Análise ao smartphone Homtom HT7 Pro
É impossível conhecer toda a oferta de smartphones que existe no mundo, as marcas são às centenas, os modelos aos milhares. No Pplware, além da análise às grandes marcas, temos a oportunidade de lhe dar a conhecer em pormenor alguns modelos e marcas que procuram um lugar no mercado.
Hoje damos-lhe a conhecer o Homtom HT7 Pro, um smartphone com um preço abaixo dos 100 euros.
1 - Características Gerais
O Homtom HT7 Pro tem um ecrã IPS de 5,5 polegadas, vem equipado com um SoC Mediatek MTK6735P, quad-core a 1 GHz e com um GPU Mali-T720. Está disponível com 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, expansível através de microSD até 128GB. Este é um smartphone dual microSIM.
A câmara principal é de 8 megapíxeis (MP) com foco automático e conta com o auxílio de um flash LED. Tem gravação de vídeo em FullHD, e a câmara secundária é de 2 MP.
A caixa onde vem o Homtom HT7 Pro, além do smartphone, tem o cabo USB/microUSB, o carregador, os habituais manuais de instruções rápidas e ainda uma película de protecção de ecrã.
Especificações completas
-
Ecrã
- IPS de 5,5" com resolução HD 720 x 1280 píxeis
-
Processador
- CPU: Mediatek MTK6735P, quad-core 1,0 GHz
- GPU: Mali-T720
-
Rede
- HSPA+/GSM/LTE(4G)
-
Sistema Operativo
- Android 5.1 (Lollipop)
-
Memória
- Memória RAM: 2 GB
- Memória interna: 16 GB
- Memória externa: microSD até 128 GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 8 MP, com flash LED
- Secundária (frontal): 2 MP
-
Sensores
- Acelerómetro, proximidade, luminosidade
-
Dimensões e peso
- 155,4 x 77,8 x 9,2 mm, 170g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n
- GPS
- Bluetooth 4.0
- USB: microUSB v2.0, USB Host
- Gestos inteligentes
- Activação de ecrã sensível a luvas
- Gestor de Ficheiros
- Rádio FM
-
Bateria
- 3000 mAh Li-Ion
-
Cores
- Preto
-
Preço
2 - Design
O design do Homtom HT7 Pro não é de todo o mais moderno, mas a construção revela grande qualidade nos acabamentos, bem como nos materiais. Em termos de dimensões, estamos perante um grande smartphone de 155,4 x 77,8 x 9,2 mm, com um peso de 170g.
Na frente tem o ecrã de 5,5 polegadas, em cima o altifalante, os sensores de luminosidade e proximidade e a câmara de 2 MP. Abaixo existem os botões capacitivos comuns dos smartphones Android mais antigos.
Nas laterais, do lado esquerdo existem os botões de volume e botão para ligar e desligar o ecrã. Do lado direito não existe qualquer botão ou porta. Em baixo encontra-se o microfone, a porta microUSB e o altifalante, e em cima a porta de áudio de 3,5mm.
Ao contrário do que é hoje habitual, mas que agrada muitos utilizadores, a traseira tem tampa removível com acesso à bateria (também ela removível) e às ranhuras para os cartões micro SIM e microSD. Na traseira em cima encontra-se ainda a câmara de 8 MP e o flash LED e em baixo está apenas inscrita a marca.
3 - Desempenho
O Homtom HT7 Pro é um smartphone de entrada de gama, com a versão 5.1 do Android Lollipop. O seu desempenho corresponde às expectativas tendo em consideração a gama onde se insere e o preço a que está disponível.
Durante o tempo em análise, foi capaz de executar de forma eficiente todas as tarefas exigidas, entre jogos, leitura de e-mail, utilização de redes sociais, entre outros. Os desfasamentos e bloqueios com várias aplicações abertas em simultâneo não foram além daquilo que é já esperado nesta gama. Em navegação no browser, por exemplo, o Homtom HT7 Pro revelou-se até mais fluído do que era esperado.
