802.3bz: A sua rede de cabo lá em casa suporta 2.5Gbps
As tecnologias associadas aos cabos de cobre não têm sofrido muitas alterações nos últimos anos. Basicamente, com um cabo de categoria 6 podemos conseguir velocidades estáveis na ordem do Gigabit mas a maioria das instalações de rede tem ainda uma infraestrutura assente em cabos de categoria 5e (que também pode suportar Gigabit).
Mas sabia que o “velhinho” cabo de categoria 5e suporta velocidades de comunicação a 2.5 Gbps?
A IEEE aprovou recentemente um novo standard, o 802.3bz que permite comunicações a 2.5 Gbps num cabo de categoria 5e (provavelmente o que tem lá em casa) e 5Gbps quando usado um cabo UTP de categoria 6.
O novo padrão foi especialmente desenvolvido para conseguir suportar velocidades acima de um Gigabit, mas também para garantir que não sejam necessárias alterações ao nível das instalações/infraestruturas de cabo mais antigas, conseguindo assim acompanhar os novos standards do Wifi (ex. 802.11ac).
Todas as informações sobre novo 2.5G/5GBASE-T podem ser consultadas aqui. Tal como já acontece, o sinal é garantido em 100 metros (end-to-end) sem a necessidade de utilizar qualquer tipo de repetidor. Foram também implementadas melhorias ao nível do suporte de vários standards de PoE (PoE, PoE+, e UPoE)
A camada física do 2.5G/5GBASE-T é bastante semelhante ao 10GBASE-T mas em vez de fazer uso da frequência dos 400MHz funciona nos 200Mhz ou até mesmo nos 100 Mhz.
Agora que este novo standard foi aprovado, em breve deverão aparecer equipamentos com suporte.
Este artigo tem mais de um ano
Mas isso e uma excelente noticia!
Ja ha muitos anos que existe ligacoes 10 gigabit, mas porque ainda nao e usado em casa? por que e muito caro!
esperemos que um upgrade moderado (1gbit para 2.5 ou 5 gibit) seja menos dispendioso!
Eu sei que o futuro e wireless mas nao e para tudo! O bom velho cabo de cobre tem uma fiabilidade superior!
Sonha…
Isso vai ser mais um pretexto para encarecer equipamentos
(IMO) para uso doméstico 1Gbit é mais do que suficiente.. as placas, cabos e fichas são ao preço da chuva..
até para 90% das empresas chega e sobra quanto mais para casa…
Se depender da PT/MEO bem que posso esperar sentado, até que ganhe raízes. ..
sinceramente, o que é que isto tem a ver com a PT/MEO ou qualquer outro operador. Esta norma não é para o acesso é para Ethernet
Estar norma é precisamente para ter acesso à Ethernet e não à internet.
Contudo o que ele devastar a falar é dos equipamentos miseráveis que as operadores metem em nossa casa, pelo menos tinham escolha e poderíamos pagar mais por algo melhor.
O serviço que as operadoras prestam não vai só da linha até tua casa. Dentro de casa também fazem a instalação dos cabos, routers e afins… A qualidade da instalação e do material influenciam e muito.
Ainda agora se fala em velocidades maiores com cabo 5e, já de procura o bode expiatório.
As operadoram não tratam de toda a cablagem, fazem a cablagem para as boxes. Agora querias que as operadoras fossem fazer o trabalho de electricista de borla…
Se queres cabos de qualidade, só tens que fazer uma coisa, pagar pelo que pedes, não vais a um stand dacia comprar um carro qualidade BMW….
cat6=10Gb/s
Para distâncias até 10 metros.
cat 6a=10Gb/s para comprimentos até 100 metros
Atenção às distancias dos pontos de comunicação e a qualidade da infraestrutura de cobre. Parece tudo muito linear mas há algumas variáveis que influenciam as comunicações.
Eu tenho bastante conhecimento do que pode influenciar em redes de wireless, mas no cabo nem por isso.
Quais são as variáveis?
Por exemplo, numa infraestrutura de rede num Hotel, onde vais colocar os AP distribuidos entre pisos e outros locais. Os AP vão ser alimentados via Switch POE.
Se utilizares um Cabo de Rede Cat6 CCA (Aluminum Cobreado) Vai ter problemas a Curto/Medio prazo .. Se utilizares o Cabo Cat6 em Cobre vais ter um serviço sem anomalias nos passivos.
No cabo tens a relação atenuação versus comprimento do cabo: maior comprimento do cabo implica uma maior atenuação do sinal. Qualidade do cabo e isolamento: pior qualidade implica probabilidade de teres mais interferência e assim uma redução da velocidade de transmissão de modo a acomodar esse efeito; má qualidade do cobre terá implicações na qualidade do sinal.
Isso também acontece no wireless e é “dogma” das redes de transmissão (distancia de ligação), acho que se esta aqui a falar de coisas mais profundas que isso!
Sim, a distância influência a potência recebida, independentemente do MEIO físico onde o sinal se propaga. Mas fiquei curioso com as coisas mais profundas. Elucida-me.
Sim, o Carlos tem razao, e as variaveis a ter em conta sao muitas mesmo, interferencias sao as menos habituais mas tambem tem de ser tomadas em conta (muitas vezes provocadas por cabos eletricos ou campos magneticos fortes.). A qualidade do cabo, da instalacao do mesmo, o tamanho, sao as variaveis onde mais se falha em redes caseiras e ate mesmo em empresas.
