Apple apresentou o 3D Touch: Sabe o que é?
A Apple apresentou na Keynote de ontem, várias novidades e introduziu aos developers novos desafios para a criação de aplicações. Um dos rumores que se apontava ao iPhone 6S e iPhone 6S Plus era o de incorporar a tecnologia Force Touch, pelo facto da Apple já a ter usado com sucesso, isso daria e vai dar de certeza, uma nova abrangência ao iOS 9, dadas as potencialidades deste dispositivo.
Assim foi. A Apple chamou-lhe 3D Touch e aumentou consideravelmente as funcionalidades do iOS 9. Mas... sabe qual é a diferença entre o 3D Touch e o Force Touch?
Esta tecnologia é um refinamento de outra que a Apple já havia inserido noutros produtos, mas que agora surge com um nome mais sedutor. Basicamente estamos perante uma nova funcionalidade de toque no iPhone. O 3D Touch funciona no ecrã inicial e oferece ao utilizador atalhos para as funcionalidades que são mais usadas.
Onde pode ser usado o 3D Touch?
Este sistema, apelidado de "próxima geração" de multi-toque, está integrado no iOS 9, alias, será utilizado daqui para a frente no iOS quer no iPhone, quer no iPad, até porque vem sistematizar algumas acções necessárias ao sistema operativo da Apple, que tem estado um pouco debaixo de fogo, por ser lento a evoluir, principalmente no que toca a novidades mais ágeis.
Assim, a Apple quer que o utilizador tenha mais liberdade nas aplicações, para executar mais acções, onde recebe um feedback táctil. Esta reacção do hardware permite sentir o material, tal como no passado quando era tudo mecânico. A magia acontece quando o dispositivo reconhece ambos os toques e força, e lança dois novos gestos.
Como funciona o 3D Touch?
Segundo o que já conhecemos dos dispositivos que testamos, quer o Apple Watch quer os touchpad dos Macbook, o utilizador apenas necessita de aplicar uma ligeira pressão no ecrã e recebe de imediato uma pré-visualização dos conteúdos, sem ter de lançar a app. A seguir, fazendo uma pressão maior abre a app e aí sim pode usar a mesma.
A funcionalidade de toque, como referimos, já é utilizada no Apple Watch, onde recebeu o nome de Force Touch. Isto deveu-se ao facto de exercer uma força maior no ecrã, um toque em força que permite, por exemplo, limpar as notificações do visor do relógio, tudo com apenas um toque de pressão. Mas no iPhone há mais acções, é por isso mais rico o toque de pressão.
Qual é a diferença entre o 3D Touch e o Force Touch?
O 3D Touch introduz o conceito Peek and Pop. Basicamente permite que o iPhone possa medir não apenas os movimentos direccionais, mexer o dedo de cima para baixo ou da esquerda para direita, mas também agora quando pressiona, o "Peek" desencadeando a visualização do email, por exemplo, sem ter de abrir a app, ou mesmo verificar o estado de um voo sem ter de abrir a app dos voos, se pressiona mais ainda...o pop abre a app.
O efeito "pop" faz o utilizador saltar para um sítio novo dentro do sistema operativo, sem mais cliques, apenas com pressão suplementar. Pode, por exemplo pressionar a app Telefone e ligar a alguém sem ter de abrir a app, fazendo logo de imediato a chamada. Isso dá uma velocidade maior às acções do iPhone.
Isto é uma grande diferença para o sistema anterior, há mais um nível de actividade e por isso o Force Touch teve de evoluir para 3D Touch.
Mas como é que funciona?
Os sensores capacitivos estão integrados na retroiluminação do ecrã Retina HD do iPhone, dessa forma este pode medir a pressão do toque e detectar "variações microscópicas" na acção do dedo entre o vidro e a retroiluminação.
A resposta haptica foi melhorada para responder num único ciclo de acção, emitindo ao utilizador eventos de feedback mais curtos e singulares. Estes eventos são interpretados pelo utilizador como sinais de acção imediatos tal como seria a reacção mecânica que é esperada.
