PplWare Mobile

TOP 5 – Piores smartphones desde sempre

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Renato says:

    A descrição da N-Gage está errada. Podem corrigir.
    De resto uma lista bem elaborada. Realmente estamos a ver a razão da NOKIA cair. Começaram a produzir protótipos .

    • José Pedro Miranda says:

      A NOKIA nunca conseguiu fazer um consola de jogos, bem tentou mas era fraca. Tive um desses, mas vendi-o porque não havia nada de jeito.

    • José Pereira says:

      O n-gage foi um bom telemóvel na minha opinião e até fizeram uma segunda versão deste mesmo telemóvel, também tinha uma biblioteca de jogos muito interessante, no entanto há que admitir que as vendas ficaram muito longe daquilo que era esperado

    • pedro says:

      se tivesse estudado a história da maior fabricante de telemóveis da altura e de sempre, não vinha para aqui dizer asneiras…a queda da NOKIA deveu-se há não implementação do sistema operativo mais utilizado no mundo (android). é que qualidade tinha e inovação também…teimosia da nokia??? de certeza, porque se tivesse adoptado o android…ainda hoje era a maior de todo o sempre em telefones móveis…saber antes de criticar.

  2. Miguel says:

    Iphone 5C acho que foi o equipamento que mais decepcionou, nos últimos anos.

    Correu tão mal que a apple tão cedo não lança smartphones de plástico!

    • Ana says:

      Pois, o problema é que o 5C foi um sucesso de vendas até porque o objectivo era realçar o modelo 5S e aumentar as vendas do modelo mais caro e não propriamente vender o modelo 5C em grande quantidade….

  3. Erro erro erro says:

    A n-gage, quando muito, estava á frente no tempo. Era tão bom telemóvel como qq outros cumpria muito bem a sua função primária, q era servir de consola de jogos

    • José Pedro Miranda says:

      Aposto que nunca tiveste uma… folga-se como é possível quem teve uma dessas dizer isso? Aquilo dava n de erros.

      • rjSampaio says:

        Eu ainda tenho a minha e funciona perfeitamente, e tinhas centenas de jogos disponíveis.
        Ou tinhas uma unidade que nao a sabias usar/arranjar, ou eras tu que nunca tiveste uma.

        • Vítor M. says:

          Muitos jogos em java sim, embora que a própria Nokia acabou por desistir dela, deu muitos problemas e a empresa não conseguia atrair clientes.

          A Nokia na altura queria potenciar os seus populares jogos que corriam no Symbian, apenas não conseguiu tracção para esta consola que era um telemóvel também. Mas esta não foi a primeira tentativa, já havia tentado com o 5510, lembras-te?

          • rjSampaio says:

            Eu tive o 5510… nao tem nada a ver com o ngage, o ngage corria centenas de jogos symbian, nao estou a falar de java…

            que raio de comparação… 5510 com ngage, e caso nao saibas, o 5510 por dentro era um 3310 ou similar, tinha mesmo o cutout da estruturara, e o os tambem era o mesmo.

          • Vítor M. says:

            Eu também tive um, estava a falar no aspecto.

          • Miguel Porto says:

            Curioso, tive um ngage2 que nunca deu problemas… Aquilo era uma consola de jogos (sim, tive dezenas) que também fazia chamadas e enviava sms 🙂
            Acabei por trocá~lo por um 9500 se não me engano. Se fosse hoje tinha-o guardado provavelmente.
            Cumprimentos

          • Pedro Pinto says:

            Atenção, estão a misturar-se coisas. Neste caso os utilizadores nem sabiam muito bem como atender.

  4. hugufgs says:

    O N-GAGE era dos melhores tlms para a época em que saiu. Foi o único tlm que guardei por estima. É uma ofensa vê-lo nessa lista.

    • José Pedro Miranda says:

      Ofensa? Aquilo era fraco, tive um e foi o pior dinheiro que dei por um gadget. Tinha problemas de aquecimento, os jogos eram poucos e de baixa qualidade e por isso a NOKIA apenas vendeu 2 milhões de unidades em dois anos. Nunca conseguiu resolver os problemas da consola.

