PplWare Mobile

Javascript – Navegador do Android 2.2 esmaga iOS4

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Marcos Santos says:

    Já tinha dito no artigo sobre o iPhone 4, que existiam soluções Android interessantes e no meu achar melhores.

  2. João Ramiro says:

    Incrível o trabalho da Google. Ademira me que ainda não tenham lançado um browser para iOS. Mas há outros smartphones Android OS com diferentes velocidades no CPU

    • RCS says:

      Outro browser no iOS sem ser o safari?
      Com a política actual da Apple temo que nunca irás ver tal coisa..

      • João Ramiro says:

        Existem vários browsers na App Store

        • RCS says:

          Pois realmente tens razão.

          Tinha ideia que o opera tinha sido permitido por ter um funcionamento diferente do Safari.

          Parece que alteraram as regras no que toca a browsers no início deste ano.

          Parece é que não dá para escolheres outro browser como default. Qualquer link dentro do SO redirecciona para o safari.

        • alberto says:

          Todos são “cascas” do Safari. Nenhum tem seu próprio renderizador ou JavaScript.

          A exceção é o Opera Mini, pois não é um browser de fato. Ele recebe as páginas já prontas de um servidor da Opera.

  3. José Gomes says:

    Em laboratorio é sempre tudo muito bom, na vida real depois vê-se que afinal não era bem assim, olhem o Opera Mini para Iphone que prometia ser 6x mais rapido que o Safari, e depois na realidade é mais lento…

  4. bigkax says:

    “alegarem que a versão de desenvolvimento do Chrome tem a melhor velocidade na renderização de Javascript nos rivais dos computadores pessoais”

    Segundo os meus testes era mais rápido por ter o nariz maior, isto em comparação ao opera 10.54, mas segundo a Opera a versão 10.60(que estranhamente não se falou aqui) é 50% mais rápida que a versão anterior, retornando o titulo de mais rápido ao opera. De pensar que durante tanto tempo o motor de javascrit do opera era de fraca performance e agora não deixa ninguém ter avanço.

    KYMOS

  5. Pedro Ribeiro says:

    O Android OS como sistema opensource que é, pode ser melhorado/corrigido por todos que o queiram, e não falta quem o faça!

    “Viva a liberdade”!!

    • a Friend® says:

      Se isso fosse virtude, ele vinha optimizado desde a primeira versão, tal como o Safari foi quando foi lançado a primeira vez. 😉

      E open-source salvo seja…depois de instalado num aparelho o Android é tão “fechado” quanto o iOS. Da maneira que falam de open-source parece que pegamos num aparelho com Android e mudamos umas linhas de programação e está a andar… optimização “on the fly” 😀

  6. DCA says:

    Fora de flamewars, isto é óptimo, estas guerras só fazem com que cada empresa se empenhe ao máximo para disponibilizar cada vez melhores produtos.

    O consumidor agradece!

  7. Miguel Pipe says:

    A meu ver, neste momento o sistema operativo Android está melhor do que o iOS 4 em praticamente tudo. O iOS 4 continua a dominar no que diz respeito a aplicações. Há uma monstruosa lista de desenvolvedores para a loja da Apple. Já na Market do Android… Está a crescer, é verdade, mas ainda tem muito que andar.

  8. viperbruno says:

    Então o iPhone 4 tem um underclock? É que ter para não ser usado não faz muito sentido…

    No n900 por exemplo, grande parte do tempo o telemóvel esta a operar nos 250 MHz, apenas quando é necessário mais potencia é que passa para os 600 MHz para que foi projectado. Que eu saiba o A4 da Apple, que é produzido em conjunto com a Samsung, foi projectado para 1 GHz. Então Apple, nem há quarta tentativa não conseguem fazer um modelo eficiente em termos energéticos? O ecrã é de tirar o chapéu mas agora fica aqui uma questão, já que o sistema foi projectado para ter eficiência máxima (Já mé chamar a isto limitações) aonde reside o problema?

    • Miguel Pipe says:

      Outro motivo para não haver potência máxima é o aquecimento. Não é só a Apple que não aproveita a potencial todo do processador.