Peek, como o nome indica, permite ao utilizador visualizar as informações enquanto se move (sem largar) em cima de um ícone. Pop traz de seguida as acções adicionais já dentro da app. Os exemplos que foram dados ontem na Keynote mostraram novas acções do 3D Touch no email, na câmara e noutras apps de terceiros, o que abre o leque de uma nova filosofia de utilização do iPhone.
Apps como as mensagens que pressionando em cima de uma determinada data mostram o que lá está agendado, o Mapas que permite rapidamente largar um Pin do local onde estamos ou a Câmara que faz num instante uma Selfie são exemplos práticos da tecnologia.
Mas o Multitasking sai bastante beneficiado com esta nova tecnologia.Basta pressionar no limite inferior do ecrã e deslizar o ecrã, ou pressione e deslize e irá para a app anterior.
Aplicações de terceiros com o 3D Touch foram o desafio lançado pela Apple aos developers. Jogos como ‘Warhammer 40,000: Freeblade’ também estiveram em acção. Mas esteve também o Dropbox, que permite ver os documentos recentes que foram colocados na cloud, o Facebook irá transportar o utilizador para a actualização do perfil ou para o ecrã de upload de uma imagem. O Instagram irá colocar de imediato o utilizador num post novo ou pré-visualizar imagens e vídeos.
Uma coisa interessante é que esta funcionalidade irá permitir o acesso directo à câmara frontal quando pressiona com força o ícone da câmara. Isto é só um começo, pois a partir de agora, tudo o que possa ser adicionado a estas acções só trará mais e melhores novidades às apps.
Este artigo tem mais de um ano
Aposto que vão aparecer muitos displays partidos com isto dos force touch…
ou dobrados 🙂
Fora brincadeiras (ou não), penso que seja uma funcionalidade util.
É só uma questão de serem os primeiros a serem dobrados, a partir, a tudo…
Para o ano, saem já os Android todos com a cópia do 3D Touch
Achas que alguém terá a idiotice de carregar até enterrar um dedo? 😀 😀 😀
LOL Acho!!!!
Um dia que usares um iPhone deste calibre 😉 verás que não é nada disso 😛
Vitor, tenho um 6plus, bem nao é meu mas tb tenho acesso…
É alguma coisa, mas não é a mesma coisa nem consegues ter a percepção. Quem usa um ecrã daqueles sabe que não precisa de inventar, tudo é simples e muito fluído. Estou curioso por testar o 3D Touch no iPhone 6S Plus.
cabedal
Também estou de acordo que vamos ver mais acidentes. Aqui não acho que tenha a ver com a qualidade do display mas com a qualidade da pessoa que o usa. Trabalho em informática e vejo cada coisa mais abismal que se me contassem eu não acreditava. E, embora não necessariamente relacionado, alguns de pessoas com iphones. Infelizmente o critério para ter um aparelho caro inteligente não é inteligência mas sim dinheiro para o pagar…
Não é só de iPhones, Lumias e por ai fora. Acho que isto é transversal aos equipamentos e marcas… estamos a falar do comportamento humano pois já há montes de visores partidos e não é necessário pressionar imaginem agora.
Se calhar vou é investir em ações de empresas que produzem estes ecrãs, porque estou a ver um aumento da procura.
Realista,
acreditas mesmo que é possível partir um vidro destes só por carregar o dedo com força?
Os visores normalmente partem por impacto num pequeno ponto da sua superfície, com muito mais pressão do que tu consegues exercer com o teu dedo directamente no ecrã.
Ja tendo feito apoio ao publico, acho, muitas pessoas não tem sensibilidade e então acham que se pode carregar com força nos display’s
nem mais….acreditem que ha cada caso mais estupido que nao lembra a ninguem….
o aparelho dá feedback por vibração, será preciso muita falta de sensibilidade para não perceber que não é preciso carregar mais.
eu percebo o que dizes, mas já vi de tudo no apoio ao publico, por isso qd me perguntam se acho possivel, e tendo em conta o passado, acho mesmo com feedback por vibração.
não tenho essa noção da falta de atenção humana. O que é certo é que não é com um dedo a carregar que se vai partir o vidro, o dedo não causa pressão suficiente para partir o vidro
A minha avó, ainda hoje em dia tem um 3330 e carrega nas teclas como eu faço buracos na areia c/ a minha sobrinha enterra aquilo d’uma maneira jesus… -.-
antes de o dedo partir o vidro o vidro parte o dedo
lol isso vesse q foi pensado oh JBM eheheh
Como tanta coisa que diz.
