Google tinha razão, o USB Tipo-C do OnePlus 2 tem defeito
O alerta do engenheiro da Google, Benson Leung, já havia sido dado. De facto, os cabos USB Tipo-C do OnePlus 2 podiam danificar os dispositivos.
Quase duas semanas após esta declaração polémica, onde pelo meio muitas trocas de informação confundiram os utilizadores, o fundador da OnePlus, Carl Pei, vem reconhecer o problema e dar a mão à palmatória.
Na semana passada, um relatório dava conta que o cabo que acompanha o OnePlus 2, o USB Tipo-C para USB Tipo-A falhava na conformidade do standard universal. Como resultado dessa falha, as fontes de alimentação ou os carregadores, poderiam sofrer danos quando ligados a dispositivos de carregamento rápido.
O fundador da empresa OnePlus, contudo, vem esclarecer esta "estratégia" da empresa. Num artigo no fórum da OnePlus, Carl Pei refere que os cabos, de facto, falham na especificação 1.1 e compromete-se a reembolsar e substituir os cabos que foram adquiridos de forma independente. Aqueles que foram fornecidos junto do equipamento OnePlus 2 não serão substituídos pois não afectam o desempenho do smartphone da empresa.
Recently it has come to our attention that two of our products, the OnePlus Type-C cable and the OnePlus USB Type-C adapter, are using a resistor that may not be fully compatible with some third-party devices.
[...]We owe it to you to deliver the best products possible - and to fix problems when we come across them. So we want to fix this.
Mas esta estratégia, se assim lhe podemos chamar, tem uma explicação e poderá ter a ver com uma questão de custo no fabrico do próprio cabo, na qualidade do mesmo e a explicação é dada pelo próprio CEO da empresa.
Quer os cabos, quer o adaptador da OnePlus, usam uma resistência de 10 kΩ em vez de usarem uma resistência de 56 kΩ que é utilizada pelos cabos universais. Devido a isto, os dispositivos de carregamento rápido tentam extrair mais potência do que a fonte (o carregador) consegue fornecer. Os dispositivos que não suportam o carregamento rápido (que inclui os OnePlus 2) não são afectados pelo problema, pois como o consumo de energia é baixo o suficiente não há qualquer efeito na fonte de energia.
Os reembolsos estão agora a ser oferecidos aos clientes europeus e norte-americanos através do site da OnePlus, directamente através do PayPal. Aos clientes na Índia e na China é oferecida uma oportunidade semelhante, devolvendo o cabo defeituoso num centro de reparação OnePlus das proximidades.
O problema aqui vai mais além da utilização do cabo para comunicar e alimentar os OnePlus 2, onde os outros Android, incluindo os da Google, é que têm estado em causa e, nesse sentido, a Google viu-se na necessidade de "apertar" a OnePlus para resolver o problema.
Este artigo tem mais de um ano
O ridículo disto tudo é ter sido um empregado da Google a vir expor o defeito do cabo.
Estas empresas chinesas ainda tem muito que evoluir..
Tu é que tens muito de evoluir.
A OnePlus tem engenheiros capazes de produzir os seus smartphones considerados dos melhores do mundo. Aliás, a maior parte dos consumireis que compras é desenhado e produzido na china. Ser feito na china não é sinonimo de má qualidade.
Apenas aconteceu, como tudo na vida..
“Ser feito na china não é sinonimo de má qualidade”
Ser feito não significa mau desde que planeado fora da china, agora o pouco que é planeado e produzido na china, já não apostava demasiado. Mas cada um é que sabe.
É uma questão de tempo. Há 30 anos atrás eram os Japoneses que copiavam e eram baratos. O conhecimento fixa no país e este evolui. Hoje às coisas japonesas são normalmente uma referência.
*fica
José António, calma aiii….
Os japoneses ha 30 anos, copiavam o que sabiam que era fiável e melhoravam (não inventavam), sempre foram produtos de grande qualidade.
hoje em dia ja inventam muitas coisas novas.
A china por sua vez copia e aldraba, ou POUPA onde pode poupar, logo sei produtos com menos qualidade(eles projectam para ser mais económico no custo, a qualidade fica um bocado ha parte)
Mas ja estão bem melhores
meu oneplus2 tem um botao/sensor que falha sempre, problema de temperatura da cpu, nao grava video em 60fps, a camera lenta de pessima qualidade e 4k apenas 9min de video, bateria acaba em uma tarde…. agora nem o cabo presta 🙁
O meu OP2 é excelente, não falha nem aquece. Quanto ao 4k já é entrar em mariquices… Para isso há câmaras de vídeo… Quanto ao cabo não tem nenhum problema quando usado com o OP2
serio ? pois aki consigo 68k antutu na 1x nas outras da tudo abaixo de 50k…. tenho ate medo de passar de 3 testes chega a virar na casa dos 30k. quanto a camera acha mesmo normal 64gb gravar so 9min ? se nao guenta pra que bota ? Ah sim… como o seu nao tem nenhum problema qual celular de ponta nao guenta gravar em 60fps ?…. sim sim sim… o seu tem todos esses problema, apenas aceite que doi menos.
….e qu tal mandares para a garantia? O meu não tem nenhum desses problemas
Para isso era preciso que tivesse um…
todos tem problema de aquecimento, faca um teste simples, baixa o antutu faca 3 testes ligado a tomada, vai ta fedendo a queimado senao tiver queimado antes de terminar os 3 testes. apenas fale o score do ultimo teste se conseguiu terminar. O meu foi 64k, 51k e 37k.
Deves ser acionista da OnePlus para os defenderes dessa maneira.
