Será a Samsung os Volkswagens da tecnologia?
Depois de vermos o escândalo que se abateu no mercado automóvel, patrocinado pela gigante alemã Volkswagen, parece ser agora a Samsung a mentir sobre os consumos dos seus equipamentos.
Segundo o jornal britânico,The Guardian, a Samsung, gigante coreana no mercado da electrónica poderá estar a utilizar um sistema que "camufla" os consumos de energia dos dispositivos quando estes estão na fase de testes.
Actualização: Leia a declaração da Samsung sobre o caso “Motion Lighting”.
O jornal The Guardian, na sua edição de hoje, refere que a sul coreana Samsung poderá estar a utilizar um sistema que diminuiu o consumo de energia das sua televisões quando estas estão a ser testadas pelos laboratórios independentes da Complian TV. Estes dados recolhidos pela Complian TV referem que há uma instalação de um sistema que adapta a energia consumida pelas TVs durante o processo em que estão a ser testadas, conseguindo com isso refinar os dados referentes à energia consumida manipulando os valores finais.
Após estas informações, a Comissão Europeia diz que vai investigar todas as alegações de fraude nos testes e comprometeu-se a apertar os regulamentos de eficiência energética para proibir o uso dos chamados “dispositivos manipuladores” nas televisões ou outros produtos de consumo, depois de vários membros da UE levantarem preocupações semelhantes.
Para que serve a tecnologia Motion Lighting?
A Samsung nega veementemente essa característica nos seus televisores, o que está em causa é uma tecnologia que se chama Motion Lighting e não serve claramente para enganar os testes oficiais de eficiência energética muito menos ser classificada como "dispositivo manipulador". A empresa diz que este sistema reduz o brilho do ecrã em resposta a vários tipos de conteúdo do mundo real, incluindo filmes em rápido movimento de acção e desporto. A tecnologia também é activada quando há filmagens em movimento mais lento, como poderá acontecer nos testes de laboratório, mas isso nada tem de fraude.
Não há comparação [entre o dispositivo Motion Lighting e os manipuladores VW]. Isso não é uma configuração que só se activa durante os testes de conformidade. Pelo contrário, é uma configuração 'out if te box', o que reduz o poder do vídeo sempre que for detectado movimento.
Palavras de um porta-voz da Samsung.
Os estudos de laboratório descobriram que a característica da Samsung ‘Motion Lighting’ permite um brilho reduzido nos aparelhos de TV (e reduz o consumo de energia) sob as condições de teste da Comissão Electrotécnica Internacional (IEC). Estes envolvem a reprodução de sequências rápidas de material variado, tais como programas de TV gravados, DVDs e transmissões ao vivo.
Mas foi só nos testes que se activou o sistema?
Segundo o relatório da ComplianTV, sob condições de visualização do mundo real, não foram registadas reduções no consumo de energia. Após testes em fevereiro, a entidade reguladora, não indicando o nome da Samsung no relatório, disse:
"Os laboratórios observaram comportamentos da TV durante as medições e isso levantou a possibilidade da TV detectar um procedimento de teste e adaptar o seu consumo de energia em conformidade. Tal fenómeno não foi comprovado nos testes ComplianTV, mas algumas TVs testadas deram a impressão de que a tecnologia detectava a situação de teste".
Perante esta nova polémica, Rudolf Heinz, o responsável do projecto do laboratório de produtos da ComplianTV, disse ao Guardian:
A Samsung está a cumprir a lei à letra, mas não o espírito da lei
Assim, não há nenhum indício claro de que a Samsung, maior fabricante mundial de TV, teve um comportamento ilegal, embora os defensores da eficiência energética afirmem que tais procedimentos nos testes da UE são excessivamente generosos.
As televisões consomem até 10% do consumo de electricidade de um agregado familiar típico, de acordo com coolproducts, um grupo de ONGs que valorizam e apoiam os produtos de poupança de energia. O grupo diz que em toda a Europa, o consumo de energia só com as TVs representam o consumo total de energia eléctrica combinada da Suécia e Portugal e que este número está a crescer.
Esta notícia vem numa altura complicada para o mercado, após a fabricante automóvel Volkswagen ser acusada de uma gigante fraude por ter instalado um sistema que manipula os resultados das emissões de gases nocivos em fase de testes.