Ainda necessitam de ligar um cabo para ligar à tv? deve ser a próxima grande novidade da apple.
já agora.
http://www.theverge.com/2015/9/2/9244015/huawei-mate-s-force-touch-availability-price
Nunca ouviste falar do AirPlay?
E imagino que essa notícia da Huawei sirva para fazer rir um pouco com a falta de jeito da Huawei.
para rir dever ser as cores dos novos aparelhos, que originalidade. Deixa-me adivinhar, aquele rosa é uma cor do espectro criada pela apple.
creio que uma faixa considerável da população é capaz de gostar dessa cor, já com a Huawei não há gosto que valha para mascarar a falta de jeito, para não lhe dar outro nome.
Essa teve o toque feminino do tio Tim 😉
Achas que ele sabe o que é isso?
Tens de te manter informado, AirPlay existe à muitos anos.
Não conheces, isso vale o que vale.
não amigos, no android basta ligar o icon para ver o o que está no smartphone na tv
Antes do Android ter um icon, já a Apple tinha o Airplay
Não preciso cá de iDevices pelo meio ligado à TV
deve ser por isso que há tanta gente a comprar sticks e companhia, porque não precisam…
Perdoa-lhe que ele não sabe o faz.
É a ligação está sempre a cair
Jogo, vejo filmes, Fotos, musica, etc.. etc… directamente do smartphone para a tv sem necessidade de qualquer produto google no meio.
Mas já que dominas isso tudo mostra lá como ligas o iPhone à TV.
essa de jogar directamente do teu smartphone para a TV deixa-me a coçar a cabeça quando as tecnologias alternativas ao Airplay não têm muita fama de terem latência suficiente para que jogar se torne apetecível.
Não foi a Huawei a introduzir isto no mercado? Ai Apple, Apple… O que eras em 2007 quando surgiste com o primeiro iPhone e o que és actualmente. A única coisa merecedora de atenção é o iPad Pro mas, ao contrário do Surface, não lê SD’s.
Quem tem GoPro (pelo menos a Hero) não tem direito a passar fotografias para lá. Continuem a fazer o que estão a fazer o Steve Jobs ainda sai do caixão para pegar novamente nessa empresa.
que huawei, não está à venda nenhum huawei com force Touch…
É isto já foi introduzido há um ano, no Apple Watch
Quanto ao iPad, nao sabes mesmo do que falas, se precisas de SD, a Apple tem um adaptador
Huawei? Onde é que está no mercado? Force Touch num ecrã foi apresentado pela Apple há precisamente 1 ano para o Apple Watch.
Cartões SD de máquinas fotográficas e outros podem ser passados para o iPad desde a sua primeira versão.
Acho que poucas aplicações irao ter isso disponível. Daqui a um ano, devera estar ao máximo da sua funcionalidade.
looool…
Isso é para o Android. Nunca vais ter apps que suportem isso.
O iOS 9.1 beta já saiu, não demora e sai a versão final, já é possível criar aplicações com force touch.
Isto é a Apple, não são amadores a ver se vendem um telemóvel que já vem com malware instalado
agora vai aparecer outro post a dizer conheça a apple pencil
Não, no caso da “apple pencil” nota-se nitidamente a cópia de um stylus que existiu num equipamento que se chamava “Newton”… é uma cópia exacta do stylus do Newton. Devia ter vergonha a Apple de copiar do Newton 😉
O Newton não foi o primeiro aparelho a utilizar uma stylus. Mas pronto, de ti já estamos habituados a ver-te dizer que a Apple inventa tudo e mais alguma coisa quando tal não é verdade.
É que tem tudo a ver!!! sem dúvida…
Gastam uma pequena fortuna para jogar!! Há gente com €€€ a mais na carteira. Manias…caganças…
Inveja?
Eu pretendia optar por fazer a compra do 6S 64GB, mas parece que a Apple se lembrou de aumentar preços e vai passar a custar 850€ em vez de 800€.
