Questão semanal: Quanto ganham os Eng. Informáticos em Portugal?
Com o objectivo de recolhermos informações dos gostos e interesses dos nossos leitores, recorremos aos nossos grupos do Facebook onde colocamos semanalmente uma questão, variando de grupo, acerca de um tema pertinente.
Desta vez a questão foi colocada no Pplware @ Programação, onde ficámos a saber se os leitores "Quanto ganham os Engenheiros Informáticos em Portugal?".
Obtivemos 205 votos válidos e, quando questionados sobre quanto ganham os Engenheiros Informáticos em Portugal (valores líquidos), a maioria dos leitores responde:
1. Entre 550€ e 750€ (77 votos)
2. Entre 950€ e 1150€ (63 votos)
3. Entre 750€ e 950€ (23 votos)
4. Entre 1350€ e 1550€ (13 votos)
5. Entre 1150€ e 1350€ (11 votos)
6. Mais de 2150€ (5 votos)
7. Entre 1550€ e 1750€ (4 votos)
8. Entre 800€ e 900€ (3 votos)
9. 500€ (2 votos)
10. Entre 1750€ e 1950€ (2 votos)
11. Entre 1950€ e 2150€ (2 votos)
Entretanto 201 leitores responderam que ainda estão a estudar!
Concordam com estes resultados? E para vocês? Quanto é que os Engenheiros Informáticos ganham em Portugal?
Questão desta semana [Pplware@Android]: "Qual a app que mais utilizam no vosso Android?"
Já fazem parte do novo grupo? Pplware@Impressão 3D
Sondagens Android
- Qual o melhor smartphone Android da actualidade?
- Qual o melhor browser para Android?
- Qual o melhor smartphone Android até 200€?
- Qual é o melhor teclado para Android?
- Fazer Root ao Android: Sim ou Não?
- Qual o melhor anti-vírus para Android?
- Qual o melhor GPS gratuito para Android?
- Qual é a melhor ROM para Android?
Este artigo tem mais de um ano
Salários inadmissíveis. Com tanta falta de engenheiros informáticos em Portugal (e no resto da europa), é de admirar as condições a que tanta gente se sujeita. A solução é simples, dedo do meio e virar-me para o estrangeiro. Lá fora oferece-se emprego como quem dá rebuçados, é saber é olhar. Tenho um amigo que acabou o curso há pouco tempo, recebeu proposta de emprego na Alemanha com quase 4x o salário que iria receber em Portugal.
E as despesas dele? Sabes? Não podemos fazer uma análise tão simplista; é necessário ver a relação custo/benefício.
Tanto quanto sei, segundo pessoas na Alemanha(Berlim)ou Irlanda(Dublin, Cork), o maior custo será alojamento.
A nível de bens primários os custos serão idênticos.
despesas do que? de um engenheiro de informatica? E as despesas que sao gastas para fazer um curso? Sabes quantas pessoas concluem o curso de Eng Informatica por ano?
750€ é uma vergonha, vai lá tu viver com 750€ ter casa familia ou filhos depois vem para aqui dizer os custo\beneficio deles. Estou como o César, ás empresas que oferecem esse ordenado ridiculo um bom .!.
Eu estou na Alemanha, ganho por mês 6 vezes mais do que o que o meu último ordenado em Portugal (Ainda recebo Bónus e Acçöes da empresa), mas só recebo 12 meses (Em Portugal recebia 14).
No entanto, por certo, näo gasto 6 vezes mais do que o que gastava em Portugal. A renda é mais cara, certo. A mercearia se näo for ela por ela, fica lá muito perto.
No entanto, näo pago telemóvel (é da empresa). Pago menos de Internet. Näo pago nada para ir a uma consulta. Näo faço horas extra. Para jantar, tanto há a 3,5€ como a 350€, portanto, depende da vida que se leva.
Contas feitas, no meu caso, posso dizer que o beneficio é enorme. E conheço muita gente que também näo se arrepende nada de ter saído do país.
Custo anual para o empregador líquido:
€550*14 = € 7700
agora acresce:
23.75% = €9528,75
agora acresce:
– 1% do salário para o fundo de compensação salarial (€74 ano)
agora acresce:
– seguro acidentes de trabalho obrigatório (€20 por baixo)
agora acresce:
– saúde no trabalho obrigatório (€50 anuais por baixo)
agora acresce:
– formação obrigatória (€100 anuais por baixo)
agora acresce:
– entre outras
Assim, sobre um salário líquido de €550 recebido pelo empregador, a empresa suporta (valores por baixo): €814.4… E para além disso o empregador tem um custo de €60.5 (11% para seg. social) .
E se o empregador adquirir só bens e serviços ainda é taxado 23% em IVA sobre os €550 independentemente de outra fonte de rendimento que obtiver.
Se pedir um crédito para comprar uma casa barata paga IMI assim como uma carga de porrada de imposto na escritura, que lhe retiram mais um salário.
Se comprar carro novo para além de pagar ISV vai pagar IUC todos os anos.
Entre outros.
Agora a culpa do poder de compra está nos baixos salários?
*empregado
Nos cálculos em cima, esqueci de mencionar Subsídio de Alimentação que acresce mais 1100 euros anuais…
SIm, e ? O empregador quando pensou em abrir a empresa não tinha conhecimento desses custos ? Quanto cobra ele ao cliente ?
Quem é que efectivamente traz mais-valias à empresa ?
e no estrangeiro não é igual?