      • viperbruno says:

        Os smartphones que andam ai com 1 GHz, tem temperaturas internas (relativas ao processador) de 30 graus, a não ser que o A4 não seja energeticamente eficiente, e ai voltamos a questão da bateria. Era interessante alguem fazer um “normalclock” ao iPhone 4 para ver diferenças no consumo e temperaturas.

  9. OmeuNOME says:

    o título acho que está um bocado exagerado, dá a entender que só o navegador do Android é melhor que todo o sistema operativo iOS4… acho que o título devia referir que o teste é entre o navegador do Android e o Safari do iOS4… e o esmagar é sempre relativo, duvido que se note assim tanta diferença…

    quanto ao bom trabalho da parte da Google no Android só tenho a dar os parabéns, mas continuo a achar que o preço do Nexus One é mais proíbitivo ainda que o iPhone4, e isso não ajuda nas vendas do aparelho…

  10. a Friend® says:

    Melhor noticia que esta… é outra que vi agora:

    https://www.youtube.com/watch?v=GGT8ZCTBoBA

    Estão a implementar o HTML5 no site m.youtube.com … foi dificil mas finalmente abriram a pestana…

    THE FULL YOUTUBE Experience…
    Pois.. com Flash (nos smartphones) não dava… foi dificil perceberem mas finalmente lá chegaram…

    • brandão says:

      Não é nada disso! FULL porque antes era apenas uma aplicação e não o portal por completo!!! E mesmo agora o portal não está completo apesar de ser bem apetrechado

    • deam0n says:

      Nao dava no teu iphone caro amigo… pois no meu tytn2 com windows mobile perdi a conta as vezes que fiquei sem trafego a conta de andar no youtube.. e em termos de performance nao era assim tao mau para o dispositivo em questao..

      • a Friend® says:

        Meu caro, há duas coisas que se podem usar:

        1) Bom plano tarifário
        2) Wifi

        😉

        No iPhone nunca me fez diferença, porque tem um excelente Youtube Player, mas é sempre bom poder abrir os videos directamente na página, invés de ter que abrir via Youtube Player. Clicar, Quicktime e pronto a rolar…

        Assim como quem tem outros dispositivos terá grandes vantagens também. Qualidade, acima de tudo qualidade/performance/bateria.

        O Youtube não fez nada de novo, nesse campo o vimeo está mais avançado, mas é sempre uma boa noticia que o maior site de videos finalmente adoptou esta tecnologia focada para smartphones.

    • afrsa says:

      Uma notícia fala bem do Android e a primeira coisa que fazes é criar entropias de forma a tentares desviar as atenções para o iphone… enfim! É no mínimo engraçado!

      • a Friend® says:

        Desviar atenções para o iPhone?

        A noticia é boa para ambos.. viste o video por acaso? É um video oficial do Youtube e está lado e lado tanto o iPhone como Android!

        Isto é uma boa noticia para todos!…
        Deixem-se de tretas…sff…

        Tanto eu (com iPhone) como quem tem Android só tem é que ficar contente.

  11. RCS says:

    Gostava de ver o teste era no Galaxy S com o Froyo.

  12. aver says:

    “First, JavaScript isn’t the only or even the best measure of performance on the Web.(…)the millisecond differences in modern browser JavaScript performance simply isn’t the deciding factor.” http://bit.ly/9nkh38

    De facto, andar a discutir diferenças “cagagéssimais” na velocidade é irrelevante.

    Por acaso fui dos que experimentei o Opera Mini no iPhone. Vamos supor (não sei se é se não) que o Opera era mais rápido que o Safari para iPhone quanto ao JavaScript. Não deixa de ser, como browser, uma porcaria ao lado do Safari.

    • mmick says:

      Bom, Opera (mini) no iPhone nao faço ideia como é mas o Opera Mobile S60v5/Android vs. Safari iPhone e o Opera Mobile dá uma coça ao Safari iPhone, pelo menos nos iOS 3.x. Já para nao falar que oferece MUITO mais opçoes e opçao de compressao, importantíssimo em planos de internet limitados.

      • Vítor M. says:

        Isso da compressão é uma treta… a qualidade é de tal forma esvaziada que depois queres é ligar de novo a importação das imagens originais para nao desvirtuar o que estás a ver.

        “engana o menino e papa-lhe o pão”

        • RCS says:

          Há vários níveis de compressão para escolher. O nível médio para ver num telemóvel parece-me óptimo.