As aplicações disponíveis não vão muito além do básico: vem com a loja de aplicações da Google, com o Gmail, Google Maps, Câmara, Bloco de notas, Teclado Go (que bloqueia com frequência, pelo que é aconselhado instalar um do tipo SwiftKey ou semelhante). Vem com Documents To Go, um gestor de documentos .doc, .xls, .ppt ou .pdf, entre outras aplicações.
Em termos de definições o Homtom vem com HotKnot, que permite a troca de dados quando o ecrã toca noutro dispositivo; tem a funcionalidade de toque mágico, ou seja, ao tocar no ecrã surge um rasto de corações, estrelas ou bolas, dependendo da selecção feita; permite tirar screenshots com o deslizar de 3 dedos para baixo; e toque duplo para activar o ecrã.
5 - Câmaras
O Homtom HT7 Pro vem equipado com uma câmara principal de 8 MP e uma secundária de 2 MP, que através de software conseguem resultados de 13 MP e 5 MP megapíxeis, respectivamente. A câmara principal conta ainda com o auxílio de um flash LED.
A aplicação da câmara é muito básica e comum nos Android e consegue captar imagens com qualidade aceitável para a gama onde se insere. Veja alguns exemplos:
6 - Veredicto
De uma forma geral, a utilização do Homtom HT7 Pro revelou-se positiva face às suas especificações, aliadas a um preço bastante competitivo dentro dos equipamentos de entrada de gama.
Em termos de reprodução de som, o Homtom HT7 Pro consegue reproduzir com boa qualidade ainda que não atinja um volume muito alto, no entanto, este facto faz com que não haja distorção do som. O ecrã vem com uma película protectora que prende os movimentos, pelo que é aconselhado removê-la (e fazer uma utilização mais cuidada para não o danificar). Ao sol directo existe alguma dificuldade em ler conteúdos, devido à luminosidade do ecrã não permitir um grande ajuste.
A autonomia é um factor bastante positivo, já que a bateria de 3000 mAh foi capaz de aguentar sem problemas nem restrições, 3 dias de utilização.
Na utilização do GPS não foram detectados quaisquer problemas durante a navegação, no entanto, é natural que não fixe tantos satélites quanto um smartphone de uma gama superior, mas nada que afecte a navegação.
O Homtom HT7 Pro está disponível por apenas 82,37€ na TinyDeal com envios feitos a partir do armazém europeu.
Este artigo tem mais de um ano
Um droid com um processador quad-core a 1 Ghz?! Que estranho. O meu Iphone 4S tem um dual-core a 1Ghz mas certamente que faz melhor, não obstante uma memória bastante mais limitada. Por cause da limitação do processador, a memória de 2Gb com que vem equipado não deverá conseguir compensar a falta de genica. É mesmo uma pena…
estamos a falar dum smartphone de 84€… enquanto o Iphone custa..
Efetivamente. Mas o meu iP4s foi comprado há mais de 2 anos, já fez um sem número de atualizações e continua a cumprir. E o preço também foi mais elevado, incluindo claro está os impostos, sobre o preço do fabricante.
O que eu acho incompreensível é que fabricantes desconhecidos ainda façam chegar ao mercado equipamentos com estas falas básicas. Por um pouco mais, podiam ter equipado com um processador quad-core a pelo menos 1,5 ou 1,6Ghz. Como a Worten podia bem ter optado por uma memória de 2Gb no seu equipamento, que era o mínimo indispensável para um desempenho aceitável. Assim fica-se com a impressão que estão no mercado para nada…
Um “droid” nao precisa dum SD 820 para correr bem e basta ver os Moto G que já andam com Android 6.0 e SoC bastante simples e no entando o desempenho é optimo.
Um “droid” dual core mas com um Android “despido” e só com os servicos Google mínimos nao precisa de mais que Dual Core + 1GB RAM, especialmente se o ecra for 720p.
Além disso com o Android 6.0 por exemplo, já em vários testes se demonstrou que o uso de JAVA + Interpreter + Ahead of Time compiling a diferenca para Apps em C é mínima = desempenho superior mesmo em modelos básicos (Moto G por exemplo).
Resumindo: com um Android limpo e servicos Google mínimos o Hardware deste modelo chega perfeitamente; em todo o caso entre estes modelo ou optar por um Moto G… Moto G Sem dúvida. Só a qualidade do ecra e camara sao muuuuuuito superiores.
