Apple troca ecrãs Retina com problema de “delaminação”
A Apple tem uma atitude sempre pouco favorável aos problemas que os clientes apontam nos produtos que adquirem. É assim em quase todos os casos que, na última década, temos visto aparecer.
Neste caso, foi necessário 6 mil clientes zangados terem elaborado uma petição online, no serviço Change.org, e criado um site dedicado ao problema, o Staingate, para levar a Apple a aceitar que os ecrã dos Macbook Retina estavam a descascar, um problema grave de "delaminação".
Delaminação nos ecrãs Retina
O problema que tem afectado milhares de clientes da Apple tem a ver com a delaminação nos ecrãs Retina. A película de anti-reflexo nalguns modelos Macbook e Macbook Pro descama causando manchas terríveis nos ecrãs. Há casos em que essa "delaminação" ou destruição da lâmina protectora, ocorre em todo o ecrã, mas na grande maioria ocorre na parte de cima mais ao centro.
O que pode estar a causar a delaminação?
Segundo os casos apresentados, há padrões que indicam ser a pressão do teclado e trackpad sobre o ecrã quando o Macbook está fechado, outros casos são apontados como não havendo um determinado cuidado a limpar, podendo exercer pressão que fere a película que se mostra bastante sensível.
De acordo com o MacRumors, a Apple tem agora implementado um programa de qualidade, o que significa que irá substituir monitores para qualquer Macbook com menos de três anos de idade, ou dentro de um ano a partir de 16 de Outubro de 2015.
Por outras palavras: se detectou uma mancha estranha no seu Macbook, leve-o a um centro autorizado Apple para este ser substituído gratuitamente. Contudo, e é importante saber igualmente que, qualquer um que já tenha pago para substituir um ecrã afectado deverá solicitar o reembolso.
Este artigo tem mais de um ano
Pelo que percebi aplica se a todos os modelos retina, dentro ou fora da garantia de 1/2 anos?
Até 3 anos e de agora até um ano.
Por favor, deviam fazer disto um post. Para todos os Apple fanboys, de um Apple fanboy:
https://www.youtube.com/embed/O5YJS8HyES4
Lindo!
Sim, mas sabes uma coisa 😉 quem o está a fazer não é um Apple fanboy, não é sequer uma pessoas que usa a marca em todo o seu potencial, pois tem de pensar muitas vezes no nome dos computadores da Apple… mas nem é isso, é a forma como compara o Surface Book ao iPad Pro… e mais, vamos ver quem vende mais, se o iPad Pro se o Surface Book… não é que não seja deliciosamente bonito, porque o é, não é que não seja tecnicamente perfeito, porque o é… mas tem Windows e sabemos do historial dos Surface com Windows, verdade?
Pessoalmente quero comprar um Surface Book, até porque é uma máquina que substitui bem o meu Toshiba. Provavelmente não comprarei o iPad Pro, porque não me traz vantagens em termos de trabalho 😉 mas isso são outras conversas.
Disseste tudo. Apesar de gostares da Apple o Surface book é muito mais tudo lol.
Um ipad gigante, quanto a mim vai ser uma grande desilusão. Tudo por causa do Ios, quem usa profissionalmente o computador para trabalho de vídeo, renderizaçao, nunca vai optar pelo ipad pro.
Da me o exemplo, de quais sao o tipo de pessoas que podem usufruir do ipad pro, para justifica esse numero elevado de vendas que anuncias..
Falaste do historial do Windows e nos Surface, bem, e um novo Windows e um novo Surface 😉
O Windows 10 corre bem em todas a máquinas, todas as semanas sai updates e correções ja reparaste? O Windows nao sustenta um sistema só? Sao muitas marcas a usar Windows. Parabéns a Microsoft.
Apenas uma pequeno acrescimo:
“mas tem Windows e sabemos do historial dos Surface com Windows, verdade?”
Concordo que o windows tem passado maus bocados a custa disso, mas o windows 10 não tem dado metade dos problemas do El Capitan.
