Apple compra startup de captura de movimento da Star Wars
Faceshift é o nome da startup suíça que fez parte da equipa de captura de movimento do filme Star Wars, bem como de outros dos Estúdios de Hollywood, e que agora pertence à Apple.
Mas qual será o objectivo da Apple com esta aquisição?
A aquisição da startup suíça por parte da Apple é algo que já se ouvia falar no início do ano, mas só agora a empresa da maçã veio confirmar.
Segundo a Apple, ao longo do tempo, têm vindo a adquirir empresas de pequena dimensão com objectivo de integrarem novos projectos mas sem que sejam divulgados a público.
Apple buys smaller technology companies from time to time, and we generally do not discuss our purpose or plans.
Sem certezas de quais poderão ser os novos projectos da Apple onde a Faceshift estará envolvida, vale a pena perceber melhor qual o trabalho desta empresa de captura de movimento. A Faceshift é uma empresa de software que analisa expressões faciais humanas em tempo real e as transpõe para avatares virtuais.
Para tal, a empresa tem vindo a utilizar tecnologia 3D, tendo começado por trabalhar com o Kinect da Microsoft em 2012 e agora utiliza tecnologia da Intel, câmaras 3D RealSense.
Os objectivos da Apple não são claros quanto a esta aquisição, mas o desenvolvimento da realidade virtual no mundo da tecnologia em geral poderá estar por detrás deste negócio. Até ao momento, sabe-se que os funcionários da Faceshift já estão a trabalhar na Apple.
Este artigo tem mais de um ano
O objetivo será o de fazer video chamadas com avatares com expressões mais realistas ou de então dar à Siri uma cara que entenda as expressões do utilizador…
Isto sim seria inovação. Estou ansioso por esta se tornar realidade.
Bebe água moço…
Ves demasiados filmes…
Avatares em video chamadas para quê? Isso não traz nenhum ganho para as pessoas e seria um contrasenso para o FaceTime da Apple.
Já a ideia da Siri pode fazer algum sentido, podendo servir como uma das formas de avaliar o estado emocional da pessoa, podendo também servir de base para uma melhor identificação facial das pessoas.
O facto de a Apple ter adquirido há já algum tempo a empresa por detrás do Kinect da Microsoft leva a supôr que isto fará parte dum plano mais alargado, e quem sabe até pode não ter nada a ver com expressões faciais.
AppleTV, Siri….
Já existem empresas com o mesmo sistema… acredito que tenham comprado, apenas para no futuro apresentarem mais “uma novidade”, que afinal não é