PplWare Mobile

Parece impossível, mas é fácil ouvir conversas entre smartphones


Pedro Simões

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

66 Respostas

  1. Me and me says:

    A meu ver não é falha, é uma “funcionalidade” da rede, pois temos de ter acesso a um portal de acesso (sorry repetição) da mesma para ouvir a conversa…
    Mau era eles em casa chegarem a qualquer numero de telefone sem ninguém saber.
    Aposto que o portal de acesso regista quem utiliza o mesmo…

  2. Joao Magalhaes says:

    Já vem do tempo da segunda guerra ( pelo menos ) que os Americanos escutavam as mensagens do Alemães, nos dias de hoje penso não deva ser difícil aceder a tudo que fazemos no telemóvel por isso cabe ao utilizador saber usar o seu equipamento móvel, não há sistemas infalíveis.

    • sómaisum says:

      Nesse caso seria, “saber quando não usar o equipamento móvel” 😀

    • Vlad says:

      “Já vem do tempo da segunda guerra ( pelo menos ) que os Americanos escutavam as mensagens do Alemães” Acho que queres dizer os europeus, nomeadamente o Reino Unido.

      • Joao Magalhaes says:

        A Inglaterra iniciou essas escutas, os Americanos decifraram as mesmas quando conseguiram recuperar uma “Enigma”, conseguiram decifrar o código porque os Alemães no fim das mensagens colocavam sempre “Heil Hitler ” também codificado 😉

        • Fernando Sérgio Carvalho says:

          o código “Enigma” foi quebrado por Alex Turing, inglês ao serviço do MI5. os americanos não meteram nem pau, nem estopa. este mesmo Alex Turing que se tornou famoso por outros e maiores contributos para a Humanidade…

          • João says:

            MI6…

          • Viriatvm says:

            Errado, o código foi quebrado por dois polacos da Polish Cipher Bureau que tinham 3 sistemas para descodificar o mesmo.Um brasileiro descobriu o rádio e no entanto foi Marconi quem teve esse “mérito”.

    • Alisson says:

      Não, aí vc ta errado, os americanos, ingleses, e depois russos só conseguiam decifrar as mensagens da maquina enigma, porque eles pegaram uma de um general que nao se matou, e aí eles replicaram 4 maquinas, e os alemães não sabiam. Os russos só depois que os americanos forneceram equipamentos, comida, carne enlatada, e tal é que eles os russos conseguiram ”ouvir” os alemães.

  3. PMS says:

    claro que parece impossível, os smartphones não falam
    *badum tssss*

    parece mais impossível quando metem, na imagem, um dumbphone
    *badum tsss*^2

  4. Pardinus says:

    A escuta tem limitações, só pode ser feita na célula em que o telemóvel está registado.
    Também não é novidade !!!
    Artigo sensacionalista, porque isto já se faz á muitos anos.

    • Tomás says:

      onde é que viste essa informação?

    • Joao 2348 says:

      lol
      O congressista estava nos EUA e os Hackers na Alemanha a gravar as conversas… e só precisaram do número de telefone e acesso a uma operadora na Alemanha que tinha acesso via SS7 à operadora dos EUA.
      A escuta na célula “torre” é outra das muitas outras vulnerabilidades.
      Os links entre as torres também não é cifrada.

      Enfim, as redes de comunicação foram feitas de propósito para não serem seguras, e assim vão continuar porque os governos não querem e tem feito tudo ao seu alcance para proibir comunicações seguras e privadas. A única coisa boa de toda essa falta de segurança e privacidade é que os próprios políticos acabam por ir presos ou no mínimo serem humilhados em público devido a essas mesmas falhas de segurança nas redes que eles tanto defendem como necessário.

      E nada disto é novidade, aos anos que existem telefones encriptados que prometem segurança: phonecrypt, black phone e muitos outros… mas provavelmente não passam de promessas e provavelmente todos eles tem forma de dar volta à suposta segurança… os estados normalmente não permitem que estas empresas existam a menos que coloquem lá forma de dar acesso às comunicações… ou no mínimo só podem vender a quem receberem prévia autorização para tal.

  5. Tomás says:

    por que é que frisam tanto smartphones quando isto afecta qualquer tipo de telemóvel que use a maioria dos serviços de voz e sms das operadoras?
    Ao menos nos smartphones uma pessoa pode ter serviços de voz e mensagens alternativos, não afectados por isto.

    • André says:

      Claro que podem… desde que paguem para isso, um valor 10 vezes superior ao preço das chamadas.

