PplWare Mobile

Novo Android NDK suporta OpenGL ES 2.0

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Pedro Gaspar says:

    Cá vai o meu magic rolar jogos à seria 😀

    Quanto ao problema da fragmentaçãop do sistema opeartivo não acho grande problema, vai saindo sempre actualizações do sistema para os dispositivos…
    O HTC Dream tambem suporta o android 2.1 tal como o mais recente Google One.. é uma questão de actualizar….

    Pode-se falar e de diferenças de hardware….

    • valentino tuga says:

      o magic não é 1.5?

    • Jorge E. says:

      eu ja tive Android 2.0 no magic, agora voltei ao 1.5 temporáriamente, pq a ROM que usava não tinha HTC Sense, que eu não prescindo.

      Quanto a esta notícia, acho excelente, mt embora duvide que possa fazer grande uso disto no magic, mesmo com android 2.1, é que não me parece que este processador aguente grande coisa mas… qd testar saberei :p

  2. mmick says:

    dispositivos NAO baseados em Snapdragon/OMAP 3 geralmente nao tem suporte para opengl 2.0 no HW dai que mesmo com android 2.1 nao darao.

  3. Nuno José says:

    Bom bom era o opengl voltar a ser desenvolvido à séria pq desde saíu o directx9 ficou muito atrás.

    • phoenux says:

      Apesar de não ser especialista no tema, das opiniões que tenho lido, o opengl aparenta ter melhores características que o direct X: http://www.bspcn.com/2010/01/08/why-you-should-use-opengl-and-not-directx/

      Por outro lado, esta especificação está a crescer a um ritmo alucinante com o lançamento à uns dias das versões 3.2 e 4 e a introdução de novas inovações todos os 6 meses. Infelizmente ainda falta que os fabricantes de hardware e software implementem estas especificações nos seus produtos para que possamos beneficiar destas inovações.

  4. viperbruno says:

    Finalmente o Android na corrida. Até o Maemo, com uma quota irrisória já tinha jogos fantásticos, era um passo até termos o Android optimizado para tal. Mas que a Google nesta situação demorou muito, sim é verdade.

    • mmick says:

      Se a google demorou imagina a Nokia/S60v5 que ainda anda com joguinhos à-lá 80286…
      Eu com um Samsung i8910 (e o Satio, e o Vivaz, etc) com suporte (HW) a OpenGL 2.0 e temos que “viver” com jogos do mais básico que há…

      • viperbruno says:

        Tenho de te dar razao mas a culpa aqui não é só da Nokia. O facto é que o sistema suporta OpenGL mas a versão 1.0 que é ridicula neste momento. Mesmo assim ainda permitiu alguns grandes titulos Ngage.

        Agora que o sistema é Open-source estas lacunas deveram de ser corrigidas, mas apenas na versão 4 (Symbian ^4) que vai ser lançada no final do ano. Até lá nada e como o Symbian não permite upgrades, estás feito.

        Esse e outros motivos fizeram-me levar ao Maemo, mais precisamente o N900. O unico calca nhar de aquiles é a bateria. De resto digo que fazes uma boa compra. Posso dar um exemplo de desperdicio de recursos para justificar o porque de comprar o N900 que em teoria não está no topo. Tens o HD2 que é bem melhor que o N900 em termos de hardware mas o sistema não permite tirar proveito em termos graficos disso. Comprar o HD2 seria uma relação amor/odio, alem de ser mais caro, teria de rezar que o WinMO 7 fosse algo de jeito e até lá seria mais para dar nas vistas do que outra coisa qualquer. Tens jogos a rodar em 10pfs enquanto que no N900 nunca vai abaixo dos 30.

        • mmick says:

          O N900 vive do suporte 3rd party e mesmo assim ainda nao vi em nenhum lado mais que uma duzia de jogos engraçados.
          A verdade é que tirando o iPhone nao há mais nenhum SO em que façam algo de jeito.
          Como dizes: HD2, N900, i8910 e todos os outros baseados em SoCs rápidos 600-1000MHz com CPU + GPU e OpenGL 2.0 ES andam a correr jogos criados para 3D software em SINGLE CORE ARM11 a 369-434Mhz (ou semelhantes)…
          Parece que a ninguém está para aí virado… 🙁

          • viperbruno says:

            Não concordo quando dizes que no N900 a compilação está mal feita. O que é, é que a quota do Maemo é tão pequena que ninguem lhe vai pegar mesmo que seja a unica alternativa viavel ao Iphone…

            Pior ainda, cresce o facto de não se saber o futuro da plataforma, se continua com a mesma base e apenas existe fusao de tecnologias ou se vai haver um corte com o passado para se realizar a fusao.

            Eu digo que, para jogos mesmo comprem um ipod touch, fica pelo mesmo preço do que o Iphone (N900 + Ipod) e permite ter a grande variadade de jogos dessa plataforma. Assim não correm o risco de ficarem sem bateria por causa dos jogos, pois qq aparelho no mercado sofre desse problema… Depois teem o N900 para algo a seria 🙂

  5. paulo says:

    é possivel instalar o android 2.0 no htc magic? onde tem manuais para isso?

  6. L.Mata says:

    Mas fragmentação porque? Se há fragamentação a culpa é dos fabricantes. A HTC ainda a pouco lançou uma actualização do androide para a 2.1 para alguns dos seus dispositivos que vinham com a 1.6 nao foi?

    É so a comunidade pressionar para que isso aconteça noutras marcas.

    • A fragmentação está a ser um problema nesta plataforma que tem afastado os developers. Um pouco como o Windows Mobile de à uns tempos para cá.

      Talvez tenha sido por isso que o Google anunciou a versão 2.1 para todos os dispositivos, com mais ou menos funcionalidades. Isto porque não se admite que saia agora um dispositivo Android com a versão 1.5. É ridiculo e para o consumidor comum é quase como comprar gato por lebre.

    • mmick says:

      a comunidade pressionar? LOL só se for com a falta de compra… ainda nao conheci UM abaixo-assinado (mesmo com milhares de pessoas) que caísse numa empresa de telemóveis e surtisse algum efeito. O “melhor” que fizeram foi lançar um novo aparelho e quem quisesse que comprasse 😀

  7. dajosova says:

    Qual a tradução para “developers” ?????????

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.