Windows 10: Não deixe que a Microsoft recolha dados do sistema
O número de instalações do Windows 10 chegou recentemente aos 350 milhões em todo o mundo. Este é o melhor sistema operativo criado pela Microsoft que trouxe várias novidades das quais se destacam o browser Edge, a Cortana, melhorias significativas no Menu Iniciar, melhores mecanismos de segurança, entre outras.
Apesar de toda a vantagem qualitativa associada ao Windows 10, este é também o campeão na recolha de dados sobre o utilizador. Que tal controlar este apetite?
Para quem a privacidade é um assunto de extrema importância, nada melhor que limitar os sistemas de modo a que estes não partilhem informações com terceiros. No Windows 10, a telemetria (tecnologia que permite a medição e comunicação de informações de interesse do sistema) vem activa por predefinição e definida para o nível “Full”.
Como gerir o nível de Telemetria?
Nota: Este tutorial foi realizado num sistema com o Windows 10 em inglês. Facilmente conseguem a correspondência num Windows 10 em português.
Para começar vamos à zona de notificações e carregamos em All Settings
Em seguida escolhemos a opção Privacy
E na opção Feedback & Diagnostics devem definir o nível para Basic
Como desligar a telemetria por completo no Windows 10?
Para quem não quer mesmo que a telemetria esteja activa no sistema, nada melhor que desligar esta funcionalidade por completo. Para tal basta ir a executar e escrever services.msc.
Depois, procuramos pelo serviço Connected User Experiences and Telemetry e damos duplo clique.
Por fim, desactivamos o serviço seleccionando a opção Disable em Startup Type.
Além das opções nativas do sistema, existem também ferramentas de terceiros para controlar a telemetria do sistema como, por exemplo, a app Disable Windows 10 Tracking ou o Spybot Anti-Beacon.
À medida que a tecnologia evolui, verificamos que o bem mais preciso é a nossa privacidade. Os dados que recolhem sobre nós e sobre o comportamento da nossa máquina (que diz muito sobre nós também), é actualmente uma valiosa moeda de troca. Temos de saber controlar o apetite pela recolha do que só a nós deveria dizer respeito.
Este artigo tem mais de um ano
Fora os outros acessos que tem nas privacidades
Mas a Apple e Google podem recolher informações que ninguém reclama…
Eu reclamo
Com a Microsoft.
Creio que o pessoal reclama, mas muitos que não reclamam até acham que é bom não pagar pelos serviços do Google em troca de alimentar as propagandas com os dados de acesso.
Entretanto o Windows não é de graça, pode até ter sido ganha a atualização, mas a versão anterior foi paga ou estava embutida no preço do equipamento que foi adquirido.
Olha desse modo, existe sim desproporção entre os casos do Google e da Microsoft, sendo que o utilizador, na minha opinião, deveria reclamar dessa segunda, visto que é espionado e não se vê qual foi o ganho.
Quanto a Apple não tenho opinião formada.
Chorem agora.
Data We Collect
When you acquire, install and use the Program, Microsoft collects information about you, your devices, applications and networks, and your use of those devices, applications and networks. Examples of data we collect include your name, email address, preferences and interests; browsing, search and file history; phone call and SMS data; device configuration and sensor data; and application usage. For example, when you:
– install the Program, we may collect information about your device and applications and use it for purposes such as determining or improving compatibility,
– use voice input features like speech-to-text, we may collect voice information and use it for purposes such as improving speech processing,
– open a file, we may collect information about the file, the application used to open the file, and how long it takes and use it for purposes such as improving performance, or
– enter text, we may collect typed characters and use them for purposes such as improving auto complete and spell check features.
Isso é valido para as pré releases (Insider Program) que obviamente para identificar bugs precisam de aceder a tudo onde pode haver bugs, que basicamente é tudo. E mesmo assim podes descativar.
É uma pequena amostra do que está na versão final por trás do DiagTrack (utcsvc), que era suposto não ser incluído na versão final mas mudam-lhe o nome e já não é mentira.
