Microsoft vai alertar quando estiver a ser espiado por governos
A segurança informática ao nível dos serviços e aplicações tem hoje prioridade máxima por parte das empresas. Apesar de, no passado, a Microsoft ter sido criticada pelo facto de interferir na privacidade dos utilizadores, esta quarta-feira a empresa de Redmond revelou que vai passar a estar ao lado dos utilizadores, informando-os quando a sua conta de e-mail estiver a ser espiada por governos e outras entidades.
A informação está a ser avançada pela agência reuters que revela que a Microsoft vai alertar os utilizadores dos seus serviços (incluindo o Outlook.com e OneDrive) sempre que haja suspeitas da conta estar a ser “vigiada” por governos ou outras entidades.
We will now notify you if we believe your account has been targeted or compromised by an individual or group working on behalf of a nation state.
...
We already notify users if we believe their accounts have been targeted or compromised by a third party, and we provide guidance on measures users can take to keep their accounts secure. We’re taking this additional step of specifically letting you know if we have evidence that the attacker may be “state-sponsored” because it is likely that the attack could be more sophisticated or more sustained than attacks from cybercriminals and others. These notifications do not mean that Microsoft’s own systems have in any way been compromised.
No blog da empresa, são ainda apresentados alguns passos que podem garantir uma melhor segurança dos utilizadores, onde pode ler-se:
A mudança de política chega nove dias após a Reuters perguntar o porquê da empresa ter decidido não contar aos utilizadores do Hotmail que tinham sido espiados em 2011 por autoridades chinesas.
De acordo com dois ex-funcionários da Microsoft, a empresa tinha já concluído há vários anos que as autoridades chinesas tinham estado por detrás do "ataque", No entanto a empresa nunca passou essa informação para utilizadores do seu serviço Hotmail, que agora é designado de Outlook.com. De relembrar que os ataques ao Hotmail foram direccionados a diplomatas, jornalistas, advogados de direitos humanos e outros em posições sensíveis/de poder revelam os ex-funcionários.
Num comunicado, a Microsoft disse que nem ela nem o governo dos EUA conseguiram identificar as fontes dos ataques e que estes não foram exclusivos de um único país.
Sabe-se também que a Microsoft na altura solicitou aos utilizadores pare redefinirem as passwords, mas nunca lhes disse que tinham o serviço havia sido atacado. Cinco dessas vítimas foram entrevistadas pela Reuters e revelaram que de facto mudaram a password mas não tinham nenhuma indicação do que tinha acontecido.
Agora, passados todos estes anos, a Microsoft muda de política e refere que vai estar ao lado dos utilizadores quando verificar que as suas contas de e-mail estão a ser espiadas.
Este artigo tem mais de um ano
Que piadão!!!
Quem acredita!!?? Lolol
tens alguma razão concreta para não acreditar? ou és so mais um a tentar entrar no “bandwagon”?
Diz entao porque a Microsoft espia os usuarios do Windows 10? E porque nao amostra o codigo do Windows? Diz porque a Microsoft deixou a atualizacao do Windows 7 e 8 para o Windows 10 gratis? Todos sabemos que a Microsoft vende informacao a terceiros tal com a maioria das grandes empresas de tecnlogia.
Deixou grátis apenas aos consumidores. A versão Enterprise continua a ser paga assim como upgrades de sistemas Windows anteriores ao 7 e pirateados. Diz então tu porque iria a Microsoft tomar esta decisão se (como tu dizes) vende a informação dos utilizadores?
Além disso, se alguém descobrisse que a Microsoft vende os dados (não tens nada wue suporte, apenas especulas – isso é ódio pela Microsoft e não pelos produtos) seria o seu fim, a sua ruína, ía à falência.
acho que as pessoas nao conseguem distinguir bem a diferença entre usar dados para melhorar experiencia / estatistica e espiar. Achas mesmo que a microsoft anda a ver usar a usar individualmente e a ver quais sites pornograficos andas a visitar? Acho uma graça a pessoas que se metem na newest hating trend sem estarem minimamente informados.
+1
Entao diz porque a Microsoft espia os usuarios do Windows 10? Diz porque a Microsoft nao amostra o codigo do Windows? Diz porque a atualizacao para o Windows 10 foi gratis?? Todos sabemos que a Microsoft vende informacao a terceiros tal como a maioria das grandes empresas tecnlogicas.
o negocio da MS é vender serviços e produtos, tu és o cliente.
Na google e facebook é que isso é assim, tú és o produto.
+1
DEUS porque usaste o meu nome no post anterior??????
vê o que respondi ao utilizador “DEUS”
A Microsoft não tem que mostrar o código do Windows a ninguém. O sistema é propriedade deles. A questão do upgrade ser grátis já foi esclarecida: Em vez dos lucros virem diretamente da Licença do Windows, vêm da Windows Store, daí eles terem criado as Windows Bridge e oferecido o upgrade.
Pois e a questao de espiar usuarios???
Tens provas?
O “espiar” da Microsoft é algo chamado de Telemetria, que não serve para espiar os utilizadores, serve é para o sistema (quando existe um crash ou algum erro) criar um relatório com os Programas que estavam instalados e os que estão a ser executados além de mais alguns parâmetros que pertencem ao Windows ou á aplicação que crashou, para que a Microsoft possa ver onde esse crash foi originado, e como. Serve exclusivamente para fazer debug.
+1
Artur, ja toda a gente sabe que a Microsoft espia os usuarios do Windows 10, e que meteu backdoor’s da NSA no codigo do Windows 7, 8 e 10. $$$$$
Provas! Isso de dizer que toda a gente diz não convence ninguém. Se tiveres algum relatório de uma empresa de cybersegurança ou algo do género… mas não tens!