Já achava demais dar 800€ por um iPhone, agora obrigarem a pagar mais 50€ em cima desses 800€, é “deal breaker” para mim.
Acho que vou mesmo optar por um Edge+.
Baseado em lojas europeias que já têm em pré-reserva. Alemanha, UK e França.
eu até 1000€ acho que vale a pena, mais que isso não
achas? lol
1000€ por um telemóvel? Oh Zé tu tens mesmo falta de noção…
Ou então tem dinheiro (porque trabalha para isso e é bem pago) e não se importa de gastas 1000€ num telemóvel nem 150k num carro, nem 600€ numa garrafa de vinho.
Mas as tantas não fuma e tu? Espero que não!
e o iphone 6 plus 64GB na apple store custa 869€
Não vou dar tanto dinheiro por um telemóvel do ano passado. Acho desperdício.
Mesmo tendo em conta a qualidade do iOS (que é o maior motivo que tinha para voltar ao iPhone), não consigo entender o motivo do aumento do preço.
houve uma forte desvalorização do Euro face ao Dólar no último ano, sem que a Apple tivesse feito correcção nos preços. fez agora, como tem sido normal nos outros anos.
Não tinha pensado nisso, JBM. Faz todo o sentido. Obrigado pela dica.
No entanto, mesmo tendo motivos para ajustar o valor do equipamento, para mim já é de mais.
O aumento do preço em Portugal, pode ter haver com a lei da cópia privada. Muitos equipamentos de operadoras aumentaram um pouco desde a implementação dessa lei.
Desculpa mas ao ler o teu comentário percebi logo tudo… Duvido muito que alguma vez quisesses o iPhone…
Exacto!
Edge está muito bonito e bem construido mas não tem iOS, Android faz desvalorizar tudo.
Podem ter a certeza que se corresse iOS o Edge era o melhor actual, nem tenho duvidas.
Ainda bem que apenas tens uma dúvida, porque certamente não consegues julgar as minhas intenções por apenas um comentário.
Fica bem.
Peek (AirView) and Pop (LongPress)
Mágico
agora explica como consegues ter isso e ainda ter a funcionalidade do Long Press para obter outra coisa? E explica como é que obténs o resto das outras formas de interacção, como no exemplo do jogo?
Já agora explica como é que consegues aturar o AirView.
outra pergunta! como é que essas supostas alternativas criam o mesmo feedback e interacção com vibração?
Se isso é Magico agora imagina só com um “toque” fazer isso tudo e ainda mais qualquer coisa!
Super Mágico/pratico 🙂 🙂
O AirView é tão bom e bem feito que até vem desligado por omissão e foi descontinuado no modelo seguinte (S).
Quase mas diferente em tudo. A reposta do sistema permite algo mais intuitivo. Digamos que o Peek é mais que um AirView, podes desencadear mais do que ver, podes criar um Pin no Mapas, pode fazer uma chamada, além de outras acções rápidas e que vai mudar sem dúvida a forma como as apps passam a actuar.
No caso do Pop nada tem a ver com o LongPress, tem a ver com a intensidade. Se querem misturar para baralhar e voltar a dar 😉 força. Eu para esse peditório já dei 😉
Androidanos invejosos porque não têm 3D Touch
é muito dinheiro por smartphone que passado uns meses irá ser lançado outro modelo :/, o 16GB previstos 749€!!!!
na apple costuma ser um ano.
na apple costuma ser um ano, e o modelo não é substituído continua a sua venda, pode é levar um ajustamento no preço.
Isso é estúpido… No mundo da tecnologia não podes ficar à espera do ‘próximo modelo’.
Sempre em Setembro de cada ano, só em Setembro de 2016 daqui a 1 ano exactamente é que lançam outro.
Portanto se há coisa que podes estar descansado na Apple e é isso que faz valer é que depois de comprares não sai passados 2 meses outro parecido com mais specs e faz os 800e que deste pelo teu desvalorizar completamente.
Isto é muito parecido com o long press no Android.
Dá para perceber que na Apple há quem tenha utilizado android tempo suficiente para perceber o que está em falta no iOS !
Agora quero ver é o Android a evoluir na secção TV. Particularmente no comando.
