QuickTime X e YouTube Editor – Screencasts perfeitos!
Os screenscasts são uma forma rápida e simples de mostrar alguma função ou algum serviço que estamos a correr o ecrã da máquina. Podemos mesmo enriquecer a apresentação se adicionarmos a nossa voz ou algum tema musical. No Snow Leopard a Apple fez questão de trazer isso nativamente no QuickTime. Uma função que permite gravar o que se passa no ecrã do nosso Mac.
É uma dica simples e, provavelmente, sobejamente conhecida dos utilizadores Mac OS X, mas não deixa de ser uma interessante função adicionada no recente QuickTime X.
Basicamente, o Snow Leopard traz funções nativas que "quase" não justifica a um utilizador "moderado" procurar por terceiras opções. Foi o que me aconteceu a mim, na necessidade e depois de "descobrir" esta dica, deixei de usar uma ferramenta de terceiros.
QuickTime X
Se abrirem o QuickTime, verão no menu várias opções de gravação: Nova Gravação de Filme, Nova Gravação de Áudio e Nova Gravação de Ecrã.
A primeira opção grava o que a câmara capta, a segunda grava o que está a entrar de áudio pelos vários canais e a terceira opção será a que vamos utilizar mais, esta faz a gravação do que se passa no nosso ecrã.
Depois de vermos e escolhermos esta opção, podemos gravar, adicionando o som de fundo ou desligando mesmo o som. Os menus de comando ficam na barra de tarefas e permitem parar a gravação. Depois, podemos visualizar e cortar.... mas eu recomendaria deixar isso para a ferramenta que apresento a seguir.
Depois de aparado, podemos partilhar esse vídeo, enviando, por exemplo, para a nossa conta no YouTube, iTunes ou para a galeria Mobile Me (se tiver este serviço assinado).
Podemos enviar para o YouTube e depois lá dentro, com o novo editor de imagem, fazer algumas novas modificações e criações.
YouTube Editor
Desde ontem, os utilizadores já podem editar os seus filmes a partir de um editor que reside na "cloud" do YouTube. É uma ferramenta flexível e bastante rápida a adicionar efeitos, música de fundo ou a proceder a cortes metódicos.
O novo editor do YouTube permite:
- Ajustes de tempo dos vídeos
- Misturar e combinar os clips
- Adicionar música (sobrepõe o áudio original)
- Combina múltiplos vídeos num estilo comum
O interface é muito amigável, permite arrastar e largar o vídeo para a timeline e permite com poucos cliques, completar o toque profissional que um vídeo, por mais simples que seja, merece ter.
Claro que este recurso poderá ser interessante para o usarmos em pequenos trabalhos de vídeo, usar por exemplo com vídeos que fazemos nos smartphones: Andoid, iPhone etc... pois o poder do Adobe Premier ou de um Apple Final Cut Pro... certamente não o encontrará neste editor.
Homepage: YouTube Editor
Este artigo tem mais de um ano
Vitor que dica excelente!
Fizeste neste artigo uma combinação perfeita de serviços para uma grande maioria de utilizadores, acho que mais simples que isto não há!….
😀
Boa dica…
Mas porque raio o pessoal do mac ainda usa o icon default do dropbox??? lol. Fica mal com o resto dos icons a preto… Basta ir às preferências e escolher “Use black and white menu bar icons” 🙂
Por falar em cores, por vezes sinto saudades do velho amigo Mac Os X Tiger e dos seus efeitos Aqua…
http://macmagazine.uol.com.br/wp-content/uploads/2009/11/14-macosx4tiger1.jpg
Adoro o Snow Leopard, está melhor em milhares de aspectos, mas em termos visuais o Tiger tinha mais vida … serei só eu?… 😛
Concordo!
O Tiger foi o auge ao OS X a nível de design, embora prefira a Dock do Snow Leopard.
Mas se continuasse assim, já estávamos fartos, e “soava” um bocado a antigo.
Só não achei muito correcto a junção dos dois temas: MAC OS X e Youtube. Parece que esta nova ferramenta do Youtube está ligada unicamente ao mundo da maçã excluindo os outros.
Por outro lado a soma Apple + Google é interessante devido às recentes “picardias” entre as duas empresas. Mas isto não é o Macmagazine.
Não deixa de ser um bom post.
Por acaso achei o mesmo. Pensei que fossem coisas misturadas, mas não.
São duas dicas muito boas, que davam perfeitamente dois posts. A do youtube interessa-me muito, a do mac nem por isso.
No entanto não deixam de ser boas novidades.
Sim, eu ontem tinha os dois… só o do Mac, bom era pouquinho, embora para mim foi apenas uma recente descoberta, como devem compreender, depois só o do YouTube… ficava também assim… meio pró pouco, então disse “vai ao molhe que ficam tão bem os dois” 😉
Mas como sempre fiz estes posts mas com Windows 😀 desta vez não fica mal em Mac, depois, começo a habituar o utilizador Windows a ler os de Mac também 😉
Ok Vitor, tas perdoado! 😛 ehehhe
Cá entre nós eu adoro os produtos da Apple, embora só possua iPod’s aprecio toda a gama da Apple.