Eu tenho 2 cabos amarelos cat6 em minha mochila, daqui a 10 ou 20 anos irei usar ele .
Gosto de cabo.
Nunca me deixou mal.
Facil de cravar.
https://en.wikipedia.org/wiki/2.5GBASE-T_and_5GBASE-T
Nunca me dei bem com wifi.
Conflitos (com bluetooth), velocidades baixíssimas, …
Alguém utiliza Fibra em casa ?
Se sim, que switchs caseiros (baratos) existem ?
E possível fazer cabos de fibra em casa sem grandes maquinas ?
Possível é, mas já ninguém o faz, não fica nada de jeito, só com máquinas de fusão. Além de que fibra fica sempre muito mais dispendioso.
Sem máquina apropriada, que queima/funde a fibra com a precisão e angulo correcto.. eu diria que é 99.99% impossível..
O que nao falta e videos a demonstrar o contrario
https://www.youtube.com/results?search_query=fiber+conector
Eu queria era saber experiências pessoais.
Em minha casa coloquei Ethernet (http://hp-procurve.co.uk/hp-nj2000g-intellijack) com POE. Consegui colocar 5 cabos Ethernet, no tubo onde passava 1 cabo de telefone.
A 3Com (que iniciou este produto, depois comprada pela hp) tinha switch com fibra, mas eram de 100Mb/s (3CNJ225FX-SC)
Existem já algumas soluções para POF (uma fibra mais caseira, mas tem velocidades baixas e tem menos produtos no mercado)
http://www.rutenbeck.com/products/c/ac-wlan-pofuae/p/ac-wlan-pofuae-1xup-rw-22-mm.html
Queria saber se alguem colocou fibra em casa. E que soluções utilizou.
Curiosidade apenas.
Completamente inútil… O vosso disco não escreve a Essa velocidade.
Um SSD escreve a 515MB/s (4120Mbits/s)
Isto claro se estiver ligado a um Serial ATA (SATA) 6 Gbit/s.
Não confundir bits com bytes.
“1 gigabit network’s theoretical ceiling of 125 MB/s” (mega bytes)
Alem dos discos actuais facilmente terem velocidades superiores a 1 Gb/s (+- 125MB/s).
Existem muitos outros factores:
Um PC em muitas aplicações nem precisa de utilizar disco, para utilizar largura de banda.
Podes ter vários aparelhos a partilhar a mesma rede.
Os protocolos (IP, TCP, …) também consomem largura de banda, nem tudo é DATA.
….
Como tal a tua afirmação de ser inútil não faz muito sentido em muitas situações.
sim os discos conseguem “esgotar” a largura do gigabit, mas a boa da verdade é que tens de ter um disco bom para o fazer, especialmente se tivermos a falar de discos 2.5″
IMHO os discos de portatil estao cada vez mais lentos.. uma desgraça mesmo.
depois temos a questao de cada vez mais vemos pessoas a usar portateis em casa, o desktop esta a cair em desuso e as pessoas ja começam a liga-los por wierless tb.
por isso rede a 100Mbps serve para 90% ou ate mesmo 99% das casas e aproveita sem problemas a largura de um serviço de net a 100/100…
90% das casas
Concordo, mas na minha rede utilizar 100Mb/s é uma seca. Quando acedo ao NAS transferir a 12MB/s não é para mim. Especialmente quando se faz backups de Teras.
E as empresas ?
Por isso falei de vários aparelhos a utilizar a mesma rede.
Só uma nota e de forma muito simplista, isto foi conseguido através do aumento da largura de banda que vai ser utilizada. Mais largura de banda implica mais informação a poder ser transmitida (teorema Shannon–Hartley) No caso do CAT, de acordo com a Wikipedia, duplicou-se a largura de banda de 200Mhz para 400Mhz. Associado a isto deverá estar também novas técnicas de processamento de sinal …
*CAT6
O DOCSIS aguenta ate 400Mbits/s. Por isso nao haja historias. No cobre ou fibra, tudo bem. Mas com Hibrido, a coisa daqui por uns anos, estará estagnada…ou ja em fibra na casa.
Pois mas o que não dizem é que o aumento de bits por segundo aumenta a dissipação de calor o que faz os routers deitarem fumo.
Esta norma é a norma do overclock dos routers. Não obrigado!
Recentemente alterei os meus cabos de dados em casa para CAT 6 e notei uma pequena diferença na largura de transferência de dados. Recomendo a fazerem o mesmo.
Parece tudo overkill, não???
muito mesmo
O futuro realmente é a fibra-óptica, e já o é há décadas!
Além da fibra-óptica, é a transmissão por luz para o dito “sem fios” o futuro, menos problemas com interferências, melhor para a saúde (menos ondas rádio)… por luz ainda está em desenvolvimento não está plenamente divulgado ainda, mas num futuro é possível que passe a ser a norma.
E nas infraestruturas que não têm fibra óptica?
E nas que não têm cat5?
E nas que nem ADSL decente tem?
Instala-se infra-estruturas decentes.
As normas podem existir, se as infraestruturas antigas a cat5 tiverem fraca qualidade Cobre, falhas de isolamento, interferências por instalações conjuntas com AC, as normas não fazem milagres 🙁