Apoiado Sérgio E., Concordo…
Nunca percebi essa mania que é o empregador que paga os 23,75%.
Embora desempregado neste momento mas se bem me lembro os 23.75% são retirados do salário do empregado, logo não é o empregador a pagar mas o empregado a descontar.
António Ferreira: Os 23,75% são pagos pela entidade empregadora. Se tiver algum recibo de vencimento verá que, do seu salário saem 11%, como pode confirmar na tabela que lhe envio
http://www.seg-social.pt/trabalhadores-por-conta-de-outrem
O problema é que se não fazes horas extra ficas com muito mais tempo para gastar o dinheiro.
Cá em Portugal não pagam muito, mas para equilibrar também não te deixam tempo para gastar o dinheiro.
lol grande verdade 🙂
Em Portugal de facto mantêm um equilíbrio “perfeito” entre o tempo disponível que nos deixam e o dinheiro que nos pagam.
Vivi na Alemanha 2 anos e embora nao seja Eng Informatico (trabalho no ramo de automacao industrial), posso confirmar o que o Miguel Ribeiro escreveu. O nivel de vida na Alemanha ‘e muito superior ao Portugues (mesmo com o custo de vida superior em alguns aspectos). O unico contra ‘e a lingua (pelo menos no meu caso).
De momento encontro-me a residir no Reino Unido e o poder de compra tambem ‘e bastante superior (fora de Londres).
Infelizmente quando olho para Portugal so vejo um Pais para passar ferias e visitar a familia.
Cpts
Viva! Qual o nome da empresa que está empregado ? Obrigado
Viva! Em que tipo de empresa está? Qual o curso e a sua idade ?
Obrigado
acredita que compensa sempre, logo a começar da forma como somos tratados e como dão valor às pessoas… só lamento nao ter ido pra fora mais cedo… com as horas extra (nao pagas) que fiz em Portugal já era milionário…
se for 4x o valor maximo da resposta 1, digo-te já que não é muito para o pais em questão
Mas há falta de informáticos em PT desde quando? Isso é tudo conversa fiada para vender cursos e formações a desempregados. A falta de profissionais inflacionava os ordenados como acontece no caso dos médicos, mas não se verifica.
desde que passaram a querer pagar 1000€ a pessoas com formação superior… logo preferem ir buscar às escolas profissionais…
Em Portugal, quantos destes fazem realmente trabalho de engenharia e quantos fazem o trabalho de técnicos?
define técnico.
Existe o técnico e o técnico especialista (meu caso)
Também estou curioso porque realmente nunca pensei nisso xD
Os que tem a sorte de conseguir um emprego em que o podem fazer……
Oi? Um engenheiro informático? Só não faz trabalho de Engenheiro quem não quer, as propostas quer em Portugal quer no estrangeiro são a pontapés… Quem não quer ou aqueles que tiraram Eng. Inf. e depois queixam-se que na aldeia deles não há onde exercer, praticante só existe mercado nas grandes cidades, quem foi para Eng. Inf. e queria trabalhar na terrinha, devia ter ido para Eng. Agrónoma…
+1
Pedro Sousa, acho que a Intercampus ainda vai divulgar uma gnrade, com voto em urna. E a Eurosondagem tambe9m tere1 mais ate9 sexta.Pedro, no gre1fico das tendeancias, faltam sondagens je1 saeddas? Ou sf3 as que ve3o sair?Pergunto por apresentar estabilizae7e3o do CDS, quando este subiu nas de hoje (Eurosondagem, CESOP e Marktest).Ainda uma nota, olhando o quadro geral das sondagens, e como tem escrito aqui, penso, o Gone7alo Costa. Em geral, o voto real PS e PSD tem ficado um pouco abaixo da me9dia das sondagens.
KaosAchas mesmo que a CDU fica em faltimo? Provavelmente subire1 de novo para terceira fore7a poledtica. Deixas de novo a sutipesa sobre se as sondagens estare3o correctas? He1 dfavidas? Ate9 hoje as sondagens tiraram sistematicamente votos e0 CDU, sem excepe7e3o! Somos mesmo um povo que ne3o aprende, depois de tantas evideancias do fraude que se3o as sondagens, e de quem servem, ainda he1 quem lhes dea uma hipf3tese de credibilidade.
O que é para ti um “trabalho de engenharia”?
São trabalhos conceptuais de pré-produção, em que fazes análises operacionais e análises funcionais sobre assuntos que abrangem vários aspectos técnicos de um projecto. Normalmente, os técnicos não têm conhecimentos e não estão habilitados para efectuar este tipo de análises estruturais. Os técnicos estão habilitados, isso sim, para exercer as funções definidas na concepção do projecto de uma forma mais ou menos geral.
Por exemplo, num projecto informático precisas de uma rede a ligar vários computadores que irão correr um software criado por um engenheiro informático. Precisarias, na melhor das hipóteses, de técnicos de redes, técnicos de hardware e técnicos de software. O software criado, poderá ter sido criado por alguém formado a nível superior (com cursos do tipo: eng. informática, informática de gestão ou análise de sistemas) ou por um técnico em programação (um “code monkey”) mas com super-visionamento de um engenheiro que tem uma visão de alto nível do projecto. É claro que nada impede um técnico de assumir funções de um eng. em determinadas alturas. Só que isso é feito em serviços muito específicos e em que o técnico é especializado. Ao contrário, um engenheiro não tem uma especialização prática em muitos níveis mas está habilitado para lidar com situações estruturais de um projecto e pode também assumir qualquer uma das funções de um técnico mas de uma forma temporária e não tão especializada.
