Cardiogram – A app que lhe diz como está o seu coração
Em 2014 a Apple apresentava o HealthKit, algum tempo depois colocava mais tecnologia no mercado para que o utilizador pudesse usar e beneficiar dos dispositivos Apple e recolher dados da sua própria saúde.
Para tirar proveito desta tecnologia, aparece agora a app Cardiogram totalmente compatível com watchOS 2 e que traz um design fantástico para mostrar o que se passa com o seu coração.
A aplicação foi desenvolvida em colaboração com investigadores da Universidade da Califórnia, mais concretamente com o departamento de estudos de saúde do coração, unidade que ajuda na erradicação das doenças cardíacas.
Apple Watch detecta fibrilação auricular
O programa pretende desenvolver um sistema que permita detectar fibrilação auricular - condição médica que pode levar a um acidente vascular cerebral - usando tecnologias inovadoras ao alcance do consumidor convencional.
Pela mesma razão, a equipa de programadores do Cardiogram foi refinando um algoritmo que tenta detectar ritmos cardíacos anormais usando o sensores de frequência cardíaca do Apple Watch. A versão 1.0 desta app traz suporte à recolha de dados do ritmo cardíaco no smartwatch da Apple bem como oferece uma mostra organizada dos dados da frequência cardíaca recolhidas sem ter de tirar o seu iPhone do bolso.
Suporte à tecnologia 3D Touch
Para interagir com o utilizador, mas já usando o iPhone, a app traz uma série de estatísticas que mostram informação variada da recolha das frequências cardíacas.
Além disso, iPhone 6s e 6s Plus permitem ao utilizador usar o 3D Touch para marcar picos na frequência cardíaca. Depois até pode mesmo publicar na sua rede social, se assim o entender, ou partilhar apenas com o seu médico (por exemplo).
Este algoritmo está permanentemente a aprender com os vários utilizadores que usam o Apple Watch, permitindo que a sua informação seja compilada por esta app e etiquetada para aumentar o nível de detalhe.
O HealthKit da Apple estreou-se em 2014, permitindo que os programadores criassem software de monitorização de saúde e que se integrasse com o app saúde, da Apple. O ResearchKit framework de código aberto da Apple foi colocado à disposição dos programadores em Abril de 2015 e isso abriu as fronteiras à criação ferramentas para o iPhone participar na investigação médica.
O que traz a app Cardiogram?
Além da recolha de muita informação útil em tempo real com o Apple Watch, a app agrega igualmente a informação disponível da app Saúde da Apple. Depois são produzidos gráficos a partir desta informação.
Com o Cardiogram pode:
- Ver como o seu coração reage reage durante trabalho intenso.
- Ver como o seu ritmo cardíaco média em repouso, a saúde do seu coração, comparação com dados de utilizadores corredores e ciclista... entre outras actividades.
- Partilhar os mapas produzidos por email, Twitter ou Facebook
- Ver a sua média de batimentos cardíacos por dia
- Entre outras novidades de saúde
A empresa está a trabalhar ainda na versão para Android wear.
Cardiogram
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente começam a desenvolver alguma coisa importante.
Esta algo errado com o link “Cardiogram” no download section do final do artigo ? :p
Alterado, obrigada pelo alerta 🙂
sabem se há uma app equivalente para android?
O Android não tem Apple Health, e os Android Wear não medem a pulsação sempre de 10 em 10 minutos, logo, não, tens o que compraste.
Pois, nem todos conseguem ter telemoveís foleiros(tipo Iphone) kkkkkkkkkk.
Cada um só compra o que pode(tem quem não possa e compra).
Só foi perguntado se havia app equivalente para android, se não sabe se tem, não ofenda quem não tem iphone.
Existe algumas, e já tenho uma destas:
http://m.gearbest.com/smart-watches/pp_288227.html
“O programa pretende desenvolver um sistema que permita detectar fibrilação auricula” bullshit. É impossível obter tas dados somente a partir de uma medição de pulso / rítmo caríaco… Para tal existem ECGs. Para isso são necessárias mais sensores e muito mais sensíveis para medir a variação da carga elétrica na pele em pontos diferentes… Mas a publicidade é o imporante.
Isto é um rip-off à Fitbit 😛