          • Vítor M. says:

            Mas o que economizas de trafego é irrisório. E, como todos temos visto, a Internet está a ficar com HD por defeito.

            A ideia não pode passar por “mascarar” os processos, mas sim de os refazer com tecnologia nova.

            Isto é de tal forma bizarro que há uns meses discutia-se HTML5 ou Flash e hoje recebo newsletter dos serviços agregadores de vídeos, imagens e serviços de estatística a dizer que portaram o seu conteúdo para HTML5… então para que se perde tempo a discutir o sexo dos anjos?

            O beneficiado deverá ser em primeira instância o utilizador, que é quem alimenta esta roda.

          • RCS says:

            São maneiras diferentes de ver a questão. Eu fiquei espantado com o aumento de velocidade proporcionado pelo Opera.

          • a Friend® says:

            @RCS

            Sabes qual a melhor opção mesmo .. de verdade?

            Malharmos todos nas operadoras para investirem ainda mais em bons tarifários.. sem termos que pensar em compressões 😉

            Ironicamente, o ppl queixa-se do trafego usado, mas não pensa nisso quando defendem o flash, que é responsável pelo maior fluxo de trafego na web! (e no fundo, no fundo, até no desktop usam adblockers) 😀

    • Vítor M. says:

      O Safari está muito bem conseguido, mesmo no iPad tem uma qualidade que nenhum outro browser ainda conseguiu: o desempenho touch.

      O Opera não o conseguiu (está ainda muito longe) e a qualidade de navegação fica logo prejudicada.

      Quando à velocidade… bom eu acredito piamente que não passa de um fait diver, para voltar o foco para o Android, visto ser desde há quase um ano, a Apple a dominar as head lines.

      Era óptimo de facto que houvesse novidades, mas o que se vê são apenas tentativas de ganhar uns segundos a fazer o mesmo. A quem é que importa que uma página abra em 4 segundos num iPhone e num Android abra em 3?

      É apenas para: ei ei apontem a luz pr’aqui sff….

      Se víssemos uma forma inovadora de navegar num dispositivo móvel… ok era de louvar, agora apresentar um valor de teste (em estúdio) para “inglês ver”… enfim.

      Fazem comparativos e vídeos, como os que vimos para o Opera e na verdade… no face2face… a história é bem diferente.

      Será que é um cagagésimo de segundo que vai fazer a diferença na hora de escolher?

      Vá lá…. eles podem fazer melhor…

  13. mmick says:

    Gostava de chamar a atençao para outra noticia:

    Em situaçoes reais testaram os mesmos browser (as mesmas páginas, com e sem flash -no android-, com imagens, etc) e as diferenças foram marginais (ainda assim com vantagem para o Android). O javascript é mais rápido no Android v2.2 MAS a processar toda a página, etc, no final a velocidade é identica. Mais, referiram que COM FLASH o Android demora só marginalmente mais.

    Daí que um Snapdragon 1GHz Android v2.2 vs. iPhone 4 as difereças sao mínimas em páginas gerais. Claro que o Android oferece uma experiencia completa com flash e o iPhone 4 nao.

    • Rui Oliveira says:

      Estás-te a referir ao comparativo do engadget? Sim, mesmo assim o Froyo ganhou em renderização HTML sem flash. O que me leva a crer (segundo esse site) que isto não é só javasctipt. Em condições normais o Browser do Froyo é até mais rápido que o safari do iOS em puro rendering de html.

      Mesmo que fossem iguais, foi o que disse no artigo, a Apple perdeu uma das suas grandes vantagens que era a experiência muito rápida e fluída que a deixava a anos luz dos outros browsers móveis.

      Claro que com flash demorou mais (embora houve pelo menos um caso de empate), mas concordo contigo, se o sacrificio for um ou dois segundos a mais que o iPhone, e o flash for fluido na minha opinião, para se ter acesso à net em todo o seu esplendor, vale a pena ter o Flash. Teremos que esperar pela versão final do Flash para android, para ver se é rapido

      • a Friend® says:

        “Mesmo que fossem iguais, foi o que disse no artigo, a Apple perdeu uma das suas grandes vantagens que era a experiência muito rápida e fluída que a deixava a anos luz dos outros browsers móveis.”