Um eng com formacao em informatica de gestao desenvolve software, mas um tecnico que desenvolve software e um code monkey e precisa de ser supervisionado por um eng? Es patetico meu caro. Por isso e que Portugal esta como esta, e so eng, Dr’s e politicos que sabem muito de tudo excepto fazer algo util, mas que acham que sabem mais que os outros por causa de um papel que atesta incompetencia deles p trabalhar productivamente mas sao excelentes a ler graficos e diagramas … Pff….
Nao te preocupes Ricardo, de facto e por isso que Portugal esta com esta. Como um ex-colega que tinha em Portugal diz, “e so camadas e mais camadas. junior, semi-junior, senior, manager, project manager, gestor, lead, lead project manager, senior project manager e etc etc etc” No projecto onde estou, e nao me arrependo de ter juntado ao projecto, os engenheiros, ou “code monkey” como o John lhes chamou, sao todos full stack (pelo menos nas linguagens que estamos a utilizar para o projecto) e com praticas de TDD e pair programming, pelo que desde desenvolvimento de software a configuracao de maquinas de integracao continua e tudo nos que fazemos. Mas isso nao em Portugal. Tudo com uma hierarquia rasa, onde ate os “product owner” aprendem a fazer simples queries SQL de modo a poderem obter dados da BD sem ter de delegar/esperar por alguem fazer isso. nao te preocupes pois nao estao a aprender SQL para fazer codigo he he he
E os que são técnicos a fazer trabalho de engenharia?
Tópico muito interessante. No entato acho que deveriam ser incluidas diferentes variáveis no futuro de modo a que as pessoas possam ter uma ideia mais realista dos resultados:. Por ex.: anos de experiência, tipo de trabalho ( freelancer/estagio/tempo integral e efetivo), dimensão da empresa, etc…
Cumps
Agora sim, um verdadeiro estudo e com resultados crediveis que mostra a realidade e não a ilusão dos “estudos” das consultoras !
É uma miséria…
Entre €1150 e €1350.
O meu salario base (bruto) é €750, mas com ajudas de custo e afins (a areia que atiram para a vista de cada um dizendo que é a única opção para ganhares mais), sobe para €1200 (líquido).
Sei que não vou ter reforma com esta abordagem, mas também não dão outra solução.
750€ bruto é realmente pouco, tenta subir isso, há muitas empresas a pagar bem mais de ordenado bruto, só estás a ganhar isso no bruto porque queres.
Nao respondi na altura porque nao fui notificado. Nao negociei na altura quando comecei a trabalhar e foi um erro, mas na altura que deixei este comentario ja estava de saida, sai de Portugal 2 meses depois, por isso com a revisao salarial que estava por vir nem me preocupei com isso. O que estou hoje a ganhar tambem nao negociei, mas sei que estou a ganhar o maximo que oferecem na empresa onde estou por um engenheiro informatico.
Falta aqui a idade ou anos de trabalho/experiência e a área geográfica….. seria interessante analisar com mais esses dados.
A resposta 8 não faz sentido, atendendo à resposta 3 e ao facto de estarem todas com 200€ de diferença e está com apenas 100, isto ‘vicia’ o resultado, pois a margem é mais reduzida
A mesma coisa para a resposta 9, tem tudo margem e esta é fixa e em 500€??
Não e credível…
500 euros é o salário mínimo logo colocar margem não faria aqui sentido.
Teoricamente não será possivel ter salários abaixo dos 500 euros.
+1
e também não faz sentido ter a opção de ainda estar a estudar se o que querem saber é o salário…
Tenho-vos a dizer que todos que ganham isso é porque realmente merecem ganhar apenas isso. Gente sem ambição e sem futuro, merecem mesmo estar nessa situação.
Temos um Iluminado, partilha as tuas técnicas de presuasão para obteres os valores que queres. .. Estamos todos dispostos a aprender.
Temos aqui o futuro Bill Gates, pela categoria da resposta…
Não sabes do que falas, pá.
Ainda tens muito para aprender sobre a vida, com essa afirmação……..
Se um dia tiveres de escolher, entre pagar as contas ao fim do mês, e alimentar a tua família com esse salário, ou não teres nenhum, e passar fome e ficar sem casa, volta a comentar.
Nem tudo é cor-de-rosa…..
Não fizesses família antes de teres condições para alimentá-la. Eng. Informáticos que ganham entre esses valores, 500 e 750€, merecem estar nessa situação, ainda por cima porque estragam o mercado.
Queres com isso dizer que fazem mais ou o mesmo que tu por menos? Certo?
Certo… Eu estou totalmente de acordo com o João Mendes. Eu também senti que não estava a receber o que merecia pelo que fazia,então decidi mudar. Hoje estou fora de Portugal (há cerca de um mês) e estou super satisfeito com a minha escolha. O meu antigo empregador quando soube que ia sair fez uma nova proposta mas aí já era tarde, nunca chegariam aos valores que mereço. Manterem se com baixos salários só nos prejudica a todos, por isso estou de acordo com o João. Se sentem que merecem melhor procurem por melhor, sejam ambiciosos, lutem. Se não querem lutar, deixem-se estar onde estão e não se queixem, porque vou vos dar uma novidade, em Portugal ou no estrangeiro se aceitarem trabalhar o mesmo por menos dinheiro eles vão aceitar, nos é que temos de nos valorizar seja em Portugal ou no estrangeiro e não ficar à espera que o patrão tenha piedade por nós e decida pagarnos mais. Não levem isto como uma crítica, é apenas um conselho. Se não decidirem aceitá-lo também não fiquem a chorar pelos cantos.