Tenho dispositivos com windows 10 e tenho um mac book air deste ano com o El Capitan, e foi ‘forçado’ a instalar de raiz o El Capitan porque por update, o computador simplesmente ‘passava-se’. E sinceramente, noto ligeiras lentidões no que toca ao arranjar do Mac OS e das aplicações em si…
“mas o windows 10 não tem dado metade dos problemas do El Capitan” Tem mais. Repara no número de actualizações que já recebeu. Conheces o El Capitan?
Vitor M.,
Acho que havia dito isso de forma clara:
” Tenho dispositivos com windows 10 e tenho um mac book air deste ano com o El Capitan, e foi ‘forçado’ a instalar de raiz o El Capitan porque por update, o computador simplesmente ‘passava-se’. “
A todos os retina.
Mas também não pensem que qualquer coisa passa pelo programa da saída da camada anti-reflexo. Se for evidente que não existem marcas de mau uso / maus tratos do monitor, pode ser negada a substituição dentro do programa, porque maior parte (repito maior parte) dos monitores que estão assim, deve-se ao utilizador que passa panos não indicados e produtos no monitor. Caso queiram limpar o vosso retina sigam o meu conselho, no monitor basta usar um pano levemente húmido e depois com movimentos circulares sem fazer pressão com um pano de micro fibra secam. Existe um produto no mercado que é o iKlear que é o único que recomendo para limpar o ecrã, o método é dar duas borrifadas de longe sobre o monitor e usar o mesmos movimentos circulares para polir o monitor.
*Se for evidente que existem marcas de mau uso / maus.
Desculpem o erro…..
Parece que os clientes não gostam de fruta laminada…
*ba *dum *tss
lol
LOL
Bahaha touché! XD
É a qualidade Apple. Paga-se uma fortuna e as coisas desfazem-se aos bocados. Se preocupassem mais em adquirir componentes de qualidade já que cobram uma fortuna por tudo, não sucederia isso. Mas não. É melhor cobrar muito e meter componentes baratinhos, que é para meter mais um tanto nos cofres da empresa.
Sim, porque a Apple não mete já os CPUs mais caros para o TDP, ecrãs mais caros, RAM mais cara, SSDs mais caros, ventoinhas mais caras, trackpad mais caros, componentes mais caros.
Naaaaooo, quem é cego desta maneira…
Memórias Samsung de 48,90€, SSDs de preços comparativos aos outros. Ecrãs full HD com excelente contraste e cores vivas (retina).
Ainda cobram 200€ ou mais por cada memória RAM vendida à parte por ser desenhada especificamente ara aqueles modelos. Isso é que me parte a rir.
O sistema, o ecrã e a velocidade de processamento são inigualáveis, mas agora dizer que são os CPUs mais caros, as RAM mais caras e os SSD mais caros é de partir o côco. Just stop.
isto não tem nada a ver com componentes baratinhos, nem se estão a desfazer aos bocados. O ecrã foi tratado com uma película que aumenta bastante a capacidade anti-reflexo do ecrã face às soluções usadas anteriormente. Por algum motivo esta película degrada-se em muitos macbooks pro.
Sempre com desculpas. Se eles tao a trocar e porque tem defeito. Acabou, custa assim tanto? So porque gostas da marca? Porra..
e por acaso disse que não tem defeito? acho que está à vista de todos que há algum defeito. Agora daí a acusar que é por usar componentes baratinhos, vai uma grande distância, quando foi usado algo que melhorou bastante a capacidade anti-reflexo do ecrã.
Eu falei de componentes baratos? Vai ver os meus comentários. Melhorou por um lado piorou por outro. Alguma coisa nao esta bem. Agora que a Apple nem se pronuncia sobre isto, é o que é.
quê? pões-te a comentar e vociferar sobre respostas a outras pessoas e nem és capaz de ler a sequência de comentários? Por favor, um bocadinho de tino nessa cabeça
Ele falou em componentes baratos…
O que é que isto tem a ver com componentes baratos?
Componente barato era um vidro sem nada!