        O que é que a velocidade de rendering tem haver com a fluidez da interacção do browser?…

        Esse é que é o principal trunfo da Apple, já que em termos de renderização HTML é quase imperceptivel. Agora a pura navegação com os dedos, mover a pagina para cima e pra baixo, após totalmente carregada, ainda continua a ser o trunfo do Safari. E essa experiência é que dá prazer…não o tempo em microsegundos que o Froyo é mais rápido. 😉

        • Rui Oliveira says:

          sim, tens razão isso não foi testado, a fluidez já que eles só carregaram os sites, foi testado sim a rapidez de carregamento, que era uma das bandeiras do safari e caiu por terra.

          Mas duvido que não tenham havido melhorias do campo da fluidez, não afirmo que o iPhone continua a ser campeão na fluidez nem digo o contrário, pq ainda n fizeram testes desses no Froyo, só agora os primeiros testes começam a aparecer.

          Vamos ter de esperar para ver isso 😉

          • a Friend® says:

            Sim mas isso o Froyo está num bom caminho… ainda não está lá, mas progrediu mesmo muito…o que é optimo mesmo…

            E agora com a noticia da Google apostar forte no HTML5 ainda as coisas irão melhorar mais…o Froyo anda a ser prejudicado gravemente pelo Flash player.. quanto menos conteudo flash tiver a carregar, melhor vai ser para a fluidez do browser (em termos de navegação) … finalmente estamos num bom caminho.

        • mmick says:

          Os “principais” trunfos da Apple estao a extinguir-se: o ecra capacitivo, a configuraçao de mail, o safari, UI e App Store.

          De todos estes o único em que a Apple ainda tem trunfos é a App Store, no resto ou foi igualada ou foi ultrapassada.

          Como disse eu estou com olho no iPhone 4 mas nao pelas megalomanias que apontam à Apple mas pela realidade: App Store + ecra + design do aparelho. Em todo o caso parece-me que está MUITO perto o “grande dia” aquando do lançamento do Android 3.0. Nesse sentido nao vou comprar nenhum smartphone high-end até lá. O problema é que no iPhone nao há widgets, o UI nao é customizavel como no Android/S60v5 e o “look” mantém-se muito parecido.

        • murder_rabbit says:

          comentario removido por Steve Jobs que adora os seu apple Fanboys

        • Androidiano says:

          Para o A friend o iPhone mesmo com menos cpu, menos capacidade de javascript e com menos qualquer outra coisa que seja é melhor.

          Errado. De pequenos promenores se faz a besta. Este é MAIS um a somar. E ainda bem que assim é:

          – Excelente rendering javascript
          – Este rendering nota-se em alguns segundos como já se viu nos videos
          – Claro que sao meros segundos, mas já compensam o tempo de load extra que o flash precisa
          – A isto soma-se o JIT do 2.2, que dispara, literalmente, o desempenho das aplicações
          – Multitasking nativo, maduro, estavel
          – Tantas outras coisas que são maravilha do 2.2 que, sim, apontam o foco para Android.

          E o que tem isso de mau? Eu cá so vejo coisas boas para toda a gente:

          – As pessoas podem escolher ter ou nao ter flash
          – As pessoas podem instalar apps caseiras sem passar pela aprovação grosseira da apple
          – Usufruir de um sistema 100% aberto
          – Usufruir de um multitasking real sem ser atrofiado
          – Usufruir na sua plenitude do seu telemovel e ter a liberdade de optar por um modelo de desenvolvimento que vá ao encontro da filosofia de cada um
          – Ter uma intergração superior com google services que, quer queiramos quer nao, fazem cada vez mais e mais parte das nossas vidas.

          • a Friend® says:

            Android 100% aberto?

            iPhone Multitasking atofiado?

            Integração superior com a Google?!…

            Claramente vocês falam com desconhecimento de muitos pormenores, em especial iPhone.

            Ps. E sim, eu posso usar aplicações sem aprovação da Apple, assim como posso modificar o sistema todo como eu bem entender. Se para vocês o Jailbreak de um Android é válido, o mesmo serve para o iPhone.