      • Tomás says:

        Não sei onde é que foste buscar essa. Considerando que muitos planos das operadoras já incluem 500MB de tráfego de dados, estamos a falar de algo equivalente a cerca de 900 minutos de conversação nalguns sistemas VoIP sem que se pague mais. Em planos de dados pagos à parte se fores a fazer as contas fica muito mais barato do que chamadas.

        • int3 says:

          No meu tempo carregava 5€ e dava para um mês todo. agora pago 8,20€ mas óbvio que uso mais mas estás a pagar na mesma esses “minutos”.

          • Tomás says:

            sabes que há planos de voz com custo mínimo obrigatório por mês menor do que isso, certo? Por isso há muitas formas de ajustar planos às necessidades! E tem em conta o comentário a que respondi para perceber a intenção do que escrevi… que se está a falar do custo por chamada

            Compara qual é que é o custo por chamada/minuto para ver
            E depois pegas no custo por minuto das chamad o entanto, o que se fala é o custo por chamada/minuto

          • Tomás says:

            errata: ignora o último parágrafo

  6. Rodolfo says:

    Para muitas pessoas, infelizmente, isto ainda é, ou era, considerada “teoria da conspiração”…

  7. Miguelt says:

    Nao sei onde esta a novidade, so os crentes acreditam que o iPhone é seguro.
    Todos os equipamentos estão e estarao sempre sob escuta da NSA.

    Allahu Akbar

    • Francisco Pinto says:

      O iPhone é seguro. A Apple não têm culpa que a rede “gms ” não seja. E quanto a isso pouco ou nada pode fazer.

      • Joao Magalhaes says:

        Rapaz, não há nada seguro nesta vida, não me venhas dizer que o Iphone é seguro e os outros não, é fácil encriptar tudo e mais alguma coisa nos outros não Apple mas como existem pessoas a inventar estes códigos também existem aqueles que o decifram, não te fies na virgem.

        • Tomás says:

          não o vejo a dizer que o iPhone é seguro e os outros aparelhos não. Vejo é a dizer que a falha é nesta rede e não no iPhone. Sendo no interior da rede afecta as comunicações que aí passem qualquer que tenha sido o aparelho de origem.

        • Francisco Pinto says:

          Não sei a onde digo que os outros não são seguros! Mas é incontornável o iPhone é mais seguro que 90% da concorrência que nem encriptados estão! Agora não é inviolável!

      • sa says:

        LOL. Agora a culpa é da rede GMS. Os crentes arranjam sempre desculpa: a culpa é dos outros, nunca do iPhone!

        • Lesma says:

          “O telefone usado foi um iPhone, mas o grupo garante que este problema pode ser replicado em qualquer telefone.”

        • Tomás says:

          parece que não entendeste a notícia. A falha é na rede e afecta serviços das operadoras que qualquer telemóvel pode usar.

        • Balmer says:

          Uhm…. a culpa É da rede GMS. Isto aplica-se independentemente de ser iPhone ou não.

          Compreendo que nem todos gostem da Apple, bolas eu estou no grupo, mas ver o titulo da noticia, ver uma imagem, e assumir tudo o resto sem ler o resto do artigo ou fazer pesquisa…

    • Henrique says:

      FaceTime é seguro, e não há escutas.

      • Joao 2348 says:

        FaceTime seguro?
        Não há escutas?
        Como autentica o outro? Não basta que seja cifrado… a RIM agora Blackberry também cifra as comunicações entre clientes, mas a policia canadiana (no mínimo, e provavelmente a dos outros países quase todos) têm a chave privada que permite ver tudo. Logo se não consegue confirmar a identidade do outro, e se não existir um mecanismo que o alerte de qualquer alteração a essa validação, então pode ser escutado sim.

        E estou a falar teoricamente, porque não é nada impensável que em caso de as autoridades exigirem… que algumas empresas tenham maneira de enviar a chave privada do dispositivo para as autoridades… e assim permitir a intercepção na mesma, mesmo naqueles que permitem validar e avisar de forma correcta para alterações na identidade.

        • Tomás says:

          o sistema da RIM/BB em causa usa a mesma chave em todos os aparelhos, foi isso que a polícia aproveitou para conseguir ler.
          O FaceTime não usa a mesma chave em todos os aparelhos, e para cada conversa o aparelho gera uma chave diferente, de modo que a polícia não pode fazer o mesmo que com a BB; a Apple diz que não sabe qual é essa chave pois é negociada apenas entre os dois lados da comunicação.
          Teoricamente poderia ser montado um ataque “man-in-the-middle”, mas isso requeria que a Apple mudasse a forma como a autenticação entre as partes é feita

    • jorge santos says:

      Piss be upon him.