E é claro que o serviço Connected User Experience pode recolher ficheiros pessoais dos utilizadores, mesmo na versão final.
existe esse serviço sem ser no Windows 10 Insider?
bem, o próprio nome não disfarça o que faz, portanto se fosse mesmo para espiar, não iria começar por dar um nome tão indicativo ao serviço
O único problema que vejo nisto é o facto da recolha de dados estar presente na versão final (não insider).
Recolher dados numa versão preview até faz sentido sendo que seja mesmo utilizada para esses fim que dizem no contrato (aumento performance e compatibilidade)
Isso é do Insider Program.
Podes ver a versão atualizada em privacy.microsoft.com, estão lá também informações sobre como desativar algumas das funcionalidades de recolha de dados.
Lê a resposta que fiz ao comentário do Tony, pouco a cima da tua.
Quem chora são vocês: os haters. Estas coisinhas estão todas especificadas naquele “comboio” que ninguém lê e clica logo em “aceito” (que já está quase igual desde o windows vista, e até me arrisco a dizer que é até desde o xp, já com estas recolhas que tanta confusão vos fazem mas que usais facebook e outros serviços).
Já agora podem fazer um tutorial de como evitar que se enviem dados por outras aplicações, como o Google Chrome ou Mozilla Firefox, e serviços, como o Facebook, Google Plus ou Twitter? Agradecia.
Agora a sério, não acham isto uma falsa questão tendo em conta as aplicações e serviços que usamos diariamente?
Queixam-se dos dados enviados por um sistema operativo (sim, porque até o Linux pode fazer isso! Não se enganem!) mas ignoram por completo os dados enviados pelas aplicações, serviços e “postados” em redes sociais e acedidos por todos….
Isso também é verdade, é ridículo aqueles que criticam as questões de privacidade do Windows e depois andam pela Internet a partilhar (conscientemente e inconscientemente, manual e automaticamente) informações pessoais bastante mais delicadas…
lá está, por isso é que está situação não me choca nada, se não for a Microsoft são as próprias operadoras, por isso no mundo em que vivemos hoje, garantias de não ter escutas digitais, só estando desligado da rede e mesmo assim
o que a MS faz agora com o W10 já a google faz à anos com o chrome. nunca ninguém vos disse que o chrome recolhe as vossas pesquisas, add-ons instalados, tempo que se esteve em CADA site e o que se fez nele… ouvi dizer também que recolhe a informaçao das cookies, se recolhe ou não isso não sei, não sou expert no assunto; e guarda essa informação sob um ID comercial (sim, a google atribui 1 ID comercial a CADA instalação do chrome, lá não consta o vosso computador e nome de utilizador, mas pode ser usado para chegar ao vosso PC) e vende essa informação a terceiros. esse ID comercial depois é usado pelos terceiros para colocar publicidade “mais relevante” nas paginas que vcs visitam. este é um dos motivos que eu não uso chrome. A MS está basicamente agora a seguir o modelo do chrome, já que faz tanto sucesso e rende milhoes à google. basta dar umas pesquisas na net acerca disto e nota-se que o principio e modelo da MS é igual ao da google.
Errado. Os produtos da Google são gratuitos, já o Windows é pago. A Microsoft espiona de forma acintosa e nem o SO é gratuito.
1º não usar o windows 10
2º tapar a webcam
3º não usarem redes sociais
4º usarem a mascara dos anonymous quando saem a rua.
5º se nada funcionar nas dicas de cima fecha num quarto sem internet, pcs, smartphones etc….
LOOOOOOOL
pode não ser suficiente… não nos esqueçamos que as notas possuem um numero de série que pode ser usado para vos localizar, saber onde compraram e o que compraram (cruzando informações com o SAFT).
Portanto o melhor mesmo é nem usar dinheiro…
Ever heard of Bitcoin?
Hum… Será que esta recolha toda de informação não tem nada a ver com a Cortana e a sincronização de conta entre devices?
(atenção, não estou a defender ninguém, e só uma pergunta)
Boas! Interessantíssimo!