Boa sorte a todos
E já agora eu pensava que ganhava mal, mas os valores obtidos na sondagem são um escandalo, quem ganha 750 por mês como engenheiro ou é muito mau engenheiro ou… Epah sinceramente só vejo a possibilidade de ser muito mau engenheiro. Eu ganhava quase o dobro e só tenho 3 anos de experiência e não estava em Lisboa nem no Porto e mesmo assim sentia que merecia muito mais pelo que fazia. Não se deixem escravizar para o bem de todos.
Tirei licenciatura e mestrado em engenharia informática e estou à procura do 1° emprego. Tive uma proposta de trabalho de uma grande empresa, mas não na área do porto/lisboa! Sabem quanto me querem pagar? Ordenado minimo!! Nao sei o que dizer…
emigra..
foi o que eu fiz.
Se quiseres mais informações estou ao dispor 😉
Isso não me acredito!
Não será antes estágio profissional? mesmo assim são 600 e tal euros.
Até pode ser médica ou ter um doutoramento em alguma coisa mas se for trabalhar para uma grande empresa de limpezas não espere ganhar 2000€.
Bruno,
Para onde foste?
Abraço
Como dizem em inglês, “name and shame”. Nestes casos dever-se-ia dizer o nome sem vergonha, que e para as empresas que fazem estas propostas tomarem vergonha na cara. Fiquei curioso por acaso.
Ha 5 anos estava a acabar o mestrado, procurei o meu primeiro trabalho na altura (Lisboa) e estava a ganhar €990 (nao negociei e talvez tenha sido um erro), com um ano de experiencia, €1100 e depois estava nos €1200 quando sai da empresa. Valores aproximados pois com as tramoias de subsidio de transporte, subsidio de alimentacao e seguros de capitalizacao e seguros de saude, nunca se tem um valor certo de mes para mes. Isso valores liquidos. Se as minhas contas estao correctas, da por volta de €16100 bruto por ano. €14700 liquidos por ano. Acabei por sair de Portugal nao so por causa do quanto ganhava na altura, mas por motivos pessoais tambem, mas nao me arrependo.
Enquanto se vive com os pais sem contas nenhumas para pagar é muito facil falar assim… Estica-se o dedo do meio e procura-se outro emprego… Mas quando tens a prestação da casa para pagar, água, luz, gas, alimentação, roupa, transporte, filhos, etc… as coisas mudam de figura…
Está comprovado, nem sempre o primeiro a chegar é o que merece fertilizar.
ahahahahah Nuno está d+
Boa tarde,
Não faço parte da sondagem, mas tenho um salário acima da média, sendo um programador web com 12º.
Por isso acho que devo ser um felizardo.
Rui, onde é que trabalhas? Encontram-se a recrutar neste momento? 🙂
É uma empresa de consultoria, em Lisboa e recruta essencialmente programadores em PHP, AngularJS,Outsystems e .NET.
Se te tiveres conhecimento nestas áreas, adiciona-me no linkedin: https://pt.linkedin.com/in/ruimcosta
Porque é que não fazem uma nova sondagem aqui no site? Já viram que o campo de amostragem é de apenas 77 votos?
Façam de novo a sondagem com 2 perguntas:
– Salário liquido
– Anos de experiência
+1
Concordo contigo, devia de ser feita uma nova sondagem com anos de experiência, pedia também que pudessem por como noticia quando aberta. Esta sondagem passou-me completamente ao lado.
djx, deves de ler primeiro a noticia, o universo não são 77 votos, são 406. Dos quais 205 são válidos, 201 são de estudantes e os tais 77 votos é entre 550 e 750.
As sondagens estão há muitos meses a serem publicitadas, quando são divulgadas, alguns, nunca sabem que foram feitas e curiosamente, são sempre do contra.
Tens razão, disse 77 porque era o texto que estava sobressaído.
+1
Adicionar:
– Área geográfica
– Área Técnica
– Grau Académico
Penso que é muito simples fazer um questionário assim mais completo.
Utilizem o Google Forms por exemplo.
Essas duas questões ajudam a clarificar um pouco melhor, mas podem ser na mesma enganadoras.
Podiam ser contempladas com algo do género: É Team Leader (Um pessoa pode ter 10 anos de experiência e ganhar menos do que outra com 5 anos de experiência mas que a última acrescenta outro valor à empresa). E área de negócio/tecnologia (web/iOS/Android/Java/C#).
+1… Assim esta “sondagem” serve apenas para gerar alguns comentários sem nexo
Atenção que salário líquido pode ser falacioso, pois nuns casos inclui subsídio de alimentação e noutros inclui senhas ou cantina. Não parece, mas isso dá mais 100€ de diferença.
Há muitas empresas que dão apenas o subsídio de alimentação mínimo, mas tipicamente não é o que acontece com os quadros superiores.
Além dos anos de experiência é importante validar se estamos a falar de um técnico ou de um engenheiro. Nada tenho contra os técnicos, bem pelo contrário. Tenho muito boa impressão da maioria que conheço, mas os salários são bem mais baixos. E aqui no pplware existe muitos técnicos. Portanto é importante aferir este ponto também.
