O Windows 10 está a ser aproveitado para espalhar ransomware
A chegada do Windows 10 tem sido o tema do momento nos últimos dias. A Microsoft apresentou ao mundo o seu novo sistema operativo e todos o querem agora testar.
Esta vontade de testar o Windows está agora a ser aproveitada por alguns para espalhar, por email, uma aplicação que na verdade é apenas ransomware.
Todo o movimento que tem surgido em torno do Windows 10 está agora a ser usado para espalhar uma nova leva de ransomware, junto de potenciais utilizadores do Windows 10.
Cientes da nova actualização, muitos estão a receber emails supostamente oficiais da Microsoft com indicações precisas de como actualizar para o Windows 10.
Na verdade a aplicação que está nessa mensagem é apenas mais um instalador de ransomware e que depois obriga o utilizador a pagar apra ter de volta o acesso aos seus dados e ao Windows.
A mensagem vem supostamente dos serviço da Microsoft e apresenta todas as novidades do Windows 10, incluindo também uma aplicação que deve ser instalada para que seja realizada a actualização para o Windows 10.
Mas a mensagem tem algumas falhas e que os utilizadores mais acautelados podem facilmente ver que não deve ser original e da própria Microsoft.
Muitos dos caracteres que estão no texto não têm a codificação certa e são apresentados como caracteres estranhos ao idioma do utilizador.
Para além disso todos sabem que a Microsoft não comunica com os utilizadores por email e que a actualização do Windows 10 chegará pelo próprio Windows e não por email.
Podem ver este ransomware a funcionar, desde a recepção da mensagem até ao momento em que o utilizador se apercebe que tem a sua máquina comprometida e o acesso aos seus ficheiros bloqueados.
É importante relembrar que a actualização do Windows 10 será oferecida dentro do próprio Windows 7 ou 8.1 e que não é comunicada pela Microsoft por email.
Todas as ferramentas que possam ser disponibilizadas vão estar acessíveis pelos sites oficiais da Microsoft e nunca chegarão por email.
Caso o utilizador caia neste esquema terá de desembolsar um valor para poder ter acesso aos seus ficheiros, ou em opção ter de reinstalar a sua máquina, perdendo-os.
Este artigo tem mais de um ano
Já era de prever oportunidades deste tipo.
Agora que o Widows 10 é oferecido, já não faz sentido andarmos a procura-los em canais de distribuição estranhos.
Ainda para mais quando se utilizam métodos de difusão por email, só me trás cada vez mais a certeza de que os atuais métodos de filtragem nunca vão funcionar.
” não comunica com os utilizadores por email ”
Totalmente mentira, quando clicamos em “Obter Windows 10”, ele pede para pôr-mos o mail caso queiramos ser notificados por email quando a atualização estiver pronta
Sim, mas não te manda a actualização por email. Envia-te sempre para os seus sites e para as suas ferramentas.
“Cientes da nova actualização, muitos estão a receber emails supostamente oficiais da Microsoft com indicações precisas de como actualizar para o Windows 10.”
A imagem incluída já diz tudo.
Mas tal como o Pedro disse, o update em si não vem pelo mail. Tu recebes uma notificação a dizer que o teu update está pronto. É completamente diferente.
Mas ainda não percebeste? Aí é que está o mal.
Raios, temos de te fazer um desenho?
Recebes um email falso como se fosse vindo da M$ e se não tomas as devidas precauções, clicas num link malicioso.
O maior problema são mesmo os utilizadores que não pescam nada do assunto e dizem sim a tudo o que lhes aparece à frente.
+1
Só depois de ler o artigo é que fiquei a perceber o que está a acontecer em concreto.
Vocês podia ser menos sensacionalistas e simplificar as noticias.
Vocês levam os leitores a crer que as novas instalações do windows 10 trazem ransomware!
Bastava dizer que estão a ser enviados aos utilizadores email de fishing , aproveitando a migração gratuita do windows 10, que levam a instalação de ransomware.
Não é o windows que está ser aproveitado, mas o early upgrade access a este.
Mas isso é o que lá está. Na verdade o que estás a sugerir é que o título tenha o artigo, isso não cabe na cabeça de ninguém 😀 não inventem sff 😉
E tenho razão, porque dizes assim “Só depois de ler o artigo é que fiquei a perceber o que está a acontecer em concreto.” Ora nem mais, é para isso que servem os artigos, se não fazíamos um site só de títulos. 😀
Tens toda a razão visto, mas fico a perceber que não compreendeste o que eu quis dizer com o sensacionalismo.
Definição : “Sensacionalismo é um tipo de viés editorial na mídia em massa em que os eventos e temas em notícias e partes são mais exageradas para aumentar os números de audiência ou de leitores. ” https://pt.wikipedia.org/wiki/Sensacionalismo
É isto de que estou a falar Vitor.
Desculpa, Correcção *Vitor não visto.
“Para além disso todos sabem que a Microsoft não comunica com os utilizadores por email”
Porque não, não sabem usar o mail?
Eu recebo mails da Microsoft regularmente, isto é pura especulação e mentira.
Tenho de te fazer um desenho, pensei que essa fase estava ultrapassada. Então tu recebes as actualizações do teu Windows no mail? Não meu caro, não recebes. 😀
Na afirmação não fala em updates, afirma que a Microsoft não comunica com os utilizadores por E-Mail.
Vocês que já passaram a fase de argumentar mal os títulos, e passaram a argumentar mal os textos também.
Tu é que truncaste a frase, retiraste de um contexto, mas é normal fazeres isso, já não é de agora 😉 Além dos títulos, além do “dizer mal constante”, ainda inventas estas mentiras 🙂 eu diria que era interessante um pouco mais de maturidade no que se quer argumentar, até porque queremos aqui um diálogo mais maduro, proveitoso, com bom ambiente, queremos aqui uma discussão salutar, útil para ajudar as pessoas… para pessoas adultas e cultas. Faz um esforço.
Aquele abraço José.
Normal, infelizmente…
Até me admira anda não haver nenhum esquema para sacar dinheiro para ajudar os órfãos do leão Cecil…
São as leoas que caçam para alimentar as crias… deve ser por isso.
E vão haver mais esquemas… espera daqui a um ano e vão ver a dezenas de esquemas que vão surgir.
Actualmente, é muito mais arriscado usar uma versão pirata do Windows, do que alguns anos atrás. As próximas versões piratas, quase de certeza que irão vir com bichinhos desses já incluídos…
“Caso o utilizador caia neste esquema terá de desembolsar um valor para poder ter acesso aos seus ficheiros”
Terá mesmo que os perder ou então esperar que alguma empresa como a MalwareBytes desenvolva uma solução. Fazer o sugerido no artigo era meter sal na ferida já que esses esquemas são para roubar cartões de crédito, entre outras fraudes! Achei essa frase um pouco estranha e sugestiva.
Pagas em bitcoins, como muitos destes ransomwares pedem, para não haver qualquer rasto do dinheiro.