    • AB says:

      Concordo. Foi o único telemóvel que guardei também . Sinto que é uma peça única e que só por si vale pelo seu design. Era super potente. Usava o route66 ligado a uma antena GPS bluetooth, usava a agenda , contactos e até tinha um leitor de feeds offline.

  5. Tulio says:

    E cadê os Lumias com Windows Phone?

  6. Hugo Cunha says:

    Conclusão do Pplware na análise do 1º classificado:

    “A RIM está já a preparar a nova versão deste fantástico smarthphone, prevendo assim um aumento considerável de utilizadores BlackBerry. É a aposta para um segmento já de si muito popularizado.”

    FANTÁSTICO SMARTPHONE 😛

    • Vítor M. says:

      No tempo que apareceu e fui eu que o testei, e mesmo a versão 2, e repara a data 😉 a oferta era escassa, apenas a Samsung tinha uma oferta que fazia frente, nessa altura este trazia já tecnologia que dava uma visão diferente ao mercado dos smartphones.

      Então chagamos a 2010. Aparece o iPhone e o multi toque verdadeiramente falando (no mercado nacional massivamente falando, com o iPhone 3GS). Para quem como eu, que testou os ecrãs resistivos, os iPhones eram um campeonato à parte, embora o iPhone que chega ao nosso mercado era muito pobre, em funcionalidades.

      Assim, a conclusão que estás a ver aí (o “prevendo” não é ao acaso), se é que consegues perceber o enquadramento do tempo, o Storm prometia alguma coisa, mesmo na versão 2 refiro que falta evoluir o sistema operativo, estava lá a promessa. Apenas o tempo veio a mostrar outra coisa. 😉

      Percebeste? 😀

    • Vítor M. says:

      A RIM não se enganou, basicamente foi o mercado que enveredou por outros caminhos, com a chegada do Android ainda se posicionou mais acima do que estava nos planos ra RIM.

      Agora, mais tarde fez apostas com base no que supostamente seria o seu peso e aí sim enganou-se.

      Já nós não nos enganamos, repara na nossa conclusão:

      “Concluindo e resumindo, este é claramente um dos únicos equipamentos que na realidade não chegaram ao mercado para fazer frente ao iPhone. Na realidade o nicho de mercado a que este equipamento se destina nem sequer toca de perto no nicho do mercado do iPhone.

      […]

      No entanto nem tudo são rosas. Este equipamento também tem o seu lado negativo como já fui referindo ao longo do artigo. O facto da tampa da bateria dar a impressão que vai sair a qualquer momento é muito mau e por vezes desconfortável.

      O sistema operativo apresenta um certo lag, o que por vezes faz com que a interacção com o ecrã do equipamento seja impossível de se realizar.

      Com isto classifico este equipamento com a nota: 7/10” 😉

      • jpp says:

        A RIM enganou-se porque tentou vender este equipamento para o mercado não empresarial.
        O STORM era mau e a versão 2 pior porque estava desajustado das expetativas das pessoas a quem era vendido. Já os Bold em particular o 9790 eram interessantes.

        Acho que na lista faltam aquele clássico dos yuppies que eram os QTEK “mais foleiros”, tipo o S100 mas voto mais no Qtek 7070, mas tb odeio o Nokia 7280 (não pretende ser Smart mas os Xelibri tb não) , mas acrescentava o muito popular Nokia 3650

  7. Carlos says:

    N-Gage como um dos piores? Não entendi mesmo….

    • Filipe Teixeira says:

      Nem eu, tive um e adorei, alias cheguei a ter o outro, o qd salvo erro. Eram muito a frente no seu tempo, e havia bastantes na zona onde morava, agora o propósito do gaming, nunca teve, talvez por isso seja considerado um fracasso.

    • Vítor M. says:

      Como referimos na notícia, que foi feita pelo The Inquirer, este é um mercado cada vez mais agressivo, os fabricantes de smartphones tentam criar equipamentos para todos os gostos e carteiras…só que as saem verdadeiras “aberrações”.

