Gorilla Glass chega aos automóveis pela mão da Ford
A marca Gorilla Glass é largamente associada à protecção dos ecrãs de smartphones. São raros os que não incluem este tipo de protecção, e a sua qualidade está mais do que comprovada, a melhorar a cada nova versão.
Agora parece que a marca está a chega ao mundo automóvel pela mão da Ford.
A fabricante de automóveis Ford anunciou recentemente que tem o objectivo de criar um pára-brisas para um dos seus futuros GT feito do vidro produzido pela Corning, o tão conhecido dos tablets e smartphones Gorilla Glass.
A Ford será assim a primeira marca a incluir este tipo de protecção num automóvel.
Segundo explica a Ford, o pára-brisas do novo GT será composto por 3 camadas, sendo a do meio Gorilla Glass. Além da resistência que lhe confere, este vidro irá fazer com que o novo carro fique 5,4 kg mais leve, o que se poderá traduzir em melhorias significativas em termos de desempenho e até de estabilidade do automóvel.
A resistência do vidro Gorilla Glass é o que o distingue dos de mais tipos de vidro no mercado, aliado a um peso bastante mais reduzido.
Não estamos perante uma tecnologia particularmente nova, mas que ganhou uma nova expressão com a sua utilização em massa nos dispositivos móveis.
Fonte: Ford
Este artigo tem mais de um ano
Menos 5kg ainda por cima num carro com esta potência traduzir-se em melhorias de desempenho e estabilidade significativas? Looool please :’D
Sim
Deixa-me adivinhar, recomendas que se utiliza o carro apenas *antes* de almoçar, já que depois do almoço o “desempenho e estabilidade” ficam significativamente comprometidos…
Think about it.
obviamente, o racio peso / potencia, quando menor peso um carro tiver traduz-se em melhor aproveitamento da potencia. cv’s por kilo.
porque achas que os carros de competição não tem os luxos que os carros convencionais têm?
esqueci-me deste exemplo @Diogo, achas que consegues correr mais rapido com uma mochila as costas com 5 kilos, ou sem mochila?
Com mochila.
Sim, porque é perfeitamente comparavel um homem de 80 kg correr com uma diferença de 5kg (ou seja, mais cerca de 6% do seu peso total) a um carro de 700kg com mais 5 kg (que se traduz num aumento de menos de 1%. Tem tudo a ver realmente. A diferença vai ser praticamente imperceptivel. Ajustando o teu exemplo à realidade, achas mesmo que sentes diferença perceptivel a correr com mais 0.7kg?
Invision.. Por exemplo na F1 + 1Kg no carro/piloto podes traduzir-se em .5 segundos. O suficiente para chegares em 2º
P.S.
Invision 500Grama é pesado…
Experimenta agarrares num peso do 500Gramas depois vais mater esse peso levantado, sei lá, 20 minutos mas com o braço esticado. Vais ver que PESA MUITO.
lol NT, esse exemplo é ridiculo, estás a distorcer as coisas. Levar um peso de 0.5kg no bolso nada tem a ver com segurar o mesmo peso com o braço estendido. Isso é física. Tens um momento muito maior e o esforço é muito maior. Anyway, não tamos a falar de um F1 em que meio segundo faz diferença. Pelo que entendi é um carro para venda tipo ferrarri, não é para corrida em pista. O consumidor normal (ou excentrico) pouco se importa se ganha 0.5 segundos numa competição até porque o carro não é para competição.
Sim
para corridas a competir com o time trial, deve fazer só 0,5 segundos de diferença numa pista com muitos km’s :p
o McLaren f1 de primeira geração tinha a manete das mudanças em tecido kevlar pra poupar 300g…. no mundo dos super carros 1kg aqui e outro ali no final significa muito peso, com a quantidade de éguas destes brinquedos, isso conta imenso pra relação peso/potência, se ganhar 1s em cada volta com isso faz diferença….
Mas é a totalidade das pequenas coisas, não é apenas um elemento a trazer “melhorias significativas”.
Mas claro que quem quer “trollar” vai sempre arranjar por onde pegar.
Claro que sim! Num carro cujo motor debita 600cv, com peso indeterminado que a Ford ainda não especificou pois ainda esta a estudar a possibilidade de colocar alguns componentes que farao reduzir o peso final do carro, como as jantes ultra leves em carbono, por exemplo, e tendo em conta que este sera o carro com a melhor potência especifica ate agora fabricado, 5kg vao mesmo fazer uma diferencia brutal na velocidade de ponta. 1 ou 2 Km/h mais rápido num carro que se espera passar os 300 km/h de velocidade maxima. Uma diferenca deveras significativa!
Não tem que ver com peso mas com know how.
gorilla-glass é bom sem duvida….mas o meu telemóvel(g-g2) com 1 ano e com uma utilização normal tem riscos e não são poucos .
Acho que ainda não esta perfeito, mas é bom.
pensei que fosse para a camada de fora para não riscar…afinal é só para melhoria estrutural..
O meu 625 Nokia já levou uns trambolhões valentes e está impecável.
Tenho visto outros de outras marcas e sem este vidro e ……..
Cá em casa existem mais dois do mesmo modelo e sem queixas.
Acerca do uso de vidro nas viaturas atuais, é esquecida uma realidade que é a seguinte, os vidros são colados à carroceria ou coque o que lhe dá um acrescento de rigidez torsional significativo daí uma grande vantagem, entre outras.
No meu 625 Nokia é impecavel o ecrã de vidro. Os outros dois cá de casa vivem bem com os trambolhões.
Um facto importante no Ford GT assim como na generalidade dos carros de hoje é a ajuda substancial dos paineis de vidro à rigidez do chassis ou carroçaria.
O tema que está aqui discutido tem que ver com a capacidade de temperar vidro numa espessura inferior a 2mm.
É aí que entra a gorilla pois como sabemos ainda não existem processos de tempera que o façam sem criar uma distorção focal que impacte na visão do condutor.
Os telemóveis e as televisões possuem vidros que não existem ainda para a indústria automóvel.
O tema que está aqui discutido tem que ver com a capacidade de temperar vidro numa espessura inferior a 2mm.
É aí que entra a gorilla pois como sabemos ainda não existem processos de tempera que o façam sem criar uma distorção focal que impacte na visão do condutor.
Os telemóveis e as televisões possuem vidros que não existem ainda para a indústria automóvel.