Discordava completamente da realidade do outro artigo, mas sinceramente também me custa acreditar que esta seja a nossa realidade. Duvido que não haja pelo menos mrtade a ganhar acima dos 800-900€ líquidos. O salário médio em Portugal ronda estes valores. Duvido que a média de um engenheiro informático ande abaixo da média nacional.
Outra hipótese, era o target do pplware não atingir propriamente os engenheiros, mas sim técnicos e estudantes. Do meu círculo de amigos tenho desde os frequentadores aos que não manifestam qualquer interesse. Mas esse é a minha realidade, não tem qualquer significado estatístico.
Outro ponto importante será indicar a região. Pois 1000€ de salário em Lisboa não são 1000€ ganhos em Riba de Ave.
Sem margem para duvidas que seria uma boa forma de ter uma melhor visao de como o mercado em Portugal se encontra.
As perguntas corretas seriam mais estas:
1. Salário Base
2. Valor das ajudas de custo
3. Anos de experiência
4. Horas de trabalho semanal (em média, o verdadeiro e não o que está no papel)
Ajudas de custo -> Habitualmente demasiado exagerado para compensar o baixo salário base. Há empresas que pagam mais em ajudas de custo que em salário base – quando na verdade, por lei, não deveriam ultrapassar 20% do valor do salário base!! Revelem-se malta, exponham essas situações, vamos acabar com esta cambada de empresas medíocres que vivem de fachada!!!
Sim.
– Salário anual
– Valor das ajudas de custo
– Bónus anual
– Anos de experiência
– Horas de trabalho semanal (reais)
– Horas de trabalho semanal (contrato)
– Habilitações
– Título (Software Developer vs Software Engineer vs Sales etc)
😀 isso já seria mais um census do que uma sondagem…
205 votos
Tens razão, disse 77 porque era o texto que estava sobressaído.
Tens razão, disse 77 porque era o texto que estava sobressaído.
Quase mil euros líquidos, telemóvel e computador de acesso livre.
Sem licenciatura e enquadrado em técnico de informática.
Sou técnico especialista em redes e sistemas e tenho 621 líquidos (tudo descontado já e tudo incluído com os subs). É um estágio profissional e visto ter o nível 5 faz-me ficar num estatuto melhor que os técnicos normais do 12 (3) ou 12 com profissional (4).
és técnico que nível?
Em Espanha havia uma geração de jovens que se denominava mileurista, porque se achava mal paga com mil euros… e não via a sua vida a sair do buraco. Já lá vão 10 anos!
Em Portugal os mileuristas deste ano da graça de N. Senhor 2015 devem ser uns privilegiados, pelo que se lê em alguns comentários acima.
Daqui a mais uns 10 anos, quem ganhar 1.150€ como engenheiro de coisa alguma já se deve considerar um nababo.
Mais o meu voto para o 1º lugar – entre 550€ e 750€.
A Amazon em dublin está a recrutar massivamente. Se estiverem interessados em ganhar mais do que o topo dessa tabela limpos, mesmo depois de despesas contactem-me. E se estiverem a pensar “deve ser verdade, o que é que este gajo ganha com isto”, digo já 2000€ + 1 kindle fire por cada um que vier a ser meu colega 😀 Por isso não sou nenhum bom samaritano.
PS: licenciatura não é um requisito
E como te contato? 🙂
Como te contacto Gerardo?
Contacto?! 😛
Vitor, podes dar o meu mail a quem se mostrar interessado? Não quero divulgar
Também tenho bastante interesse Geraldo. Se o pplware pudesse fornecer o teu contacto seria bestial.
Se puderes dar mais informações agradecia joaogoncalves83@gmail.com
Gerardo se poderes enviar email ou dar mais informação ficava agradecido, nem que cries um email temporário só para isso.
Eu fiz o mesmo, manda email para — mais informacao 4 at gmail dot com (é so tirar os espaços)
Obrigado
Tb tenho interesse no teu contacto Geraldo 🙂
Tb tenho interesse.
Também estaria interessado no contacto
Se já tivesse acabado o curso acho que nem hesitava, mas boa sorte a todos os possíveis futuros trabalhadores da amazon. E gerardo, acho que acaba de qualquer das maneiras por ser um “bom samaritano” 😉
Já que o Vitor não reponde, os iteressados podem adicionar-me no linkdin
https://pt.linkedin.com/in/paulogerardo
Não respondo a quê?
@Vitor M Eu em cima perguntei se podias partilhar o meu e-mail com quem se mostrasse interessado
Tanto interesse e ainda so fui contactado por 2 pessoas. Parece que gostam de ganhar migalhas….
Ignorando um bocado a sondagem porque esta não respeita uma única regra de estatística – por exemplo daquelas que se aprendem no 1º ano de um curso de engenharia – devo dizer que em Portugal é muito melhor abrir uma empresa na área da engenharia informática do que ir ser engenheiro para uma empresa já estabelecida. Uma empresa nesta área que tenha um engenheiro a trabalhar para um terceiro pode receber à hora entre 10 a 20 vezes mais do que aquilo que paga ao rapaz. Mas se ser patrão fosse fácil todos tínhamos uma empresa.