            É isso que não falam… Jaibreak no Android para vocês é natural.. usar “rooms cozinhadas”.. é uma coisa natural… já o Jailbreak do iPhone… é batota.. lol…

            Enfim…

          • RCS says:

            Eu faria jailbreak ao iphone assim que pudesse claro. Sem jailbreak é inutilizável para mim.

            A questão é que podes instalar a aplicação que quiseres no android assim que recebes o aparelho, sem fazer jailbreak nenhum. É só copiar o ficheiro e executar.

  14. ALL says:

    Btw, qts daqui já tem o Android v2.2 no seu dispositivo?

    • Androidiano says:

      eu já experimentei as nightly builds do CM6 com android 2.2 no meu dispositivo.

      Ainda é super cedo para afimar o que quer que seja.

    • Ezequiel says:

      Tenho um Nexus One e já estou com o Android 2.2 (FRF91)- esta é a última versão. A navegação realmente parece ser mais rápida do que antes da atualização do sistema. Além disto, não notei muito as melhoras anunciadas. Ocorreu pequenas mudanças no layout da tela e a implementação do tether. Não utilizo aplicativos pesados, como jogos, mas tenho o Raging Thunder II que roda muito suave no sistema. Outro programa que tenho instalado é o Adobe Acrobat Reader que abre facilmente o manual do Android (15Mb e 330 páginas).

  15. Androidiano says:

    Eu digo-vos porque isto é super-importante:

    C O M P E T I T I V I D A D E

  16. José Fonseca says:

    Creio que a diferença de velocidade real não será bem como aparece descrito, de acordo com um outro teste: http://www.engadget.com/2010/07/07/froyo-versus-ios-4-the-browser-showdown-video/

  17. joao says:

    tenho um iPhone e vou trocar por um que tenha android

    • Nobre says:

      E o que é que isso nos interessa?

    • Vítor M. says:

      Queres vender o teu? 😀

      Há sempre muito mercado para iPhones. Mas dou.te uma sugestão: primeiro tenta testar bem um equipamento com Android. Pois caso não seja um equipamento “decente” irás ficar desiludido com o multi-toque. E depois arrependes-te.

      Não basta ter Android, tens de ter máquina.

      • mmick says:

        Os Galaxy S estao a 399€ e há muitos outros “Snapdragon 1Ghz” a preços de um 3GS em segunda mao.

        O problema está longe de ser o multi-toque ou qualquer outra coisa. Os gostos variam como de BMW ou Mercedes: sao diferentes e bons.

        Com o Android é preciso é ter cuidado para saber se será actualizado a v2.2 (Google Nexus One, Desire, Galaxy S serao actualizados, o SE X10 já é possível que nao).

    • josivaldo says:

      é o que fazes melhor

  18. ALL says:

    AApós ver os vídeos da engadget fiquei assim um bocado “é isto a diferença?”.
    É um facto que existe a supremacia do Android face ao iOS no que diz respeito a browsers mas, pelo artigo/testes em estúdio estava à espera de algo mais palpável.

    Bem mas é um progresso de qq das formas.

  19. RCS says:

    Deviam repetir o teste em circunstâncias normais de utilização de um telefone.

    Deviam repetir o teste segurando ambos com a mão esquerda.

  20. Jimmy_N says:

    E à frente dos dois, segundo informação o MeeGo.

    Esse sistema da Nokia/Intel pode não vingar comercialmente, mas no papel ele é muito bom!

  21. Gian says:

    Tô usando no meu tablet xing-ling, vários navegadores, pra testar. Mas sem dúvida, Skyfire é o mais rapidinho, só que deixa as vezes janelas escondidas sem avisar a gente. Nisso, Dolphin é ótimo, a navegação facilmente passa de janela pra aba, oculta tudo, ou mostra todos os menus. Pra quem tá começando a navegar no celular ou em algum pad, ainda sugiro Opera Mobile para Android ou Firefox 4 Fennec para Android, pois a familiaridade ajuda muito a gente a não largar mão de navegar. E eu discordo que o navegador que vem no Android é razoável. Pra mim, é tooosco demais, e sem recurso algum. Até a porcariazinha do WebDroid é melhor. Detalhe: Meu tablet não aceitou o Firefox 4, e o Dolphin tá usando a té o talo da memória quando abro uma só abinha. Daí, vai do bom senso e da compatibilidade do seu gadget.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.