      Algumas, no seu tempo, poderiam fazer sentido mas mostraram-se flops anos depois, no caso na N-Gage como telemóvel é sem dúvida uma aberração, não sendo contudo em termos de consola, mas está em causa ter sido projectada para o segmento telemóvel.

  8. Miguel says:

    A ser verdade é crime!

  9. Vítor M. says:

    E não só. Também na usabilidade e no tempo dos equipamentos nos mercados.

  10. António says:

    O xelibri 6 não era um smartphone um mau smartphone era o SX1 devido à colocação das teclas que dificultava o uso

  11. Ricardo M. says:

    Tenho saudades do meu sharp. Não me lembro do modelo. Era preto de flip. Ficava um rectângulo na capa onde mostrava as notificações em roxo. Quase nem era preciso carregar nas teclas, muito sensível as teclas e sem barulho. Câmara 1,2 mp.
    Só o som do flip, sempre a abrir e a fechar.

  12. Joana says:

    Porque retiraram o comentario que dava a fonte do vosso artigo? Não era ofensivo mas informativo. Obrigada

  13. Albertini says:

    Off-topic: qual é o nome do smartphone que aparece na primeira imagem do artigo? Aquele que está a ser segurado na palma da mão…

  14. ze says:

    E o motorola V100: atendimento só com auscultadores…

  15. Nuno Rodrigues says:

    Os Xelibris (eram 8) eram simples telemóveis embora com um design “diferente”. Mas a qualidade de construção… Em todo o caso a verdadeira jóia da colecção era o 8. Ainda hoje não sei como a minha esposa o conseguia usar.

  16. Andrey Oliveira says:

    Tinha o Nokia 7280.

    • Portimão says:

      Que horror, escrever mensagens naquilo devia ser um inferno!
      Que nostalgia recordar todos esses telemóveis desse tempo… Havia tanto design inovador e tanta originalidade… As coisas eram muito mais bonitas nesse tempo.
      Era toda a gente a falar em Britney Spears, Destiny Child, Pussycat Dolls, era o MSN, era as lan houses, porque nem toda a gente tinha internet em casa, era o hi5, era os Morangos com Açucar… Tenho muitas saudades da primeira década de 2000 e da minha adolescência. 🙂

      • john says:

        LOL ! “Britney Spears, Destiny Child, Pussycat Dolls,” e a cereja no topo do bolo “os Morangos com Açucar” ahahahahahah !!!! Meu, os 2000 são uma pobre imitação dos 90’s.

        O maior exemplo é mesmo a música. Pouco ou nada se tornou marcante como o grunge e o metal nos 90’s, o pop e o rock nos 80’s e o disco e o punk nos 70’s. Esse R&B e Hip Hop nem aos calcanhares chegam…

  17. Candinha says:

    Aberrante é considerar a N Gage uma aberração, um dois e em um inovador e prático e muito jogável, muito há frente no seu tempo, ainda guardo as minhas duas (original e a QD) e de vez em quando ainda jogo Pandemonium para matar saudades, nunca me deram um problema, nem como telemóvel, nem como consola, o fulaninho do “The Inquirer” que escreveu isso nunca deve ter tido nenhuma…

  18. Hugo says:

    O BB Storm não era um mau telefone para o tempo dele, era melhor que os blackberries da altura e só sofreu por não ser tão bom como o iphone 3G nem o Palm Pre.

  19. Captain Obvious says:

    Samsung Ace, muito mau.