Ou um plástico…
Já se sabe como é o David Guerreiro…
Apesar de ter defeito, a Apple criou o programa para resolver o problema como sempre faz. Se me disserem que demorou tempo a criar o programa concordo com vocês. Mas não se esqueçam que a partir do momento que vosso retina está no programa, a substituição é feita em muito pouco tempo e a custo 0. Quando houve a substituição de Placas Lógicas nos 15 / 17 early e late 2011, quem pagou a troca de boards antes do programa apenas tinha de contactar a Apple e esta devolvia o dinheiro e mesmo que os computadores não apresentassem o sintoma indicado e passassem no teste da Apple, se se apresenta-se provas de anomalia gráfica eles cobriam a substituição no programa de qualidade. Todas as marcas têm problemas, mas é a maneira que se lida com eles que determina se o cliente se mantém fiel á marca. Claro que quem representa a marca tem de esclarecer o cliente e explicar qualquer dúvida que possa existir
Se a Apple resolve o problema, porquê tanto hate?
Essa do teclado tem piada…
A verdade é que esses utilizadores de certeza que usam produtos abrasivos, e é claro, o acabamento vai-se…
Eu uso um limpa vidros simples, sem XPTOs, sem perfumes e não sei que mais, e não tenho problema nenhum…
Alcool. Fica sempre impéc!
alcool sobre superfícies tratadas nunca é boa política, pois há um sério risco do comportamento do álcool com solvente degradar a película. Quem quiser limpar use um pano húmido
* álcool como solvente
Não é o perfume que estraga, nenhum monitor deve ser limpo com limpa vidro ou passado uns tempo lá aparecem as manchas. Aliás todas os fabricantes dizem isso, limpa vidros nunca.
O ideal é mesmo álcool ou utilizar uns toalhetes próprios.
Alcool, mas não é o etanol que se vende em todo o lado!
Isopropanol, que só se vendem em certas farmácias, por pedido.
Isopropanol continua a ser algo não aconselhado para usar em ecrãs destes.
A maior parte desses produtos especializados nao passam de uma mistura de álcool isopropilico com água destilada em proporção 1/1.
muitos fabricantes aconselham limpar os ecrãs com produtos livres de álcool!
A Apple aconselha a limpar o ecrã somente com um pano suave, no máximo humedecido com água.
água destilada é o que eu uso, a água normal deixa residuos, normalmentes só uso um microfibras seco… mas no tablet da minha filha uso a mistura acima descrita (atenção que é com álcool isopropilico) é que ela suja imenso aquilo (o tablet tem pelicula)
sim, mas muitos dos produtos vendidos para ecrã não têm álcool. Ser isopropanol não o torna mais seguro para este tipo de limpeza, é na mesma um solvente que pode degradar o tratamento dado à superfície do ecrã.
Álcool ideal? só se for para degradar mais depressa a película anti-reflexo.
não é o álcool que se vende nas farmácias e a maior parte dos produtos de limpeza são á base de Alcool.
Vai ler as recomendações dos fabricantes; nenhum álcool é indicado para limpeza a estes ecrãs. Qualquer álcool é um solvente que pode degradar o filme químico na superfície do ecrã. Muitos dos produtos de limpeza de ecrãs são livres de qualquer álcool.
considere-se sortudo, certos limpa-vidros tem propriedades que não agradam a ecrãs de portáteis, pois degrada a camada principal.
ou pano macio ou 1 papel de cozinha absorvente e salpicar um pouco de água no mesmo e passar no ecrã.
A culpa e sempre do utilizador. Daqui a pouco a Apple vai começar a distribuir uns chicotes, no caso de avaria, os seus fãs devem se auto-flagelarem, porque a Apple é inocente.
Como cuidar do ecrã (Segundo a Apple)
NÃO use limpa-vidro, limpador doméstico, aerossol, solvente, amoníaco, produto abrasivo ou de limpeza que contenha peróxido de hidrogênio para limpar a tela.
Aviso: não limpe a tela com um produto de limpeza que contenha acetona. Use um produto de limpeza para uso em telas ou displays.
Confirmo, à coisa de 1 mês enviei e-mail a Apple e passados 3 dias tinha o ecrã novo montado.
Excelente o serviço. Só tenho a dizer bem.
