O Som quando nasce é para todos!
Para os audiófilos o smartphone nunca será o equipamento ideal para ouvir música, mas não há dúvida que é o dispositivo onde há mais fontes de escolha e de longe onde há mais utilizadores actualmente.
As nossas duas propostas de hoje são para partilhar a sua música. Uma para amplificar por todos os smartphones o que está a ouvir, criar uma verdadeira festa, a outra... partilhar o seu auscultador mas permitir que ouçam algo diferente.
AmpMe - Som para todos
Esta app é uma festa só por si. Além de um player muito interessante, um "nonstop" quando quer reproduzir playlists do YouTube, por exemplo, permite que possam tornar os smartphones dos seus amigos em amplificadores de som. Sim, podemos do nosso smartphone fazer um som repartido por todos os que quiserem ligar-se à nossa "festa" que a app permite criar. Temos, assim, em alto som a nossa música amplificada pelas colunas de cada dispositivo.
E como é que esta tecnologia funciona?
O AmpMe cria uma configuração gigante, com múltiplos altifalantes, usando apenas o telefone no seu bolso. Esta app permite que o utilizador possa reproduzir as suas músicas em perfeita sincronia em vários dispositivos para criar um poderoso sistema de som. É como se levasse a festa a qualquer lugar.
- Instale o AmpMe no seu telefone e em quantos dispositivos de amigos quiser. De seguida, sincronize e está pronto para a festa
- Adicione cada um à sua própria festa ou junte-se à de um amigo
- O anfitrião pode procurar as suas músicas, artistas, álbuns ou playlists favoritas
- Uma vez que o anfitrião pressiona "Play", os amigos podem participar digitando o código da festa
- A sincronização é iniciada automaticamente e, em segundos, os seus amigos tornam-se nas "colunas de som"
- Compatível com smartphones e tablets e colunas de som Bluetooth (com um microfone, por exemplo, Jambox, etc.)
Mas também permite fazer outra coisa. Imagine que está com um grupo de amigos e querem partilhar "silenciosamente" a música mas nos auscultadores? Esta app permite fazer uma festa mas onde só os amigos que estão na nossa festa privada conseguem ouvir. Genial, verdade?
Homepage: AmpMe
Splitr – Partilhe os seus auscultadores e divida a música
Este conceito não é novo mas muito divertido. Então se vai partilhar o auscultador porque não dá a escolher à sua “companhia” a música que quer ouvir?
E como é que esta tecnologia funciona?
Com o Splitr pode colocar em cada auscultador uma música diferente e controlar o volume, de forma independente, sem interferir no que o outro está a ouvir. Assim não há desculpa para não ter ali ao seu lado, bem pertinho de si aquela pessoa que tanto gosta de ter.
Homepage: Splitr
Em resumo...
Duas apps que de certeza não conhecia. São propostas diferentes, propostas que poderão fazer a diferença quando quer dar mais utilidade ao seu smartphone como uma verdadeira máquina de música.
Este artigo tem mais de um ano
uma app que me permita ter um Smartphone ligado a uma coluna, e eu escolher a música que ele toca com outro?
Bonus: era porreiro se o spotify desse para isto
Acho que a melhor solução para isso é um Chromecast audio
Mas com esse não é preciso rede WiFi?
o spotify faz isso
Hmmm… Toda a gente sabe que isso é algo que os audiófilos dispensam, falo por mim que não me canso de procurar o melhor do som.
Começo pelo smartphone, o Sony Xperia Z5P (24-bit/192kHz), juntei os phones de cancelamento de som que vem com o Xperia Z2 para nada se meter no meio daquilo que ouço. Se já estiver num canto silencioso, uso phones ainda mais puros como os mdr 100aap.
Ninguém gosta de som de mosquito pelos speakers do telemóvel, se é para ouvir com qualidade, é mesmo ouvir da coluna SRS-X33 da Sony com codec dedicado para audio de alta resolução.
E se o objectivo era partilhar música com outras pessoas… bem, só quem ouve a vergonha do POP que dá na rádio estes dias é que tem essa necessidade.
E sim, o smartphone está cada vez mais perto de ser o leitor de música perfeito para quem ama qualidade de som, tal como já se tornou o dispositivo que substitui o computador nas tarefas simples.
HTC Explorer + GoneMAD Music Player FULL v1.6.6 def + egualizer + quality + highst + Marshall ACTON BLACK + flac 24 bit
a srs-x33 não tem suporte para audio de alta resolução; aliás, está muito longe de ser um produto destinado a audiófilos…
Está muito mais perto que vários zumbidos a tocar ao mesmo tempo.
Os 24/192 são números interessantes, mas mais importante era conhecer a distorção harmónica, e principalmente o SNR (Signal to Noise Ratio) da placa de som… Isso já era de audiófilo 😀 Depois a própria fonte de alimentação do circuito tem impacto no som. (Felizmente nos telemóveis com alimentação DC da bateria e alguma filtragem consegue-se um excelente resultado). Pode ser 1024bits/10GHz, se os circuitos não prestarem e os amplificadores operacionais (etc…) forem rascas lá se foi a qualidade. Até porque não há componentes perfeitos e muitos deixam uma assinatura no som.
Há placas de 16Bit/44.1KHz a terem (muito) melhor qualidade que muitas 24/192. Basta ver material de estúdio com componentes e topologias de qualidade nos circuitos.
Os DACs são mais que bits e taxas de amostragem.
Desculpem a aula não solicitada 😀
Pode ser que tens servido de informação a quem se importa.
PS: Tenho um “OnePlus One” e o DAC é fantástico para um telemóvel (também 24/192 supostamente).
E nada de Dragonfly dac? Ou semelhante
Comeco pelo fim… concordo com a vergonha da POP que se faz por hoje. Nao que tenha mais uns anos em cima e gosto de algumas bandas actuais (mas o POP de muitos artistas de hoje… safa-lhes a atencao mediatica porque a tatica dos escandalos da-lhes atencao que buscam)… Marcas a parte o que e preciso mesmo que no minimo haja His Res audio 24-bit e que o ficheiro ja venha assim de origem. mp3… nao destruam os ouvidos com essas tretas.
O Mosquito dos speakers dos telemoveis… ha quem se preocupe com isso. A HTC, Sony, ZTE, Lenovo e outras tem-se aplicado. Nesse campo a HTC tem sido a melhor. O HTC10 apesar de nao ter front facing speaker para mim deixa a concorrencia atras (no dominio do som).
“LDAC is an audio coding technology developed by Sony that enables the transmission of High-Resolution (Hi-Res) Audio content, even over a Bluetooth connection.”
A própria Sony diz, por isso não, não estou a inventar.