…..
E também não viram a opção (não seleccionada por defeito) de “Instalar actualizações do OS” logo logo abaixo…..
No meu Mac nao força….. é um macbook late 2008 :p
tás safo 🙂
Que cena! Isto é conversa mole para boi dormir… não há paciência! Isto é para pôr os iHaters com espasmos cerebrais de alegria condicionada.
eu não entendo é o descontentamento:
– está lá a opção para não atualizar automáticamente e também lá está a opção de atualizar automáticamente. Epá o que é que falta é que não estou a ‘apanhar’ o raciocínio?
Hoje têm tudo mas está sempre tudo mal…
Outra coisa que gostaria de dizer aos ‘haters’:
– Hoje em dia duvido muito que quase em todas as casas não hajam quase todos os sistemas. Há quem, como eu tenha em certo ponto da vida, utilizado PC com linux, windows, tive playstation 3, android no telefone, sistema operativo Nokia nos tijolos mais antigos, android box para TV, apple ipad, etc… Já trabalhei com Unix e agora trabalho com Windows, chego a casa e tenho o Macos Sierra. Qual é que gosto mais? Macos no desktop de casa, android no telefone e na box e windows no tipo de trabalho que faço…
Uma coisa é certa: ter um iMac é como ir de lua de mel com duas loiras muito boas para um resort de luxo só porque tem um design de topo e é bonito, sexy e gostoso… e ter um PC mesmo com configuração a top é nerd, não é sexy, cheira a pizza e coca-cola e olhos esbulhados de lan party até às 10 da manhã… tb já fui assim… mas depois passou-me.