Atenção às suas facturas, termina dia 31 o prazo para reclamar
Se ao validar as facturas das suas despesas relativas a 2015, no portal e-fatura, encontrar alguma incorrecção ou omissão no registo das mesmas, assim como no seu cálculo, pode fazer uma reclamação às finanças.
Tenha só atenção que esse prazo termina já na próxima quinta feira, dia 31 de Março.
Conforme já havíamos dado a conhecer, o contribuinte teve uma período para inserir e validar as suas facturas no portal das finanças e-facturas. Como foi anunciado, o governo aprovou um diploma que permitia adicionar as facturas em falta para despesas com educação, imóveis, saúde e lares. Esse período terminou a 22 de Fevereiro, após o prazo ter sido alargado.
Prazo de reclamação
Agora, está disponível até final deste mês o período de reclamação dos valores que estão lançados no portal. Para reclamar, verifique os valores no site das finanças através do seu computador ou mesmo usando o smartphone. Para isso pode usar a app não oficial para dispositivos móveis.
Mas podemos alterar os valores se estiverem errados?
Não. Este serviço permite que apenas reclame se algum valor estiver errado e que comunique, usando os meios disponíveis no portal, as incongruências detectadas. Poderá ver aqui algumas dicas sobre o funcionamento deste serviço do Ministério das Finanças.
Este artigo tem mais de um ano
Boas, Vitor M. e que tal um artigo a explicar como fazer o irs pela net?
Isso é uma coisa básica, não é dificil é só ir a pagina das finanças e fazer login com a pass e user que te deram nas finanças..
O que não falta é vídeos
https://www.youtube.com/watch?v=IKVCcCUUS3o
https://www.youtube.com/watch?v=Y2Rx6jRg8Mk
É tão simples.. é só ver e procurar e explorar o site das finanças, e vais fazer agora? quando o prazo está quase a terminar?
Estas coisas deve-se fazer antecipadamente e nunca deixar para o amanhã.
Pelo que fui informado, é até ao final de Abril para fazer a entrega do IRS, penso que ainda se vai bastante a tempo.
Boas,o que está quase a terminar é o prazo para reclamar acerca das faturas, a entrega das declarações (pelo menos para trabalhadores por conta de out.) ainda nem sequer começou! Este ano, tanto a entrega em papel, como pela net, far-se-a durante o mês de Abril.
É muito simples e básico como “disse” o @Mauro!
Também podes ver aqui e não precisas de ser sócio.
http://www.deco.proteste.pt/dinheiro/impostos/noticia-flash/entrega-do-irs-ajudamos-a-preencher-a-declaracao
Boa Noite, com este método é possível alterar as facturas que não foram contadas? isto é, para quem é trabalhador por recibos verdes e não respondeu a questão se era no âmbito profissional.
e onde é que se faz uma reclamação?
Isso era o que pretendo saber também!
*OFF-TOPIC*
Tive conhecimento que a ASAE anda a CAÇA A MULTA nos estabelecimentos comerciais pelo facto da folha
“Este estabelecimento dispõe de Livro de Reclamações” não ter a nova morada da ASAE. Multa é de 500 Euros!!!! Ontem eles “varreram” uma zona do centro de Lisboa…
podem sempre corrigir qualquer coisa quando forem fazer a declaração do irs.
Quando diz “corrigir qq coisa”.. posso alterar o tipo de fatura quando fizer a entrega da declaração! ? Passo a explicar.. o ginásio onde estou inscrita não tinha código para validacao de “saude”.. ou seja a despesa do ano completo ficou registada em despesas gerais. Agora que já tem o código correto não consigo alterar por ter passado a datá. Isto será passível de ser alterado no momento da entrega da declaração? !? Obrigada
Eu validei todas as faturas, verifiquei tudo. Quando terminou o prazo… Veio este período onde somam tudo do e factura e juntam ainda as rendas, créditos, escolas, taxas moderadoras … Tudo aquilo que só é feito no fim do ano. Faltaram as rendas… Fiz reclamação no site, foi deferida em 3 dias, recebi uma carta a dizer que analisaram e viram que relamente existia rendas… E agora já aparece em imóveis os valores das rendas.
Para reclamar e seguir isto aqui: http://www.tsf.pt/sociedade/interior/financas-facilitam-reclamacao-e-correcao-de-despesaas-no-irs-5086041.html
Aconteceu-me precisamente o mesmo com as rendas.. o caso eram rendas de recibo electrónico? Acabei por também preencher a reclamação ontem
Acabo de ler um artigo de última hora no Destak, que a entrega de IRS vai ficar mais dificultada. Os browsers atuais do Hedge e Chrome, não vão ser compatíveis. Lá temos nós de voltar a invocar das catacumbas o velhinho IE que ainda está presente nativamente no W10, apesar de escondido.
*Edge
Obrigado por ter corrigido o automatismo do teclado do meu telefone.
Não são compatíveis por causa do JAVA.
Browsers suportados na entrega de IRS
A entrega eletrónica de declarações de IRS não é possível caso se esteja a utilizar as versões mais recentes do Google Chrome ou o Microsoft Edge. Para minimizar o impacto nos contribuintes, o processo de entrega de declarações de IRS foi alterado de forma a detetar que o contribuinte está a utilizar um browser que não suporta a tecnologia Java e nesse caso propor-lhe soluções alternativas que passam pela instalação de outros browsers gratuitos como o Internet Explorer, o Firefox, o Safari (para Mac OS X) ou a utilização da aplicação off-line de preenchimento da declaração do IRS.
Em meados 2015, alguns dos fabricantes de browsers internet anunciaram que iriam deixar de suportar a tecnologia NPAPI. Em consequência disso as versões mais actuais do Google Chrome e o Microsoft Edge não suportam as Java Applets utilizadas nas aplicações de suporte à entrega das declarações fiscais, que requerem processos complexos de introdução, edição e validação de informação, bem como mecanismos de segurança adaptados ao meio web.
A aplicação de recolha do IRS é uma aplicação com um elevado grau de complexidade, decorrente dos seus vários impressos, extensas regras de preenchimento e é aquela que se destina a um público mais numeroso, correspondendo à entrega de mais de 5 milhões de declarações. Atendendo a este contexto, à maturidade da nova tecnologia e à experiencia existente na AT no momento do inicio do desenvolvimento da aplicação de recolha do IRS, não foi possível promover a adoção de uma nova solução tecnológica a tempo de ser utilizada na recolha de declarações de rendimento do IRS em 2016, porque existiam sérios riscos para todo o processo de recolha e processamento das declarações.
A AT continua a trabalhar em soluções que possibilitem a utilização generalizada nos vários browsers de modo a garantir uma maior universalidade de utilização para todos os contribuintes.