E a que corresponde na versão em português a opção “Connected User Experience/ The Connected User Experience”?! Bem que podiam ter substituído as fotos pelas de uma versão em português. Obrigado.
Poder podia, mas não tinha aqui nenhum Windows 10 em PT para fazer isso 🙂 Mas avisei que era em inglês.
Quando não se usa a lingua nativa por defeito num sistema operativo pelas mais diversas razões (como acontece comigo), podemos optar por instalar o Language Pack (gratuito) correspondente (no teu caso PT-PT) para estas situações, ou seja, queres escrever um artigo e necessitas de imagens em PT, vais às definições da Região e Idioma, mudas para PT, terminas a sessão e quando iniciares novamente tens a interface toda em PT.
Até tens a possibilidade de teres o teu user em EN-US por exemplo e criares um outro user e definires o PT-PT como lingua pré-definida.
Assim, é uma boa forma de não teres desculpas de não fazes porque não tens!
Fica a dica para ti e os demais.
Experiências e Telemetria de Utilizador Ligadas
Se não te quiseres chatear muito com isto, fiz um executável, basta baixares, executares (pass: kurt) e dares permissões de administrador e ficas com o serviço feito: https://mega.nz/#!nsJwGSrQ!YPHnkgjyvdkhJ3Is9a2ov1-8qrTYVrsWa4IMn7Bkzeg
EDIT2: a password para executares o ficheiro é KURT (maiúsculas)
Claro, as pessoas que não confiam na Microsoft porque as anda a espiar, depois vão instalar tudo e mais alguma coisa que sacam da net, inclusivé dando permissões de administrador! Acho que fica tudo dito… -.-
É um executável gerado a partir de um batch file com duas curtas linhas de código, ao executares facilmente vês o que é feito na linha de comandos, não é nenhum setup.
NET STOP DiagTrack //Para de executar o serviço DiagTrack
sc config DiagTrack start= disabled //Desactiva o serviço no startup
O Norton Internet Security diz que é um vírus…
Eu digo que o Norton internet security nunca devia ser inventado quanto mais utilizado
A única forma de evitar a recolha de dados é mesmo estar offline. Que nos maiores sistemas (seja Microsoft, Google ou Apple) fazem sempre recolha de informação. Com as assistentes pessoais até tudo o que dizemos é enviado para os servidores.
Usen Linux, isso não acontece!
depende da versão do linux acho eu. cada linux tem o seu desenvolvedor. 2 linux em que confio é o Ubuntu e o Mint, pouca ou nada informação recolhem
disses tu, vai ao facebook, ou google+, ou instagram via chrome no teu querido Linux e vais ver se não recolhem dados… acorda…
chrome no linux?
Lol
Firefox -.-
“Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança.” – Benjamin Franklin
é verdade, a prova é que ele não tem página pessoal no facebook
agora a sério, esta frase não se aplica minimamente a esta situação
qualquer empresa que desenvolve software tem de fazer logs de como é utilizada as suas aplicações, é claro que tem o bom senso de mascarar a informação recolhida, para os developers utilizarem sem conhecer o conteudo exacto
Cada vez mais se caminha para os velhos hábitos das pessoas sem nada para fazer: coscuvilhar a vida dos outros…
Na verdade, a privacidade já deixou de existir há muito tempo… mas andarem a viver de informações recolhidas sub-repticiamente, já me parece ultrapassar o admissível!
Mas se é o que há…
Boa tarde,
Tenho o windows em português e quando chega ao passo para procurar por “Connected User Experiences and Telemetry” não sei qual é em portuguesa.
