A experiência Pplware com a Playstation VR
Tal como anunciado, um dos grandes destaques da Lisboa Games Week foi a presença pela primeira fez em Portugal da PlayStation VR.
Hoje trazemos as primeiras impressões do Pplware sobre este dispositivo que promete níveis de imersão nunca antes vistos.
O que é a PlayStation VR?
A PlayStation VR é a resposta da Sony ao crescente interesse na área da realidade virtual (Virtual Reality ou V.R.) onde através de um Head-mounted display (traduzindo à letra seria algo como “ecrã montado na cabeça”) o jogador é colocado “dentro” do jogo, vendo o mundo virtual pelos olhos da personagem.
Qual a experiência de jogar com esta tecnologia?
Sem dúvida que estar dentro do jogo é extremamente mais envolvente do que apenas olhar para um monitor. Aqui a pessoa está a controlar tal como se estivesse dentro do jogo, obtemos exactamente o ângulo de visão que pretendemos. A adaptação torna-se rápida pois é como se estivéssemos a viver o próprio jogo.
Nesta feira existiam algumas demos para testes, tal como já foi indicado aqui.
A equipa Pplware teve acesso a esta nova tecnologia e todos saímos desta experiência com um grande entusiasmo. Este equipamento tem de ser ajustado correctamente para que não exista nenhuma abertura e para que vejamos toda a imagem de forma focada.
Conta com 2 comandos com sensores de movimentos que são as nossas mãos dentro do jogo. E assim quase tudo é possível, as demos têm um nível de interactividade bastante bom. A primeira sensação é de ver se realmente podemos "tocar" ou "agarrar" em tudo e a conclusão é que sim, facilmente apanhamos uma lata de sumo e a atiramos pela janela... o que nada tem a ver com o jogo, no entanto estes são pormenores importantes para quem gosta de realidade virtual.
A partir do momento em que nos colocam na face o que serão os nossos olhos do mundo virtual e nos ouvidos uns auscultadores, o resto do mundo desaparece. Facilmente acreditamos que estamos mesmo ali, naquele outro mundo.
A equipa da Playstation mostrou-nos a demo The London Heist, onde estamos sentados no carro, tal como mostra a imagem seguinte e aquela era a nossa visão. O jogo, como indicamos, decorre de forma muito intuitiva e podemos até abrir a porta do carro.
A Playstation VR dá-nos 360º de ângulo de visão, podemos olhar para trás e iremos ver exactamente o que lá está.
Esta foi uma experiência que em 2016 todos os que desejem irão poder ter no conforto das suas casas. Ainda sem data prevista de lançamento, nem qualquer valor anunciado. A Playstation espera que o antigo Project Morpheus seja o sucesso de 2016.
E vocês, estiveram na Lisboa Games Week a testar a Playstation VR?
Este artigo tem mais de um ano
Testei e só tenho a dizer WOW!!! Brutal, sinto que este é mesmo o futuro dos videojogos.
Vou deixar uma pergunta: Algum dos que experimentaram, utilizam óculos (ex: míopes)?
ora muito bem antecispaste-te á minha questão.
como contemplam eles os pitosgas??
dá para usar com óculos.
Sim, 2 pessoas usam óculos 🙂
E sim, dá para usar com óculos.
Parece que vai custar tanto como a PS4 mais jogos a 50€ 60€ etc mais a nova caixa para conectar com a PS4 via USB and HDMI a brincadeira vai ficar cara.
Exacto. Visto ser uma nova tecnologia, o custo destes sistemas de realidade virtual tenderá a ser um pouco elevado, uma vez que, usando como exemplo a PS4, é necessário adquirir a consola, o Display, uma Playstation 4 Eye (camara/ sensor de movimento) e dependendo do jogo 1 ou 2 comandos Playstation move…
Os comandos do Move sao os antigos ou é preciso novos?
Até agora, em todas as demonstrações têm sido utilizados os antigos comandos move já lançados.