A Cortana já está em testes no iPhone
As assistentes virtuais vieram para ficar e estão a ser cada vez mais usadas. Se a Google e a Apple resolveram manter as suas ligadas apenas aos seus sistemas operativos, a Microsoft alargou horizontes e tem a Cortana em muitos sistemas.
A presença da Cortana pode ser já vista no Windows 10, de desktop e Mobile, e também no Android, com testes a decorrer. No iOS, o próximo alvo, os testes reais iniciaram-se agora.
Já no início deste mês de Novembro a Microsoft tinha aberto as inscrições para todos os que quisessem testar a nova versão da Cortana, preparada para correr no sistema operativo móvel da Apple.
Na altura não se sabia qual a data prevista para o lançamento da primeira versão de testes, tendo a Microsoft recolhido apenas os dados de quem tinha a intenção de participar nos testes.
Mesmo estando limitado aos Estados Unidos, a adesão foi massiva e todos queriam testar esta nova versão da assistente virtual da Microsoft.
Segundo foi largamente anunciado por diversos utilizadores do iOS, que se inscreveram para os testes, os emails com a informação necessária para iniciarem os testes estão a chegar.
Look what we have here! #cortana for iOS! Got a TestFlight invitation. What a pleasant surprise pic.twitter.com/FoAE5TzfcG
— Irfan Intekhab B.H (@TheLensElement) 26 novembro 2015
Os testes vão se feitos através da plataforma da Apple que existe para esse efeito, o TestFlight, sendo pedido aos utilizadores que realizem um conjunto específico de testes.
Por ser lançado pelo TestFlight a disponibilização será limitada a 2000 utilizadores, o que explica também o porquê de muitos ainda não terem recebido o convite para testar a Cortana no iOS.
Esta versão terá algumas limitações, quando comparada com as dos outros sistemas. A principal diferença é a inexistência de suporte para a mais enigmática função da Cortana. Falamos da frase para a activar, o Hey Cortana, que fica de fora por limitações da Apple.
Com o início destes testes fica mais perto a chegada da versão oficial da Cortana ao iOS. As datas da Microsoft apontavam para o final de 2015, algo que parece estar perto de se concretizar.
Com presença nos principais sistemas operativos móveis, a Cortana torna-se assim a mais abrangente de todas as assistentes virtuais e a que está em melhor posição para conquistar os utilizadores.
A sua limitação geográfica é neste momento a sua grande limitação, mas a Microsoft está a trabalhar no sentido de a trazer para mais idiomas e para mais países.
Este artigo tem mais de um ano
os tugas pagam menos pelo win? entao pq q n temos direito a essa funcionalidade?
Pelos simples facto de portugal ser um pais pequeno comparado ao resto do mundo. Contudo, creio que temos a cortana em pt-pt em pouco tempo. Ja existe uma aplicação da Microsoft Portugal (world search) que permite que façamos pesquisas na net com reconhecimento vocal em pt-pt. E só adaptar isso e implementar na cortana (acho eu). 🙂
Na verdade, o estudo e o desenvolvimento da Cortana em pt-pt já estão em andamento. A voz portuguesa já tem até nome vai ser de Hélia. Para existir uma versão do software em pt-pt é preciso desenvolver um componente de reconhecimento do domínio e intenção do usuário durante o diálogo. Em pt-pt ainda não foi feito, mas já existe para português do Brasil. Então é por isso que agora este mês (data fornecida pela Microsoft) veremos a Cortana falando português (Brasil)
São estes pequenos promenores que falham. Preocupados em ter cortana no siri e nós sem cortana, muito mau. Sou fa de windows phone mas estas cenas fazem me pensar.
em que eles querem expandir ainda mais o mercado no usa?