Alguém poderia dar me uma ajuda? sff
experiencias e telemetria de utilizador ligadas
Muito obrigado pela ajuda =)
epá quem tem preocupações com a porcaria da privacidade do windows 10 ou do windows 100 que comece a usar outro sistema operativo ou versões anteriores do windows. já cansa esta conversa de “privacidade”…
eu concordo. só utilizo windows 10 porque eu tenho tendencia a dar cabo dos discos rigidos xd e tou com medo de fazer downgrade. enfim, dizem que a nivel de privacidade o 7 será o melhorzinho dentro do mais recente…
Solução para este e outros problemas: Pi-Hole
eu gostei de usar foi o Ubuntu à muitos anos atrás, por aí em 2008 ou 2009… mesmo com a internet ligada estava a funcionar como se estivesse em modo OFFLINE. enviava de tempo em tempo um bicheiro de 1byte ou algo assim para a internet e descarregava outro com tamanho reduzido como o enviado. quando perguntei a um amigo meu ele disse que é normal, é o sistema a verificar se a conexão está a funcionar. melhor OS que já experimentei até hj. quando o windows foi assim? na versão 3.1?
Um caso muito conhecido de recolha de informação é o acordo que a tomtom tem com a Vodafone para fazer saber a localização dos dispositivos e dai dar informação acerca do trafego
Wireshark uma boa aplicação para saber o que se passa na nossa rede.
Excepto quando o tráfego está cifrado e não se tem a chave para ver o que está lá dentro… Reminds you of something?
Toda a gente fala disto… Mas se formos a ver a google e o facebook fazem o mesmo…. que adianta?
Não me digam que não sabem adicionar a língua portuguesa ao Windows 10? Ou é mais fácil copiar as imagens de outros artigos?
Não sabemos, podes ensinar?
Quanto as imagens, deves andar por cá há pouco tempo…
Eu ensino, parece que o Pedro Pinto só sabe mexer em MacOS, enfim:
Settings-> Time & language -> Region & Language … O resto acho que quaqlquer um é capaz de lá chegar.
Gostaria de ver o mesmo artigo aplicado a tudo o que é Google, visto que a Google é que a expert em recolha e venda desse tipo de dados. Afinal de contas, a Google não é uma empresa de tecnologia, mas sim de publicidade – é daí que vem quase todo o seu volume de negócios. Aliás, as aplicações são grátis para em troca recolher dados para serem usados no fornecimento de publicidade.
Obrigado
Quer escrever o artigo? tens infos fidedignas?
Pedro Pinto, a sério? Infos fidedignas? ora explique lá de ondem aparecerem os milhoes de lucro da Google s.f.f..
Ao pé da Google a MS são uns santinhos.
A reportagem diz que o Windows 10 é campeão na espionagem!
O outro rapaz disse que o serviços da Google são gratuitos, pois são financiados pela publicidade.
Agora compare com a Microsoft que recolhe as informações e ainda cobra por isso, visto que o Windows não é gratuito. Além disso a Microsoft já deu golpes na IBM, Apple e Nokia (entre outros).
Para mim, com certeza, a Google não chega aos pés de fazer maldades como faz e fez a Microsoft.
Por mim essas multinacionais são tudo menos honestas, agora há algumas menos más. Só não percebo é o pessoal que defende as marcas como se estivessem a falar deles próprios.
Confundir #espionagem# com #telemetria# é muito mau Xinuo! Quanto ao resto das barbaridades que estás a deitar pela boca fora, nem vale a pena comentar.
My Windows Services Panel 1.0 – Para quem não esta familiarizado com o Windows Services, promete simplificar
http://my-windows-services-panel.garsonix.co.uk/
Nada mais simples e eficaz http://www.winprivacy.de
Confirma-se que a grande maioria da humanidade desistiu de lutar contra a evolução do big brother que a cerca cada vez mais sendo até elemento colaborador ridicularizando quem pretende resistir mesmo pacificamente em que o objectivo é apenas permanecer mais consciente da realidade e não mergulhados na virtualidade que o big brother deseja impor. Complicar a vida na terra com necessidades ilusórias impede a verdadeira evolução humana.
Mas tu não achas que o próprio artigo é um sinal de resistência? O fato da maioria não se importar, não quer dizer que ninguém se importe. Além disso há muitos que não têm consciência dos males que advêm com a perda da privacidade, talvez muitos tomariam outra posição se devidamente instruídos.