O ideal era o problema não se dar, isso era um bom serviço.
Se não fizessem nada de novo e não aplicassem tratamentos anti-reflexos, nunca existia este problema…
Yha, porque existem outras empresas que não lançam produtos que acabam por ter defeitos, aliás, essas marcas até têm escrito na caixa ” Não tem garantia, pois o produto é perfeito”
Tipo a Samsung UK que me demorou quase um mês a entregar-me um S6 Edge novo quando o meu com 4 dias deixou de funcionar por completo.
Acontece a todos
Ouvi dizer que em breve as lojas Apple irão ter uma capa para proteger os ecrãs dos MacBook por 49.99€, alguém confirma?
Não, mas lojas Microsoft podes comprar anti-virus a esse preço…
(em que parte foi este comentário útil para a questão? Já agora, compras Kaspersky Internet Security para 3 Pc’s, 1 ano, por menos…..)
Tablets e PDA, uso sempre películas. Nunca usei num portátil. Essa capa ia funcionar como? Nos Macbook aquilo fecha ao milimetro 🙂 Era só proteger o ecrã, tipo película?
Anti-Virus compatível com 96% de todos os computadores pessoais no mercado.
LOL!
O problema é esse!
96% dos computadores pessoais no mercado… precisam de um anti-virus…
Na realidade esse número é menor, mas fica lá com o bolo…
Na verdade os 4% que restam também precisam, mas fica lá com o bolo.
Não, não precisam. Não inventes!
é para isso que existe anti-malware para macintosh, period.
o melhor antivírus não é um software, é o user 😉
Marcas deste tamanho, e peso no mercado, raramente admitem estas falhas…. especialmente publicamente.
É preciso aparecer nas redes sociais, ou petições, para admitirem que houve ali um lote mau. Acontece….. a maneira como reagem é que conta muito. E note-se que para o dinheiro que a Apple tem de lucro, estas 6 mil pessoas, são gotas minúsculas.
Com equipamentos daquele preço, e nem admitem os problemas…… acho que só ficam a perder, para um cliente informado.
Parte positiva, finalmente admitiram o problema. Azar de quem só tiver o problema passado 1 semana do prazo limite.
Lol…
Tens ano e meio…
Off topic:
Para mim o meu terror de apoio ao consumidor sempre foi a SONY , e tenho LED bravia e portátil Vaio, telemóveis Xperia Z ou seja sempre apoiei a marca , mas depois de ter de falar com o apoio ao cliente nunca mais apoiei a marca, intermináveis chamadas na altura da PS3 que só foi substituída três vezes e uma que paguei 180 euros rectificada durou 1 semana até morrer!
A operadora até disse que sim elas morrem muitas vezes luzes amarelas de morte, blue ray tudo me aconteceu nas PS3 FAT se quer uma sem problemas é melhor agora mandarmos uma slim lolol (não sei se foi despedida por admitir isso ao consumidor na gravação)…
Depende do que for…
A PS é um desses casos que as margens são muito baixas…
Mas em termos de TV’s e câmeras fotográficas, são muito bons, só vejo a dizer bem…
De facto o serviço pós-venda da Apple funciona bem, mas só depois de “6 mil clientes zangados terem elaborado uma petição online, no serviço Change.org, e criado um site dedicado ao problema, o Staingate”…
Porque a culpa não é da Apple deles usarem porcarias que a Apple diz para não usar!
Mas para que não haja dúvidas…
Sim, a Apple vai mesmo trocar os equipamentos, assumindo o prejuízo, por má utilização… tu olhas bem para o que dizes?? Se não tivesse a certeza que estes casos todos (andam todos a usar porcarias) fossem defeito não ia trocar nada, espertinho.
A prova de “qualidade”….
Oh !!! A retina do menino é sensível ?!
Os fanboys devem ler chinês em vez do artigo…
para limpar a imaquina tem que usar ipanos….
esta nas leis da garantia.
claro que a QUALIDADE é discutivel mas a apple até tem razão.
pano = 1,49€ pack 3.
iPano = 99,90$US com conversão directa para 399€ por 1 em Portugal.