Actualização: Entretanto, a Samsung já deixou uma declaração sobre o caso “Motion Lighting”.
Rejeitamos firmemente a acusação de que uma das nossas configurações de TV tenha sido projetada para obter um desempenho de potência energético enganoso nos testes de laboratório regulamentares.
O mecanismo em causa e que é utilizado não é uma configuração ativada apenas durante os testes de conformidade. Trata-se de uma definição designada “motion lighting” e é uma funcionalidade que reduz a luminosidade do ecrã quando é detectado movimento na imagem (“vídeo motion”).
Esta é uma funcionalidade padrão que funciona do mesmo modo no laboratório como em casa, ou seja, não é ligada apenas em testes de conformidade. É uma característica “out-of-the-box”, ou seja, que é automaticamente ativada quando o cliente recebe o aparelho de TV, e que permanece ligada sempre que o cliente opta por ver TV no modo de visualização “padrão”.
A funcionalidade “motion lighting” é parte de uma série de funcionalidades que desenvolvemos para ajudar a reduzir o impacto ambiental da nossa tecnologia de TV. Estamos orgulhosos destas tecnologias e temos a intenção de inovar ainda mais nesta área.
Este artigo tem mais de um ano
Agora é moda.
Mas no caso da Volkswagen é pior para portugal pelo facto das fábricas de automóveis em portugal.
E ainda não sabemos ao certo… muita coisa ainda se vai saber.
tava a ver esta noticia noutro site e já sabia que isto vinha aqui parar..
o estupido é que aqui vocês querem comparar gases de carros com consumo de energia de TV’s xDDD
será assim tão dificil medir o consumo de energia de uma TV.. hummm nao sei nao..
os testes de consumo nos televisores são standardizados, com condições que por sinal não são muito normais ocorrer nos conteúdos que se vêem na televisão. A tecnologia da Samsung actua em condições semelhantes às dos testes, daí baixar o consumo em testes oficiais, mas não se ver essa poupança em condições reais.
sim as fabrics são em portugal mas pelo que percebi o “problema” estava no software que controlava o carro, isso duvido muito que fosse feito em portugal ou só em portugal.
O que ele quer dizer é que se as vendas quebram, adivinha onde se corta primeiro?
Penso, que sim… Mas para bem de todos, acho muito bem que se realizem mais testes e a todas as marcas.
E acima de tudo se resolvam os problemas, eles não estão a enganar os países nem aos clientes, estão a enganar o mundo todo e a si próprios quando se fala de poluição!
O mesmo com este caso e outros semelhantes… aconteça o que acontecer, espero que se apurem e resolvam todos os problemas tipo estes que falei.
Também espero que Portugal mantenha os seus postos de trabalho, visto que certamente os trabalhadores de cá nem faziam ideia do que se andava a passar (quase 100% deles pelo menos)
Os veículos afectados pelo sistema manipulador de emissão são aqueles cujos código do motor é EA 189; EA 188 e EA 288. A Autoeuropa monta modelos VW e Seat com o 2.0 TDI (Sharan, EOS, Scirocco e Alhambra), mas os veículos afectados com o sistema de redução de emissões não contemplam estes modelos. Até pode ser que tal venha a ser descoberto nos modelos cá montados, mas por enquanto é especulação. Ainda assim, a credibilidade da VW está tremendamente abalada e isso vai afectar a venda de todos os modelos.
Quanto a dispositivos de batota, não é moda agora, se calhar é mais velho do que tu e eu, em todos os produtos. Nos dias de hoje é que as preocupações ambientais são maiores, há leis muito rígidas e impostos a condizer. Mas não é novidade que os fabricantes enganam os clientes no que diz respeito ao consumo energético dos seus aparelhos há muito tempo, principalmente desde que elementos como baixo consumo e baixas poluições começaram a ser usadas como argumentos de marketing. Testes independentes muitas vezes mostram que os modelos, seja televisores ou o que for não replicam os consumos anunciados.
Isto do consumo de energia… As marcas deveriam ser todas bem inspeccionadas. Há muitos interesses neste mercado.