  20. qwertyuiopus says:

    Considerar o N-Gage para este TOP e não considerar o Microsoft Kin que está na primeira foto, matou este artigo…

  21. Geringonça says:

    Não é que os equipamentos em questão, sobretudo aos olhos de hoje, fossem fora de série.
    Mas, na generalidade, tirando o BB que veio numa altura em que já tinha outro tipo de concorrência, eram equipamentos demasiado a frente do seu tempo que não vingaram também por excesso de excentricidade.
    Não me parece que um smartphone de 5″ seja mais ergonómico e prático que um daqueles equipamentos quadrados.
    Estávamos na época do telemóvel pequeno que, quanto mais pequeno melhor, quanto mais pequeno mais caro e, quanto mais pequeno mais status.
    Na primeira metade da década de 2000, ter telemóvel muito pequeno, um portátil, um leitor de Mp3/Mp4 com ecrã de 1,5″, uma camera digital de 2 megapixel, uma consola de jogos portátil e levar tudo na mesma mala de viagem, isso ainda era sinal de status.
    Na época também houve umas tentativas de smartwatch que foram condenadas ao fracasso mas agora toda a gente quer um.
    As tendências do momento também ditam muito do sucesso ou fracasso das coisas.
    Além disso, na tecnologia dificilmente alguém cresce sozinho. Não adianta ter uma boa consola de jogos se ninguém desenvolver jogos para ela.
    Mas já repararam que a N-Gage foi a primeira consola com cartão sim? Por exemplo, a PSP nunca teve e só a recente PS Vita tem nalguns modelos e não permite fazer chamada via rede móvel!
    Resumindo e concluindo, enquadrando os equipamentos no seu tempo, acompanho a ideia de que foram um fracasso comercial agora, daí até serem os piores smartphones de sempre, tenho as minhas dúvidas.
    Enquadrando as coisas nas respetivas épocas e na tecnologia existente em cada uma, temos hoje equipamentos que vendem bem que, comparando com as ofertas disponíveis, são muito piores do que alguns descritos no artigo foram na altura em que do seu lançamento.
    Se não enquadrarmos as coisas no tempo, desculpem a ironia, mas diria que o pior de sempre foi o protótipo de telefone que o italiano Antonio Meucci vendeu ao britânico Alexander Bell.

    • Ngage vs PS vita? says:

      Só para adicionar. Não coloques a PS Vita como comparação (mesmo que indirecta) à n gage. Em 2011 saiu o Xperia Play que será o que se mais assemelha ao N gage. Que também não teve muito sucesso mas se o tivessem feito de outra forma, talvez tivesse.

      • Geringonça says:

        Nada disso! É precisamente contra isso que o meu comentário se insurge.
        Não se trata de comparar, até porque as duas são incomparáveis. Trata-se apenas de enquadrar cada coisa no seu tempo.

  22. Mauro Marques says:

    Poderiam trocar o Xelibri 8 que é um dumbphone pelo LG Leon que de longe, o pior smartphone que já tive, lento, camera ruim, e se instalar o app do Facebook, torna-se impossível de utilizar

    • Visitante do Pplware says:

      O teu LG leon deve ter defeito porque eu estou a escrever este comentario num lg leon e funciona muito bem,boa Câmara,rápido fluido Muito bom

      • Mauro Marques says:

        Ou devo estar mal acostumado, vim de um lumia 530 depois de ter um moto g3, estes sim são fluidos, agora o leon, com essa modificação da lg no Android, que pasmem, tirou a lanterna do Android M, de verdade, não ficou nada bom

      • Mauro Marques says:

        Ou devo estar mal acostumado, vim de um lumia 530 depois de ter um moto g3, estes sim são fluidos, agora o leon, com essa modificação da lg no Android, que pasmem, tirou a lanterna do Android M, de verdade, não ficou nada bom

  23. DoubleM says:

    Eu acrescentava ai o THL 100S.

    A percentagem de avarias era enormíssima. Cheguei a ter um que durou apenas 15 dias. Praticamente todos os outros que conheci, também avariaram e quase todos com os mesmos problemas.

  24. Cleidnei Barbosa Machado says:

    Estava curioso pra ver se o meu XT300 da Motorola estava na lista.

  25. António Rocha says:

    Eu juntava o Samsung SIII mini, que infelizmente ainda o tenho. Pior relação qualidade/preço, sem actualizações de software, o mais lento do segmento e cheio de bugs que o fabricante sempre recusou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.