Isto está a acontecer com o meu Pro Retina de finais de 2013 e nem sequer sabia que era isso! Pelo menos agora já sei que não foi minha culpa!
Alguém me pode confirmar mesmo se é verdade que a Apple trocam ecra de borla ? Pk o meu também está com esse problema Obrigado a todos
Boas pessoal alguém sabe me dizer ao sustituir a tela com mancha será no futuro voltará com o mesmo problema obrigado
Será depois de trocarem a tela manchada mais tarde não vai voltara com os mesmos problemas ? Obrigado
Este programa ainda se encontra ativo? Tenho um Mac pro retina de 2014 que está a ficar com manchas!
Sim. O programa foi alargado para 4 anos.
Bom dia,
A propósito deste artigo, gostaria de rectificar a informação no que toca ao prazo de garantia……que passou de 3 anos para 4 anos (extensão assumida pela Apple a partir de novembro de 2017). No meu caso, adquiri um mac em 03.2015 e esse problema (delaminação) surgiu à cerca de 4 meses. Levei-o à iStore do Norteshopping no dia 26 de maio (sábado) e passados 5 dias, no dia 31 (5ªf…..feriado), recebi um mail e uma sms a informar que o equipamento estava pronto para ser levantado. Informo, ainda, que é trocado o ecrã completo e que a garantia é a normal….2 anos. Cumprimentos.
Boas, tenho um MacBook 15 adquirido em fev 2016, que tem esses problemas, será que está abrangido nessa garantia?
Olá boa noite, tive o meu macbook pro com este problema em DEZ/16,levei na assistência Técnica OE fui bem atendido e trocaram a tela inteira, para terem noção eu só utilizo ele dentro de casa e tenho o maior cuidado do mundo, mas o problema de descamação da tela ocorreu tudo novamente. Infelizmente é um problema que já deveria ter sido sanado ao trocarem a tela, a impressão que dá é que troquei por uma tela nova que já tinha o mesmo defeito da anterior.
Alguém conseguiu resolver este problema ? Conseguiram trocar novamente e sem custo? Estou em SP, caso alguém tenha alguma informação nova, compartilhem com a gente abs e boa sorte à todos.
Olá. Sim, também tive esse problema no meu Mac e recorri ao Programa de Qualidade da Apple que procederam à troca sem qualquer custo. Até agora, passados cerca de 8 meses, não tive qualquer problema. No entanto, o ecrã tem garantia de 2 anos pelo que, se voltar a ocorrer a delaminação, solicitarei a troca mas ao abrigo da Garantia e não do Programa de Qualidade pois já terminou.
Faço Copy de um comentário que coloquei aqui em 05.06.2018
Bom dia,
A propósito deste artigo, gostaria de rectificar a informação no que toca ao prazo de garantia……que passou de 3 anos para 4 anos (extensão assumida pela Apple a partir de novembro de 2017). No meu caso, adquiri um mac em 03.2015 e esse problema (delaminação) surgiu à cerca de 4 meses. Levei-o à iStore do Norteshopping no dia 26 de maio (sábado) e passados 5 dias, no dia 31 (5ªf…..feriado), recebi um mail e uma sms a informar que o equipamento estava pronto para ser levantado. Informo, ainda, que é trocado o ecrã completo e que a garantia é a normal….2 anos. Cumprimentos.
Alguém sabe se este programa ainda está em vigor? Eu comprei o meu em 2015, mas nunca ouvi falar deste problema – como algo generalizado – até agora, sendo q comecei a ter problemas assim há já 2 anos. Quem devo contactar, a Apple ou um agente autorizado em Portugal?
Olá Ana, pois o meu foi substituído em 2016 e agora começou outra vez a aparecer, já fiz uma reclamação à Apple, vamos ver o que dizem.
Boa tarde!
Soube ontem deste programa, o meu mac começou a ter este problema há já um ano, mas como já estava fora da garantia, nada fiz…
Hoje fui-me informar, e o programa cobre até 4 anos após a compra, já lá vão 4 anos e meio, por isso kaput… vai ficar com as manchas, porque ainda fica caro mudar a retina só porque sim!…