Se não queres “big brothers”, desliga-te do mundo informático/tecnológico… que até a tua operadora TV/NET/TEL. recolhe informação sobre ti.
sabiam que há empresas que rejeitam à partida cv’s de pessoas que não “existam” nas redes sociais? nunca vos pediram para colaborar com o fb, linkedin, twtr… etc na vossa empresa?
O ataque dos paranoicos edição julho de 2016.
Deve ser coincidência os maluquinhos imbecis da privacidade só se lembrarem disso quando é anunciada uma nova versão do Windows 10.
O “Programa” a que o choné do KURT se refere, e o moço deve ter-se esquecido dessa parte, é o Customer Experience Improvement Program (https://www.microsoft.com/products/ceip/en-us/default.mspx) e não tem rigorosamente nada a ver com o Windows Insider Program.
Aliás, o moço, como é costume nos paranoicos, colocou aqui parte da declaração de privacidade do WIP, que é bem diferente da do CEIP. Má fé? Ignorância? Ele lá saberá.
Aliás, basta pensar um bocadinho: é evidente que no WIP a Microsoft vai recolher montanhas de informação através do Windows. Porque é essa a ideia. Ou vocês pensam que as versões beta do iOS e do MacOS não recolhem montanhas de informação também? Recolher essa informação é precisamente a razão porque há versões beta.
Mas e então, perguntam vocês, porque é que o Windows tem lá esse serviço Connected User Experiences and Telemetry? Pela simples razão que qualquer aplicação que use o Visual Studio Application Insights (https://azure.microsoft.com/en-us/services/application-insights/) usa esse serviço para recolher informações sobre a forma como essa e apenas essa aplicação é utilizada. E porque é mais simples haver uma forma centralizada das aplicações recolherem informação do que cada uma ter a sua. E mesmo assim, as aplicações só podem recolher informação se o utilizador expressamente o permitir.
Mas pronto, se querem ser paranoicos por mim tanto se me dá.
O DiagTrack foi introduzido no versão beta do Windows 10 TP e na versão final do Windows 8.1 na mesma altura. A informação recolhida durante o WIP seria normal no caso de se ficar por ai, acontece que a versão final do Windows 10 veio com o DiagTrack que recolhe info de todos os sistemas ao abrigo do CEIP mas já o fazia durante o WIP, a função desse serviço é prolongar alguns dos objectivos do WIP, apenas lhe alteraram a designação em fez de ser um serviço justificado pelo WIP é justificado pelo CEIP para poder aparecer na versão final.
Outra coisa que parece que para ti é uma novidade é que toda a comunidade pediu para a Microsoft acabar com o serviço uma vez que já não se tratava de um produto em versão beta e em Novembro de 2015 (salvo erro) a Microsoft faz o primeiro grande update e faz desaparecer a designação do DiagTrack (Diagnostics Tracking Service) e substitui por Connected User Experiences and Telemetry desta forma pode dizer que deitou a baixo o que restava do WIP e já tem “desculpa” para incluir o serviço na versão final porque não é a mesma coisa, apesar de ter o mesmo efeito e fazer praticamente o mesmo (ainda que de forma menos evasiva, coisa que acredito pouco).
Existe mesmo um longo tópico de discussão sobre o assunto pela Microsoft.
Gostava de saber onde foste buscar a informação de que toda a comunidade pediu à Microsoft para que a Telemetria fosse retirada da CB do Windows 10 e já agora, partilha lá essa discussão da Microsoft (algum link para informação oficial, whitepaper, comunicado, etc.)
Tendo em conta as horas que tenho de utilização do Windows 10, do envio de feedback/sugestões (sim, estar inscrito no programa Windows Insider é mais do que uma inscrição para obter uma licença do Windows 10……), raramente vi feedback Tuga ou de mesmo internacional sobre as questões de telemetria/privacidade, muito menos toda uma comunidade de utilizadores do windows 10 (350 milhões as we speak) a fazê-lo.
Enfim, não gostam não utilizam. Fechem-se numa caverna, sem comunicações! Assim certamente estarão mais protegidos, ou não!!!