Por outro lado a culpa dos baixos salários também é um pouco “nossa” que aceitamos ordenados baixos para ficarmos na nossa zona geográfica. Para nós é bom porque muitas vezes acabamos com um maior valor líquido ao fim do mês (quem conhece sabe que, numa casa com condições semelhantes, custa tanto morar duas semanas no Porto como dois meses em Castelo Branco), mas é negativo para o mercado global porque faz baixar os ordenados de uma forma geral.
É uma sondagem que pretende apenas perceber a opinião das pessoas e não seguir as regras da estatística, que por norma vocês dizem que não acreditam, enfim, opiniões 😉
Acho isto uma vergonha, é exactamente por isto que acabei o curso o ano passado e vim directo para Londres.
Estou a receber abaixo da média (para um junior em Londres) e mesmo assim o meu salário líquido vai aos 2000€…
No que toca a despesas, as casas aqui são muito caras, mas eu por exemplo estou a dividir com a minha namorada e pagamos 800£ por um T1 (1000€ +/-) o que dividido por dois até não é mau.
O valor de uma refeição é ligeiramente mais alto que em Portugal mas no supermercado é ela por ela (também existem muitos indianos/chineses a fazer take away baratíssimos mas a qualidade não é grande coisa).
A única coisa que também é muito mais cara aqui é o valor de um passe mensal eu pago 210£ por mês, mas ao mesmo tempo que pago 3 ou 4 vezes mais que pagaria em Portugal os transportes aqui também não têm comparação, são muito mas muito mais eficientes.
E pronto se tiverem alguma pergunta comentem.
que cargo ? que habilitações tens? Conheces técnicos especialistas? (difere entre técnico e técnico especialista – são níveis diferentes de estudo).
Eu trabalho em redes e sistemas e tenho um CET na mesma área. Estou a receber por estágio profissional e tudo aponta ficar na empresa. 621 +- líquidos. A empresa paga 6,37 ou 6,27 por dia de alimentação. Não sei realmente como ficarei a nível de ordenado quando passar a contrato. mas espero por tudo que seja 800€ líquidos.
Acho isto uma vergonha, é exactamente por isto que acabei o curso o ano passado e vim directo para Londres.
Estou a receber abaixo da média (para um junior em Londres) e mesmo assim o meu salário líquido vai aos 2000€…
No que toca a despesas, as casas aqui são muito caras, mas eu por exemplo estou a dividir com a minha namorada e pagamos 800£ por um T1 (1000€ +/-) o que dividido por dois até não é mau.
O valor de uma refeição é ligeiramente mais alto que em Portugal mas no supermercado é ela por ela (também existem muitos indianos/chineses a fazer take away baratíssimos mas a qualidade não é grande coisa).
A única coisa que também é muito mais cara aqui é o valor de um passe mensal eu pago 210£ por mês, mas ao mesmo tempo que pago 3 ou 4 vezes mais que pagaria em Portugal os transportes aqui também não têm comparação, são muito mas muito mais eficientes.
E pronto se tiverem alguma pergunta comentem.
Como é que arranjaste esse trabalho ai? Alguem conhecido?
Não, simplesmente vim para cá e comecei a enviar CVs.
Demorou-me 1 mês a arranjar emprego e isto porque não tinha experiência nenhuma, á muita procura por bons seniors.
Mas se quiserem vir para cá trabalhar é mais fácil de arranjar emprego depois de estarem cá, muitas empresas vêm que a vossa morada é fora do país e nem se dão ao trabalho de vos contactar.
Sim Ivan, lá isso é verdade.
Tenho enviado daqui (PT) o meu CV e mesmo fazendo entrevistas por telefone e Skype, reparo que depois chega a um ponto onde não dizem nada.
Por isso estou a pansar seriamente ir para lá “à campeôn” para o ano, já que a minha namorada já lá está a trabalhar. Meio trabalho já está feito por assim dizer.
Eu tou na mesma situação que tu, sou um administrador mais junior, e tambem tou a pensar ir para ai. E tambem vou fazer igualzinho a ti, vou chegar ai e começar a enviar cv´s. Espero que corra bem como correu a ti 😀
£800 por um T1 não estás propriamente em Londres. De qualquer forma, apesar do teu salário ser baixo ainda consegues ter alguma qualidade de vida comparativamente a Portugal. Boa sorte por aí.
PS: confirmo, a comida é uma porcaria para os padrões lusitanos 🙂
Isso depende do que consideras viver em Londres, é a mesma coisa quando dizes que vives no Porto mas és de Gondomar, ou vives em Lisboa mas és de Amadora.
Eu estou a viver em Wallington (meia hora da estação de London Victoria), e para mim Londres é tudo o que se encontra dentro da M25.
Mas sim um apartamento no centro de Londres ia logo para as 1300-1500 (T1).
Londres é Londres, o que está à volta de Londres não é necessariamente Londres. Dizer que tudo o que fica no interior da M25 é Londres é o mesmo que morar em Setúbal e dizer que se vive em Lisboa. A M25 fica em média a 30 milhas de Londres, ou seja, quase 50Km. Mas é só a minha opinião… Os aeroportos Gatwick, Luton e Stansted ficam mais longe que isso e são aeroportos de Londres 😉
Eu também fui um desses que começou uma carreira em Portugal e vi que não teria futuro recebendo os míseros 945€ brutos (após 2 anos de estágio a 700€/mês)
Então resolvi agora em 2016 dar o salto arriscando aqui em UK.