Aos anos que há Long Press no iPhone, mas o Long Press no iOS faz outras coisas para muitos dos exemplos que a Apple mostrou.
Looooool, antes de haver Android, já existia long press no iOS…
A inovacao (que nem é) é a camara ter mais qualidade (finalmente). Touch ID, Force 3D… nao sera por isso que me levara a decidir por um upgrade. Ha outras inovacoes que esperava mas disso nem vale a pena falar.
“Finalmente”, só a câmera que tira melhores fotografias, e dizes “finalmente”
Antes dobravam, agora vão amassar?
Dobravam? Mas isso não tinha sido uma invenção qualquer que depois se veio a provar ser mentira? Houve 9 casos em 75 milhões…. Isso é como aquelas pessoas que pesam 150 KG que se sentam em cima do carro e não sabem que amolga. Isso aliás é “tão verdade” que o S6 Edge foi anunciado como “e não. Não dobra. Muhahahah. ” e depois de sair dobrava com menos força aplicada do que qualquer iPhone.
Neste momento já venderam mais de 150 milhões, bem mais…
E não esquecer, na Apple, eles trocavam se estava dobrado…
Achas que a Samsung vai trocar nos S6 e no note 5 que se te enganares uma vez a meter a caneta, fica logo avariado?
O que pouca gente repara é que a Apple no espaço de 1 ano lança vários aparelhos diferentes capazes de usar força de interacção para aumentar funcionalidade, usando 4 tecnologias distintas adaptadas a cada aparelho. MacBooks, Apple Watch, iPhone 6s, Pencil do iPad Pro, todos eles usam tecnologia diferente para medir força. Parece óbvio que não vai ficar por aqui
IPad pro, mas pro de quê? se este é pro o que é o surface?
é só isso que tens para comentar, um jogo de palavras que ignora sobre o que escrevi e prefere esquecer a oferta de aplicações produtivas para o iPad no seu formato tablet?
Só opinei pela única coisa que não concordo, chamar pro a um tablet limitado pelo sistema operativo é top, se tivesse vindo com o OSX, ai sim era pro como o surface. Com isto não estou a tirar o mérito ao equipamento, mas de pro na minha opinião não tem nada, e não vai ser meia dúzia de aplicações que o vão tornar PRO.
Escrever algo que tem pouco a ver com o meu comentário não se parece nada com um “só opinei”.
Não se viram limitações na demonstração do Office da MS a trabalhar entre várias aplicações, o mesmo se diga das aplicações das outras empresas. São milhares as aplicações deste género que há para o iOS no formato tablet, não meia dúzia, e a essas se juntam muitas outras que as empresas desenvolvem internamente para o seu próprio ambiente produtivo. Não é preciso um SO como o OSX para ter ferramentas profissionais, ou para se chamar Pro
Ok, tens fanatismo que chegue, fica lá com o teu faz tudo, e vai lá instalar no pro o AutoCad e o Solidwork. ainda te arranjava mais exemplos mas era partir pedra.
engraçado que mostraram uma versão do AutoCad 360 no iPad Pro bastante funcional, capaz de trabalhar com grandes projectos no workflow de profissionais.
Engraçado também achares que o mundo profissional se resume à área de desenho técnico. Mas ok, imagino que venhas dizer que só é profissional se puder ter todas as aplicações possíveis e imagináveis, mesmo que cada área profissional só necessite de algumas.
Agora após 4 anos tenho mesmo que te dar razão é uma tecnologia tão á frente que nem a própria Apple soube o que fazer com ela ( a empresa que não inventa nada mas a única que sabe dar uso ao que os outros inventam segundos os seus seguidores) e abandonou no iphone 11 🙂
mas que funções mais treta…so mesmo a Apple pra promover isto… isto e tudo substituível como pressionar sem largar e pressionar e largar. simples…pra que pressionar mais ou menos? ja estou a ver a meio de uma conversa com os amigos, um dizer “e pra deixa-me em paz que estou a tentar pressionar isto certo!” LOL!!!
será? e se queres pressionar sem largar para fazer outras coisas, como é que fazes estas? E isto é só um dos exemplos de como isto é mais do que o que estás a pensar