Tens vários exemplos pela internet de manifestos e utilizadores indignados com o processo, ainda mais após a Microsoft ter feito o update e ter admitido que não podia acabar com o serviço, inclusive no forum da Microsoft no qual tens essa discussão relativamente a esse processo e no qual acredito que tenhas muitas outras a falar do tema.
A questão mais sensível é mesmo o facto de terem admitido que podem receber ficheiros pessoais de qualquer utilizador, como documentos e a forma como este serviço está implementado, ao contrario de muitas outras plataformas (mesmo não sendo desta dimensão) que enviam uma notificação cada vez que pretendem recolher feedback.
Para terminar se isto faz sentido no Technical Preview já não faz qualquer sentido desde o momento em que o Windows 10 foi lançado para o publico, pelo menos não nos moldes em que está a ser aplicado que são praticamente os mesmo do WIP (ahh desculpa agora é ao abrigo do CEIP LOL). Aliás a própria Microsoft quando o processo foi questionado disse que o processo não iria correr a “versão final”…
Carlos, não teria respondido melhor. Apenas para acrescentar ao teu comentário, a Microsoft está a borrifar-se para a informação isolada de um único utilizador. A telemetria de um individuo que passa 1 hora a ver Porno no PornoHub, que não sabe utilizar o Microsoft Edge nem a Cortana, não interessa a ninguém. A questão aqui é Big Data, tratar dados obtidos através de telemetria (e não espionagem como os pseudo utilizadores do Windows dizem), e que são um forte indicador para ajudar a desenvolver continuamente o Windows 10. Quando se dizem que quando foi disponibilizada a versão RTM do Windows 10 ou o November Update, a telemetria devia ter terminado, está simplesmente a esquecer-se que o Windows Insider Program continua (e não vamos estar a retirar os bits da telemetria das CB’s e manter nas Insider Builds) e que se o modelo do Windows 10 é “As a Service”, uma das formas de garantir a evolução do Windows 10 é através da recolha e tratamento desta informação.
Como ando farto de ouvir disparates a este respeito, só tenho mesmo a dizer, voltem para o Windows 3.1.
O Windows 10 deve de andar a fazer muitos ciumes a concorrência… até porque os outros SO não têm telemetria nem nada (vamos fazer que acreditamos), e é por isso os ataques consecutivos ao Win10. O mais engraçado é que são as próprias pessoas que dão mais informação sobre elas nas redes/apps sociais, além de que as próprias apps já recolhem informação, mas não querem saber e/ou nem leem o que estão a instalar. Enfim, a ignorância leva as pessoas a ser paranoicas!
PS: A Microsoft até o tamanho do meu pénis sabe, que já vieram produtoras da industria pornográfica com propostas ui ui… todo à pala da MS 🙂
*tudo
Se andas por aqui assiduamente percebes facilmente que uso várias plataformas, inclusive o Windows (e falo no geral, não só no 10, porque isto vai muito para além do Windows 10), diariamente. E não, eu não sou paranóico com a privacidade, mas o facto de não concordar com isto para muitos (inclusive tu pelos vistos) é paranóia… Julgamentos com base no desconhecimento sim é uma forma de ignorância.
Por favor…
1º nem apontei o dedo a ninguém em concreto (mas pelos vistos serviu-te de carapuça)
2º por favor, informa-te antes de dizeres certas coisas (não é só o Windows que recolhe informações do PC, como por ex. erros que ocorreram).
Se achas que os outros SO’s não têm telemetria, ninguém te obriga, nem às outras pessoas que pensam como tu, a usar Windows.
http://www.iflscience.com/technology/a-step-by-step-guide-on-how-to-remove-your-online-presence/
Este artigo e mais completo!
http://www.expertreviews.co.uk/software/operating-systems/1404925/how-to-stop-windows-10-spying-on-you
E já está! Obrigado a todos os usuários que contribuíram para me ajudar a impedir a telemetria de enviar tudo e mais alguma coisa.
No meu está desativado e ainda assim vi o processo rodando no Gerenciador de tarefas