Sulfureto de Hidrogénio, será o Santo Graal dos supercondutores?
O cheiro de ovos podres faz logo com que qualquer pessoa pense em vomitar, pois, na verdade, esse odor é repugnante e desagradável, mas, e se um dia esse cheiro puder ajudar a alimentar comboios de alta velocidade? Estranho?
Mas é verdade, através do Sulfureto de Hidrogénio, um composto químico que emite o cheiro de um ovo podre, poderá vir a tornar-se um supercondutor com um enorme potencial.
O que são supercondutores?
Os supercondutores são materiais que conseguem canalizar corrente eléctrica sem qualquer resistência, tendo sido descobertos no início do século XX.
Deste então, estes materiais têm vindo a ser utilizados para os mais variados fins, aceleradores de partículas, máquinas de ressonância magnética, tecnologias que podemos usar no dia a dia em fornos microondas ou smartphones, entre muitos outros. Mas estes supercondutores têm um problema: necessitam de muita energia e temperaturas extraordinariamente baixas, algo como –70 °C para conseguir transformar estes compostos químicos em algo útil. Além de que, os supercondutores de temperaturas mais altas são caros.
Sulfureto de Hidrogénio pode ser a solução milagrosa
Para tentar arranjar solução para estes problemas, um conjunto de investigadores do Instituto Max Planck for Chemistry na Alemanha, começou a apertar pequenas quantidades de Sulfureto de Hidrogénio para 1,6 milhões de vezes da pressão atmosférica, tornando este composto num supercondutor a temperaturas que realmente existem à superfície do planeta Terra.
Cheira a ovo podre?
Na verdade, esta descoberta está a deixar muitos cientistas entusiasmados, pois isto pode significar uma completa mudança na transformação de compostos químicos em supercondutores.
Um dado curioso é o que os investigadores "cheiraram". Mesmo que o odor seja de ovos podres, sem dúvida que esta descoberta poderá vir a ser considerada como o Santo Graal dos supercondutores.
Este artigo tem mais de um ano
Sulfureto em português de Portugal, pessoal. Outra questão é que este composto às condições normais é um gás, e um gás muito ácido por sinal. As fábricas têm muitos problemas para tratarem o H2S.
Em termos de engenharia comprimir um gás até 1,6 milhões de atmosferas é algo pouco razoável uma vez que o custo associado deve ser exorbitante.
É uma descoberta interessante mas duvido que tenha verdadeiras aplicações à escala da engenharia de computadores.
Se conseguirem controlar a toxicidade do H2S será uma hipótese interessante!
Os milhares de toneladas que se queima a separar H2S nas plataformas petroliferas e refinarias todos os dias passavam a ter alguma utilidade!
Já agora resta não esquecer que além altamente venenoso é altamente explosivo mesmo em baixas concetrações ao ponto de abordo de plataformas petroliferas se fazer semanalmente exercicio de fuga de H2S além de incêndio, para ter as tripulações o mais aptas possível em caso de fuga desse gas
E porque razão não são os ovos podres a cheirar a Sulfureto de Hidrogénio?
Depende de qual surgiu primeiro, a galinha ou o ovo 😀
Essa é fácil, foi o ovo…
Errado. foi a galinha.
Segundo a Bíblia, Deus criou os animais e não os ovos!
Apesar da bíblia e Deus serem uma criação do Homem e ainda que acreditando que existe ou existiu se começou pelos animais então começou pelos dinossauros e estes já punham ovos…
Pedro, respeito a tua opinião formada ao longo dos teus anos de existência mas até hoje ninguém conseguiu refutar o que está escrito na Bíblia, nem mesmo a ciência que é limitada. Por isso é redutor da tua parte afirmares que é uma criação do homem. Por outro lado é inteligente questionar. Então se dizes que os dinossauros punham ovos, então dás-me razão, de certa forma. Bom domingo.
Bem, porque à escala da humanidade suponho que se “descobriram” os ovos podres antes do Sulfureto de Hidrogénio…