Essa afirmação que a OnePlus tem os engenheiros mais capazes do mundo deve ser para rir. Então nem uma norma standard conseguem seguir aquando do desenvolvimento do cabo ?
Em relação ao resto, não me faz a mínima diferença que seja feito na china, desde que tenha qualidade. Alias, eu próprio vários produtos da Xiaomi.
“Essa afirmação que a OnePlus tem os engenheiros mais capazes do mundo deve ser para rir.”
Presumo que seja para rir pois ele não disse esta afirmação em parte alguma.
O rapaz ainda n deu por ela mas se for a ver bem tudo que tem em casa metade diz Made in China…
O cabo não tem deferito se usares com o OnePlus. Foi desenhado assim, apenas se esqueceram que as pessoas podem dar outros usos ao mesmo. A falha foi vender em separado. Se não vendessem até nem tinham problema nenhum. Diziam aos clientes que o cabo era exclusivo para o dispositivo onde vinha…
Yep.
E de qualquer das formas as nenhuma marca assume responsabilidade se surgirem problemas com acessórios de terceiros.
Não entendo o porque de ser ridículo,sendo alguém com competências para tal que detectou um erro e reportou o mesmo a empresa e que talvez até seja um possível consumidor da marca.E pasme-se os chineses os tais que tem tanto para evoluir arranjaram uma solução para o problema.Ao invés disso existem outras marcas as tais que são muito evoluídas onde trabalham os Cristianos Ronaldos e os Messi´s da tecnologia dão como soluções para determinados problemas bumpers e ainda dizem que outros tantos são derivados a má utilização dos clientes.Já para não mencionar a nível de actualizações onde as marcas com algum prestigio chinesas fornecem durante muito tempo e outras de prestigio mundial é o que se vê..
Mostra isto à Google então…
https://www.youtube.com/watch?v=wfeLiTXOOec
https://www.youtube.com/watch?v=tTIaUH6PIvo
Isso nem é grande problema.
Considero mais problema o Xperia Z3. Ter que abrir a tampa sempre que necessito do o carregar, tantas vezes que a mesma descolou.
Até nem parece grave problema, até parece “solução”, mas sem essa tampa deixa de ser à prova de água.
Felizmente no Z5, o USB é mesmo à prova de água, mesmo para deixar de ter tampa.
tive um Z1 compact e um Z3 compact. Este ultimo foi dos melhores telefones que ja tive. para evitar esse problema que referes, comprei um cabo com terminal magnetico e com um poico de bricolage fiz uma dock de carregamento. Basicamente devem ter sido meia duzia de vezes que tirei essa tampinha. Chegava a casa e colocava o nessa base. era super prático e funcional. e com 7 euros fiz a festa. A dock original custava 40! ja se encontram de marca branca a uns 20. Há que ser previdente…e criativo! 🙂
Claro que sim, mas eu não vivo em casa nem tenho sitios tão convenientes para usar uma base..
Falta ainda saber se o Powerbank deles poderá também ser afectado por essa deficiência no cabo. Ou o problema está unicamente nos aparelhos que se ligam ao conector tipo C e não ao outro lado do cabo (USB normal)?
A google tem que apertar MUITO mais com OEM’s. Porque a GRANDE parte de aparelhos não corresponde ás necessidades do sistema android e os que têm capacidade para correr o ultimo sistema por e simplesmente os fabricantes não atualizam metem é no mercado novos modelos, daí ter um mercado super fragmentado, com algumas ROMS meio manhosas pelo meio.
Acho é que a google deveria exigir pelo menos dos grandes (tipo samsung, lg e afins) o update das roms dos produtos que têm no mercado pelo menos durante os 2 anos de garantia (Europa) ou 1 ano (Estados Unidos). Nem que fosse apenas os updates de segurança.
Mas é bom saber que a google se “preocupam” com o que o consumidor diz. E que tem poder suficiente para ‘obrigar’ os OEM’s (neste caso a OnePlus) a assumir os seus erros e apresentar soluções.
O seu comentário de nada tem a ver com a notícia. A Google não obrigou ninguém a nada. A oneplus assumiu apenas
Daí o ‘obrigar’, não obrigou mas se estivesse calada se calhar nada feito.
Neste caso foi por causa de um cabo. Mas continuo a achar que a google poderia fazer um pouco de pressão aos OEM’s para resolver a questão de fragmentação do android.
Por exemplo o project zero (https://en.wikipedia.org/wiki/Project_Zero_%28Google%29) também não obriga ninguém a corrigir bugs. Porém os que têm sido encontrados têm sido resolvidos, obrigados ou não.
É uma falha que acontece. Eles fabricaram para o oneplus… Acho que a atitude da oneplus foi boa. Já é o segundo equipamento que tenho dessa marca e não tenho nada a reclamar (já tive HTC, iPhone, Nokia, Samsung e LG).
Estive quase a comprar um OP X, acho o telefone lindissimo, tamanho decente e adequado ao que gosto….ate ver um vizinho que o comprou antes e que uma semana depois teve que o vender. os bugs eram tantos que ficou passado. mesmo com atualizacoes, foi de longe o telefone que mais problemas lhe deu, infelizmente, como, entretanto, se pode constatar nos foruns. Essa do cabo tb nao ajuda…
Um amigo meu comprou o OP2, na camara tem um traço vertical de pixeis mortos, eu sei que qualquer grande marca tras equipamentos defeituosos, mas a têm de admitir que a OP tem tido mais que os outros, para nao falar que num caso de uso da garantia é uma complicação, no caso dos telemoveis que nao tem defeito, que sao muitos mesmo assim, sao smartphones geniais