Há actualmente uma pressão maior em quem “inspecciona” porque já se provou que são falíveis. Agora… pois os interesses na indústria (seja ela qual for) sempre existiu, para lá do convencional. O caso VW é disso um enorme exemplo… mas há mais!
Que tal substituir “Faliveis” por tendenciosos? Afinal sao pagos pelas marcas para fazerem os testes.
Os testes são standardizados. Quem quer que fizesse os testes obteria os mesmos resultados. Só se descobriu porque alguém experimentou fazer outro tipo de testes.
Não seria o título correcto: “Será a Samsung a Volkswagen da tecnologia?”? O título actual parece-me estranho.
Os carros da VW…. 😉
A forma como a frase está escrita está errada ao nível da Língua Portuguesa. Exemplo:
“Será a Maria as primas da Joana.”
Ou se coloca o plural referente à Samsung (Serão os equipamentos Samsung…) ou no singular a parte referente à Volkswagen.
o erro é claríssimo! só não vê quem não quer.
+1
Concordo.
Isso é mais a VW ser a Samsung dos automóveis, porque não é nada de novo para a Samsung…
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/samsung-manipula-benchmarks-do-galaxy-note-3/
Visto que esta tecnologia da Samsung está sempre activa, independentemente do conteúdo apresentado na televisão, não estou a ver como é comparável com a fraude dos benchmarks. Mas pronto, os fãs da Apple tem que vir logo a correr para deitar abaixo a maior concorrente da sua marca favorita.
É uma fraude, porque o CPU não aguenta aquele overclock.
Coitadinho dos fãs da Apple. Andam tão empolgados com a hipótese de criticar tudo e todos que nem lêem os comentários por completo? Lê novamente o meu comentário e vais reparar que mencionei que no caso dos benchmarks foi realmente uma fraude, ou será que ” fraude dos benchmarks” está para além da tua compreensão?
Porque logo a Samsung e nao a Apple ou SOny ou outra marca??
Nao vi muita logica nisso
Lê o relatório. É público. Embora a tecnologia pareça ser para usufruto da Samsung e dos seus utilizadores, o tal “out of the box” a entidade reguladora não pareceu estar convencida, mas parece-me que têm falta de meios para saber ao certo o que aquela tecnologia faz. Como o mundo está escaldado, eles deixam já de sobreaviso o mercado das TVs, do tipo “nós não estamos a dormir”…
O problema é que esta tecnologia só sobressai basicamente nos testes standard e não em situações reais normais onde os testes realizados não viram poupança de energia. Os testes standard passam sequências muito rápidas de videos, e é neste tipo de condições que a tecnologia da Samsung tenta intervir
Hum ok li melhor e intende. Esse mundo anda de mal para pior pois estamos a afectar cada vez mais a natureza e mais tarde ou ja estamos a ver as consequencias
A Apple não fabrica televisores
“Será a Samsung, a Volkswagen da tecnologia?”
Kia Picanto.
Pior que o consumo eléctrico é o problema do desliga/liga que me afectou a mim, assim como milhares de pessoas.
https://www.facebook.com/groups/217444651712783/?ref=bookmarks
Não fazem TV´s para durar
Continuo apontando o dedo às entidades que supostamente deviam fiscalizar tudo o que é importado ou fabricado cá em maiores quantidades mas não levantam o rabo das cadeiras estofadas, ou são pagos para ali ficarem quietinhos. Porque muito daquilo que exportamos é testado nos países de destino, e muitas empresas portuguesas já tiveram encomendas devolvidas por não estarem em conformidade. Para dar outro um exemplo, é muito fixe comprar um frigorífico, máquina de lavar louça ou roupa de linha branca e baratos ostentando uma letra A de eficiência energética. Boa parte desses produtos não atinge sequer a letra C de eficiência se for testado, but who cares? O consumidor é enganado mas quantos vão medir o consumo dos seus aparelhos? E neste caso não existem softwares nem hardwares para ludibriar, é mesmo à descarada.
Offtopic: Onde se pode alterar a imagem daqui dos comentários no perfil?
Obg.
Já descobri. 🙂
Isto é só a Samsung a ser Samsung.
Apple ftw!
Sim, porque a próxima televisão feita pela apple vai ser espectacular … isto há cada um …
Vai dar imagem, vai ser a revolução dos televisores 😀