Vim sem perspectivas nenhumas de emprego, não tenho cá família nenhuma, nem amigos. só vim com a minha namorada (ela já tinha um contrato em UK).
Então, na primeira semana comecei a enviar CV’s, e na mesma semana, fui chamado para uma entrevista e no dia a seguir enviaram-me o contrato para eu assinar.
Mais eficiente que isto, impossível!
Agora, é tratar das burocracias, etc… Mas só para verem que a realidade em UK é outra.
Sou web developer, tenho 3 anos de experiência nesta área e espero ter muitos mais agora com esta nova vida.
ah, eu não estou em Londres, estou em Wales.
Elaaa… tanto empregador por aqui. Só desculpas para manter os salários miseráveis. No entanto se passar à frente de muitas empresas como passo diariamente, só vejo carros novos com valores bem a cima dos 50.000€ . Para não falar da qualidade de vida de muitos, que mantém o os ordenados dos trabalhadores em baixo, para sustentarem as suas grandes vidas .
As empresas têm de apresentar custos, senão já viste o que era de impostos no final do ano? 😉
Entre pagar a um funcionário e ter um carro topo de gama para ir ao cliente mostrar que a empresa está “bem”, qual achas que é a opção?
Só acho quem quem reclama de salários baixos devia ser mais pro-activo na mudanca, e talvez com isso se filtrasse certas empresas que andam por aí no mercado.
Como já li algures por aí, “querem pagar com amendoins? Contratem macacos!”
De acordo…
Engenheiros não ganham esse salário de certeza. Um técnico (só com licenciatura) acredito, e mesmo assim está a ser explorado.
Tirando o nome da licenciatura, qual é a diferença entre um licenciado “técnico” e um licenciado “engenheiro”?
Um engenheiro com 20 anos de experiência será melhor ou pior que um engenheiro recém-mestrado?
“Trate os seus soldados como se fossem seus filhos e eles segui-lo-ão para o mais profundo dos vales; olhe por eles como se fossem os seus filhos e eles ficarão ao seu lado até à morte.” – Sun Tzu
“Seus funcionários são o seu melhor trunfo. Funcionários felizes fazem os clientes felizes” – Richard Branson
– Depois há gente que com espanto, perguntam porque é que Portugal não produz !
Nada mais tenho a dizer.
Cumps.
Trabalho em TI, tenho formação superior mas não na área da Engenharia.
Por ano ganho 17.750€. A isto acresce telemóvel, internet móvel (estes 2 items podem ser usados para fins pessoais dentro de uma lógica uso razoável), carro (também possível usar para fins pessoais), seguro de saúde e é basicamente isto.
Trabalho no norte do país e já tive umas quantas propostas para sair da empresa quer para o estrangeiro quer para outras cidades em Portugal (principalmente Lisboa). No entanto gosto de estar em Portugal e gosto mais ainda da área geográfica onde me encontro.
Dito isto, já ganhei perto do salário mínimo e faço todos os dias para ser melhor do que no dia anterior.
Abraço!
Trabalho em TI, tenho formação superior mas não na área da Engenharia.
Por ano ganho 17.750€. A isto acresce telemóvel, internet móvel (estes 2 items podem ser usados para fins pessoais dentro de uma lógica uso razoável), carro (também possível usar para fins pessoais), seguro de saúde e é basicamente isto.
Trabalho no norte do país e já tive umas quantas propostas para sair da empresa quer para o estrangeiro quer para outras cidades em Portugal (principalmente Lisboa). No entanto gosto de estar em Portugal e gosto mais ainda da área geográfica onde me encontro.
Dito isto, já ganhei perto do salário mínimo e faço todos os dias para ser melhor do que no dia anterior.
Abraço!
Olá, aproveito para deixar a minha situação 🙂
Mestrado em Eng Informática, primeiro emprego, 21.000€/ano + benefícios (seguro de saúde e afins pagos).
Há colegas meus que trabalham cerca de 10h por dia mas eu faço 8h/dia e quando me disserem algo ou mandarem bocas digo adeus.
Acho que os salários de forma geral deviam ser mais elevados mas desde que o custo para o empregador fosse reduzido, um funcionário sai mesmo muito caro a uma empresa.
PS: Invistam na formação e tenham projectos à parte que demonstrem a vossa capacidade técnica, o diploma qualquer um tem e não queiram ser “mais um” 😛
Para aqueles que estão a receber menos a minha empresa está a contratar.
Paga mais do que esses valores que a maioria recebe. Mesmo para juniores.
Quem tiver interesse que me diga qualquer coisa que posso enviar o vosso linkedIn ou outro contacto.
Só estão a ganhar esses valores porque querem. Mudem de empresa.
Gonçalo, onde é a sua empresa ? Como o posso contactar ?
Por aqui https://pt.linkedin.com/in/gonçalo-duarte-4807635
Onde estás a trabalhar?
Affinity
Bom dia,
Nada como aproveitar novas oportunidades para começar o ano. Aqui vai o meu linkedin.
https://pt.linkedin.com/in/ruimcosta
Em Portugal nao sao so os salarios que estao errados as atitudes dos empregados tambem estao.
Comecei numa consultora de IT a ganhar 850e e sai de Portugal por opcao 6 anos depois a ganhar 1400e.
Dormi na sala do T1 dos meus pais, num quarto alugado (sem acesso a uma cozinha), passei noites e fins de semana no escritorio e em casa a trabalhar, levei muitos sermoes de team leaders e gestores mas quando sai de Portugal tinha um T1 so para mim (alugado), carro e mota pagos e poupancas no banco!
