Lux Lite, tenha o modo nocturno em qualquer Android
Actualmente, a versatilidade do Android aliada às dezenas de empresas que fabricam smartphones fazem com que nem todos tenham funcionalidades úteis que outros têm e as aplicações móveis vêm colmatar esse problema.
O modo nocturno, que se encontra em smartphones como os da Xiaomi, é uma funcionalidade prática e que permite ao utilizador uma utilização mais confortável durante a noite, ou quando a luz ambiente é mais fraca. Esta funcionalidade pode ser levada a qualquer smartphone com a aplicação Lux Lite.
Por muito que se alerte para os problemas associados à utilização de um smartphone no escuro (ainda mais, se for antes de deitar), não há quem não o faça. Ler as últimas notícias dos dia, um vídeo no YouTube, ler um e-mail ou ter uma última conversa com alguém é uma prática comum a muitos utilizadores.
Como tal, é necessário adaptar esta tecnologia aos nossos hábitos. A aplicação Lux Lite surge nesse mesmo sentido.
Leia ainda: Pare de utilizar o smartphone antes de dormir!
Como funciona o Lux Lite
Depois de instalar a aplicação no seu Android irá surgir um ícone no ecrã principal do seu smartphone que o irá ajudar a ajustar a luminosidade dependendo do ambiente em que se encontra.
Para definir o nível de brilho existe uma linha de luminosidade com um ponto médio de brilho representado por 0% que deverá ser ajustado conforme o perfil de utilização: Inteligente, Dia, Noite, Carro ou Cinema.
Este ajuste tem como objectivo melhorar o ciclo de sono do utilizador e ainda contribui para uma melhoria da autonomia do smartphone.
Preço e disponibilidade
A Lux Lite está disponível de forma gratuita na Play Store, sem qualquer publicidade, mas de forma limitada em termos de funcionalidades, tendo disponível uma versão paga que pode ser adquirida posteriormente.
Utiliza alguma outra aplicação de gestão da luminosidade de ecrã do seu Android?
Este artigo tem mais de um ano
Porque não usar o Twilight?
De qualquer forma, já li relatos que este tipo de aplicações pode danificar de alguma forma o ecrã.
Se os limites máximos de luminosidade fossem extendidos aí acredito, mas limites mínimos não fazem nada que não seja melhorar a bateria. Em teoria, se não tens root, a aplicação só mexe nos valores autorizados pelo controlador de ecrã, daí que em teoria até no máximo de luz não deveria estragar o ecrã.
Eu uso o Twilight.
Quanto a danificar o ecrã, tenho as minhas dúvidas. Sinceramente, lê-se tanta coisa sobre isso (principalmente no que toca a amoleds) e eu, pessoalmente, não sofro de nada dessas coisas. Uso diariamente o meu smartphone faz agora 6 anos.
Parece-me bem. E para WP não há nada do genero?
Mas a questão não tem nada a ver com luminosidade. Tem sim a ver com o tom de cor. Os tons azuis são prejudiciais ao ciclo de sono. Nesse aspecto o iOS inovou com o night shift. Espero que a Microsoft copie a ideia para W10m.
Nao acredito muito na teoria das cores, mas sim na “euforia” ao ler as noticias, verem mais videos, etc que despertam e alteram os ciclos de sono por alterarem a lentificacao das ondas cerebrais (= sono). Quase todos sabemos que se os miudos na hora de irem para a cama “ficarem mais um pouco” a ver filmes ou outro material ficam mais eufóricos e perdem o sono, daí que o “saber” de várias geracoes parece-me prevalecer a possíveis estudos.
Em todo o caso parece-me bom que haja uma mudanca de tonalidade e luminosidade que seja compatível com a noite/ciclos de sono.
ehehe! Sem dúvida. Os conteúdos acabam por ser os maiores culpados. Mas a teoria do tom da cor é verdadeira e é facilmente explicada. Os ciclos de sono estão relacionados com os tons da luz da natureza. Ao final do dia os tons mudam para cores mais quentes com muito pouco azul ao contrário das manhãs que são ricas em azul. É assim que nós e os animaizinhos sabemos quando acordar e quando dormir. A Philips tem estudos interessantes acerca do assunto.
A Apple a inovar?! 😀
Copiar não é inovar!
Não tenho conhecimento da adopção de esse tipo de modo noturno noutros sistemas. Já existia?
Twilight para Android, há vários anos.
LiveDisplay em cyanogenmod.
Inovou? https://justgetflux.com/ Uso há mais de um ano
Para Android prefiro a App Filtro De Luz Azul sem dúvida!!
Cyanogen já traz nativamente..
Para windows Phone, o SO ja tem essa função nativa:
“definições” – “ecrã” – “perfil de cor” quente/frio
Só não se ativa automaticamente, o perfil escolhido é para qualquer hora do dia. Quanto ao brilho, basta deixar em automático que o sensor de luminosidade faz o resto.
Faz falta é um modo “not disturb” igual ao do IOS, para não receber notificações quando se vai dormir.
Existe um modo “not disturb” no 10 desktop e mobile mas na versão mobile ainda esta em desenvolvimento. (Pelo menos no meu 950 ainda abre as definições ds Cortana em vez de ativar o modo.)
Tens o quiet hours, precisas é de ter a Cortana activada.
O.meu motox segunda geração já tem isso nativo, e acho que nem.e do motox, e do andróid mesmo, ou e do aparelho sei lá, mas já tem nativo…
eu vejo tv e adormeço!
Qual o melhor? este ou o twilight?
O mal destas apps é que por vezes bloqueiam o botão confirmar instalar aplicação p.ex
O twilight pelo menos nas ultimas versões desliga automaticamente se instalares um APK e aparecer o menu de confirmação
Uso o Dimly, para além do ajuste, tem o filtro de azul, que para mim faz diferença à noite.