O chamado espiar não se refere a telemetria dita por ti, que seria recolha de bugs de programa que poderia ser o mesmo pois para recolher pode ser por uma ou outra forma. De todos modos o espiar dito normalmente refere-se a : – Recolha de voz, recolha de dados navegação, recolha de buscas, recolha de dados partilhados, recolha de dados hardware etc, ou seja recolha de tudo . Está percebido creio eu, essa recolha de tudo não tem nada a ver com telemetria isso já se usava em anteriores versões , assim como já se usava em anteriores versões o envio de dados associados. O fim da Microsoft está bem à vista – impingir 10, recolher tudo, seriar parte , colocar à disposição de terceiros sob o manto de – uma melhor experiência de usuário, algo assim como quando cedem o teu tlm sem teu consentimento . Ponto é isso nem mais nem menos. Isso pode ter vantagens por um lado mas tem desvantagens depende de como é gerido e por quem, tendo em conta que a Microsoft não é um estado em sí mas sim uma empresa tem coisas que podem ser tremendamente más, porque no mundo das empresas tudo se compra. Por outro lado eles recolhem mas tu não podes nunca supervisar o que é feito com os dados recolhidos e a quem os cedem ou não, tu não podes ter um juíz e um técnico de sistema em cada nó de envio e portanto pensar que isto tem a ver com bugs significa que não entendeste ainda o fundo da questão. A Microsoft para melhorar os seus produtos não precisava de isto, foi este caminho que quis fazer e cada usuário que o use está a promover não só que o tratem como número (objecto) como a promover essa nova valência MIcrosoft que será disposição a terceiros dos seus clientes. Por outro lado a MIcrosoft depende disso para solidificar a sua posição , no entanto se os usuários resolverem acordar e dizer não pode vir a ser no futuro uma bomba e é que de vez em quando surgem uns casos de abuso e métodos pouco claros de fazer money ou dominar mercado ou usar mercado para, quando isso acontecer os usuários mais uma vez vão sentir-se enganados e usados mas aí nada podem fazer a culpa é dos usuários, se todos fizessem a devida força para que pudessem realmente controlar o que é ou não recolhido aí sim a Microsoft teria de recuar pois tudo o que vemos e tudo sobre o chamado espiar – tem a ver com dinheiro.
Biga data a la Microsoft, gogle feishbok outros exemplos são. Podem ter enormes vantagens mas podem ter enormes e graves desvantagens – desde logo passam a tratar o usuário como mero número. Eu não tenho nada contra mas deixo à vossa consideração e que não se engane ninguém – recolha é mesmo recolha de tudo e se quiserem bloqueiam e mudam o que quiserem sobre sistema porta traseira, mesmo bloqueando serviços de envio os envios continuam a ser feitos ou seja o usuário não bloqueia nada. Só isso.
Tu dizes que a Microsoft faz recolha de tudo… segundo o que sei, existem definições para desligar a recolha de dados sobre o histórico e as buscas; se fores à Cortana existe uma para desligares e apagares tudo o que aprendido; etc. Resta é saber se isto é cumprido ou não
Vai vai…. Isso e eu comprar um iPhone.
É a piada do ano…
Porquê? https://www.eff.org/who-has-your-back-2014 e https://www.eff.org/who-has-your-back-government-data-requests-2015 .
Hater…
E quando usar as chaves que detém para “gerir” os vossos computadores… também vai avisar?
Ou vai ser tão comum… que nem vale a pena avisar?
Nao sei se e importante ou nao tem nada haver .. mas ontem estava a pesquisar no meu cpu e a fazer os trabalhos normais que faço no pc e quando acedi ao google crone recebi este pop uup no canto superior direito a dizer .. a sua conexão com a internet esta sendo controlada .. -uma extensão assumiu o controle das suas configurações de proxy ,o que significa que ela pode alterar quebrar ou escutar qualquer coisa que você faca on line ..se voce nao tem certeza dessa mudança provavelmente nao a deseja… alguem me pode dizer o que e isto .. ou o que devo fazer pra isto nao voltar aparecer mais .. ja pesquisei e nada ,, a unica coisa que vi foi algo a dizer a cerca do hola de um tal servico vpn … peco ajuda a quem souber de algo disto .. obrigado
Tens alguma extensão instalada no Chrome?
Sim artur tenho algumas uma do avast mas isso sempre tive outra de tradução e recentemente pai a 2 meses instalei uma extensao sobre o de vpn e acho que foi isso que me pos a dar esse problema digo eu .. e que nunca me aconteceu tal coisa.. ja apaguei a maior parte das extensaoes e passei, malware ,antivirus ,antispyware e não me detectou nada ,,, ja andei a pesquisar sobre o tal aviso e reparei que ja aconteceu a alguns isso mas acho que era relacionado com a hola que tb acho que tem a ver com o vpn .. mas não tenho bem a certeza se é ou não .. enfim .. não sei o que se passa mesmo
Desinstala essa do vpn e vê se resolve
Existe uma diversidade de post’s (“mais que as mães”) a informar que esse serviço de VPN partilha a tua largura de banda. Penso até que o Pplware já aqui publicou um artigo acerca disso.
https://www.google.pt/search?q=hola+shares+&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=RueJVsvoLcmra6T8jvAE
Aqui está o artigo do pplware: https://pplware.sapo.pt/informacao/hola-o-servico-gratuito-de-vpn-que-vende-a-sua-ligacao/
Desinstala isso 😉
Bom, parece que alguém gostou do meu nome….
Obrigada Microsoft.
Será que também vão avisar quando forem acedidas pala NSA?