Chateie-me tantas vezes, tive tantas discussoes, tantas vezes que tomei calmantes depois de sair do trabalho…
Mas criei uma carreira e uma vida estavel. E se eu consegui voces tambem deviam conseguir, nao me considero melhor que ninguem!!
Parem la de se queixar! Aprendam a gerir bem os vossos rendimentos e as vossas despesas, trabalhem a serio e demonstrem que com o vosso trabalho sao uma mais valia para a vossa empresa ou para uma outra que esteja a recrutar.
Eu sei que nao temos todos as mesmas oportunidades e que a vida e’ injusta mas se gastam o vosso tempo a queixarem-se dos problemas nao teem tempo para encontrar as solucoes e resolve-los…
+1
“Comecei numa consultora de IT a ganhar 850e e sai de Portugal por opcao 6 anos depois a ganhar 1400e.” – não precisas de sair de Portugal para ganhar 1400e. Não sei para que país foste mas tenho noção que lá fora se ganha bem mais que isso!!
Quis dizer que quando sai estava a ganhar 1400e em Lisboa. Esse valor passou a ser a minha poupanca mensal quando comecei em Londres 🙂
Agora percebo porque é que quando eu mencionava 1000€ líquidos alguns até reviravam os olhos…
Já o outro dizia: “Não perguntem ao vosso país o que ele pode fazer por vós, mas perguntem a vós próprios o que podem fazer pelo vosso país”
Nem interessa muito o que podes fazer pelo teu país mas sim o que estás disposto a fazer por ti e para ti. =)
Apenas para referência, empresa no Norte, área de TI, 1250€/mês líquidos, sem ajudas de custo, sem duodécimos e incluindo subsídio alimentação, telemóvel, banda larga, portátil, seguro saúde e seguro de vida. Acresce bónus anual. Considero que deveria receber mais para o trabalho e responsabilidades que tenho, com 4 anos de experiência e a trabalhar mais de 8h/dia, mas pelo que vejo aqui, há muita empresa a oferecer amendoins… Incluo-me no grupo que olha lá para fora com vontade de arriscar, mas a família, amigos e proximidade têm raízes profundas…
Já que estamos a falar de emprego/salário, existe aqui algum “Eng.”com sólidos conhecimentos em C# para um projeto de alguns dias no Algarve?
Se sim, agradeço contacto através do email outsiderecruit@gmail.com
Obrigado
Saúdo a sondagem mas os valores são muito vagos. A maioria das empresas agora usa os duodécimos como parte integrante do ordenado, pelo que os valores não são 100% reais. Sugiro nova sondagens com 4-5 questões relevantes para que se possa determinar efectivamente aquilo que se passa em Portugal.
Para referência, já que já não é possível votar e falhei a sondagem:
– Experiência: Exactamente 3 anos de experiência
– Escolaridade: Licenciatura em Inf. de Gestão
– Horas de trabalho: 7h/dia
– Área: Consultor
– Área geográfica: Lisboa
– Ordenado Líquido: 1300€/Mês (Pago a 14 meses)
– Prémio anual (aprox. 1100€ líquido -pode ir entre 1 a 2 ordenados brutos depende dos anos)
– Cada hora extra trabalhada: 16€/Hora (Bruto)
– Computador da empresa que pode ser usado para fins pessoais.
– Seguro de saúde c/dentista
Penso que é tudo. Dado os comentários anteriores não me parece que esteja em má posição relativamente a outros colegas.
Cumps.
A maneira como mostram a informação faz passar mal a informação.
Deveriam ter feito um gráfico de densidade, onde o que se iria ler dele é que aproximadamente 50% das pessoas recebem entre 500-950€, e os outros 50% estariam distribuídos pelos outros valores.
A moda sim, estaria entre 550-750 segundo a vossa sondagem. Mas a moda não dá uma noção do que o que se está a passar realmente neste dataset
Cliente a pagar a empresa de outsourcing vários milhares de euros por mês. Esta empresa a pagar menos de 1 milhar ao informático. O informático e carne pra canhão, só serve pra encher os bolsos as empresas de outsourcing, meros intermediários. O informático em Portugal deve ser o mais explorado que por cá anda. Podia ganhar que nem um medico, se não fosse estes chupistas a roubarem quase todo o dinheiro no meio do processo. Informático em Portugal e carne sempre a saldo para estes numerosos talhos que inundam o mercado, mais nada. E o banana que lhes enche os bolsos.
Verdade!
Conheço uma empresa que ganhava todos os meses 250€… tinha 200 colaboradores assim!
Agora é só fazer contas, e sim têm um escritório xpto com cafézinho e uma carpete vermelha tal e tal na Avenida da Liberdade, para a entrevista.. alguém depois paga a despesa!
“1. Entre 550€ e 750€ (77 votos)”
Uma vergonha nacional… no que toca a informática!
Trabalho como informático e a nossa empresa tem escritórios em Portugal, França e Alemanha…
Sabem que o tuga é o que trabalha mais e é o que ganha menos…
O Francês trabalha as 8 horinhas e casa e leva para casa o triplo do que nós!
Os Alemães trabalham 7 horinhas e levam 4x mais que nós!
O tuga é picado a resolver os buracos todos e leva uma palmada nas costas…
Mas somos um povo burro que não sabe dizer NÃO!