Apenas não achei muito “ético”, digamos assim de forma exagerada. Se fosse ao contrario teria a mesma atitude.
Mas não vamos bater no ceguinho.
😀
Realmente é mesmo um SO pronto a andar “out of the box”…
Obrigado pela dica! Cada vez estou mais rendido ao meu MBP novo.
Qual foi p MBP que compraste? Tb adquiri um recentemente 😉 😉 😉
Acho que tá a ser um verdadeiro sucesso de vendas o novo MBP.
Eu não tive mesmo escolha porque o meu asus pifou…
Só havia de ter sido há mais tempo!! 😛
(comprei o de 13” = tamanho A4 pra pasta!)
Eu também comprei o de 13”, mas o de 2.4GHz. Chega-me para o que preciso. Mas está a vender bastante sim. Conheço várias pessoas que compraram recentemente..
Parece fantástico! Onde a Google “mete a mão”, é um espectáculo! 😛
Por acaso ainda não experimentei, pelo menos “seriamente”, mas as ferramentas que demonstra ter na página é simplesmente fantástico. Já não é preciso nenhum editor de vídeo para aquele “retoque”… 😀
A versão Windows seria “Camtasia Studio e YouTube Editor – Screencasts perfeitos!”. 😆
Excelente post! 😉
O problema é mesmo esse.. para Windows não daria um Post bom… a não ser que o Windows Media Player fizesse nativamente, como é obvio.
O segredo deste artigo é mesmo esse.. dois serviços que se juntam e fazem nativamente as suas funções.. sem precisar de aplicações de terceiros 😉
Enfim –‘
Não justifica que ambas as ferramentas estejam juntas no mesmo post.
Não num site como o Pplware, cuja linha não passa unicamente pela Apple.
Ok Pedro, as minhas desculpa pronto… mas acho que de facto o Windows Movie Maker andou para trás no Windows 7, se bem que ainda o utilizo, tirando-o do Windows Vista.
Deveria pelo menos trazer uma ferramenta que pudesse exportar para o YouTube 😉
Vitor não tem de pedir desculpa, apenas fiz um reparo que entendo e espero ser construtivo.
O windows live movie maker é o novo windows movie maker pelo que, ao contrário do windos vista que trazia o segundo pré-instalado o windows 7 não o faz. Se experimentar o windows live movie maker verá que tem rapido acesso à tal exportação para o Youtube: http://ziggi.uol.com.br/img/artigos/19_windows-movie-maker1.jpg.jpg.
Aproveito então para o informar que tive a oportunidade de experimentar o novo live essentials (beta), neste, se a memoria não me falha, o windows live movie maker tem para além da opcção de pulicação no Youtube, uma outra: facebook.
Boa Noite.
Caro Vitor,
como disseste, é uma característica, provavelmente conhecida dos utilizadores Mac OS X.
Mas não tenhas dúvidas que há muitos utilizadores que não conhecem (talvez por preguiça), estas pequenas dicas, e instalam programas de terceiros sem necessidade.
Embora já conheça, estas são as minhas dicas preferidas – as que já vêm com o sistema.
**off topic
vitor quando ira sair o vencedor do passatempo do ANIVERSARIO da PPLWARE??
fogo ninguem me responde??nao sou so eu que tenho esta duvida.
Paulo, peço desculpa pela demora a responder.
Não és só tu e ainda bem, são muitas pessoas e por todos os meios, até já me perguntam por SMS. 😀
De facto o nosso parceiro nesse passatempo, a Samsung está atrasar todo o processo, pois não nos envia nem a frase vencedora nem o prémio.
Estamos constantemente a pressionar… mas o povo está para o mundial certamente e está tudo atrasado 😉 mas virá, na próxima semana deve ser o anuncio do premiado. 🙂
vitor não é preciso pedir desculpa, se calhar fui um pouco grosseiro, se calhar sou eu que tenho que pedir desculpa…as minhas sinceras desculpas.
pronto agora ja sabemos o motivo, e que tenho pessoal conhecido que tambem participou e gostaria de saber deste pequeno “atraso”, assim ja posso dizer o motivo deste. 🙂
Grande Artigo.. thanks
@ricardo, por acaso n sabia isso da cor dos icones, tks 😀
Não sabias????…. olha nem eu 😉
Obrigado pela dica Ricardo, pensava o mesmo que tu, naquela barra fica mesmo mal o ícone original. 😀
oFFtopic: Vitor M. podem fazer um post sff, a apresentar algum programa que consege identificar uma musica desconhecida que está a tocar para mac.
Obrigado desde ja.
Não precisas de App… baste ires a este site: http://www.midomi.com/
😉
Obrigadao es grande man!!!