Uma amiga minha comprou um destes e consegue ser mais fluido que um iPhone 4S, mais autonomia, mais rapido em tudo, a unica coisa em que perde e a qualidade das fotos, mas mesmo assim tem uma qualidade bem aceitavel. No entanto tem de se relevar a diferenca de precos, vale mais este telemovel mesmo que fosse pelo dobro do preco, que o iphone por metade do preco praticado.
Na minha sincera opinião, mais lixo “smart”. O mercado Android está saturado destes modelos medíocres lançados por marcas que ninguém conhece. Se querem fazer algo decente, olhem para marcas como a OnePlus, e não lancem simplesmente mais um modelo que não se destaca em absolutamente nada.
+1
E quanto custa um one plus?
Há mercado para tudo, sempre houve….e sempre vai haver.
Destaca-se no preço. Nem toda a gente tem (ou está disposta) a dar 250 Euros (ou 150 que sejam) por um OnePlus e outras marcas um pouco mais conceituadas. Há muitas pessoas a quem estas características lhes chegam.
O mercado Android e WM sao bastante diversificados = para todas as bolsas.
A questao aqui é que há modelos baratos de óptima qualidade (ex: Moto G) e há modelos de muito fraca qualidade.
Acho que as pessoas já sao inteligentes o suficiente para saber o que é lixo e o que tem algum Interesse. Eu por exemplo evito ao máximo comprar lixo, porque o barato sai caro = dá problemas, a qualidade é má e ao fim de pouco tempo queremos trocar e no final gastamos tanto ou mais dinheiro que se comprassemos algo bom de início.
Compra um destes, ficarias surpreendido pela qualidade, e contente por um preco justo. Claro que o os OnePlus sao melhores mas tambem custam muito mais. Mas este telemovel nao tem nada a ver com lixo, pelo contrario surpreende bastante. So peca pelo design. O suporte por acaso tambem e mais uma surpresa, muito rapidos, amigaveis, e fazem tudo para ir de encontro aos desejos do cliente (dentro dos limites possiveis, claro). PS. Contactei o suporte para saber mais sobre ROMs e possiveis actualizacoes e fiquei surpreendido com a extensa e clara ajuda prestada.
acho que a homtom está ligada a doogee e mais outras
Que saudades de quando eram as marcas decentes a patrocinar artigos.
Bons dias.. Mais um excelente review.. Tenho uma dúvida: eu tenho um Wiko Getaway já vai fazer 2 aninhos mas está a ficar um bocado cansado, lento e a qualidade do som nas chamadas também deixa um bocado a desejar. A minha questão: trocando o Wiko por este, fico melhor servido?
Obrigado e bom trabalho
Gente meu irmão comprou esse celular, mas ele fica instalando vários aplicativos sem a permissão. Ele até mesmo desabilitou a função”Fontes desconhecidas”, para que não fossem mais instalados, mas não adiantou, ele consegue ligar essa função e adiciona os aplicativos. E fora isso o celular é ótimo, mas o que podemos fazer com esse problema ?
desd já obrigada
Olá, comprei um pelo Efox e estou muito satisfeito, só pena que não traz instruções muito detalhadas, pois estou com uma dúvida, como gerir onde colocar as aps, no cartão sd ou no tlf, no Sony era tão fácil passar de um lado para o outro, e neste nem da para saber onde ficam ou então instaladas, alguém pode ajudar pfv????
Ai, ai…
Pergunta:
Querem um telefone, ou um PC?
Comprei um destes, cumpre o que promete, só as fotos que não é grande coisa pra isto tenho maquina fotográfica profissional, muito boa a bateria, tem um óptimo desempenho, já uso a seis meses, nota 10, vale a pena.
Comprei um desse , o celular é ótimo vale a pena comprar, nunca travou na minha mão.
Só demora um pouco pra carregar fora isso gostei de tudo nele… Recomentado…
Boa tarde.
Qual é a diferença entre o Homtom Ht17 e o HT7 Pro.
Qual dos dois é o melhor?