YouTube já permite emitir vídeos 360º ao vivo
A aposta da Google na realidade virtual está a tomar várias formas. Depois de começarem os trabalhos dentro do Android, a empresa começa também a preparar as suas plataformas, entre elas o YouTube.
Se o serviço de vídeos mais conhecido da Internet já permitia vídeos a 360º, chega agora a hora destes serem transmitidos em tempo real.
Há já algum tempo que o YouTube suporta vídeos de 360º, estando preparado para dar acesso a toda a estrutura necessária para a realidade virtual e os vídeos imersivos que ela necessita.
Mas há uma novidade que o torna ainda mais preparado para ser a plataforma de eleição para esta nova tecnologia. O YouTube passou a permitir que sejam transmitidos vídeos de 360º ao vivo e com áudio espacial, o que vai garantir que o som permita uma envolvência espacial ainda maior, com uma transposição perfeita da realidade.
Para estrear este novo componente do seu serviço de vídeos 360º, o YouTube vai transmitir alguns dos concertos que vão ter lugar no Festival Coachella, durante a próxima semana.
Para além destas duas novidades, há ainda o lançamento de uma nova API dedicada, mas que para já estará apenas disponível para os fabricantes de câmaras de captura de vídeo 360º. Esta API permitirá a qualquer programador integrar nas suas aplicações ou serviços a emissão ao vivo de vídeos 360º.
Se quiserem testar já o áudio espacial podem fazê-lo directamente no YouTube, através desta lista de vídeos 360º.
Com a chegada de câmaras 360º acessíveis ao público, como a Samsung Gear 360, é hora do YouTube se adaptar e preparar-se para ser o local de excelência para receber todos os vídeos que vão ser criados, sejam eles em tempo real ou não.
Este artigo tem mais de um ano
Bom.
Gostei.
Falta as optimizações nos browsers.. em full screen crasha..
E com PC super potente que tenho..
Notícia um pouco atrasado