  8. Az8teiro says:

    O drama, o horror a tragédia…

    Estão com medo que alguém na américa veja as fotos que vocês trocam todos nus com as mulheres e elas com vocês? LOL

    Querem sigilo? falam cara a cara num espaço particular e aberto.

    • Tomás says:

      estás a confundir temas

    • Rodolfo says:

      Um bocadinho dificil, quando até as smart tv nos espiam…

      • Joao 2348 says:

        Só se tiverem ligadas à Internet 😛

        O problema é mesmo as caixas dos operadores de televisão tipo NOS, MEO, VODAFONE, etc. ligadas à Internet que podem de facto ter câmaras e microfones nas caixas e verem/ ouvirem tudo ali ao pé da mesma… isso sim, não me admirava de ver alguma notícia daqui a uns anos a dizer que alguém tinha descoberto que de facto estava a acontecer… tudo para segurança das próprias pessoas, claro! E para ajudar os tipos da publicidade e por aí em diante.

    • sómaisum says:

      Sigilio =/= espaço aberto – acho que não andam de mãos dadas…

  9. Arlindo Pereira says:

    E não é essa a única forma.

  10. Luis M. says:

    A codificação do GSM também não propriamente segura, qualquer telemóvel com o firmware certo pode receber todas as chamadas da célula em que se encontra.

  11. Nada disso says:

    Título sem grande jeiteira.
    Não é um problema dos smartphones – é uma vulnerabilidade no protocolo de encriptação das comunicações telefónicas, feitas por um smartphone ou outro telefone.
    Um smartphone até tem possibilidade de lhe escapar se usar encriptação end-to-end nas comunicações, incluído por voz. O iMessage e o FaceTime do iPhone usam, mas já não são os únicos.
    P.S. Quanto a vulnerabilidades na encriptação de comunicações telefónicas sabia-se que existiam. Um bom motivo para usar um smartphone.

  12. Ricardo Ruivo says:

    o FBI quis que aple abrisse o telemovel la do outro terrorista porque a NSA não troca info com o FBI… Eu acho que eles (NSA) já sabiam de tudo!

  13. Me and me says:

    Isto não é falha da rede, é uma funcionalidade… Prova disso é ter de usar um portal de acesso a rede…

  14. as13 says:

    Não sei qual o drama, existem aplicações no mercado que fazem isso e muito mais.
    Sugiro um artigo sobre isso. Era interessante.

  15. Fakir says:

    Isto tem mão do Messi para entalar o CR7.

  16. Jorge says:

    É incrivel pagar tanto dinheiro por um smartphone e nao ter uma proteçao boa

  17. Limbus says:

    Não temam, que Apple e Google garantem a segurança dos vossos dados, tenham confiança cega neles e não acreditem nestas noticias.
    PS: “hackers e OUTROS elementos de segurança”?!

  18. Goodluck says:

    Que bom .. ja podem ouvir as conversas dos Presidentes… kkkkkkkk Ladroes

  19. J says:

    Acho que este tipo de noticias so faz as pessoas mais burras. O problema está na rede GSM nao é nos smarphones. A rede GSM funciona sem encriptação nenhuma.
    Já as redes 3G e 4G não são assim. Isto so funciona se os telemoveis tiverem a usar o GSM e na maioria deles isto já não acontece. E os gajos nao estavam a aceder a site nenhum como falaram ai nos comentarios. Se reparam bem tinham uma placa e uma antena GSM e estavam ligados na rede. O que a placa permite é fazer a captura dos dados da rede uma especie de sniffing. A captura da comunicação tem que depois ser descodificada por assim dizer…
    Aquela placa que eles tinham em cima da mesa custa no mercado cerca de 500 euros

    • Tomás says:

      estás então a dizer que as próprias pessoas que fizeram isto mentiram? É que a rede que eles falam não tem nada a ver com antenas locais ou sniffing de dados, e aplica-se quer a pessoa use um telemóvel com GSM, 3G ou 4G.

  20. João says:

    há seis anos que estava disponível esta tecnologia, existe software espião que faz precisamente isto, eu já testei, atenção é proibido por lei!

  21. Américo Uhima says:

    A lei proíbe mas qm pode escutá grava etc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.